Educação: Evento reúne equipes técnicas para fortalecer o planejamento da rede estadual

Paraná

29.04.2025

A Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) realiza nesta semana, em Foz do Iguaçu, a Formação Novas Diretrizes, reunindo cerca de 300 profissionais de diferentes áreas ligadas ao planejamento de importantes ações logísticas e de dados da rede estadual de ensino, ligadas a setores como o Sistema de Registros Escolares (SERE), Censo Escolar, Programa Pé-de-Meia, entre outros. O evento reúne também tutores zeladores e técnicos de edificações do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar), além de técnicos dos 32 Núcleos Regionais de Educação (NREs).

O encontro marca a integração entre as equipes da Seed-PR e das regionais, com o objetivo de reorganizar os fluxos de planejamento e logística da rede. 

"A ação visa alinhar as diretrizes que envolvem o planejamento e a governança de dados da secretaria, que atuam de forma conjunta. A proposta é fortalecer a atuação técnica de maneira orgânica, considerando as especificidades dos NREs e as demandas concretas das escolas paranaenses", afirma Eziquiel Menta, chefe do Departamento de Planejamento da Rede e de Dados da Seed-PR.

"O evento é muito importante para que tenhamos a macro visão do processo educacional. Integrar os departamentos é essencial para o desenvolvimento de estratégias importantes, que fortalecem a educação do Paraná", afirma Carine Penha Andrello Lopes, educadora do NRE de Paranavaí.

Durante o evento, os profissionais participam de oficinas temáticas que abordam desde o planejamento de turmas e cálculo do porte escolar até diretrizes para o Censo, atualização de dados gerais, além do planejamento de obras e prazos para ampliações, reformas e construção de novas unidades escolares. 

"Temos um compromisso importante com os índices educacionais envolvendo a aprendizagem, frequência escolar e infraestrtura das nossas escolas. Todos esses resultados passam por ações de planejamento como esta. Certamente o impacto desta ação sobre nosso trabalho será marcante", reforça Cleber Mariano Belieri, educador do NRE de Loanda.

"A escuta ativa das regionais é essencial para que os dados educacionais - área na qual o Paraná já se destaca nacionalmente - continuem sendo atualizados e reflitam com fidelidade a realidade da rede estadual de ensino", finaliza Eziquiel.