Educação mineira participa de evento sobre Plano Nacional de Educação em Fortaleza

Minas Gerais

31.10.2025

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG) participou, nesta sexta-feira (31/10), do painel de abertura do quinto Encontro Nacional de Dirigentes, Técnicos e Lideranças Educacionais do Brasil (ENDEB). O evento, que reúne gestores e especialistas de todo o país, tem como tema central “O futuro da educação no Brasil: desafios e soluções do Novo PNE – Plano Nacional de Educação”.

Ao lado dos secretários Wilson Filho (Paraíba) e Cecília Cruz (Recife), Rossieli Soares, secretário de Estado de Educação de Minas Gerais, debateu as perspectivas e os caminhos para a implementação do novo PNE 2024-2034, documento que orientará as políticas públicas educacionais no próximo decênio. A mesa foi mediada por Luiza Aurélia Teixeira, assessora da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza.

“Hoje temos a oportunidade de debater o futuro da nossa educação. O Plano Nacional de Educação não é apenas um documento; é o mapa que nos guia para superar desafios como a desigualdade educacional e a recuperação pós-pandemia, garantindo equidade, qualidade e inclusão para todos os estudantes brasileiros. Em Minas Gerais, estamos comprometidos em potencializar nossas ações, investindo em formação docente, infraestrutura e tecnologia, para que possamos construir, juntos, uma educação transformadora e factível que prepare nossos estudantes para um Brasil mais justo e próspero", disse Rossieli Soares, secretário de Estado de Educação de Minas Gerais. 


A presença de Minas Gerais no debate reforça o compromisso do estado em contribuir com a construção de políticas educacionais alinhadas aos novos desafios e metas nacionais para o setor.

Sobre o evento

O ENDEB – Encontro Nacional de Dirigentes, Técnicos e Lideranças Educacionais do Brasil reúne gestores e especialistas de todo o país para discutir políticas públicas, desafios e soluções na educação. Nesta quinta edição, realizada em 31/10, o evento foca no novo Plano Nacional de Educação (PNE 2024‑2034), promovendo debates sobre equidade, qualidade e valorização dos profissionais da educação.