Tocantins
05.02.2026
Neste sábado, 7, as escolas da rede estadual de ensino promovem a atividade de mobilização denominada Dia D de Mobilização do Projeto Político Pedagógico (PPP), momento de integração entre a equipe escolar, estudantes, família e a comunidade escolar para leitura e dinâmica das diretrizes que fundamentam o unidade a escolar ao longo do ano letivo.
O documento é instrumento chave para orientação das práticas pedagógicas, administrativas, financeiras e jurídicas da escola, por isso a participação ativa reforça a importância do PPP como ferramenta de planejamento e gestão democrática.
A mobilização do dia D do PPP ocorre no início do ano letivo em toda a rede estadual para garantir que o planejamento das ações previstas aconteçam de forma integral.
Para a vice-diretora da Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Rachel de Queiroz, Marinalva da Silva, a participação dos estudantes e familiares é fundamental.
“É necessário eles entenderem como funciona para serem mais flexíveis com a instituição, na questão do horário de entrada dos alunos, a importância dos alunos cumprirem os dias letivos e se comprometerem com a aprendizagem” , diz.
Fernanda Ribeiro, coordenadora pedagógica da Escola Estadual Liberdade, destaca que esse momento de articulação é essencial para discussão e elaboração do PPP. “Toda a comunidade local é convidada a participar, é um processo participativo, é um momento reflexivo de ajustes de acordo com as necessidades da escola.” afirma Fernanda.
Através dessa escuta ativa é possível realizar um diagnóstico dos pontos a serem melhorados, quais necessidades e potencialidades. Sendo possível traçar objetivos para melhoria do fluxo escolar, permitindo um monitoramento periódico para garantir a qualidade de ensino e aprendizagem.
Edição: Ana Luíza Dias/Governo do Tocantins
Maria Eugênia Melo/Governo do Tocantins