Estudantes da EECIM Professor Tito conquistam vaga na etapa final do Torneio Virtual de Química da Unicamp

Mato Grosso do Sul

05.11.2025

Estudantes do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Cívico-Militar Professor Alberto Elpídio Ferreira Dias (Prof. Tito), de Campo Grande (MS), alcançaram destaque nacional, conquistando o 5º lugar no ranking nacional e foram classificados para a etapa final do TVQ (Torneio Virtual de Química), promovido pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

Os alunos Danilo Esteban Más Lopes, Matheus Gleizer Pianta e Lauro Alexandre Pereira de Lima representaram a escola e o estado de Mato Grosso do Sul na prova final realizada no dia 11 de outubro, na cidade de Campinas (SP), sede da Unicamp. O resultado oficial da competição será divulgado no dia 19 de dezembro.

A equipe recebeu orientação da professora Amandha Kaiser da Silva, que acompanhou os estudantes durante toda a preparação e na viagem à universidade. A docente destaca que o excelente desempenho é fruto de dedicação, curiosidade científica e compromisso com a aprendizagem.

“Ver nossos alunos chegarem à final de uma competição nacional tão renomada é motivo de grande orgulho. Essa experiência amplia horizontes e reforça o poder transformador da educação pública”, ressaltou a professora orientadora Amandha.

Durante a visita à Unicamp, os estudantes também tiveram a oportunidade de conhecer o Instituto de Química e visitar o laboratório de pesquisa do professor Dr. Pedro Corbi, pesquisador reconhecido por sua atuação na área de bioinorgânica. A experiência proporcionou aos alunos uma vivência acadêmica inspiradora, aproximando-os do ambiente universitário e da prática científica.

O Torneio Virtual de Química da Unicamp é uma iniciativa do Instituto de Química da universidade e reúne mais de 200 equipes inscritas de todo o território brasileiro, com o objetivo de estimular o raciocínio lógico, o pensamento científico e o interesse pela Química entre estudantes do Ensino Médio.

A viagem dos estudantes contou com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul, que gentilmente colaborou com o transporte da equipe até o local da competição, contribuindo para a concretização desse importante momento acadêmico.

A direção da EECIM Prof. Tito destaca que a conquista reflete o compromisso da escola com a formação integral dos estudantes e a valorização das práticas investigativas e científicas.

“Este resultado demonstra o potencial dos nossos jovens e o impacto positivo de um ensino que estimula a curiosidade, a autonomia e o protagonismo estudantil”, menciona diretora Fernanda Alves Bucallon Serafim.

O feito dos alunos Danilo, Matheus e Lauro reforça o protagonismo da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul em incentivar a excelência acadêmica e o desenvolvimento de talentos científicos. A comunidade escolar se une em celebração e torcida para o anúncio dos vencedores em dezembro.

“Acreditamos no potencial dos nossos estudantes e na força da educação pública de qualidade. Essa conquista inspira toda a nossa rede”, concluiu professora Amandha.

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar.