Tocantins
09.10.2025
Um grupo de estudantes da Superintendência Regional de Educação de Araguaína estão muito animados com os aulões do programa #TONoEnem, que está sendo desenvolvido pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação. Para eles, os aulões estão proporcionando mais oportunidades para se prepararem para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do Exame de Acesso ao Ensino Superior do Tocantins (Exato).
Em Araguaína, os aulões acontecem em diferentes locais, como forma de atender um maior número de estudantes. O programa #TONoEnem está sendo realizado no Centro Universitário Tocantinense Presidente Antônio Carlos (Unitpac), na Faculdade Católica Dom Orione (Facdo), na Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) e no Instituto Federal do Tocantins (IFTO). Essas aulas contam com a participação de 120 estudantes.
A próxima aula acontece no dia 18, no Unitpac, com os professores de Linguagens, Códigos e suas tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, com conteúdos de Sociologia. O aulão seguinte será no dia 25, no Mobi Cine, com conteúdos dos componentes curriculares de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com aula de Química, e Ciências Humanas e Sociais e suas Tecnologias (Geografia).
E também está agendada a aula do dia 1º de novembro, no IFTO, com aulas de Redação e Filosofia e no dia 15, na UFNT, com as aulas de Física e Biologia.
O estudante Felipe Gomes, da Escola Estadual José Alves de Assis, de Araguaína, ressaltou a qualidade das aulas. "Esses aulões são realizados com excelentes professores, e as atividades são muito participativas, com conteúdos relevantes. Está sendo maravilhoso”, comentou.
A estudante Yasmin Lins, do Colégio Militar Doutor José Aluisio da Silva Luz, de Araguaína, falou da importância das aulas para a sua preparação para entrar num curso superior. “Esses sábados didáticos estão sendo maravilhosos e representa uma oportunidade incrível. Eu participo de todos os aulões e a minha motivação é entrar numa faculdade pública, por meio do Enem ou do Exato”, ressaltou.
O professor de Filosofia, Deuzinaldo de Sousa Leite, que atua na SRE e acompanha os aulões, destacou a sua importância para os alunos. ”O objetivo dos aulões é oferecer aos estudantes que estão cursando a 3ª série do ensino médio uma preparação mais direcionada, com revisão de conteúdos e estratégias de estudos. Os cadernos de estudos foram bem elaborados e estamos vendo o engajamento dos alunos que estão participando. Os aulões foram programados para nove sábados, das 8 às 12 horas”, esclareceu.
De acordo com Deuzinaldo Leite, além das aulas os alunos têm a oportunidade de conhecer as instituições de ensino superior, e os cursos que estão sendo ofertados.
Edição: Ana Luiza da Silva Dias/Governo do Tocantins
Joselia de Lima/Governo do Tocantins