Estudantes de curso técnico em enfermagem da Escola Estadual Frederico Pedreira encerram Outubro Rosa com ações de promoção à saúde

Tocantins

31.10.2025

Os futuros técnicos em enfermagem, cursistas da Escola Estadual Frederico Pedreira, de Palmas, protagonizaram diversas ações em alusão às campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, ambas com foco na conscientização sobre o câncer. O objetivo das atividades é formar profissionais capazes de transformar a realidade da comunidade por meio da promoção da saúde.

Na última semana de outubro, os estudantes organizaram estandes informativos com foco na prevenção e detecção precoce do câncer de mama e de próstata. Utilizando manequins de autoexame e materiais educativos, eles compartilharam conhecimentos com a comunidade escolar, estimulando o autocuidado e a busca pelo diagnóstico precoce. A programação integrou as disciplinas Saúde da Mulher, sob a supervisão da professora Cristiany Rezende, e Saúde do Adulto, conduzida pela professora Sarah Junia.

O Grupo de Teatro Lumina – Filhos da Resistência, coordenado pelo professor Afonso Lyra, utilizou a arte como ferramenta de conscientização, abordando de forma leve e sensível temas como o combate ao preconceito e a importância da prevenção ao câncer.

Estágio 

Como parte do estágio obrigatório, as atividades de conscientização aconteceram também na Unidade de Saúde da Família (USF) Satilo Alves de Sousa, levando aos usuários do serviço informações essenciais sobre a saúde da mulher.

Segundo a professora e enfermeira Lara Cristina Cabral, as experiências práticas são fundamentais para a formação dos futuros técnicos. “Essas ações preparam nossos estudantes para atuar com humanidade e competência. Uma das nossas missões é trabalhar a promoção da saúde para prevenir doenças, e neste mês destacamos a importância do exame preventivo do câncer de colo do útero”, destacou.

A estudante Nerionice Francisco Araújo, do curso técnico em enfermagem, também ressaltou o impacto das vivências fora da sala de aula. “O estágio é uma parte essencial da nossa formação, porque nos permite aplicar o que aprendemos na teoria e entender de perto a importância do cuidado com as pessoas. Cada atendimento é uma oportunidade de crescer e fazer a diferença”, afirmou.

A diretora da unidade escolar, Cibele Aparecida Martins de Toledo, ressaltou a importância da parceria entre as redes de educação e de saúde. “Esta integração entre a escola e as unidades de saúde fortalece a formação técnica e garante que o conhecimento chegue à ponta do atendimento. Encerramos o Outubro Rosa com a sensação de dever cumprido e iniciamos o Novembro Azul com a mesma energia e dedicação”, enfatizou.

Sobre o curso

O curso técnico em enfermagem integrado ao ensino médio da Escola Estadual Frederico Pedreira tem duração de três anos, com 3.000 horas-aula e mais 400 horas de estágio supervisionado em hospitais e unidades de saúde. 

A formação integra conteúdos específicos da área técnica da enfermagem com disciplinas da base comum curricular, como Língua Portuguesa, Matemática e Ciências. A partir do 4º período, os estudantes iniciam o estágio supervisionado, vivenciando na prática o cuidado e a humanização nos atendimentos.

Núbia Daiana Mota/Governo do Tocantins