Mato Grosso do Sul
16.06.2025Pelo quarto ano consecutivo a Escola Estadual Júlia Gonçalves Passarinho, em Corumbá, realiza o seu projeto JURÍDICAST, que começou a ser desenvolvido no contexto da pandemia de COVID- 19, diante da impossibilidade de realizar aulas presenciais e promover aglomerações.
A iniciativa surgiu como uma solução criativa para manter o engajamento dos alunos do Itinerário Profissional de Serviços Jurídicos, com o intuito de compartilhar histórias e experiências de profissionais e acadêmicos do Direito.
Na temporada de 2025, o supervisor do Itinerário Jurídico Harrim Mendez, em auxílio da professora do Itinerário Jurídico, Laís Bezerra, implementou uma nova organização: cada turma participando de dois episódios por semestre.
Esta divisão estratégica visa não comprometer o andamento regular das disciplinas, ao mesmo tempo que proporciona aos estudantes uma valiosa oportunidade de vivenciar e partilhar experiências jurídicas inovadoras. Com essa abordagem, garante-se um equilíbrio entre teoria e prática, incentivando a formação de uma visão crítica e aplicada do Direito.
Na temporada de 2025, o JURÍDICAST teve a honra de contar com convidados de destaque no cenário jurídico e político qie seguem abaixo. Nos links, é possível assistir o vídeo completo da entrevista:
A diretora Érica Oliveira destaca que as novas instações da EE JGP proporcionam grande qualidade nas gravações, com auditório, salas amplas e material tecnólógico de qualidade, pois programas são filmados nas dependências da própria escola, editados com apoio da equipe técnica do Itinerário e posteriormente publicados no canal do YouTube "Itinerário Profissional de Serviços Jurídicos" (@ItinerarioServicosJuridicosJGP).
Na visão pedagógica da diretora adjunta Camila Cavalcante, o programa é de extrema importância, pois proporciona aos alunos o contato com experiências reais do mundo jurídico por meio de entrevistas com convidados experientes; é capaz ainda de desenvolver habilidades de comunicação, oratória e desenvoltura dos estudantes; coloca os estudantes em processo de superação de seus limites estruturais e financeiros da escola para realização de visitas técnicas.
A diretora adjunta destaca ainda que utilizar o formato podcast como recurso pedagógico moderno e atrativo, estimula o protagonismo estudantil na produção, gravação e edição dos conteúdos.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar