Tocantins
01.08.2025As inscrições para a 4ª edição da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE) já estão abertas e podem ser realizadas até 30 de setembro. A competição é voltada para estudantes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental das redes pública e privada de ensino, e tem como objetivo promover a conscientização sobre o consumo consciente de energia, sustentabilidade e inovação. Nesta edição são esperados cerca de 500 mil estudantes de todo o Brasil.
A ONEE é uma iniciativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), por meio do Programa de Eficiência Energética, e em 2025 conta com a participação de 48 distribuidoras de energia de todas as regiões do país para a sua realização. Toda jornada tem como base a BNCC visando apoiar o processo de ensino-aprendizagem com foco em energia e eficiência energética.
A Olimpíada acontece em duas fases, sendo a primeira com desafios gamificados sobre eficiência e uso seguro da energia elétrica; e a segunda com provas objetivas com questões teóricas a serem feitas em computadores, notebooks, tablets ou smartphones. Ao final, um estudante da cada Estado que conquistou a maior classificação nas duas fases participa de uma disputa adicional, uma etapa gamificada e prova objetiva, que acontece em Brasília (DF). Além disso, os professores recebem um curso com certificação, assíncrona e com carga horária de 40 horas.
Edição de 2024
Em 2024, estudantes da Rede Estadual do Tocantins foram destaques na Olimpíada. As alunas Ana Mirelly Vaz, Hemilly Machado e Sthefany Campos, do Colégio Militar João XXIII, de Colinas do Tocantins, e a estudante Lara Celedonio, do Colégio Militar Euclides Bezerra Gerais, de Paranã, conquistaram medalhas de ouro na competição.
A estudante Sthefany foi a vencedora da etapa estadual, além de levar um notebook, a jovem representou o Tocantins na grande final da olimpíada em Brasília, junto com mais 26 dos melhores classificados, sendo um de cada estado.
Ao todo o Tocantins conquistou 45 medalhas, sendo 12 de ouro, 19 de prata e 14 de bronze, e contou com 3 mil inscritos. Esse resultado é fruto das ações realizadas pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), para promover a educação pública de qualidade com as ações do Programa de Fortalecimento da Educação (Profe).
Inscrições
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por alunos e professores a partir de 1º de agosto no site oficial da olimpíada: www.onee.org.br. Todos os inscritos terão acesso a conteúdos formativos e os melhores colocados receberão premiações.
Cronograma
Inscrições - 1 de agosto a 30 de setembro
Formação de professores - 1 de agosto a 30 de setembro
Desafios e provas (1ª e 2ª fases) - 6 a 10 de outubro
Divulgação do resultado - 20 de outubro
Etapa final e cerimônia de premiação - 5 e 6 de novembro
Premiação
Serão distribuídas medalhas de ouro, prata e bronze para os estudantes que se destacarem na competição, além de notebooks para o melhor aluno de cada Estado. Os medalhistas da edição 2025 garantem uma vaga na 2ª fase da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) de 2026, sem precisar disputar a primeira etapa.
Gabriela Rossi/Governo do Tocantins