Professor da rede pública estadual tem artigo publicado em renomada revista científica

Tocantins

02.02.2026

O professor José Adriano Cavalcante Angelo, da Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, publicou artigo intitulado Alfabetização Biológica: uma proposta de modelo com base em níveis e dimensões, em um dos periódicos mais renomados do Brasil, Investigações Ensino e Ciência (IENCI), classificado como Qualis A1, que representa nível máximo de excelência e qualidade. 

A pesquisa propõe um modelo teórico voltado para o ensino da biologia, pensando em como os estudantes aprendem biologia e o quanto eles aprendem para posteriormente aplicar esse modelo na prática. 

O conceito Alfabetização Biológica já existe há bastante tempo. Dessa forma, a ideia do estudo é propor uma nova reformulação ao tema frente ao cenário de crises ambientais e crises sanitárias, como foi a pandemia do Covid-19. 

Para o professor, o aprendizado da biologia requer uma integração com demais áreas de ensino. 

“Uma das principais inovações do modelo está na ideia de que para aprender biologia, nos mais altos níveis de aprendizagem, que eu chamo de Alfabetização Biológica multidimensional, é necessário que haja essa interdisciplinaridade com as outras matérias. Coincidentemente nosso estado está passando por essa reformulação dos itinerários informativos na rede estadual, e o modelo dialoga com essa necessidade", diz. 

Diante da relevância do estudo, o docente recebeu convite da Superintendência de Educação Básica para colaborar com o novo Documento Curricular do Tocantins (DCT) e itinerários formativos para que este modelo teórico entre como parte da formação e seja implementado no currículo. 

Edição: Ana Luíza Dias/Governo do Tocantins

Maria Eugênia Melo/Governo do Tocantins