Educação encerra série de encontros formativos para professores que acompanham estudantes com TEA

Mato Grosso do Sul

16.06.2025

A SED (Secretaria de Estado de Educação), por meio do Ceame/TEA (Centro Estadual de Apoio Multidisciplinar Educacional ao Estudante com Transtorno do Espectro Autista), finalizou uma série de seis encontros formativos destinados a professores de apoio especializado que acompanham estudantes com TEA (Transtorno do Espectro Autista) nas Salas de Recursos Multifuncionais da Rede Estadual de Ensino.

Os encontros ocorreram presencialmente nos dias 1º, 10 e 15 de abril, 15 e 22 de maio e 5 de junho, no Centro de Pesquisa e Formação Prof.ª Dr.ª Mariluce Bittar, em Campo Grande/MS. Com o tema “Adequando os objetos de conhecimento para acesso ao currículo”, a formação teve como principal objetivo qualificar ainda mais a atuação dos PAE (Professores de Apoio Especializado), promovendo práticas pedagógicas acessíveis, efetivas e centradas na inclusão.

Durante os encontros, os participantes aprofundaram estratégias voltadas ao desenvolvimento das habilidades de oralidade, escrita e matemática dos estudantes com TEA. A proposta foi discutir formas de adaptação curricular que respeitem as especificidades dos alunos e favoreçam sua aprendizagem e participação no ambiente escolar regular.

De acordo com a gerente pedagógica do Ceame/TEA, Maria José dos Santos, a formação foi fundamental para potencializar a prática dos docentes que atuam diretamente com os estudantes público-alvo da educação especial.

“Os encontros são essenciais para garantir uma atuação qualificada dos professores de apoio especializado. Além disso, possibilitaram reflexões e estratégias concretas que impactam diretamente na prática pedagógica, promovendo um atendimento mais individualizado e eficaz para os estudantes com TEA”, destacou.

A iniciativa reafirma o compromisso da SED/MS com uma educação inclusiva de qualidade, investindo no suporte técnico e pedagógico aos profissionais da Rede Estadual de Ensino que lidam diariamente com os desafios e potencialidades da diversidade no processo educativo. Com ações como essa, o Estado busca garantir o pleno acesso, permanência e desenvolvimento dos estudantes com deficiência no ambiente escolar, promovendo uma escola mais equitativa e humana.

Texto: Jackeline Oliveira, SED

Fotos: Arquivo Copesp