Tocantins
08.10.2025
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) apresentou, nesta quarta-feira, 8, as ações e resultados do Programa de Fortalecimento da Educação (PROFE) durante uma roda de conversa com doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Governança e Transformação Digital da Universidade Federal do Tocantins (UFT). A atividade fez parte da programação de visitas técnicas dos estudantes, composta por 23 servidores do Ministério da Educação (MEC).
A apresentação foi conduzida pelas superintendentes pedagógicas da Seduc: Celestina Souza, da Educação Básica, Carla Patrícia, Educação Científica, Tecnológica e Profissional e Márcia Brasileiro de Políticas Educacionais, que detalharam as iniciativas implementadas em todo o Estado, como o PROFE nos Municípios, o PROFE Inclusão e as ações voltadas para a Educação Profissional e Tecnológica.
O coordenador do doutorado em Governança e Transformação Digital, professor Gentil Veloso, destacou a importância da iniciativa para os doutorandos. “Essa visita técnica é uma oportunidade para os estudantes, que são servidores do MEC, conhecerem de perto a realidade educacional do Tocantins, trocarem experiências e estabelecerem parcerias com as instituições locais”, afirmou.
A doutoranda e técnica da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Joedna Lobato, evidenciou o avanço da educação tocantinense. “Ficamos muito satisfeitos com o que vimos aqui. O planejamento é bem estruturado e o investimento em tecnologia mostra o quanto a Seduc tem trabalhado para promover equidade, formação de professores e melhoria nos processos de monitoramento e avaliação. O Tocantins está de parabéns”, ressaltou.
O doutorando e docente do Instituto Federal de Brasília, professor Bruno Feres, destacou que o PROFE representa uma política pública educacional inovadora e descentralizada, que valoriza a educação como direito de todos. “O PROFE abarca todos os estudantes, promovendo uma educação inclusiva, plural e comprometida com a excelência. Essa experiência será fundamental para minha pesquisa sobre inovação tecnológica na educação”, afirmou.
Parceria
A Seduc é parceira do Programa de Governança e Transformação Digital da UFT. Desde 2024, servidores da pasta integram o programa de mestrado profissional, com o objetivo de se qualificarem para atuar de forma estratégica na transformação digital da gestão educacional promovida pelo Governo do Tocantins.
Fábio Almeida/Governo do Tocantins