Trilhatec certifica estudantes da Rede Estadual em capacitação gratuita em tecnologia

Pernambuco

19.12.2025

Ao longo de 2025, mais de 13 mil estudantes da Rede Estadual de Pernambuco concluíram uma formação gratuita em tecnologia por meio do Trilhatec, programa desenvolvido pelo Governo de Pernambuco, através da Secretaria Estadual de Educação (SEE), em parceria com o Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (Cesar). A cerimônia simbólica de certificação foi realizada nesta quarta-feira (17), na unidade do Cesar do Moinho, no Bairro do Recife, com transmissão online.

Voltado a estudantes do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), o programa levou capacitação tecnológica a mais de 70 municípios pernambucanos, com o objetivo de conectar a educação básica às demandas atuais do mundo do trabalho. A cerimônia de conclusão reuniu gestores da educação, representantes das escolas, além de integrantes do ecossistema de inovação, a fim de fomentar a empregabilidade.

Durante o percurso formativo, os estudantes da EJA participaram dos cursos de Vida, Trabalho e Profissão e Ferramentas para Visualização de Dados, enquanto os alunos do Ensino Médio tiveram acesso a conteúdos como Lógica de Programação, JavaScript e HTML e CSS, com foco na construção de bases sólidas em desenvolvimento digital.

A metodologia adotada priorizou a resolução de problemas reais, o trabalho colaborativo e a aplicação prática do conhecimento. O modelo formativo contou com certificações intermediárias, permitindo que os participantes construíssem um portfólio ao longo do processo.

A experiência foi decisiva para muitos estudantes, como Matheus Henrique, de 17 anos, aluno do 2º ano do Ensino Médio em Joaquim Nabuco.“A formação no Cesar foi essencial para mim. Venho de uma comunidade com poucas oportunidades e vi no Trilhatec uma chance de mudar minha trajetória. O contato com os projetos me fez decidir seguir na área de tecnologia”, afirmou.

O impacto do programa também foi sentido entre os estudantes da EJA, que aplicaram os conhecimentos adquiridos diretamente no cotidiano profissional. Maria Izabel, de 48 anos, aluna do Centro de Educação para Jovens e Adultos (CEJA) Valdemar de Oliveira, que retornou aos estudos após mais de 30 anos, descreveu os ganhos práticos da formação.

“Eu precisava muito de um curso como esse. Aprendi a organizar e usar planilhas e já consegui aplicar esse aprendizado no meu trabalho com distribuição de alimentos”, relatou.

Lançada em 2024, a parceria da Secretaria de Educação com o Cesar já alcançou mais de 170 escolas em todas as regiões de Pernambuco. Para o secretário de Educação de Pernambuco, Gilson Monteiro, o Trilhatec demonstra o potencial dos estudantes da Rede Estadual quando têm acesso a oportunidades qualificadas.

“O programa mostrou a capacidade dos nossos estudantes de se engajarem, aprenderem e conquistarem uma certificação de uma instituição reconhecida como o Cesar. Essa parceria ampliou o alcance da educação tecnológica em Pernambuco. Agora, projetamos condições para que todos os estudantes da Rede sejam alcançados pelo projeto”, destacou.

O Trilhatec integra a política estadual de parcerias com instituições privadas de ensino e qualificação profissional. Além do Cesar, o programa conta com a oferta de cursos por meio do Senai, Senac e do Serviço de Tecnologia Alternativa (Serta).