Notícias da Educação
29.10.2025
Representando o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), o secretário de Estado da Educação de Mato Grosso do Sul, Hélio Daher, participa nesta quarta-feira (29) da Jornada de Formação para Gestores da Educação Bilíngue de Surdos, em Brasília. O evento, promovido pelo Ministério da Educação, segue até quinta-feira (30) no Centro de Formação e Desenvolvimento dos Trabalhadores em Educação (Cetremec).
Durante a abertura do evento, o secretário destacou a importância de ampliar o olhar da sociedade para além dos muros da escola. “Costumo dizer que, quando se trata dos nossos estudantes surdos, a gente ainda erra muito, porque a sociedade ainda não os vê. No âmbito da educação, estamos trabalhando para superar as dificuldades, mas é preciso perceber que, fora da escola, ainda não há o mesmo olhar. Quando uma pessoa surda precisa ser atendida, muitas vezes recorre à educação para conseguir um intérprete. É muito triste observar que o restante da sociedade, como órgãos públicos, comércio e indústria, ainda não tem a mesma preocupação”, afirmou.
Daher também ressaltou a necessidade de políticas públicas que garantam direitos de forma ampla. “É muito importante que a política pública avance para além da escola, garantindo o direito daquele que hoje é invisível de ser atendido”, disse.
Ele lembrou ainda os desafios enfrentados pelas escolas localizadas em territórios indígenas. “A gente precisa considerar, dentro da cultura indígena e dos povos originários, a dificuldade que é o trabalho com esses estudantes. Temos escolas que ficam a dois dias de viagem de rio, e conseguir um professor de Libras é extremamente difícil.”
A jornada busca promover um espaço de diálogo e formação sobre a modalidade bilíngue de surdos, apresentando políticas públicas do MEC voltadas aos direitos educacionais, linguísticos e culturais desse público. Também serão debatidos desafios e estratégias de apoio aos gestores que atuam na área, com foco na garantia de acesso, permanência e sucesso escolar dos estudantes surdos. #educação
Texto: Jhonatan Guimarães