Consed participa de Seminário de Educação Midiática no Senado

Notícias da Educação

08.04.2024

Está sendo realizado nesta segunda-feira (08), pelo Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional, o I Seminário de Educação Midiática. O evento conta com a participação de estudiosos e especialistas no tema, para esclarecer sobre a importância de fazer um consumo consciente e crítico de informações veiculadas em órgãos de imprensa e redes sociais, evitando cair, por exemplo, em fake news e outros tipos de desinformações.

Representando o Consed, o secretário de Educação do Acre, Aberson Carvalho, participou da mesa de discussão durante o painel 2 - “Educação Midiática na prática: exemplos e impactos”. Ele iniciou a participação destacando os desafios da pandemia e o mundo tecnológico. “Quando chegou a pandemia, nenhum estado estava preparado para aquele momento. Esse advento foi tão forte que em poucos tempos as secretarias tiveram respostas, deram respostas e buscaram uma conectividade com os estudantes. Durante muito tempo se debateu sobre esses avanços tecnológicos e essas transformações na ferramenta do ensinar. E a compreensão que nós, secretários de educação, temos, a qual é um tempo que estamos vivenciando hoje, é que não temos como separar, não temos mais como só ficarmos com pincel, com quadro, com a sala de aula e somente com livro”, explica.

Aberson aproveitou o momento de fala para destacar a experiência do Acre. “O estado do Acre passa por um processo, a partir da pandemia, de reformulação geral. Implantamos um programa de educação conectada. Todos os alunos do Ensino Médio têm um tablet com a internet que a gente chama de Escola em Casa”, conta. “Não é substituição de livro ou do professor, mas é uma ferramenta estimulada para o aluno poder estudar e ter estudos dirigidos” destaca o secretário sobre a importância de fomentar o acesso à internet.

O secretário também destacou a importância de um uso regular do acesso à internet. “O Brasil precisa regular esse ambiente. A gente também precisa ter alguns limites dentro desse mundo, porque, até para gente que ensina e que está buscando ensinar, os nossos alunos muitas vezes têm uma contra informação. A própria rede de internet nos leva e nos traz, então a gente tem essa perspectiva, temos esse olhar, a educação precisa muito desses avanços, desse debate. Visto que nós não podemos jamais permitir que a gente retroceda a uma não utilização de ferramentas tão magníficas como estamos vivenciando”, aponta. “O professor que faz a formação do EducaMidia e começa a trabalhar no dia a dia na sala de aula passa por uma transformação não só dele próprio, mas também na relação dele para como aluno. A aula fica mais atrativa, a aula fica mais dinâmica, os processos pedagógicos se alteram e este aluno consegue ter a atenção em sala”, finaliza.