Daqui pra o Mundo: 100 estudantes da rede pública estadual estão prontos para novo intercâmbio no exterior

Alagoas

31.07.2025

Cem estudantes da rede pública estadual iniciarão no mês de agosto uma jornada transformadora rumo ao Reino Unido, marcando o lançamento oficial da segunda edição do programa "Daqui pra o Mundo". Nesta edição, o programa dobrou o número de estudantes contemplados, em relação ao ano passado, e vai enviar 100 jovens representando todas as Gerências Regionais de Educação (GEEs) do estado. A iniciativa, que é um dos braços do investimento do Governo de Alagoas em educação e formação de talentos, visa proporcionar uma imersão cultural e educacional completa, abrindo portas para um futuro de novas oportunidades.

Instituído pela Lei nº 8.783, de 22 de dezembro de 2022, o programa "Daqui pra o Mundo" é mais do que um intercâmbio; é uma aposta audaciosa na juventude alagoana. Seu objetivo claro é fomentar o protagonismo juvenil, ampliar o repertório acadêmico e cultural, incentivar a fluência em línguas estrangeiras e preparar os jovens para os desafios do mercado de trabalho globalizado.

"Esta é a materialização de um sonho e de um compromisso do nosso governador Paulo Dantas com a educação de qualidade e com o futuro dos nossos jovens", afirma a secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos. "Acreditamos que investir em experiências como esta, é plantar sementes para um estado mais próspero e com cidadãos mais preparados para os desafios globais. O programa não oferece apenas um intercâmbio, mas uma nova perspectiva de vida para cada um desses estudantes."

O que espera os jovens talentos em solo britânico?

(Arquivo Daqui pra o Mundo 2024 - Foto Alexandre Teixeira)

A viagem dos 100 estudantes está confirmada para o dia 9 de agosto de 2025. Eles partirão do Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, em Maceió, em três voos distintos com destino a São Paulo, de onde seguirão para Londres em um único voo. Lá, os adolescentes serão distribuídos em cinco grupos de 20 alunos cada, acompanhados por um professor da rede estadual, com destino a cinco renomadas cidades britânicas; Bournemouth, Brighton, Canterbury, Oxford e Worthing.

Durante as quatro semanas de intercâmbio na Inglaterra, os estudantes estarão hospedados em host families (famílias anfitriãs), proporcionando uma imersão cultural ainda mais profunda no cotidiano britânico.

O programa contempla três modalidades de intercâmbio; curso equivalente ao Ensino Médio no exterior, curso profissionalizante e curso de imersão linguística no idioma oficial do país de destino. Essa diversidade garante que cada estudante tenha uma experiência alinhada aos seus objetivos e aptidões.

Um investimento no futuro de Alagoas

O processo seletivo, rigoroso e transparente, garantiu que os 100 talentos fossem escolhidos com base em mérito e potencial. A Etapa 1 consistiu na verificação documental, comprovando pré-requisitos essenciais, como ser estudante da rede estadual de ensino médio, ter no mínimo 16 anos na data do embarque e comprovar frequência escolar mínima de 80%.

A Etapa 2 foi uma prova de proficiência em inglês, com 40 questões, garantindo que os selecionados tivessem a base linguística necessária para aproveitar a experiência. Além disso, foram considerados critérios como autorização do responsável legal, bom comportamento e desempenho em matérias-chave como Língua Portuguesa, Inglês e Matemática.

Para assegurar que nenhum custo seja impedimento, o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), custeia integralmente todas as despesas, incluindo alimentação, passaporte, visto, traslado, estadia e seguro. Cada estudante selecionado também receberá um Kit completo, contendo mala de bordo, mochila, duas camisetas, um moletom, chip de celular internacional e um cartão recarregável semanalmente para despesas pessoais, como alimentação.

O investimento total do governo nesta edição de 2025 é de R$ 5.145.000,00 (cinco milhões cento e quarenta e cinco mil reais), reforçando o compromisso com a formação de uma nova geração de alagoanos globais.

Experiências que transformam vidas; o legado da primeira edição

A primeira edição do "Daqui pra o Mundo" já comprovou o impacto transformador do programa na vida dos estudantes. Alunos como Saulo Vítor, que hoje cursa Matemática na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), são exemplos vivos dessa mudança. "Eu diria que sem essa experiência eu não teria a cabeça que tenho hoje. Foi como se uma venda tivesse sido tirada dos meus olhos", afirma Saulo, que saiu do zero no inglês para fluência em um ano, tornando-se uma referência em sua comunidade.

Pâmella Suellen, caloura de Enfermagem na Ufal, também sentiu a mudança. "Antes do intercâmbio, eu tinha muitos sonhos, mas também várias inseguranças, principalmente com relação ao meu inglês. Depois dessa experiência, voltei mais confiante, independente e com a certeza de que posso ir muito além do que eu imaginava", relata ela, que superou o receio de falar em público e agora inspira outros alunos em sua cidade.

E para Lara Araújo, estudante de Direito na Ufal, o programa foi um verdadeiro divisor de águas em sua trajetória e ambições. "Eu sempre me interessei por Direito, queria a área criminalista. Mas ao sair do Brasil e conhecer diversas culturas, pesquisei mais e me apaixonei pelo Direito Internacional e estou estudando francês! Tudo por causa do Daqui pra o Mundo. Literalmente me mudou de dentro pra fora", compartilha Lara, demonstrando como a vivência no Reino Unido ampliou seus horizontes e redefiniu seu futuro.

Natalício Vieira / Ascom Seduc/Foto: Pei Fon/ Agência Alagoas