Rio Grande do Norte
31.10.2025
As escolas estaduais do Rio Grande do Norte que integram a Rede PEA-UNESCO estão representando o estado no Encontro Nacional da Rede, que termina nesta sexta-feira, 31 de outubro, na cidade de Pirenópolis (GO). O evento marca um momento importante na trajetória da Rede no Brasil, após seu primeiro processo sucessório e a consolidação de novas diretrizes institucionais.
Participam do encontro as escolas estaduais Alceu Amoroso de Lima (Natal), Monsenhor Alfredo Pegado, Dr. Antônio de Souza e Santos Dumont (Parnamirim), e Hilton Gurgel e Rafael Garcia (São José de Mipibu). Durante os três dias de programação, gestores e professores das escolas associadas discutiram temas estratégicos para o futuro da educação, com destaque para o uso ético da inteligência artificial, a sustentabilidade nas escolas, a educação antirracista e o fortalecimento da educação infantil.
Com o tema “Pensar o futuro, agir no presente”, o evento promove conferências, apresentações artísticas, painéis de vivências e debates sobre o papel das escolas PEA-UNESCO na construção de uma educação mais crítica, inclusiva e sustentável. Um dos destaques da programação foi a conferência “Cenários da Educação Brasileira e os Desafios das Escolas”, que abriu oficialmente o encontro, reunindo representantes da UNESCO no Brasil e autoridades da Comissão Nacional do Brasil para a UNESCO.
De acordo com a secretária de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer, Socorro Batista, a participação do Rio Grande do Norte reflete o compromisso da rede estadual com a agenda global da UNESCO e com a formação integral dos estudantes.
“As escolas PEA-UNESCO do Rio Grande do Norte têm se destacado pela capacidade de integrar valores como sustentabilidade, cidadania e inovação ao cotidiano escolar. Vê-las neste evento reafirma o papel da educação potiguar como parte ativa de uma rede mundial comprometida com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, destacou a secretária.
A coordenadora da Escola Estadual em Tempo Integral Hilton Gurgel, Vanuza Leandro, destacou a importância da participação do RN no evento. “É muito importante para nós que somos Escola de Tempo Integral estar aqui nesse evento, um momento de muito aprendizado e de muito desenvolvimento. Voltamos para o Rio Grande do Norte com uma bagagem muito grande para dentro das nossas escolas”, finalizou.
Além das discussões sobre o planejamento estratégico da Rede e os temas da UNESCO para 2026 — como a Década Internacional dos Afrodescendentes e o Ano Internacional das Mulheres Agricultoras —, o evento inclui visitas técnicas e atividades de integração entre educadores de todo o país. O encerramento contará com uma visita ao Palácio do Itamaraty, em Brasília, simbolizando o diálogo entre educação, cultura e diplomacia internacional.