Estudantes da ETE José Joaquim da Silva Filho criam aplicativo para incentivar a agricultura familiar sustentável

Pernambuco

12.12.2025

Com o intuito de valorizar e fortalecer a agricultura familiar, um grupo de cinco estudantes do 2º ano da Escola Técnica Estadual (ETE) José Joaquim da Silva Filho, de Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata, criou o aplicativo AgroFam. A função principal do app é conectar feirantes e pequenos produtores rurais com empresas, governos e ONGs (Organizações Não Governamentais). 

A partir disso, a plataforma cria novos mercados, mas também estimula a inovação e incentiva a permanência produtiva de jovens no meio rural. Orientador pedagógico do projeto, o professor Reginaldo Xavier descreve a iniciativa que une tecnologia, sustentabilidade e impacto social.

“O aplicativo valoriza o pequeno agricultor a ter espaço no mercado, ter oportunidades diante dos grandes. Os meninos fizeram a pesquisa científica e de campo para trazer algo inovador, concreto e objetivo. Os próprios agricultores validaram a ideia”, explica. 

As principais funcionalidades do aplicativo incluem geolocalização para mapear parceiros próximos, chat monitorado, sistema de pagamento integrado e relatórios para agricultores e empresas. O aplicativo tem, ainda, a aba DoaFam, criada com o objetivo de possibilitar a doação de alimentos em combate ao desperdício. 

“Eles estão com a expectativa de expandir esse resultado, mas o protótipo já é funcional para fazer a articulação entre agricultor, a empresa e o governo”, diz Reginaldo Xavier. 

A acessibilidade é outro diferencial da iniciativa: o recurso de audiodescrição permite que pessoas que não sabem ler nem escrever possam utilizar o AgroFam com independência. A plataforma propõe também parceria com cooperativas de transporte, a fim de garantir entregas gratuitas para os usuários. 

Com esta produção, a ETE José Joaquim da Silva Filho se tornou bicampeã da etapa nacional do Desafio Tack 2025, uma das maiores competições estudantis de incentivo ao desenvolvimento de projetos inovadores no Ensino Médio. A escola também conquistou o primeiro lugar na edição de 2022, quando estudantes apresentaram um aplicativo voltado ao combate ao analfabetismo e às dificuldades de aprendizagem com práticas interdisciplinares.  

O grupo recebeu como premiação uma viagem para Boston, nos Estados Unidos. A estudante Yasmin Félix destaca a expectativa da equipe para conhecer um novo país e aprofundar conhecimentos: “Como campeões nacionais, vamos visitar universidades renomadas como Harvard e MIT. Teremos também a chance de participar da Brazil Conference, um evento internacional que reúne líderes, pesquisadores e estudantes brasileiros para discutir sobre desafios reais no país”. 

Pedro Bernardo, gestor da escola, celebra iniciativas inovadoras desenvolvidas pelos estudantes da ETE. “Nós conectamos conteúdos escolares a problemas reais da sociedade e ao desenvolvimento de soluções tecnológicas, além de estimular a criatividade e o empreendedorismo e permitir que os estudantes assumam o papel ativo de suas aprendizagens, alinhando a escola a grandes desafios educacionais”.

O estudante Gilmar Santos relata o impacto do projeto para o grupo: “Cada etapa era novidade, cada desafio trazia algo totalmente novo para nós. Aprendemos juntos e tivemos a oportunidade de enxergar e entender as angústias da nossa comunidade. A partir disso, criamos nossa solução, feita com, por e para os agricultores familiares”.