Tocantins
20.10.2025
Estudantes do Centro de Ensino Médio Tiradentes participaram de atividades significativas relacionadas a um projeto que aborda a interdisciplinaridade entre a Física e a Biologia. Esse projeto foi coordenado pelo professor Marcos Antônio Dias da Silva, que está fazendo o curso de mestrado profissional de ensino de Física na Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), no câmpus de Araguaína.
O projeto foi desenvolvido com uma turma de 40 estudantes que estão cursando a 2ª série do ensino médio. Os estudantes participaram de atividades práticas como estudos de caso, discussões, produções de mapas mentais, campanhas educativas, uso de vídeos e trabalhos em grupo com textos específicos. Um dos objetivos foi promover uma aprendizagem significativa acerca da biomecânica do sistema respiratório, utilizando a metodologia dos três momentos pedagógicos, que é uma abordagem ativa, que se refere à problematização inicial, organização e aplicação do conhecimento e aplicação.
O professor Marcos Antônio está realizando o mestrado com a orientação dos professores Danilo da Silva Olivier e Érica Cupertino Gomes. “Ao utilizar os três momentos pedagógicos, conseguimos promover uma aprendizagem mais ativa e significativa, integrando conceitos de Física e Biologia de forma contextualizada e interdisciplinar. Os estudantes demonstraram maior interesse ao relacionar a teoria com situações reais, como a análise de doenças respiratórias e a importância da prevenção. Percebi que as atividades práticas, os debates, as socializações de textos e a elaboração de campanhas educativas estimulam o pensamento crítico e a autonomia dos alunos, além de promover habilidades de pesquisa, análise e comunicação. A diversidade de recursos utilizados, como vídeos e mapas mentais, contribuiu para que diferentes estilos de aprendizagem fossem atendidos de maneira eficaz. Acredito que essa abordagem prepara os estudantes não apenas para compreender os conceitos científicos envolvidos, mas também para atuar de forma crítica diante dos desafios relacionados à saúde e ao uso consciente do sistema respiratório”, explicou o professor.
A estudante Maria Luiza Glória Tavares, 15 anos, fala sobre suas aprendizagens. “Gostei bastante das atividades que fizemos, porque pude entender melhor como o ar entra nos pulmões e porque é importante cuidar da nossa saúde. As aulas foram diferentes do que eu estou acostumada, com vídeos, debates e até fazendo campanhas educativas. Aprender usando exemplos do dia a dia me ajudou a entender melhor os conceitos de física e ciências e também me faz pensar mais sobre como podemos prevenir doenças respiratórias. Gostei de participar, de discutir e de criar coisas e isso me ajuda a ficar interessada em aprender mais”, frisou.
A estudante Yanne da Silva Souza, 17 anos, disse que gostou de participar do projeto, principalmente pela dinâmica das atividades. “Gostei muito porque aprendi de uma forma diferente, com vídeos, debates e realizamos uma campanha para ajudar as pessoas a cuidarem da saúde. Foi legal relacionar o que aprendemos com situações do dia a dia, como exemplo, entender o porquê devemos evitar atos como fumar e de ficar em lugares poluídos. Eu gostei de conversar com os colegas e pensar sobre como podemos prevenir doenças respiratórias. As aulas práticas me ajudaram a entender melhor o assunto e me ajudaram a pensar de forma crítica sobre o que é certo e errado”, esclareceu.
Edição: Ana Luiza da Silva Dias/Governo do Tocantins
Revisão Textual: Liliane Oliveira/Governo do Tocantins
Joselia de Lima/Governo do Tocantins