Estudantes do Programa Mulheres Mil do CEEP Professora Evanilde Costa da Silva celebram conquistas

Mato Grosso do Sul

31.07.2025

A semana foi marcada por celebrações no CEEP (Centro Estadual de Educação Profissional) Professora Evanilde Costa da Silva, em Dourados, com a solenidade de formatura das turmas do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego)  - Programa Mulheres Mil.

O evento reuniu estudantes dos cursos de Qualificação Profissional em Assistente de Recursos Humanos, Recepcionista e Copeiro, ofertados desde maio na sede do CEEP, em parceria com o CEEJA e a comunidade local. A formação também foi estendida aos estabelecimentos penais dos municípios de Jateí e Ponta Porã, atendendo mulheres privadas de liberdade.

Com apoio da equipe multidisciplinar, da direção escolar e dos Estabelecimentos Penais, foram organizadas as confraternizações de cada turma, com coffee break e cenários especiais para fotos, garantindo que as formandas pudessem registrar esse momento simbólico de superação e conquista. As cerimônias foram permeadas por emoção, alegria e sentimento de valorização pelo encerramento de mais uma etapa na trajetória educacional das estudantes.

“ A formatura representa mais que o fim de um curso, é a afirmação do compromisso com a transformação de vidas por meio da educação. É uma oportunidade para reconhecer o empenho, a coragem e a resiliência de mulheres que, mesmo diante de desafios, escolheram trilhar novos caminhos e reafirmar seus sonhos”, menciona gerente da unidade do Pronatec Marielle Muniz.

O Programa Mulheres Mil integra um conjunto de políticas públicas voltadas à inclusão educacional, social e produtiva de mulheres em situação de vulnerabilidade, promovendo o aumento da escolaridade e o acesso a oportunidades no mundo do trabalho. Com o objetivo de enfrentar desigualdades de gênero, o programa atende mulheres a partir dos 16 anos, com prioridade para aquelas em contexto de pobreza, com baixo grau de escolarização, responsáveis pelo cuidado familiar, vítimas de violência doméstica ou privadas de liberdade.

Ao unir educação e cidadania, o Programa Mulheres Mil transforma histórias e fortalece a autonomia das mulheres, promovendo dignidade, empoderamento e justiça social.

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar.