No Maranhão, GT do Consed discute Alfabetização, ICMS e transporte em colaboração

Notícias da Educação

09.04.2024

Alfabetização, ICMS e transporte escolar foram os principais temas discutidos no primeiro dia de reunião do GT Regime de Colaboração, que acontece até esta quarta-feira (10), em São Luís/MA. O evento, que reúne técnicos das secretarias estaduais de Educação de todo o país, é promovido pelo Consed, com o apoio da Fundação Lemann, Instituto Natura e Associação Bem Comum.

Nesta terça-feira (9), a programação foi iniciada com uma apresentação de Bumba-Meu-Boi, dança típica da cultura maranhense, realizada pela Companhia Barrica. Em seguida, os técnicos dos estados acompanharam painéis com palestras de Jaana Nogueira, Márcio Brito e Carlos Sanches, especialistas nos três temas.

As atividades do dia foram encerradas com um levantamento das boas práticas realizadas pelos estados na área do regime de colaboração com os municípios. A sistematização dessas experiências deve ter continuidade no segundo dia do encontro, que também tem como objetivo iniciar a elaboração de um novo documento de referência sobre o tema para os estados.

Em sua fala, o vice-governador e secretário de Educação do estado do Maranhão, Felipe Camarão, falou sobre a necessidade do Regime de Colaboração focar na Alfabetização. "Eu acho que essa vai ser a nossa virada de chave. Quando os estudantes chegam ao primeiro ano do Ensino Médio, por exemplo, em muitos casos, ainda é preciso fazer letramento em Português e Matemática, então o problema é de base. Camarão lidera o GT de Regime de Colaboração, com o apoio dos secretários Alan Porto (MT), Patrícia Lueders (Adjunta/SC) e Sandra Casimiro (AP).