PROFE Líderes Docentes: Seduc promove formação para professores de Língua Portuguesa e Matemática

Tocantins

31.07.2025

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) iniciou nesta quarta-feira, 30, a formação PROFE Líderes Docentes, destinada a professores e coordenadores de Língua Portuguesa e Matemática das 13 Superintendências Regionais de Educação (SREs). O encontro segue até sexta-feira, 1º de agosto, com atividades em Palmas e Araguaína.

A iniciativa tem como objetivo capacitar os profissionais para a implementação efetiva do programa Aprova Brasil, que integra as ações da Política de Recomposição das Aprendizagens, promovendo a continuidade dos avanços educacionais no estado.

O secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, ressaltou a importância da ação. "A formação é um momento estratégico para alinharmos o trabalho pedagógico, fortalecer os vínculos entre as equipes escolares e garantir que nossos estudantes tenham acesso a um ensino de qualidade, especialmente nas áreas prioritárias de Língua Portuguesa e Matemática."

A diretora de Formação Inicial e Continuada da Seduc, Lêda Maria Tomazi, destacou que a proposta está centrada no enfrentamento das defasagens de aprendizagem. "Estamos trabalhando com três eixos fundamentais: Recomposição das Aprendizagens, competências socioemocionais e a devolutiva dos resultados do simulado Aprova Brasil. Nosso foco é capacitar os docentes para que possam aplicar esse conhecimento em sala de aula, com o olhar voltado para a melhoria dos indicadores do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), especialmente neste ano de aferição do Ideb", explicou.

 

Devolutiva do Aprova Brasil

O programa Aprova Brasil envolve estudantes, professores, gestores e secretarias de educação em ações integradas para fortalecer as competências cobradas nas avaliações externas. A devolutiva dos simulados é uma etapa essencial, pois oferece aos educadores subsídios para planejar intervenções mais eficazes.

Para a coordenadora de área e professora da Escola Estadual Vale do Sol, em Palmas, Keily Postigo, a formação tem sido fundamental. "É um suporte necessário para que possamos atingir nossos objetivos e desenvolver melhor as habilidades dos estudantes. Esse momento de troca entre escolas e professores enriquece muito nosso trabalho, pois um ajuda o outro", relatou.

Já para a professora e coordenadora do Colégio Estadual Bartolomeu Bueno, de Pium, Josiane Marizete Martinhão, a iniciativa evidencia o compromisso do Governo com a educação. "Nos sentimos respeitados e valorizados. Sabemos que tanto o secretário quanto o governador estão empenhados em melhorar a educação no estado. Estar aqui com representantes de todas as SREs mostra essa dedicação em buscar as melhores estratégias para garantir o aprendizado dos nossos alunos", afirmou.

Edição: Ana Luiza Dias/Governo do Tocantins

Gabriela Rossi/Governo do Tocantins