Projeto de Escola de Tocantinópolis valoriza cultura, saberes e diversidade linguística do Tocantins

Tocantins

26.09.2025

O Colégio Estadual Cívico-Militar Professor José Carneiro de Brito, em Tocantinópolis, realizou na quinta-feira, 25 de setembro, a culminância do projeto Tocantins em Cena: Linguagens, Literaturas, Saberes da Nossa Terra e Expressões Culturais. A iniciativa integra as ações pedagógicas da unidade escolar voltadas para o fortalecimento da identidade cultural, o respeito à diversidade linguística e a promoção de uma educação pública de qualidade, que valoriza o pertencimento dos estudantes às realidades locais.

A proposta surgiu a partir de uma avaliação diagnóstica realizada com os estudantes, que investigou seus conhecimentos sobre variações linguísticas, preconceito linguístico e saberes geográficos e artísticos do Tocantins. Os resultados evidenciaram a necessidade de um trabalho pedagógico voltado para a valorização das identidades locais e para o fortalecimento do respeito às diferenças.

Conforme a professora Rubenita Costa de Araújo, com base nesse diagnóstico, foi desenvolvido um projeto interdisciplinar que proporcionou aos alunos uma imersão nas manifestações culturais e linguísticas regionais. Ao longo das atividades, eles tiveram contato com literatura oral, produções artísticas, expressões populares e diferentes formas de linguagem, refletindo sobre a língua como elemento de identidade e pertencimento.

Na culminância, a comunidade escolar acompanhou apresentações que destacaram a riqueza cultural do Tocantins, incluindo danças típicas, comidas regionais, peças teatrais com temáticas locais, declamação de poemas, exposições de pinturas e desenhos, representações de pinturas rupestres, pesquisas sobre gírias e expressões populares, além de produções audiovisuais que retrataram os falares regionais. Oficinas e rodas de conversa também ampliaram o olhar crítico dos estudantes sobre a diversidade cultural do estado.

A estudante Alana dos Santos Aguiar destacou a importância de ressignificar a forma como enxerga a própria fala: “No começo, eu achava que aprender sobre a nossa fala, nossos sotaques, não era importante. Tinha vergonha de falar algumas palavras porque diziam que era errado. Mas com o projeto, a gente entendeu que a nossa língua é rica e que cada jeito de falar conta a história do nosso povo. Agora me sinto mais confiante e orgulhosa de ser tocantinense”, revelou.

De acordo com o professor Rafael Gomes Barros, o Tocantins em Cena busca oferecer uma experiência pedagógica, que fortalece o protagonismo estudantil, o orgulho pelas raízes e o respeito à pluralidade cultural do Tocantins.

Revisão Textual: Enedino Benevides Neto/Governo do Tocantins

Núbia Daiana Mota/Governo do Tocantins