Projeto interdisciplinar de Colégio Estadual de Tocantinópolis une a escrita criativa com a educação ambiental

Tocantins

26.09.2025

Com o intuito de incentivar a conscientização ambiental, o Colégio Estadual Dom Orione, de Tocantinópolis, promoveu na última quarta-feira, 24, a culminância do projeto “A escrita como ferramenta crítica voltada para questões ambientais na Região do Cerrado, no Norte do Tocantins”. 

O projeto interdisciplinar, realizado com estudantes da 7ª série, integra as disciplinas de Língua Portuguesa e Ciências, utilizando a produção de gêneros textuais voltados para a conservação e preservação do Cerrado. As atividades têm como intuito incentivar os estudantes a expressar suas percepções e sentimentos sobre o bioma, transformando o conhecimento científico em uma vivência pessoal e emocional.

A professora Mirella Coelho destaca que o projeto é uma prova de que a educação ambiental pode ir além da teoria. “Ao integrar a escrita com a vivência prática, os estudantes não apenas aprendem sobre o bioma, mas desenvolvem uma verdadeira conexão com ele. Isso é fundamental para formar cidadãos conscientes e comprometidos com a preservação do nosso patrimônio natural”, pontuou.

Durante o projeto, os estudantes participaram de trilhas ecológicas literárias na Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), o que promoveu um contato direto e sensorial com a natureza, bem como a palestra com Lamarck Rodrigues Pimentel, inspetor de Recursos Naturais do Naturatins, que abordou as graves consequências das queimadas na região. Além disso, os estudantes tiveram a oportunidade de participar de uma roda de conversa com o escritor cordelista local, Giano Carlos Guimarães, que compartilhou suas experiências e o processo de adaptação de poemas para o formato de cordel.

A estudante Ana Caroliny Sousa, da 7ª série explica que estudar o Cerrado estando dentro dele é uma experiência enriquecedora. “A trilha ecológica literária, as produções dos gêneros em sala de aula, a palestra, a roda de conversa sobre cordel, foi tudo incrível e me inspiraram a escrever sobre o que eu realmente sinto e vejo, transformando a aula em algo que faz parte da minha vida”, afirmou.

Para a culminância do projeto, as produções dos estudantes foram apresentadas para a comunidade escolar. O estudante João Vitor Coelho, da 6ª série, revela que se interessou pela trilha ecológica literária. “Gosto muito de desenhar e de me expressar, ano que vem, quando estiver na 7ª série, espero que tenha esse projeto novamente, para poder participar”, expressou.

Gabriela Rossi/Governo do Tocantins