Tocantins
28.10.2025
Teve início nesta segunda-feira, 27, em todo o Tocantins, a aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2025. Até o dia 7 de novembro, 345 escolas das redes estadual, municipal e privada participam do processo, que envolve 30.758 estudantes do ensino fundamental e médio.
O Saeb é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e é considerado uma das mais importantes ferramentas de diagnóstico da educação no Brasil. A avaliação analisa o desempenho dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática, além de reunir informações sobre o contexto escolar e social das redes de ensino. No Tocantins, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) é responsável pela mobilização das escolas e pelo acompanhamento de todas as etapas da aplicação.
Participam do exame os estudantes do 5º e 9º anos do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio. Algumas turmas do 2º ano do fundamental também fazem a prova por amostragem. Além das avaliações de Língua Portuguesa e Matemática, em determinadas unidades de ensino, os alunos responderão ainda a testes de Ciências Humanas e Ciências da Natureza.
Os resultados do Saeb servirão de base para o planejamento pedagógico das escolas e para a formulação de políticas públicas, além de compor o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), principal indicador da qualidade do ensino no país.
O secretário de Estado da Educação, Hercules Jackson, destacou que a avaliação é uma ferramenta essencial para orientar a construção de políticas públicas mais assertivas. “O Saeb nos oferece um diagnóstico importante sobre a aprendizagem dos nossos estudantes. A partir desses resultados, conseguimos planejar ações mais efetivas e direcionar investimentos para que possamos oferecer um serviço educacional com mais qualidade para a população”, afirmou o secretário.
Preparação
Conforme a superintendente de Educação Básica da Seduc, Celestina Maria Souza, para assegurar a participação dos estudantes, a Seduc promoveu uma ampla mobilização dos estudantes por meio das Superintendências Regionais de Educação (SREs).
“As escolas da rede estadual vêm desenvolvendo ações específicas de sensibilização e preparação para o Saeb. Realizamos formações com gestores e professores, promovemos simulados e rodas de conversa, além de uma campanha muito bacana nas redes sociais para engajar os estudantes fazendo com que entendam a importância da avaliação e se sintam motivados a participar”, relatou
Participantes
Entre os participantes do Saeb 2025, está Pedro Henrique Monteiro Reis, de 17 anos, aluno do 3º ano da Escola Estadual Tiradentes, em Palmas. Acostumado a participar do exame, o estudante afirma que se sente confiante. “Não fico nervoso. Já fiz o Saeb outras vezes e a escola nos preparou bastante. Os professores conversaram muito com a gente e fizemos simulados e provas do Saeb de 2023”, contou.
Para Pedro, o Saeb também ajuda os alunos a se aproximarem dos exames externos, como o vestibular e o Enem. “Acho interessante porque tem questões parecidas e realmente verifica o que o aluno aprendeu durante o ano. Isso é importante pra nós e para escola também”, destacou o estudante.
A estudante de Taguatinga, Stella Fonseca Zangirolami, estuda no Colégio Militar CMTO Agostinho de Almeida, também acredita que a avaliação é necessária para melhorar a qualidade do ensino ofertado na rede pública de ensino. “Essa prova é muito importante, pois avalia a qualidade da educação oferecida pela escola e ajuda a identificar as áreas em que temos mais dificuldades. A escola incentivou bastante os estudantes a participarem da avaliação, com vídeos, palestras motivacionais, entre outras atividades”, relatou.
“A prova é essencial para avaliar a minha escola, mas também para avaliar o conhecimento adquirido por nós. Nossa escola se preparou muito para esse dia, desde o começo do ano, participamos da campanha nas redes sociais e no dia da prova tivemos um acolhimento diferenciado. Essas ações promovem maior integração entre os estudantes e o empenho dos alunos”, analisou a estudante Andrea Chaves, da Escola Estadual Nazaré Nunes da Silva, de Aguiarnópolis.
Núbia Daiana Mota/Governo do Tocantins