Secretaria de Educação participa do primeiro encontro do Conselho Estadual de Educação em 2025

Amazonas

24.04.2025

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, por meio da titular da pasta Arlete Mendonça, esteve presente, nesta quinta-feira (24/04), no primeiro encontro do Conselho Estadual de Educação do Amazonas (CEE-AM), no ano de 2025. O evento foi realizado no auditório da reitoria da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), na zona centro-sul de Manaus. 

Além da presença da secretária de Educação e Desporto Escolar, Arlete Mendonça, que também preside o Conselho de Educação, o encontro contou com a participação de diretores e representantes das escolas privadas do estado, da secretária executiva do CEE-AM, Marivalda Melo, dentre outros membros do Conselho.

Na ocasião, uma palestra intitulada "Organização da Escola da Educação Básica à Luz da Resolução 066/2022 CEE/AM" foi apresentada com o objetivo de oferecer uma abordagem prática e esclarecedora sobre a Resolução 066/2022, que estabelece diretrizes para a organização das escolas de Educação Básica no estado do Amazonas. 

De acordo com a secretária de Educação, é necessário repassar as orientações às unidades escolares privadas sobre como proceder de acordo com o que é exigido na Resolução 066/2022.

“E que venha fazer tudo que for possível para que os estudantes do estado do Amazonas tenham a certeza e garantia que eles estarão cursando os seus estudos em uma instituição que está devidamente credenciada, com todos os documentos necessários, para que ele dê utilidade aos seus estudos e sua vida acadêmica”, completou Arlete Mendonça.

Encontro

Durante o evento os diretores escolares puderam discutir a importância da organização do acervo escolar, do planejamento pedagógico e da avaliação educacional no cumprimento das exigências normativas. Também foi permitida a troca de experiências e boas práticas entre os participantes para fortalecer a qualidade da educação básica no estado. 

Segundo a secretária executiva do conselho, Marivalda Melo, o projeto idealizado visa a segurança das unidades de ensino e que elas estejam legalizadas junto ao CEE, mediante o credenciamento e a autorização, para funcionar devidamente. 

“O Conselho gerencia tanto o sistema público quanto o sistema privado e nós estamos prezando pela qualidade do ensino no estado do Amazonas como um todo”, explicou Marivalda.

 

TEXTO: Andrya Pietra

FOTO: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar