Pernambuco
19.12.2025
Servidores da Secretaria Estadual de Educação (SEE) participaram, nesta segunda-feira (15), do Seminário de Educação de Pernambuco, que reuniu especialistas para discutir os principais avanços e desafios da educação no Estado. Com o tema “Educação, mudança e transformação: projetando as metas e desenhando o futuro”, o evento realizado no Centro de Convenções de Pernambuco, na Região Metropolitana do Recife, contou com abertura da governadora Raquel Lyra e condução do Secretário de Educação, Gilson Monteiro.
A partir da iniciativa, gestores escolares, secretários executivos, gerentes regionais e parceiros do Governo do Estado na área educacional participaram de debates técnico-pedagógicos sobre o momento atual da educação pernambucana. O seminário ainda trouxe um balanço das ações da SEE nos últimos anos e reforçou as diretrizes voltadas às políticas públicas para o ensino fundamental e o ensino médio, com o objetivo de alinhar prioridades educacionais e fortalecer as estratégias de melhoria da aprendizagem na Rede Estadual.
“Hoje, nessas reflexões que nós fazemos juntos, construindo os próximos cinco anos, nós já teremos as bases lançadas para o presente e para o futuro. Não é por acaso que nós somos a terceira melhor educação do Brasil, rumo à primeira no ano que vem. Vocês que estão no chão da escola todos os dias vão ajudar a gente a escrever o futuro, e o futuro já começou”, reforçou a governadora Raquel Lyra.
A programação contou com quatro mesas temáticas. O painel “Alfabetização e Regime de Colaboração” apontou o protagonismo de Pernambuco nesse movimento e os resultados já alcançados em parceria com os municípios. A mesa “Anos finais e Escola das Adolescências” discutiu a importância das políticas para a área, enquanto o debate sobre “Ensino Médio Integral” reforçou o protagonismo de Pernambuco na implementação dessa modalidade. Por fim, a mesa “Educação Profissional” trouxe informações sobre economias do futuro, mudanças no mundo do trabalho e inclusão produtiva.
“Esse seminário construído com a governadora Raquel Lyra e com grandes parceiros permitiu trazer um demonstrativo do que a educação de Pernambuco já vem desenvolvendo junto aos seus estudantes e professores. É um balanço da gestão até então e a projeção de métodos de desenvolvimento para um futuro com sustentabilidade. A partir das mesas, discutimos temas fundamentais. Melhorar nosso processo administrativo permite refinar a estruturação da Rede Estadual para desenvolver a educação que a gente quer”, afirmou Gilson Monteiro. O secretário de Educação encerrou o evento com uma fala em que compartilhou as diretrizes para 2026 e apresentou os destaques da educação de Pernambuco em 2025, como o Pix Tênis, o Programa Ganhe o Mundo e o avanço das melhorias na estrutura das escolas estaduais.
Mostra de inovações
Paralelo ao seminário, a Mostra de Inovações Científico-Culturais reuniu 51 trabalhos de destaque dos estudantes do ensino médio das 16 Gerências Regionais de Educação (GREs). Os trabalhos foram apresentados por meio de e-posters, na modalidade de Comunicação Oral.
A iniciativa fomenta a socialização de vivências pedagógicas bem-sucedidas nas escolas estaduais, valorizando a ciência, a tecnologia, a pluralidade e a diversidade de expressões socioculturais, além de reconhecer o protagonismo de estudantes e educadores. Os projetos apresentados contemplam todas as áreas de conhecimento (Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas), bem como os Itinerários Formativos de Aprofundamento, Robótica, Compet Médio-Tec e Espaços Cria.
A estudante Yasmim Pimentel, da Escola Técnica Estadual (ETE) José Joaquim da Silva Filho, de Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata, apresentou o projeto “Agrofam” durante a mostra. “É um aplicativo voltado para conectar agricultores familiares, como feirantes, a empresas, governos e ONGs. A gente trabalha aspectos como a valorização do lucro e a cultura dos agricultores familiares, que são a base da alimentação de toda a nação”, falou a estudante. O trabalho será apresentado na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, em 2026, após vencer o Desafio Tack, uma competição de empreendedorismo que desafia alunos do ensino médio a desenvolverem soluções inovadoras para problemas reais.