Sessão de cinema vira aula criativa e prepara alunos para o Saeb em Escola de Tempo Integral no interior do Piauí

Piaui

02.05.2025

Logo na chegada à escola, os estudantes do CETI Lucinete Santana da Silva, em Paulistana, tiveram uma surpresa que fugia completamente da rotina: o auditório havia se transformado em sala de cinema. Cartazes de filmes, pipoca, ingressos simbólicos e, claro, um ambiente preparado para mais do que entreter — ensinar de um jeito diferente.

A ação faz parte do projeto Cine Saeb, uma proposta criativa que une educação e audiovisual para preparar os estudantes da 3ª série do Ensino Médio para a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A avaliação, que acontece no final do segundo semestre, mede o nível de aprendizagem dos alunos em áreas como Língua Portuguesa e Matemática.

A experiência vai além da tela. O projeto é dividido em duas etapas: primeiro, os professores trabalham em sala os conteúdos e descritores da prova. Em seguida, os estudantes vão para o “cinema” escolar, onde assistem a filmes e curtas que abordam temas sociais relevantes, gerando debates e atividades reflexivas.

“O objetivo é sair da estrutura tradicional da sala e trazer uma abordagem mais leve, porém focada nos objetivos pedagógicos do Saeb”, explica o professor de Língua Portuguesa Jairo Souza. “Eles participaram ativamente, se divertiram, refletiram e aprenderam. Tudo isso por meio de dinâmicas e jogos após os filmes.”, completa. 

Na estreia do projeto, os alunos assistiram a episódios de série e filmes como Todo Mundo Odeia o Chris, A Caixa e Na Palma da Mão, que tratam de temas como bullying, uso excessivo de telas, homofobia e os perigos da internet.

“Foi divertido e diferente. A gente aprende mais assim”, disse o aluno Samuel Ícaro da Silva. Já a colega Érica Teixeira destacou como a atividade conseguiu equilibrar aprendizado e entretenimento: “Conseguimos nos distrair, mas ao mesmo tempo prestar atenção no conteúdo. Queremos mais sessões como essa!”, continua. 

Matemática também entra em cena

Não foram apenas os conteúdos de Português que foram abordados. Os professores de Matemática também embarcaram na proposta interdisciplinar. A partir das temáticas dos filmes, os alunos foram levados a refletir sobre dados, tempo de tela, golpes financeiros e raciocínio lógico — tudo isso ligado ao cotidiano dos jovens.

“A interdisciplinaridade aqui não é discurso, é prática. Tudo é planejado em conjunto, nas reuniões pedagógicas. A gente busca sempre novas formas de engajar os estudantes”, conta a gestora da escola, Lucileia Acioly.

A iniciativa faz parte do Programa Gestão da Aprendizagem 2025, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc-PI). O programa tem como foco acompanhar e fortalecer o desempenho dos estudantes por meio de ações concretas, como os Minitestes de Língua Portuguesa e Matemática, além de projetos inovadores como o Cine Saeb.

Para o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, essa abordagem é o retrato do que o Piauí busca: qualidade com significado. “O Cine Saeb é mais uma das estratégias da Seduc para preparar nossos estudantes para as avaliações externas de forma significativa, valorizando o conteúdo, mas também o aluno enquanto ser pensante e crítico. É assim que consolidamos o Piauí como referência nacional em educação pública de qualidade”, afirmou.