O Governo de Sergipe, por meio de cooperação técnica entre a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) e a Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec), lançou nesta segunda-feira, 7, os editais de números 02/2022, 03/2022 e 04/2022, respectivamente, referentes aos programas de Apoio a Projetos de Desenvolvimento do Ensino na Escola – bolsas IC Jr/Seduc; de Apoio a Olimpíadas de Ciências; e de Feiras de Ciências Escolares e Feira Científica Estadual. Somados, os investimentos chegam a quase R$ 3 milhões.
Os editais foram apresentados no âmbito do Programa de Pesquisa e Ciência na Educação Básica de Sergipe, intitulado Pesquisa na Escola. O selo visa a integrar todas as iniciativas e editais voltados ao desenvolvimento de ações na Rede Pública Estadual de Ensino vinculados à parceria Fapitec e Seduc. O lançamento aconteceu durante a cerimônia de abertura do ano letivo 2022, que contou com a presença de alunos, professores, gestores e comunidade escolar.
Durante o evento de lançamento, o secretário da Seduc, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho, destacou a importância dos editais como parte da estratégia de retomada do fluxo científico e educacional após a crise pandêmica. “Este é um ano para começar a ampliação de jornada para essa trajetória de recomposição das aprendizagens e de superação das sequelas educacionais que acumulamos nesse período”, afirmou.
Já o diretor-presidente da Fapitec, Ronaldo Guimarães, comentou que “em 2020 e 2021, seis editais foram lançados por meio da parceria entre Fapitec e Seduc, abrangendo diversas áreas e demandas no contexto das escolas públicas. Em 2022, estamos dando continuidade a essa história, trazendo novos editais e visando a apoiar ainda mais alunos, educadores e projetos de grande impacto e potencial”, disse.
Editais
O edital de Programa de Apoio a Projetos de Desenvolvimento do Ensino na Escola – Bolsas IC Jr/Seduc (02/2022) destina-se a possibilitar a participação de alunos do Ensino Médio, Ensino Profissionalizante e do 9º ano do Ensino Fundamental em atividades de pesquisa científica e tecnológica, orientadas por professor pesquisador qualificado, em unidades escolares da Rede Pública Estadual de Sergipe.
As inscrições devem ocorrer até o dia 29 de abril, e as linhas temáticas apoiadas por esse edital devem discorrer sobre projetos científicos e tecnológicos por áreas de conhecimento, projetos relacionados à covid-19 e projetos de ciência e interação com a comunidade. Por meio de acordo de cooperação técnica celebrado entre a Fapitec e a Seduc, estarão disponíveis até 200 auxílios para projetos e até 600 cotas de bolsas IC Jr/Seduc para estudantes da Rede Pública Estadual de Sergipe.
O Programa de Apoio a Olimpíadas de Ciências (03/2022) objetiva apoiar a realização de Olimpíadas de Ciências ou competições científicas no âmbito do estado de Sergipe, voltadas para a melhoria da Educação Básica, dos ensinos Fundamental e Médio, bem como identificar e estimular jovens talentos para carreiras científico-tecnológicas.
As inscrições podem ser realizadas até o dia 10 de junho. Os auxílios concedidos serão financiados a partir de recursos não reembolsáveis oriundos da Seduc, no valor global de R$ 480.000,00, para a implementação de até 16 auxílios no valor de até R$ 30.000,00 cada.
E o edital de Feiras de Ciências Escolares e Feira Científica Estadual (04/2022) recebe inscrições até o dia 1º de julho, buscando fomentar a realização das feiras escolares de Ciência e Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo, com a finalidade de promover a formação em nível de Pré-Iniciação Científica, visando ao desenvolvimento acadêmico e à iniciativa empreendedora, bem como incentivar a produção de experimentos e estimular o desenvolvimento da criatividade e da capacidade inventiva, enriquecendo os estudantes no despertar de vocações, além de incentivar o uso de pesquisas nas escolas públicas de Sergipe.
Os auxílios e bolsas concedidos nesse edital serão no valor total de R$ 1.678.200,00, oriundos da SEDUC/SE, sendo R$ 1.591.000,00 para a contratação de 185 projetos de Feiras de Ciências Escolares e mais 555 bolsas de Iniciação Científica Júnior – IC Jr/SEDUC e R$ 87.200,00 para a contratação de um projeto de Feira Científica Estadual, mais uma bolsa de Desenvolvimento Tecnológico Industrial – DTI e mais 20 bolsas IC Jr/SEDUC.
As escolas estaduais terão o Comitê Multidisciplinar de Mobilização para o Empoderamento das Mulheres e Enfrentamento ao Machismo. Esta é uma das medidas estabelecidas na Portaria n° 519/2022, publicada pela Secretaria da Educação do Estado, nesta quarta-feira (9), no Diário Oficial do Estado, e que integra um conjunto de iniciativas adotadas pelo órgão para marcar o Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março. Confira a portaria aqui: https://bit.ly/3pPqHKH Assinada pelo secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, a portaria dispõe sobre orientações para a aplicação da Lei Estadual nº 14.452, de 1° de fevereiro de 2022, que institui a Campanha de Empoderamento das Mulheres e Enfrentamento ao Machismo, na rede pública de ensino do Estado da Bahia, e dá outras providências.
"É nosso dever combater todo tipo de preconceito, discriminação e violências. Esta portaria visa intensificar, no âmbito escolar, esta campanha para promover a conscientização da comunidade escolar sobre os direitos das mulheres, dando a elas cada vez mais voz e as empoderando no enfrentamento ao machismo", afirmou o secretário Jerônimo. Neste sentido, as escolas terão um prazo de 30 dias, a contar da publicação desta portaria no Diário Oficial do Estado, para instituir o Comitê Escolar Multidisciplinar de Mobilização para o Empoderamento das Mulheres e Enfrentamento ao Machismo. O comitê terá a função de elaborar um plano anual de ações pedagógicas para a discussão curricular, por meio de temáticas voltadas para as questões de desigualdade de gênero, com vistas à valorização das mulheres, em consonância com as campanhas anual e internacional de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, promovidas pela ONU.
O comitê multidisciplinar terá funções deliberativas, consultivas, avaliativas e mobilizadoras e será composta por representantes dos docentes, alunos, voluntárias e/ou voluntários, que, preferencialmente, sejam integrantes do Centro de Referência de Assistência Social - CRAS, da área de pertencimento territorial da unidade escolar, e/ou representantes das Instituições de Ensino Superior (IES). As ações pedagógicas, que são de competência do comitê, deverão ter pauta assegurada nas atividades complementares em todas as áreas do conhecimento e, respeitando a autonomia pedagógica, deverão também transversalizar o currículo escolar em concordância com o calendário letivo da rede pública estadual. Essas ações também deverão dialogar com programas como Mais Estudo; Bolsa Presença; e Educar para Trabalhar; Ciência na Escola; bem como com a formação continuada dos professores e iniciativas desenvolvidas pela Secretaria Estadual de Políticas para Mulheres (SPM) e Instituições de Ensino Superior, entre outros parceiros institucionais. Também ficam instituídas as Conferências Escolares para a Promoção do Empoderamento das Mulheres e Enfrentamento ao Machismo, integradas ao calendário escolar, mediante a implementação dos 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, envolvendo as comunidades acadêmicas e a sociedade civil, a partir do protagonismo estudantil, como espaço de discussão da temática, tendo como referencial as linguagens artísticas, corporais e científicas.
A rede estadual de Santa Catarina teve três estudantes que conquistaram medalhas na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP). Uma aluna de Navegantes e dois de Maravilha comemoram as medalhas de bronze na premiação realizada pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), que contou com cerca de 300 mil inscritos de todo país.
Estudante da 2ª série do Ensino Médio da EEB João XXIII, em Maravilha, Guilherme Ivo Ahlert Kank, sempre gostou de participar de olimpíadas, tanto que já ganhou medalha de prata na edição de Matemática no ano passado, quando estava no 1º ano: “Esse resultado mostrou que o esforço valeu a pena, ainda mais com o ensino remoto e híbrido na pandemia”. Ele pediu emprestado um livro de física ao professor para se aprofundar nos estudos em casa.
Daniel Cauan Gonçalves agora está na 3ª série, mas fez a prova quando estava na 2ª da mesma escola. “Foi um resultado satisfatório, apesar de inesperado. Num ano atípico, além do apoio do professor, foi necessário buscar conhecimento fora, na internet, estudando livros e artigos”, destaca.
Professor realizou oficinas extraclasse
O professor de Física de ambos, Sandro Rogério Bagnara, desenvolve atividades de estudo preparatórias para alunos participarem da Olimpíada por meio de oficinas pedagógicas extraclasse. Em virtude da pandemia essas atividades não ocorreram e só retornaram no segundo semestre de 2021. “Foram momentos de estudo e valorização do saber científico, além de troca de experiências, leituras e discussões”. Ele destaca a felicidade de toda a comunidade escolar pelo resultado obtido pelos dois alunos. “Ambos se destacaram na resolução dos problemas propostos e demonstram que o querer, o buscar, o conhecer abrem portas e permitem um crescimento intelectual”, pontua.
O convite para fazer parte da oficina de física foi realizado para todos os alunos do Ensino Médio, sendo que 12 estudantes da unidade se prontificaram a participar dos encontros preparatórios e da fase local da olimpíada. Na primeira fase da OBFEP, cinco obtiveram nota suficiente para participar da segunda fase, de âmbito regional.
Aluna motivada
A estudante Marina de Jesus Zanchin, do 9º ano da EEB Prof. Daniela Pereira, em Navegantes, não tinha grandes expectativas para a prova, pois estudou por conta própria durante a pandemia. Além de receber dicas do professor da escola, ela assistiu a videoaulas e leu um livro de física mecânica que pegou emprestado da biblioteca da unidade: “Apesar das dificuldades fiquei realmente feliz e inspirada com essa conquista e vou tentar este ano também”.
Como funciona a prova:
Em cada fase os alunos participantes da OBFEP serão divididos em três níveis, de acordo com o seu grau de escolaridade:
Nível A– alunos matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental, no ano letivo da realização das provas;
Nível B– alunos matriculados na 1ª e 2ª séries do Ensino Médio;
Nível C– alunos matriculados na 3ª série e 4ª série (onde houver).
A prova da 1ª Fase contém questões de múltipla escolha e foi realizada nos dias 21 e 22 de setembro, pela própria escola. A aplicação da prova teve duração de três horas.
A prova da 2ª Fase consta de questões teóricas e pode ter uma parte prática; essa prova foi realizadas no dia 04 de dezembro, com duração de quatro horas. As questões teóricas e experimentais serão discursivas e específicas para cada nível.
Saiba mais:
A Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) visa a valorização da escola pública, a melhoria do ensino e estudo das ciências, propiciando ao estudante uma forma de avaliar sua aptidão e seu interesse pela Ciência, em geral, e pela Física em particular.
Podem participar da OBFEP estudantes de escolas públicas municipais, estaduais e federais em que houver pelo menos um professor responsável.
Proporcionar um ambiente agradável para o processo de ensino aprendizagem é uma das principais metas do Governo de Roraima, que tem trabalhado na revitalização de escolas em todo o Estado. Nesta terça-feira, dia 8, foram reinauguradas três unidades de ensino no município de Mucajaí que foram completamente revitalizadas e estruturadas com mobiliário e equipamentos novos.
Juntas, as unidades atendem cerca de 1,4 mil alunos em duas vilas na sede do município. As obras de recuperação fazem parte do programa “Aqui Tem Obra”. “Escolas estruturadas favorecem o aprendizado e pensando nisso estamos trabalhando para dar melhores condições aos nossos estudantes, professores e servidores, em busca da melhoria dos nossos índices educacionais", destacou Antonio Denarium.
Entre os mobiliários e equipamentos novos estão carteiras escolares, kits refeitório, quadros brancos, conjunto de mesa e cadeira para professor, bebedouros, armários, TVs Smart, além de utensílios para copa e cozinha como freezers e geladeiras. O valor investido nas revitalizações das três unidades foi R$ 1,4 milhões, recursos do Tesouro Estadual.
A primeira unidade reinaugurada foi a Escola Estadual Francisco Julião, localizada na Vila Tamandaré, distante 15 quilômetros da sede do município. Para o gestor Henderson Silva, ver o prédio recuperado é um sonho realizado.
“Agora temos um ambiente agradável para receber os alunos, temos também professores qualificados além de equipamentos como datashow, computadores e TV. A comunidade agradece por esse olhar especial para nossa escola”, disse.
A segunda unidade entregue foi a Escola Estadual Vereador Francisco Pereira Lima, localizada na sede de Mucajaí. Para Thayamilly da Costa, estudante do 8° ano do Ensino Fundamental, é uma alegria retornar às aulas presenciais em uma escola nova.
“Gostei da volta às aulas presenciais, pois pude rever meus amigos, e ainda tem várias coisas novas aqui, compraram carteiras novas, bebedouros, fizeram a revitalização da escola, ficou tudo muito legal”, disse.
A terceira unidade de ensino reinaugurada foi a Escola Estadual Nossa Senhora da Penha, na vila da Penha, a 70 quilômetros da sede. O terreno onde hoje fica localizada a escola, foi doado pelo senhor Antonio Siqueira da Silva, conhecido como Tuíca, que esteve presente na reinauguração.
“Sou recém concursada do Estado, cheguei aqui nessa escola e foi uma surpresa para mim encontrar em uma comunidade pequena como a Vila da Penha, uma escola já revitalizada e com móveis novos. É muito gratificante saber que contamos com o apoio do Governo”, disse a professora Luciana Chaves.
Entrega de kits com material de fanfarra
Em Mucajaí, também houve a entrega de kits de reposição de material de fanfarra para quatro escolas: Colégio Estadual Militarizado Maria Mariselma, Escolas Vereador Francisco Pereira Lima e Padre José Monticone e Colégio Estadual Militarizado João Rogélio Shuertz, de Caracaraí. Cada kit contém 37 instrumentos.
O Governo do Estado adquiriu 34 kits que serão distribuídos para as escolas que possuem fanfarras e bandas marciais, o objetivo é fortalecer e estimular o trabalho musical desenvolvido com os estudantes da rede estadual de ensino. O investimento do Tesouro Estadual é na ordem de R$ 30 mil.
Pagamento de retroativos e progressões
Durante o discurso, a secretária de Educação e Desporto, Leila Perussolo, informou que o Governo já autorizou o pagamento de R$ 7 milhões em retroativos de progressões verticais e horizontais para 278 professores.
“Existem progressões devidas desde 1995 e o Governo está trabalhando para saldar esse débito. Outra ação importante é a aquisição de 26 mil tablets para todos os estudantes do Ensino Médio, os equipamentos vão dinamizar o processo de ensino aprendizagem em sala de aula”, finalizou a secretária Leila Perussolo.
Por: Mágida Azulay Khatab
Fotografia: Secom/RR
A Secretaria de Estado de Educação (SED), por intermédio da Coordenadoria Regional de Educação da região Metropolitana (CRE-2) e da Coordenadoria de Políticas para a Educação Especial (COPESP) abrem inscrições para interessados em atuar no apoio pedagógico especializado nos municípios da região metropolitana. A ação justifica-se no artigo 24 da Resolução/SED nº 4007/2022, visto que o Banco Reserva em alguns municípios para a referida função foi exaurido.
Inscrições
Os interessados em atuar como apoio pedagógico especializado para 2022, deverão se inscrever entre os dias 10 de março a 13 de março de 2022, e a equipe realizará a análise curricular para posterior designação, conforme necessidade da administração pública.
Os candidatos com inscrições deferidas, não designados, comporão um cadastro de apoio pedagógico especializado para o ano de 2022. As inscrições estão abertas por meio do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfC55l4Fa3YS1a_ml4jPyDwr3A8XlyUFuojZ22KGpPxlIjMWw/viewform
Documentação
Para atuar como Apoio Pedagógico Especializado, os profissionais deverão anexar e apresentar os seguintes documentos comprobatórios da sua habilitação:
I. O professor especializado em educação especial deverá ter sua formação mínima em curso de Licenciatura plena em Educação Especial ou em outras áreas do conhecimento;
II. Curso de pós-graduação em nível de especialização em Educação Especial, ou em uma de suas áreas: Deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento, Altas Habilidades/Superdotação, Atendimento Educacional Especializado.
Adersino Junior, SED/MS
O governador Ronaldo Caiado inaugurou, na manhã desta quarta-feira (09/03), as quadras cobertas de quatro colégios estaduais localizados em Aparecida de Goiânia. O investimento total nas estruturas supera R$ 1,1 milhão. Na solenidade, também assinou ordem de serviço para conclusão da construção de um colégio padrão século XXI no Residencial Cândido de Queiroz, que receberá aporte de R$ 5,5 milhões.
“Estão vendo o volume de dinheiro que está sendo destinado só aqui a Aparecida. Isto é acreditar na Educação”, afirmou o chefe do Executivo estadual. Localizado no Setor Garavelo, o Colégio Estadual Jaci Abércio Viana, palco da solenidade, obteve R$ 260 mil para as melhorias. Também houve a inauguração simbólica das estruturas dos colégios estaduais Marieta Telles Machado (R$ 257,9 mil), Divaldo Divino de Souza (R$ 291,8 mil) e Juscelino Kubitschek de Oliveira (R$ 308 mil).
Até o momento, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), já investiu R$ 4,9 milhões em 14 quadras no município. Além das estruturas, cada uma das escolas estaduais de Aparecida de Goiânia receberá um kit de materiais esportivos. “Nosso padrão é ser padrão de excelência. Essa é a minha meta, isso que me motiva na vida”, ressaltou o governador, ao falar sobre a estruturação das instituições. “Goiás tem um governador da Educação”, comentou a titular da Seduc, Fátima Gavioli. A secretária ainda anunciou projeto para que, a partir de 2023, o Setor Garavelo, na saída para Hidrolândia, receba obras de uma escola padrão século XXI.
Retomada de obras
Com a assinatura da ordem de serviço para conclusão do Colégio Estadual Cândido de Queiroz, será retomada a construção iniciada em 2013, mas paralisada após a empresa decretar falência por falta de pagamento em outras obras realizadas para o Estado na gestão anterior. O governo elaborou novos projetos seguindo a atual legislação, além de orçamentos e licitação. O colégio padrão século XXI terá 12 salas de aula, auditório, biblioteca, laboratório de ciências e informática, quadra coberta e edificação acessível. O investimento na obra será de R$ 2,8 milhões de verba estadual e R$ 2,7 milhões de recursos federais.
“Quero reconhecer e agradecer. Há quase oito anos, como deputado estadual, percorri Aparecida e as estruturas físicas das escolas estaduais eram deploráveis para os estudantes e os profissionais da Educação”, relembrou o ex-deputado federal Daniel Vilela. “Vamos dever eternamente ao senhor esta revolução que faz, esta qualidade”, completou o deputado federal Delegado Waldir.
“A gente fica em casa despreocupada. Aqui é a segunda casa deles. Quero agradecer pelo amor que tem pelos nossos filhos”, enfatizou Benny de Jesus Silva Souza, mãe de estudante da rede estadual de ensino, que falou em nome dos responsáveis. “Sentimos orgulho em ter um governador que investiu de coração na Educação. Obrigada por tantas coisas que valorizaram Goiás. Pode ter certeza que é seu melhor investimento”, garantiu a representante dos estudantes, Kamilly Vitória Sousa Santiago. “Muito obrigado por mais esta conquista para os nossos alunos”, salientou Roberto Borges de Oliveira, professor da rede estadual.
Estiveram junto ao governador também a coordenadora regional de Educação de Aparecida de Goiânia, Núbia Gomes de Brito Farias; o superintendente de Infraestrutura da Seduc, Gustavo Veiga Jardim; a presidente do Conselho da Juventude, Carolina Tavares Araújo; os assessores especiais da Governadoria Lyvio Luciano e Paulo Magalhães; além de demais lideranças políticas, servidores e servidoras da Educação e pessoas convidadas.
“Eu desafio vocês a encontrarem uma escola, neste país, que vai ser tão completa em atendimento a pessoas com necessidades educativas especiais quanto esta. Nós vamos atender todos aqueles que precisam”, afirmou a secretária de Estado da Educação de Goiás, Fátima Gavioli, durante a solenidade de assinatura da ordem de serviço para a implantação do Centro de Referência Estadual em Educação Especial Florescer, nas dependências físicas do Centro de Atendimento Educacional Especializado Instituto Pestalozzi, em Goiânia.
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, destacou na cerimônia, o cuidado do governo com as pessoas, com o seu bem-estar, além de reafirmar sua postura pessoal e da sua gestão quanto à dimensão da Educação para o progresso e desenvolvimento social do Estado.
“A minha grande meta de governo é fazer com que a escola pública volte a ser escola de referência. Nós vamos fazer com que as escolas de Goiás sejam as melhores escolas do país, essa é a nossa meta de governo. Os pais podem ter certeza, o que muda o Estado é a qualidade da Educação que nós podemos dar às nossas crianças. Daqui a uns anos, essas crianças vão melhorar a vida dos pais, vão melhorar o estado”, declarou o governador.
Construído pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), juntamente com a comunidade escolar do Instituto Pestalozzi, o arrojado projeto pedagógico do Centro Florescer irá ampliar e fortalecer o atendimento ao público da Educação Especial na rede pública estadual de ensino. A adequação e melhoria da infraestrutura e arquitetônica do novo Centro se somam aos investimentos de R$ 10 milhões na revitalização de todas as 316 salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE) da rede estadual, que, neste momento, também passam por reforma e recebem novos equipamentos.
Espera de mais de duas décadas
O Instituto Pestalozzi, diferente do que possa parecer, não integra a rede de instituições Pestalozzi, de tradicional atendimento na Educação Especial, mas apenas, até agora, tinha essa denominação. O novo nome, Florescer, foi definido em circunstâncias que permitiram novo cadastro no Inep/MEC, CNPJ, e, sobretudo, possibilitaram a modulação de profissionais e o recebimento de recursos diretamente destinados às unidades escolares da rede pública estadual.
O conjunto de investimentos e melhorias da infraestrutura desta escola de atendimento Educacional Especial foi aguardado há anos por gestores, professores, servidores, pais, alunos.
“Talvez eu não consiga expressar, governador, a alegria que nós sentimos. Tem 22 anos que eu estou nesta instituição, e ela, assim, esquecida. Graças a esse olhar de vocês para a Educação Especial, nós vamos poder contar com uma escola digna dos nossos alunos especiais. Eu falo em nome de toda a comunidade. Muito obrigada”, declarou na solenidade a gestora do Pestalozzi, Joelma dos Santos Luz.
Representando os pais na cerimônia de anúncio da reforma da escola e implantação do Centro Florescer, Cristina Sizervincio dos Santos emocionou os presentes contando que seu filho, de uniforme na plateia, era um estudante como todos ali sentados, recebendo atenção como todos os demais alunos das escolas estaduais.
“Estou aqui para agradecer o olhar que vocês têm dedicado a nós. A palavra inclusão é muito bonita de ser dita, mas, o exercício dela não é fácil. É algo muito difícil” falou a mãe que representava os demais. “Tem 25 anos que o meu filho estuda nesta instituição. Esse olhar igualitário é inclusão, isso é um olhar de amor e de compaixão por todos”.
Política pública
Neste ano letivo de 2022 a rede pública estadual de ensino de Goiás atende cerca de 17 mil alunos na Educação Especial. Os estudantes com deficiência são atendidos em escolas regulares e especiais por meio do Atendimento Educacional Especializado (AEE), com o apoio de professores regentes e de profissionais da Educação Especial.
Presente à solenidade de implantação do Centro Florescer, o vereador por Goiânia, Willian Veloso, que tem deficiência desde os 17 anos de idade, falou sobre a importância de políticas públicas para a inclusão da pessoa com deficiência. “Primeiro vem a pessoa, depois a deficiência”, afirmou. O vereador destacou o acesso à Educação, como fator de valorização da pessoa com deficiência.
“Eu sei o quanto vocês, pais, mães, avós, que cuidam das pessoas com deficiência têm esperança numa política pública que realmente cuide da criança, do jovem, da pessoa com deficiência em todos os aspectos, de forma inclusiva”, disse a secretária da Educação, Fátima Gavioli, que fez mestrado em Educação Especial e doutorado em Cognição. “Posso lhes assegurar, vereador Willian Veloso, que a Inclusão é um assunto que não saiu da pasta da Secretaria da Educação um só momento nestes últimos três anos”, afirmou a secretária.
Nada é caro para a Educação
Goiás foi pioneiro no país ao adquirir e entregar ao aluno cego o dispositivo OrCam MyEye, de visão artificial, considerado a inovação tecnológica mais avançada do mundo para esta área. Todos os estudantes cegos da rede estadual e de redes municipais também já foram atendidos.
A entrega desse dispositivo aos alunos de escolas públicas, um equipamento caro, de tecnologia israelense, foi lembrada pelo governador Ronaldo Caiado, que enfatizou todos os esforços empreendidos pelo Governo do Estado para que a rede estadual possibilite ao aluno tudo o que há de melhor, em termos de qualidade, de modernidade. “Temos feito tudo para motivar vocês. Eu quero que vocês estudem, amanhã vão ser bons profissionais, vão dizer o quanto é importante a Educação e vamos continuar melhorando, cada vez mais, o nosso Estado”, afirmou Caiado.
O governador de Goiás destacou, ainda, que o Estado arrecada imposto não é para construir obras faraônicas, mas, para possibilitar o cuidar das pessoas. E, segundo o governador Caiado, é esse cuidar das pessoas que move o governo para investimentos como no Centro Florescer. “Investimos muito, mas nada é caro para a Educação”, afirmou Ronaldo Caiado.
Benfeitorias
No novo Centro Florescer, para além da escolarização de pessoas com deficiência, serão acrescidos o atendimento e apoio ofertados na rede estadual nos núcleos de Altas Habilidades/Superdotação (NAAHS) e de Atendimento Educacional Hospitalar (NAEH) e nos centros de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP) e de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS).
Com investimentos no valor de R$ 6.349.823,64 as obras de reforma e ampliação do novo centro de atendimento a pessoas com deficiência incluem melhorias na acessibilidade; construção de dois novos blocos prediais, e de muros e de portões; reforma geral dos blocos A e G; cobertura e pintura dos blocos já existentes; implantação de central de gás; reforma da quadra de esportes; implantação de playground; reforma e ampliação dos sanitários; e, o desenvolvimento de projeto de paisagismo.
A secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira, esteve presente, na manhã desta segunda-feira, 7 de março, no Instituto do Cérebro (InsCer) do Hospital São Lucas de Porto Alegre, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
Na ocasião, ela foi recebida pelo diretor do Instituto do Cérebro, Jaderson Costa da Costa; pelo pró-reitor de Administração e Finanças da PUC-RS, Alam Casartelli; e pelo professor e pesquisador, Augusto Buchweitz.
“Conhecer o InsCer foi uma oportunidade única para reafirmar a importância das pesquisas sobre o cérebro e a sua ligação direta com os resultados de aprendizagem. A ciência evoluiu muito. Nós temos hoje muitos conhecimentos que podem e devem influenciar em um aprendizado melhor e criar oportunidades inovadoras para os alunos da Rede Estadual”, destaca a secretária Raquel Teixeira.
InsCer
O Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer) é uma entidade filantrópica, que faz parte da Rede Marista e é mantida pela União Brasileira de Educação e Assistência (UBEA). O InsCer tem basicamente duas linhas de atuação: a pesquisa e a assistência. Como pesquisa, é conduzido por um time de neurocientistas renomados mundialmente e está comprometido com o desafio de desenvolver pesquisas na área de neurociências que sejam aplicadas à população. Como assistência, oferece serviço de exames de imagem com equipe qualificada e tecnologia de altíssimo nível.
A determinação para alcançar o sonho de cursar Ciências Contábeis foi o que estimulou o estudante Rhuan Souza Neves, de 19 anos, a conseguir 920 pontos na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Egresso da Escola Estadual Deputado Armando de Souza Mendes, no município de Tefé (a 523 quilômetros de Manaus), ele agora vai estudar em uma universidade na capital, com bolsa de estudos.
O ex-aluno da Secretaria de Estado de Educação e Desporto conta que se preparou com os conteúdos do “Aula em Casa”, “Acerta + Enem” e com os materiais indicados pelos professores, além de reforços e aulões na escola. Para ele, o incentivo foi primordial para manter o foco nos assuntos recorrentes nos vestibulares.
“Com o apoio e auxílio da escola, com as aulas e o material disponibilizado eu pude focar e fazer os simulados bem mais preparado, eu treinava a redação todo final de semana com diferentes temas. Ver o resultado disso, o quanto consegui me destacar é maravilhoso”, conta Rhuan.
O gestor da escola, Raimundo Medeiros, acredita que a estrutura pedagógica, o auxílio e incentivo no ensino foi essencial para o bom rendimento do estudante. Ele diz que seguirá com essa dinâmica na escola e quer incentivar mais estudantes.
“A escola busca, por meio de diversas ações, despertar o desejo pela leitura, reforçando os estudos e o foco para uma boa escrita e embasamento crítico. Além de ser uma fonte de aprendizagem, temos o princípio de auxiliar o estudante como sujeito de sua própria vida”, frisa Medeiros.
O jovem que sempre foi interessado e dedicado na disciplina de Língua Portuguesa, realizou a redação com o tema: “Invisibilidade e registro civil” de forma crítica e objetiva, conforme a própria avaliação. Agora ele está se preparando para ingressar em uma universidade na capital, onde poderá concorrer a uma vaga por meio da nota do Enem.
Acerta + Enem – Disponibilizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação e Desporto, o material é voltado ao auxílio e preparação para a prova nacional, com exercícios e conteúdos especializados. Os livros deram a base de estudo para os estudantes durante a pandemia da Covid-19.
Aula em Casa – Os conteúdos do “Aula em Casa” vão ao ar todos os dias, pelo aplicativo, pela plataforma Saber + e canal no YouTube, além dos canais 20.2, 20.3 e 20.4 da TV Tiradentes e 2.2, 2.3 e 2.4, na TV Encontro das Águas. Os conteúdos são voltados para atender a grade curricular definida pelo Ministério da Educação e os estudantes contam ainda com aulas por aplicativos de reuniões com os professores para tirar dúvidas
FOTO: Arquivo pessoal