Secretários

Aberson Carvalho

Secretário(a) de Educação

Rua Rio Grande do Sul, 1907, Volta Seca, RIO BRANCO/AC
CEP: 69.911-018

gabseeacre@gmail.com

http://www.see.ac.gov.br

Natural de Rio Branco-AC, o professor Aberson Carvalho de Sousa é formado em Ciências Sociais pela Universidade União Educacional do Norte – Uninorte. Atuou como Professor e Coordenador Pedagógico da Rede Privada de Ensino.

Foi Coordenador de Projetos no Programa Nacional de Segurança Pública e Cidadania – PRONASCI, no Ministério da Justiça, em Brasília-DF, e na Secretária de Estado de Segurança Pública do Acre, no ano de 2011. Em 2015, foi Diretor de Planejamento e Gestão no Instituto de Administração Penitenciária do Estado do Acre – IAPEN, período em que foram desenvolvidos os projetos de reestruturação do Sistema Prisional. Em 2018, assumiu como Diretor Presidente da pasta.

No âmbito municipal, atuou na ouvidoria da Prefeitura, foi Secretário Municipal de Meio Ambiente – SEMEIA e Assessor especial da Prefeitura Municipal de Rio Branco-Acre, no ano de
2019.

Marcius Beltrão

Secretário(a) de Educação

Av. Fernandes Lima, Prédio Antigo SUEPRO, S/N, Farol - CEPA, MACEIO/AL
CEP: 57.055-055

gabinete@educ.al.gov.br

http://www.educacao.al.gov.br

Formado em Administração, Beltrão foi prefeito do município de Penedo por dois mandatos (2013 a 2020) e, durante sua gestão, o município figurou entre as dez melhores redes municipais de Alagoas na edição 2019 do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), alcançando a pontuação de 5,5 nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano) e 5 nos anos finais (6º ao 9º ano). Isso rendeu a Penedo premiação da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Alagoas (Undime).

Ele também foi secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, onde teve o desafio da retomada da economia e, em especial do turismo, após os impactos causados pela pandemia no setor. A promoção do destino Alagoas e a captação de empresas e investimentos fez com que o Estado fosse um dos que mais crescesse durante este período de reaquecimento das atividades econômicas.
 

Kuka Chaves

Secretário(a) de Educação

Rua Waldomiro Lustoza, 250, Japiim II, MANAUS/AM
CEP: 68.076-830

gabinete@seduc.net

http://www.seduc.am.gov.br

Maria Josepha Penella Pêgas Chaves, conhecida como Kuka Chaves, é administradora por formação e atua na administração pública há 36 anos, com experiência nas esferas municipal, estadual e federal.  É especialista em Marketing Empresarial pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), e possui MBA em Governança Pública e Gestão Administrativa pela FAEL/Tribunal de Contas do Estado do Amazonas.

Na área da educação, atuou como professora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), assessora da presidência da Escola Superior de Ciências Sociais (ESO/UEA) e secretária do conselho de Ciências Sociais. Também foi a diretora de Planejamento da Secretaria Municipal de Educação de Manaus (Semed-Manaus), e coordenadora executiva da Unidade de Gerenciamento do Programa de Aceleração do Desenvolvimento da Educação do estado do Amazonas (Padeam).

Antes de assumir a gestão da Seduc-AM, esteve à frente da Secretaria Municipal de Parcerias e Projetos Estratégicos de Manaus (Semppe-Manaus) da Prefeitura de Manaus, e passou pela Secretaria Municipal Extraordinária (Semex).

Atualmente, acumula a titularidade da Secretaria de Estado de Educação e Desporto do Amazonas (Seduc-AM) com a presidência do Conselho Estadual de Educação (CEE/AM).

Sandra Casimiro

Secretário(a) de Educação

Avenida FAB, 906, Centro, MACAPA/AP
CEP: 60.890-310

seed@seed.ap.gov.br

http://www.seed.ap.gov.br

É pedagoga, formada pela Universidade Federal do Amapá, e bacharel em Direito, pela Estácio FAMAP. Tem especialização em Coordenação Pedagógica e Avaliação e Planejamento de Políticas Públicas.

Exerceu a função de Gerente de Programa coordenando os Programa Mais Educação, Mais Cultura e Atleta na Escola, Diretora de Departamento de Ensino, subsecretária de Educação e secretária municipal de Educação.

Atuou ainda como coordenadora da Equipe Multidisciplinar de Implantação do Ensino Fundamental de Nove Anos do Município de Macapá, avaliadora do Prêmio Itaú Unicef (2014,2015 e 2016) e coordenadora da equipe de  Elaboração do Plano Municipal de Educação de Macapá/PME.

 

Adélia Pinheiro

Secretário(a) de Educação

Av. Luis Viana Filho - 5ª Avenida, 550, Centro Administrativo da Bahia, SALVADOR/BA
CEP: 41.745-000

gabinete@enova.educacao.ba.gov.br

http://www.educacao.ba.gov.br/

Adélia Maria Carvalho de Melo Pinheiro é professora da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC); médica formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), em 1987; e especialista em Medicina Social sob a forma de residência médica, também pela UFBA, no ano de 1989.

Em 1993, seguindo a carreira acadêmica, concluiu mestrado em Saúde Coletiva na Universidade Federal da Bahia e, no ano de 2003, se tornou doutora em Saúde Pública, pela Universidade de São Paulo (USP).

Em 1990, por concurso, iniciou carreira docente na UESC. Ela também foi pró-reitora, vice-reitora e reitora por duas gestões consecutivas na instituição.
 
Antes de assumir o cargo de secretária da Educação, Adélia foi secretária de Saúde do Estado da Bahia e também ocupou a função de secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (SECTI).

Eliana Estrela

Secretário(a) de Educação

Av. General Afonso Albuquerque Lima, S/N, Cambeba, FORTALEZA/CE
CEP: 60.822-325

eliana.estrela@seduc.ce.gov.br

http://www.seduc.ce.gov.br

Natural do município de Crato, Eliana Nunes Estrela é formada em Pedagogia e especialista em Educação pela Universidade Regional do Cariri (Urca). Tem especialização em Gestão Pública pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed), vinculado à Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF – Minas Gerais), e mestrado em Gestão e Avaliação Pública pelo Caed. Atuou como professora, gestora escolar e coordenadora na rede pública estadual de ensino. Assumiu a frente da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 18, no período de 2007 a 2012. De fevereiro de 2013 a agosto de 2014, coordenou a Crede 19. É funcionária de carreira da UFCA, desde 2014. Reassumiu a função de coordenadora da Crede 19, em março de 2015, permanecendo no cargo até 31 de dezembro de

Hélvia Paranaguá

Secretário(a) de Educação

SBN – Quadra 2 Bloco C, Edifício Phenícia, S/N, Asa Norte, BRASILIA/DF
CEP: 70.040-020

gabinete@se.df.gov.br

http://www.educacao.df.gov.br

A professora Hélvia Paranaguá tomou posse como secretária de Educação do Distrito Federal em julho de 2021. Servidora de carreira, ingressou na pasta em 2000. Tem formação em Gestão Pública, Administração do Turismo em Núcleos, Ensino da Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Língua e Literatura Inglesas.

Com mais de 20 anos de experiência na Administração Pública, especialmente na área educacional, atuou, entre outros cargos, como secretária adjunta de Educação Integral, subsecretária de Educação Integral e subsecretária de Formação Continuada dos Profissionais da Educação.  Exerceu, ainda, atividades docentes nos cursos de Turismo e de Letras da Universidade do Oeste do Paraná, em Foz do Iguaçu.

Vitor de Angelo

Secretário(a) de Educação

Av. César Hilal, 1111, Praia do Suá, VITORIA/ES
CEP: 29.052-231

secretario@sedu.es.gov.br

http://www.educacao.es.gov.br

Doutor em Ciências Sociais, com pós-doutorado em Sociologia Política pela Université de Paris Ouest-Nanterre. Professor titular do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da Universidade Vila Velha. Atualmente, é secretário de Estado da Educação do Espirito Santo e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

Fátima Gavioli

Secretário(a) de Educação

Av. Anhanguera, 7171, Setor Oeste, GOIANIA/GO
CEP: 74.110-010

gabinete@seduc.go.gov.br

http://www.seduc.go.gov.br

Fátima Gavioli é graduada em Pedagogia pela Unesc, bacharel em Letras pela Faculdade de Educação de Cacoal/Unopar e Direito, pela Universidade Federal de Rondônia. Especialista em Metodologia e Didática no Ensino Superior, Psicologia Social e Gestão Educacional. Mestre em Educação Espe- cial pela UFMS/MS. Tem experiência em Administração de Sistemas Educacionais e Direção Acadêmica de IES e atuou como pesquisadora de Políticas Públicas. No Ensino Superior, ministrou as disciplinas Educação Inclusiva, Avaliação Educacional, Metodologias da Pesquisa Científica, Educação Especial e Fundamentos da Psicopedagogia. Foi secretária de Educação do Estado de Rondônia.

Leuzinete Pereira

Secretário(a) de Educação

Rua dos Pinheiros, Quadra 16, 15, Jardim São Francisco, SAO LUIS/MA
CEP: 65.076-250

gabinete@edu.ma.gov.br

http://www.educacao.ma.gov.br

É graduada em Filosofia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), especialista em Supervisão Escolar (Univ. Cândido Mendes) e Inspeção Escolar (Universidade Estadual do Maranhão), mestre em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e doutora em Ciências da Educação (Universidad Americana/UA). Ao longo de sua jornada, obteve aprovação em sete concursos públicos das esferas Federal e Estadual.

Educadora de carreira, tem larga experiência na Educação Básica e 15 anos de experiência na UEMA e UFMA, como docente. Foi professora da graduação e pós-graduação da Universidade CEUMA, lecionando por uma década.

Na Secretaria de Educação do Maranhão é professora e supervisora escolar. Também atuou como técnica, Superintendente de Educação Básica e Sec. Adjunta de Ensino.

 

Igor de Alvarenga

Secretário(a) de Educação

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, Prédio Minas - 11º andar - Cidade Administrativa, 4143, Serra Verde, BELO HORIZONTE/MG
CEP: 31.630-900

gabinete.assessoria@educacao.mg.gov.br

http://www.educacao.mg.gov.br

Natural de Belo Horizonte, é professor de Biologia, servidor efetivo da rede estadual de ensino de Minas Gerais, onde atua desde 2011. Foi diretor de escola estadual, no período de 2014 a 2019, e membro da equipe gestora da Associação dos Diretores das Escolas Oficiais de Minas Gerais (Adeomg).

Assumiu como Subsecretário de Articulação Educacional em novembro de 2019, na subsecretaria criada no primeiro governo Zema para promover a articulação de toda a rede estadual, alinhar os trabalhos das 47 superintendências regionais de ensino do estado, conduzir campanhas internas de rede, como a busca ativa, além de ser responsável pelo maior projeto de informatização das matrículas escolares de Minas, com a implantação do Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrículas (SUCEM). 

Na subsecretaria, Igor de Alvarenga utilizou o seu conhecimento e experiência como gestor escolar para contribuir com a construção e implementação de ações na rede que realmente fizessem a diferença na comunidade escolar e estreitar o diálogo com os gestores das escolas estaduais.

Helio Daher

Secretário(a) de Educação

Av. do Poeta, Parque dos Poderes, Bloco 5, Jardim Veraneio, CAMPO GRANDE/MS
CEP: 79.031-902

gabinete@sed.ms.gov.br / gabsedms@gmail.com

http://www.sed.ms.gov.br

Professor efetivo do município de Campo Grande, graduado em Geografia pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e Região do Pantanal (UNIDERP), tem especializações em Gestão Escolar, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), e Gestão Sustentável do Turismo em Áreas Naturais, pela UNIDERP. Possui Pós-Graduação Stricto Sensu – Mestrado Profissional em Educação, pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

Na Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul – SED/MS, foi coordenador de Educação Básica, superintendente de Gestão da Rede e Normatização, superintendente de Orçamento e Finanças. Na Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande, além de professor de Geografia, foi chefe do Núcleo de Geografia, coordenador de Educação Ambiental, além de gestor da Escola Municipal Professora Maria Tereza Rodrigues.

Foi Coordenador do Comitê Gestor Estadual para Alfabetização e Letramento do Pacto Nacional para Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), presidente da Comissão Estadual para discussão da Base Nacional Comum Curricular e Conselheiro do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB de Mato Grosso do Sul (CACS/FUNDEB). Também presidiu o Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul (CEE/MS).

Alan Porto

Secretário(a) de Educação

Rua Engenheiro Edgar Prado Arze, 215, Centro Político Administrativo, CUIABA/MT
CEP: 78.049-909

gabinete@seduc.mt.gov.br

http://www.seduc.mt.gov.br

É engenheiro civil e atua desde 2010 no setor público. Na última década, foi diretor de Planejamento e Projetos na Secretaria Municipal de Obras da Prefeitura de Cuiabá, diretor Especial de Convênios na Secretaria Municipal de Governo de Cuiabá e secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Cuiabá.

Antes de assumir a Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso (Seduc-MT), foi secretário executivo e secretário Adjunto de Obras da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer.

Rossieli Soares

Secretário(a) de Educação

Rodovia Augusto Montenegro, KM 10, Icoaraci, BELEM/PA
CEP: 66.820-000

gabinete@seduc.pa.gov.br

http://www.seduc.pa.gov.br

Rossieli é advogado por formação, com mestrado em Gestão e Avaliação Educacional. Foi ministro da educação, Secretário de Educação Básica do Ministério da Educação, Secretário de Educação dos estados de São Paulo e do Amazonas. Foi vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (Consed) e também atuou como Conselheiro da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE). 

Claudio Furtado

Secretário(a) de Educação

Av. João da Mata, Centro Administrativo - Bloco I - 6º andar, , Jaguaribe, JOAO PESSOA/PB
CEP: 58.015-020

gseducacaoparaiba@gmail.com

https://paraiba.pb.gov.br/diretas/secretaria-da-educacao

É físico, formado pela Universidade Federal de Pernambuco (1991), com mestrado (1994) e doutorado (1999) em Física por essa universidade. É professor na Universidade Federal da Paraíba. Como pesquisador, atua nas áreas Física da Matéria Condensada e Teoria de Campos em Espaços Curvos. Em gestão de C,T&I, foi Chefe do Departamento de Física e Coordenador do Programa de Pós-graduação em Física da UFPB. Em janeiro de 2011 assumiu a Presidência da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado da Paraíba - FAPESQ-PB onde permaneceu ate Dezembro de 2018. Em março de 2017 foi eleito Vice-presidente do Conselho de Fundações de Amparo a Pesquisa do Brasil - CONFAP com mandato ate março de 2019. Em janeiro de 2019 foi nomeado Secretário Executivo de Ciência e Tecnologia do Estado da Paraíba. É conselheiro no Comitê Gestor da Internet no Brasil como representante do Conselho Nacional de Secretários de CT&I (Consecti).

Ivaneide Dantas

Secretário(a) de Educação

Av. Afonso Olindense, Bloco D, 1513, Várzea, RECIFE/PE
CEP: 50.810-000

gabinetedosecretario@educacao.pe.gov.br

http://www.educacao.pe.gov.br

Pernambuco

Ivaneide Dantas é doutora em Administração pela Universidad Nacional de Misiones - Argentina, mestre em Administração Pública pela FGV/RJ, especialista em Administração Pública pela FGV/RJ e em Administração e Planejamento de Recursos Humanos pela Unicap/PE, graduada em Bacharelado em Psicologia pela Unicap/PE e em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Fundação de Ensino Superior de Olinda/PE.

Foi servidora da Empresa Municipal de Informática (Emprel) por 33 anos, onde atuou como analista organizacional. Contabiliza 27 anos de experiência em gestão pública nas três esferas de governo (prefeituras, Estado de PE e Ministério da Educação) nos seguintes cargos: chefe de divisão, chefe de departamento, diretora de departamento, diretora geral, coordenação geral, superintendência, secretária executiva e secretária municipal. Foi professora universitária em faculdades privadas e professora substituta na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Nessas quase três décadas de gestão pública, atuou nas secretarias de Administração, de Educação e da Mulher do Recife, e na Secretaria de Educação de Pernambuco. Na Fundação Joaquim Nabuco, foi coordenadora do mestrado em Políticas Públicas. Também atuou como secretária de Educação de Jaboatão dos Guararapes. O trabalho desenvolvido pela pasta, nesse período, recebeu o prêmio em excelência em gestão pública na educação, concedido pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Washington Bandeira

Secretário(a) de Educação

Av. Pedro Freitas, Blocos D e F - Centro Administrativo, , São Pedro, TERESINA/PI
CEP: 64.018-900

ouvidoriaeduc@seduc.pi.gov.br

http://www.seduc.pi.gov.br

Washington Bandeira é graduado em Direito pela UnB, Pós-graduado em Direito pela PUC-SP, Mestre em Direito pelo IDP, servidor público há 15 anos, professor e deixa cargo de Juiz do TRT 22 para assumir a Secretaria de Estado da Educação do Piauí.
 

Roni Miranda

Secretário(a) de Educação

Av. Água Verde, 2140, Vila Izabel, CURITIBA/PR
CEP: 80.240-900

gabinete.seed@seed.pr.gov.br

Roni Miranda é graduado em História e pós-graduado em Geografia e História do Paraná. Iniciou a carreira docente em 2005, como professor PSS, e desde 2009 é professor concursado da Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR). Foi docente em várias escolas estaduais de Campo Largo e, entre 2012 e 2015, atuou como diretor no mesmo município.

Em janeiro de 2017, assumiu a chefia do Núcleo Regional de Educação da Área Metropolitana Norte, permanecendo até o início de 2019, quando assumiu a chefia do Departamento de Acompanhamento Pedagógico (DAP), na Seed. Depois, em 2020, assumiu o cargo de diretor de Educação da pasta, atuando na articulação de políticas públicas educacionais. Nesse período, foi responsável por coordenar a implementação de programas de formação continuada de docentes, tutoria pedagógica, além do modelo paranaense do Novo Ensino Médio.

Patrícia Reis

Secretário(a) de Educação

Av. Professor Pereira Reis, 3º andar, 119, Santo Cristo, RIO DE JANEIRO/RJ
CEP: 20.220-800

phreis@educacao.rj.gov.br

http://www.rj.gov.br/secretaria/educacao

Professora por formação, é servidora de carreira com mais de 35 anos de atividade. Além do magistério, é bacharel em Ciências da Computação e pós-graduada em Gestão de Recursos Humanos. Atuou na Diretoria Regional Pedagógica da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro e exerceu o cargo de superintendente de Gestão de Pessoas por duas ocasiões.

Socorro Batista

Secretário(a) de Educação

Av. Senador Salgado Filho, 2º andar - Centro Administrativo do Estado, S/N, Lagoa Nova, NATAL/RN
CEP: 59.064-901

gabseec@rn.gov.br

http://www.educacao.rn.gov.br/

Maria do Socorro da Silva Batista é graduada em Pedagogia pela UERN. Cursou mestrado e doutorado em Educação pela UFRN, sendo o doutorado em modalidade sanduiche com a Universidade do Porto, Portugal. 

Tem experiência com ensino, pesquisa e extensão na área de Educação, com ênfase em política educacional políticas e gestão da educação ambiental, ensino e formação docente. Atuou como professora da Universidade Federal Rural do Semiárido, Campus Angicos (UFERSA). 

Foi Coordenadora Institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência- PIBID UERN nos anos 2012 a 2014 e integrou o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Estado e Sociedade (GEPEES/UERN) e do Núcleo de estudos em Educação (NEED), Campus de Pau dos Ferros.

Em Mossoró (RN), foi Secretária Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil. Na Educação do RN, foi Secretaria Adjunta de Educação, em 2015, e Chefe de Gabinete, entre 2019 e 2020. No Ministério da Educação, foi Assessora da Secretaria de Educação Básica em 2016.

Ana Lucia Pacini

Secretário(a) de Educação

Rua Padre Chiquinho, Palácio Rio Madeira - Edifício Rio Guaporé, , Reto 1, PORTO VELHO/RO
CEP: 76.801-086

seduc@seduc.ro.gov.br

http://www.seduc.ro.gov.br

Master of Business Administration - MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV (2015), Especialista em Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa, pelo Centro Universitário CEUCLAR de Batatais-SP (2008), licenciada em Letras/Português e Literaturas pela Universidade Federal de Rondônia-UNIR (2007), habilitação Profissional Plena para o Magistério pela EEPSG Benjamin Constant de Oswaldo Cruz- SP (1990).

Foi presidente da Comissão de Licitação da SUPEL (2007), Gerente Administrativa e Financeira do FUNDESCOLA (2008), Subgerente do FUNDESCOLA (2009), Gerente de Projetos Especiais da SEDUC ( 2010) Coordenadora do Programa Pro funcionário ( 2012), Coordenadora Estadual do Programa Nacional Escola de Gestores - Pós graduação Lato Sensu em Gestão Escolar, na Secretaria de Estado da Educação de Rondônia ( 2014), além de Consultora da Rede Etec no Instituto Federal de Rondônia- IFRO (2014).

Também foi Gerente de Educação Básica da Secretaria de Estado da Educação- SEDUC ( 2015/16), Gerente de Modalidades Temáticas especiais da Secretaria de Estado da Educação (2016/18) e Chefe de Gabinete da Secretária de Estado da Educação (2018).

Nonato Mesquita

Secretário(a) de Educação

Rua Barão do Rio Branco, 1495, Centro, BOA VISTA/RR
CEP: 69.301-130

gabinete@educacao.rr.gov.br

http://www.rr.gov.br

Raimundo Nonato Carneiro de Mesquita é professor do quadro efetivo do estado desde 1995, com atuação nas escolas da rede estadual de ensino como docente.

Entre os anos de 1996 a 2004, atuou como gestor escolar e no ano de 2014, assumiu a titularidade da Seed. Antes de assumir pela segunda vez a titularidade da Seed, Nonato exercia o cargo de superintendente Geral da Assembleia Legislativa de Roraima.

 

 

 

Raquel Teixeira

Secretário(a) de Educação

Av. Borges de Medeiros, 1501, Praia de Belas, PORTO ALEGRE/RS
CEP: 90.119-900

gabinetese@seduc.rs.gov.br

http://www.educacao.rs.gov.br

A professora Raquel Figueiredo Alessandri Teixeira, natural de Goiânia, possui uma extensa carreira de serviços prestados na área da educação. É PhD em Linguística pela University of California em Berkeley, graduada em Letras e mestre em Letras e Linguística pela Universidade de Brasília (UnB).

Tem especialização em Etnolinguística pela Universidade Federal de Goiás e pós-doutorado em Língua e Cultura pela Escola de Altos Estudos de Paris. É membro-licenciada do Todos pela Educação, além de integrante da Academia Feminina de Letras de Goiás.

Atual secretária de Educação do Rio Grande do Sul, atuou como coordenadora da Escola de Formação de Professores de São Paulo de agosto de 2020 a março de 2021.

Nos últimos 20 anos, foi secretária de Educação, secretária de Ciência e Tecnologia, secretária de Cultura, secretária de Cidadania e secretária de Esporte em Goiás. Foi também conselheira do Conselho Nacional de Educação e deputada federal por oito anos.

Aristides Cimadon

Secretário(a) de Educação

Rua Antônio Luz, 10º andar, 111, Centro, FLORIANOPOLIS/SC
CEP: 88.010-410

educacao.sc@sed.sc.gov.br

http://www.sed.sc.gov.br

Cimadon é formado em Filosofia, Pedagogia e Direito e tem mestrado em Educação pela PUC-RS e em Direito pela UFSC, além de doutorado em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí. Foi reitor da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc)

Zezinho Sobral

Secretário(a) de Educação

Rua Gutemberg Chagas, 169, Inácio Barbosa, ARACAJU/SE
CEP: 49.040-780

gabinetedosecretario@seed.se.gov.br

http://www.seed.se.gov.br

Natural de Laranjeiras, José Macedo Sobral é engenheiro agrônomo, advogado e gestor público. Exerceu o mandato de deputado estadual de 2019 a 2022, quando assumiu a liderança da base governista na Assembleia Legislativa. Em 2022, foi eleito vice-governador do estado de Sergipe.

Zezinho também foi diretor-presidente da Empresa de Desenvolvimento Sustentável do Estado de Sergipe (Pronese), e passou pelas Secretarias de Estado do Trabalho, da Agricultura e do Desenvolvimento Rural (Seagri). Foi secretário de Estado do Planejamento e Gestão, e secretário-chefe da Casa Civil do Governo de Sergipe, além de secretário de Estado da Saúde e secretário de Estado da Inclusão e Assistência Social.

No legislativo, destinou emendas impositivas para modernização de laboratórios de informática e melhorias de escolas do interior, defendeu Projetos de Lei voltados para a educação, entre eles a criação do ICMS-Social, o Programa “Estudante Monitor” (que oferta de bolsas de monitoria e auxilia no combate à evasão escolar), a inclusão digital dos professores da Rede Pública durante a pandemia, o programa de intercâmbio de estudantes da rede estadual de ensino, e a instituição do Plano Estadual de Cultura.

 

Renato Feder

Secretário(a) de Educação

Praça da República, 2º andar - sala 204, 53, Centro, SAO PAULO/SP
CEP: 01.045-903

imprensa@educacao.sp.gov.br

http://www.educacao.sp.gov.br

Renato Feder é paulistano, mestre em Economia pela Universidade de São Paulo (USP) e graduado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Ele já atuou na Seduc-SP entre 2017 e 2018, quando foi assessor especial da pasta.

Nos últimos quatro anos, foi secretário da Educação do Paraná. Em sua gestão, o estado conquistou o primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2021 do ensino médio e deu o maior salto entre todos os estados brasileiros logo no primeiro ano de sua gestão, em 2019.

Como professor, atuou 10 anos nas salas de aula e na gestão de escolas de Educação Básica e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). No ensino superior, lecionou economia na Universidade Mackenzie. Em experiências internacionais, conheceu o funcionamento e gestão de escolas e sistemas educacionais da China, Coreia do Sul, Japão, Canadá, Israel, Finlândia e Estados Unidos.

Fábio Vaz

Secretário(a) de Educação

Esplanada das Secretarias, Praça dos Girassóis, S/N, Centro, PALMAS/TO
CEP: 77.001-910

gabinete@seduc.to.gov.br

http://www.seduc.to.gov.br

Fábio Pereira Vaz é mestre em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Licenciado em Letras pelo Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/ULBRA).  Professor efetivo da Rede Estadual de Educação, Fábio foi eleito para o primeiro mandato de vereador do município de Palmeirópolis (2005/2008), sendo reeleito ao mandato subsequente (2009/2012). Em 2012 venceu as Eleições Municipais para o cargo de prefeito de Palmeirópolis, mandato 2013/2016, sendo reeleito posteriormente para o mandato 2017/2020.

Secretários

Subtítulo II, do Estatuto Social do Conselho Nacional de Secretários de Educação, reformado em 21 de setembro de 2016.

Do Fórum de Secretários

Art. 15. O Fórum de Secretários de Educação é o órgão máximo de deliberação, normatização e controle do CONSED, sendo composto exclusivamente pelos membros titulares ou por seus substitutos legais.

Parágrafo único. As funções, competências e prerrogativas do Fórum de Secretários equivalem, em termos legais, ao que dispõe a Lei nº 10.406/2002 (Código Civil brasileiro) acerca da Assembleia Geral no âmbito das Associações. 

Art. 16. O Fórum de Secretários se reúne ordinária e extraordinariamente.

§ 1º.As reuniões ordinárias serão trimestrais, devendo ocorrer, sempre que possível, nas datas pré-fixadas na agenda anual do CONSED, sendo que, na impossibilidade de realização na data previamente agendada, o ato convocatório respectivo deverá se dar com antecedência mínima de 30 (trinta) dias.

§ 2º.As reuniões extraordinárias podem ocorrer a qualquer tempo, quando assunto relevante exigir, sendo convocadas pelo(a) Presidente ou por, no mínimo,1/5 (um quinto) dos membros titulares do CONSED, com antecedência mínima de 03 (três) dias.

§ 3º.O ato convocatório das reuniões, sejam ordinárias ou extraordinárias, mencionará local, data, horário e pauta mínima, sendo expedido comunicado formal às Secretarias de Educação de cada Estado e do Distrito Federal.

§ 4º. Por ocasião das reuniões Ordinárias ou Extraordinárias do Fórum de Secretários, o CONSED não arcará com a aquisição de passagens e o pagamento de diárias dos membros do Fórum de Secretários (bem como de seus eventuais substitutos e/ou servidores e técnicos que os acompanhem), despesas essas que deverão ser custeadas integralmente pelos Estados respectivos, já que tal participação constitui-se em obrigação estatutária cujo ônus deve recair sobre cada ente federativo representado.

Art. 17. Compete, privativamente, ao Fórum de Secretários:

I - Formular a política geral do CONSED, fixando diretrizes e prioridades de atuação;

II - avaliar a conformidade das ações executadas com as diretrizes políticas adotadas;

III - eleger os membros integrantes da Presidência e do Conselho Fiscal, pelo voto direto e secreto, conforme dispõem os artigos 41 a 48deste Estatuto;

IV - deliberar sobre as medidas aplicáveis no caso de eventuais situações resultantes de omissão, descumprimento deste Estatuto e das demais normas do CONSED e/ou por envolvimento de seus membros em ação desabonadora e prejudicial ao nome e ao bom funcionamento da entidade;

V - aprovar o relatório de atividades e a prestação de contas anual, elaborados pela presidência, bem como balancetes, balanços e demonstrações contábeis;

VI - deliberar acerca da pertinência, viabilidade e critérios de escolha dos profissionais ou empresas a serem contratados para a prestação de serviços de consultoria especializada quando os serviços em questão não exigirem contratação imediata ou emergencial;

VII - deliberar acerca da admissão de membros honoríficos;

VIII - definir o valor das contribuições sociais dos membros;

IX - deliberar sobre a reforma deste Estatuto;

X - julgar, como instância revisora, os recursos interpostos em face das decisões da Presidência e do Conselho Fiscal;

XI - decidir sobre eventual dissolução da entidade e a destinação de seus bens.

Parágrafo único. A deliberação prevista no inciso IV deste artigo só poderá ser objeto de pauta do Fórum depois de ultimado o procedimento formal cabível, em que se oportunize ao membro em questão o exercício do direito ao contraditório e à ampla defesa. 

Art. 18.O quórum mínimo para a instalação de qualquer reunião do Fórum de Secretários em primeira chamada será de metade mais um dos membros, sendo que, em segunda chamada, a ser realizada 30 (trinta) minutos após a primeira, o quórum será livre.

§ 1º.As deliberações do Fórum de Secretários serão tomadas pelo voto da maioria dos membros presentes.

§ 2º. Eventual proposta de extinção do CONSED deverá ser apreciada em reunião convocada especificamente para esse fim, não podendo o Fórum deliberar, em primeira convocação, sem a maioria absoluta dos membros efetivos, ou com menos de 1/3 (um terço) na segunda convocação, que deverá ocorrer 30 (trinta) minutos depois da primeira.

§ 3º. As proposituras tendentes a promover a alteração deste Estatuto deverão ser apreciadas em reunião convocada para esse fim, não podendo o Fórum deliberar, em primeira convocação, sem a maioria absoluta dos seus membros efetivos, ou com menos de 1/3 (um terço) na segunda convocação, que deverá ocorrer 30 (trinta) minutos depois da primeira.

§ 4º.A cada membro (ou substituto legal) corresponde um voto.

Art. 19. Convidados poderão participar das reuniões do Fórum, com direito a voz.