Edição 1 - Brasília - DF, sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Governo de Goiás realiza campanha educativa de vacinação nas escolas

08.04.2022

O Governo de Goiás, por meio das Secretarias de Estado de Saúde e da Educação, realizou nesta terça-feira (5/4) uma Live de conscientização sobre a importância da vacinação contra a Covid-19 e outras doenças imunopreveníveis, destinada às escolas estaduais e municipais de Goiás.

A Live foi transmitida às 14 horas, no Youtube, e acompanhada por estudantes e professores de diversas unidades escolares. A ação faz parte da Campanha Educativa de Vacinação nas Escolas, que deve ser executada anualmente, como determina a Lei estadual nº 17.205.

Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde do Estado de Goiás, Flúvia Amorim, as instituições de ensino são espaços importantes para orientação da população. “Consideramos a escola como um berçário de bons comportamentos, de um entendimento não só do currículo escolar, mas de outras situações da vida, especialmente da saúde e prevenção de doenças”, afirmou.

A secretária de Estado de Educação, Fátima Gavioli, também ressaltou o papel da escola na saúde pública. “A polêmica ao redor da vacina sempre existiu e a ciência sempre foi questionada. Esse sentimento está muito atrelado à falta de esclarecimento do quão importante é a vacinação no tempo certo e na idade certa. Por isso estamos fortalecendo essa campanha pela vacinação”, destacou ela.

Para Flúvia Amorim, esse tema torna-se ainda mais relevante no momento atual de pós-pandemia: “Espero que a pandemia tenha deixado um legado de quão importante é andar com base nas evidências científicas”, acrescentou.

Resistência à vacinação
A médica e técnica da Gerência de Imunizações da Superintendência de Vigilância em Saúde, Nádia Gabriel, pontuou que algumas pessoas têm medo de se vacinar por conta de mitos e notícias falsas, como a presença de mercúrio nas vacinas, a transmissão de gripe ao se vacinar contra o vírus e a necessidade da imunidade natural.

Todavia, a médica ressaltou que é seguro se vacinar, inclusive contra a Covid-19, porque todas as vacinas são verificadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Em relação aos efeitos colaterais, Nádia explicou que eles podem ocorrer, mas geralmente são isolados e duram até 72 horas. Após esse prazo, o paciente deve procurar uma unidade de saúde e notificar a Vigilância Epidemiológica de Evento Adverso Pós vacinação (VEAPV).

“Um dos maiores ganhos da saúde pública é a vacinação. Para ela ser efetiva, ela precisa não só de fatores individuais, mas também coletivos. É nossa responsabilidade como profissionais de saúde e educação conscientizar nosso público em relação à adesão à vacinação”, defendeu a doutora.

Doenças já controladas não dispensam vacina
A médica também chamou a atenção para o perigo de algumas doenças que foram controladas no Brasil, mas continuam circulando em outros países, como Poliomielite e Sarampo. “O que temos visto nesses últimos anos são índices de cobertura vacinal mais baixos. A gente não consegue atingir níveis ideais de cobertura e começamos a criar bolsões de suscetíveis. Sabemos que muitos países da Europa e da Ásia ainda tem o vírus em circulação e, em um mundo globalizado como vivemos, com facilidade de acesso a esses locais, esses vírus podem voltar a circular no país”, alertou Nádia Gabriel.

Segundo a médica, o que se busca com os altos índices de cobertura vacinal é manter a população protegida e conseguir que as doenças se mantenham controladas ou até erradicadas.

Saúde na escola
Além da campanha de vacinação, as escolas públicas de Goiás participarão também de uma programação especial do Programa Saúde na Escola (PSE) ao longo desta semana. Nesta quinta-feira (7 de abril), comemora-se o Dia Mundial da Saúde.

Por isso, de segunda a sexta-feira (4 a 8 abril), as escolas devem realizar com os estudantes atividades que abordem alimentação saudável, obesidade, gestão emocional, vacinação e prevenção contra a Covid-19, entre outros temas.


Alunos da rede estadual do Espírito Santo terão aulas de nivelamento para melhorar a aprendizagem

07.04.2022

Visando a aumentar o índice da aprendizagem dos 228.678 mil alunos da Rede Estadual, a Secretaria da Educação (Sedu) anunciou, nesta terça-feira (05), a implementação de aulas de nivelamento nas disciplinas de Matemática, Língua Portuguesa e nas áreas de Ciências da Natureza e Humanas. Pedagogos, Professores Coordenadores de Área (PCA) e os professores do Programa de Fortalecimento da Aprendizagem (PFA), responsáveis pelas aulas de reforço e recuperação de Matemática e Língua Portuguesa, passarão por uma formação.


As escolas já iniciaram as aulas de nivelamento e a previsão de que ocorra a contratação de professores do PFA nas próximas semanas.

De acordo com o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, a Sedu disponibilizou às escolas material pedagógico orientador, que já estão auxiliando as unidades a executaram a ação. “Os profissionais terão, em sala de aula, foco nas habilidades em que os estudantes tiveram menor percentual de acertos na 1ª etapa das avaliações diagnósticas 2022 e no Paebes. Também será feito um plano de estudo para que, durante as aulas de Estudo Orientado, o aluno desenvolva as habilidades com menor rendimento. A proposta, com isso, é diminuir as desigualdades de aprendizagem”, destacou.

Avaliações Diagnósticas 2022 – 1ª etapa

As atividades de nivelamento foram planejadas a partir dos resultados das Avaliações Diagnósticas 2022 – 1ª edição, aplicadas entre os dias 14 de fevereiro e 6 de março de 2022, nos formatos on-line e impresso. Os resultados obtidos apontam baixo percentual de acertos dos estudantes da Rede Pública Estadual, especialmente em Matemática e Ciências da Natureza.

Mostram ainda a Matemática como a disciplina que apresentou o menor percentual de acertos entre estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio. Cerca de 186 mil estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental a da 3ª série do Ensino Médio participaram da avaliação, o que corresponde a 83% do total.

Segundo Vitor de Angelo, cada indicador é avaliado atentamente e permite intervenções pedagógicas individuais, e não só por Superintendências Regionais de Educação (SRE) e escola, visto que os estudantes são avaliados individualmente.

“O nosso maior desafio é conseguir desenvolver, nos estudantes, as habilidades correspondentes ao ano em que eles estão matriculados. Um resultado como esse importa pouco se for apenas traduzido em números. As informações devem servir para termos consciência da realidade da nossa Rede, da nossa Regional e da nossa escola. E, a partir disso, orientar o trabalho dos gestores e equipes pedagógicas da Unidade Central, Superintendências e das unidades escolares, bem como subsidiar as tomadas de decisão do poder público na busca pela garantia da aprendizagem e pela equidade na educação capixaba”, afirmou Vitor de Angelo.

O objetivo da ação foi avaliar a aprendizagem dos estudantes nos componentes curriculares das áreas de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática, além das Competências Socioemocionais. Algumas conclusões significativas foram apontadas pela Sedu, tais como:

- As séries iniciais do Ensino Fundamental alcançaram os melhores percentuais gerais de acerto;

- Língua Portuguesa e Geografia foram os componentes com o maior percentual geral de acertos;

- As séries do Ensino Médio, de maneira geral, obtiveram os menores percentuais de acerto;

- No Ensino Médio, os componentes curriculares de Ciências da Natureza apresentaram percentuais de acerto inferiores a 40%, tornando-se um ponto de atenção;

- A média de acerto geral da rede foi de 47%.

A Sedu, por meio da Gerência de Avaliação, preparou e encaminhou às SREs, um documento listando os descritores prioritários, isto é, os que apresentaram maior percentual de erro nessa avaliação, de cada componente curricular nos anos (ou séries) avaliados. Os resultados já foram disponibilizados às Superintendências e escolas.

Outras Intervenções pedagógicas

Visando à melhoria da aprendizagem dos alunos da Rede Estadual e a redução do impacto da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), a Sedu implementou algumas ações:

- Programa de Fortalecimento da Aprendizagem:

. Aulas de reforço e recuperação nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática em todas as escolas;

. Educação Científica: investimento de R$ 30 milhões na estruturação de laboratórios, para aulas práticas de Ciências, Física, Química e Biologia.

- Readequação Curricular:

. Foco das atividades pedagógicas nas habilidades estruturantes.

- Tecnologia Digital:

. Entrega de 60 mil chromebooks aos estudantes do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA);

. Destinação de recursos aos professores para a aquisição de computadores e pacote de dados. O benefício foi de R$ 5 mil e apoio de custeio de plano de internet;

. Árvore de Livros: biblioteca digital com cerca de 30 mil livros digitais, sendo uma plataforma de empréstimo e de leitura que pode ser acessada 24 horas por dia. Disponibilizada aos alunos e professores.

Acompanhe a fala do secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo: https://www.youtube.com/watch?v=M7YiIWBEd80

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata


Leuzinete Pereira é empossada para o cargo de Secretária de Estado da Educação

07.04.2022

A professora e supervisora de carreira da Rede Pública Estadual de Ensino, Leuzinete Pereira, tomou posse, na quarta-feira (6), no cargo de Secretária de Estado da Educação do Maranhão, em solenidade presidida pelo governador Carlos Brandão, que empossou os novos secretários e presidentes de órgãos do Governo do Estado. O ato foi realizado no auditório do Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís.

“A expectativa é nobre e positiva. Chega ao alto comando da Secretaria uma servidora pública de carreira, uma professora. Não está aqui somente a Leuzinete, está a representação de todos os professores da rede estadual. O governador Carlos Brandão, ao fazer essa indicação de caráter eminentemente técnico, sinaliza que a prioridade é a Educação e a valorização dos profissionais”, enfatizou a nova secretária.

A educadora, de origem humilde, filha de sertanejos, destaca que irá dar continuidade às ações da política Escola Digna. “Vamos dar continuidade ao trabalho incomensurável do Governo Flávio Dino, com o programa Escola Digna, que vai além da estrutura física, porque cuida das pessoas. A perspectiva é de expansão, nós já temos uma previsão de dez escolas a serem entregues, ainda neste mês. E vamos avançar ainda mais, porque Educação é um processo de aperfeiçoamento que deve continuar”, apontou.

Leuzinete Pereira reforça que é necessário avançar em frentes estratégicas como: a Busca Ativa Escolar, para mitigar os impactos deixados pela pandemia, e a Educação Profissional, com a finalidade de qualificar os jovens maranhenses e gerar oportunidades.

“Nós temos, ainda, elevados indicadores de desigualdades educacionais e isso se acentuou com a pandemia, então, precisamos cuidar das pessoas que estão fora, que abandonaram a escola nesse período, para isso vamos intensificar a Busca Ativa Escolar. Vamos investir, também, na Educação Profissional, porque o estado, para sair desse modelo de desigualdade, ainda existente, o que não se faz em uma década, nem se faz em um só governo, é preciso cuidar da formação profissional de seus jovens para que eles se preparem para usufruir das riquezas oriundas dos investimentos que virão, porque o governador Carlos Brandão imprime uma marca também focada no modelo de desenvolvimento sustentável, valorizando as pessoas do estado”, concluiu.

Biografia

Leuzinete Pereira da Silva tem suas origens no povoado Fortes, em Pastos Bons, no Maranhão. Filha dos sertanejos Brigido Pereira da Silva (já falecido) e Eva Ferreira da Silva que, mesmo analfabetos, apostaram na educação de seus 7 filhos, que viveram uma verdadeira saga para estudar, numa época em que escola não era para toda a população. Sua história de vida pessoal aliada ao conhecimento da área adquirido ao longo da vida, lhe fortaleceu, a cada dia, na crença de que a educação é mola propulsora de transformação das pessoas e da sociedade.

É graduada em Filosofia, pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), especialista em Supervisão Escolar (Universidade Cândido Mendes) e Inspeção Escolar (Universidade Estadual do Maranhão), mestra em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e doutora em Ciências da Educação (Universidad Americana/UA). Ao longo de sua jornada, obteve aprovação em sete concursos públicos das esferas Federal e Estadual.

Ensino Superior

Educadora de carreira, possui larga experiência na Educação Básica e no Ensino Superior, com 15 anos de experiência na UEMA e UFMA, onde atuou na docência nos anos de 1996 a 1997; professora da graduação e pós-graduação da Universidade CEUMA, lecionando por uma década (1998-2008).

Educação Básica

Na Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (Seduc), é professora concursada desde 1994 e supervisora escolar desde 2007. Além da docência, atuou como técnica (1998-2004 e 2009), Superintendente de Educação Básica (2010 a 2012) e Secretária Adjunta de Ensino (2012 a 2014). Foi uma das fundadoras da Academia de Letras, História e Ecologia da Região Integrada de Pastos Bons, ocupando a cadeira de número 12.

Leuzinete Pereira integra, também, a Associação de Ex-Gestores Estaduais de Educação, onde exerceu a função de Primeira Tesoureira (2015 a 2017) e eleita Secretária Executiva em 2017. Nesse mesmo ano, retornou à docência no Ensino Superior na Universidade CEUMA.

A partir de 2015 até março deste ano, foi assessora especial do vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão, onde apoiou tecnicamente agendas governamentais estratégicas, a exemplo dos Consórcios da Amazônia Legal e Brasil Central, GCF Task Force (tornando-se Delegada desde 2015) e acompanhando o Governo do Estado em diversos países da América do Norte, Europa e Ásia, em agendas de articulações para o desenvolvimento sustentável do Maranhão.

 

Fonte: Seduc
Fotos: Lauro Vasconcelos
07/04/2022


Educação em Tempo Integral tem novidades com Novo Ensino Médio

07.04.2022

Neste ano, com as mudanças do Novo Ensino Médio, a educação em tempo integral da rede estadual do Paraná tem novidades. A matriz curricular, com nove aulas diárias, tem disciplinas novas: Corresponsabilidade Social, Língua Espanhola, Mentoria e Pensamento Computacional. Além disso, os alunos têm agora duas aulas semanais de Educação Financeira durante os três anos. 

Assim como os estudantes de ensino médio da modalidade regular, os da educação integral também cursam as disciplinas obrigatórias da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e escolhem um itinerário formativo — que pode ser Linguagens e Ciências Humanas ou Matemática e Ciências da Natureza.

A diferença para os alunos da educação integral é que, além do itinerário e da BNCC, eles também têm outras onze disciplinas obrigatórias: Práticas Experimentais; Preparação Pós-Médio; Projeto de Vida; Pensamento Computacional; Corresponsabilidade Social; Educação Financeira; Estudo Orientado; Língua Espanhola; Mentoria e duas disciplinas eletivas.

Já para o ensino fundamental na modalidade, também há novidades. A Educação Financeira, por exemplo, entrou na matriz curricular a partir deste ano com uma aula por semana para 6º e 7º anos, e duas aulas semanais para 8º e 9º anos.

Além dos conteúdos diversificados, a educação em tempo integral oferece também a oportunidade de construir uma comunidade escolar mais participativa, com pais, professores e alunos em diálogo contínuo. Os resultados dessa participação são vistos, por exemplo, no Colégio Estadual Conselheiro Carrão, em Curitiba.

“Como estamos o dia todo na escola, em contato com os alunos, eu percebo que há um reforço do vínculo entre nós. Há uma construção de uma confiança cada dia mais sólida”, diz Silvia Karla Santana, que leciona Geografia no colégio. “Eles [alunos] passam a entender de maneira mais clara qual é o papel da escola em suas vidas. Ela é, além do lugar para aprender as disciplinas tradicionais, o lugar onde eles aprendem a ser, a conviver, a fazer, a conhecer.”

Lousas digitais — Foram entregues em 2021, a partir de recursos do MEC (Ministério da Educação), 158 lousas digitais para 31 colégios com educação em tempo integral — uma lousa para cada sala de ensino médio. As escolas estão localizadas em 29 municípios paranaenses.

“Essas lousas são utilizadas para enriquecer as aulas do professor, quando ele está passando a matéria e interagindo com os alunos”, diz Gustavo Garbosa, diretor de Tecnologia e Inovação da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed-PR). “É um produto que gera bastante interatividade e prende a atenção do aluno, ainda mais numa escola de tempo integral, onde o aluno fica mais tempo. Então, esse tipo de recurso é importante, para imergir o estudante ainda mais na aula.”

Escolas em tempo integral — A rede estadual de ensino conta atualmente com 167 escolas de Educação em Tempo Integral, que atendem cerca de 40 mil estudantes — em 2019, havia 73 escolas da modalidade. As instituições de ensino estão em 103 cidades e fazem parte do programa Paraná Integral (que consiste em colégios com todas as turmas em tempo integral) ou do programa Integral Mais (em que algumas turmas dos colégios adotam o modelo).


Escolas da rede estadual se destacam no Programa de Extensão Tecnológica da Facepe

07.04.2022

As escolas da Rede Estadual se destacaram novamente no Programa de Extensão Tecnológica 2022, promovido pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe). O PET 2022 teve o intuito de expandir a formação qualificada de recursos humanos em nível de Ensino Médio, Técnico e de Graduação do Estado de Pernambuco. Essa iniciativa será executada em parceria com instituições de ensino do Estado de Pernambuco e empresas ou entidades sem fins lucrativos, com o objetivo de qualificar recursos humanos de forma acelerada, a fim de resolver problemas que atendam às necessidades das empresas de forma inovadora, preferencialmente nos segmentos de maior intensidade tecnológica. Os projetos selecionados deverão ser executados durante 18 meses, oferecendo uma bolsa de R$ 1.200 para o professor e R$ 500 para o estudante. 

Ao todo, foram aprovados 72 projetos, representando um investimento em bolsas de R$ 1,7 milhão, sendo 23 desses projetos de escolas públicas estaduais. Além disso, a Escola Técnica Estadual (ETE) Ariano Vilar Suassuna, em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, conquistou o primeiro lugar, sendo a única escola a atingir nota 10, com o trabalho da professora Maria Márcia, “Estreitando Relações com uma Cooperativa de Coletadores: ressignificando o conceito de lixo no Agreste Meridional”. 

“O objetivo desse projeto é atender uma comunidade de catadores, visando a inserção social e ressignificação desses sujeitos perante a sociedade de Garanhuns. O nascimento dessa proposta surgiu a partir da necessidade de promover uma reflexão sobre sustentabilidade e inclusão social, além de oportunizar a inserção dos estudantes da ETE Ariano Vilar Suassuna em temáticas de cunho social”, explicou Márcia. “Dessa forma, esta oportunidade será extremamente valorosa, tanto do ponto de vista financeiro como de conhecimento para nossos estudantes”, acrescentou.

“A participação das escolas estaduais no PET/Facepe 2022 traz as nossas escolas de Ensino Médio para a pesquisa e para a inovação. É um movimento muito importante e a gente vê como isso dá resultado. As nossas ETEs foram as que mais tiveram aprovação de trabalhos nesta edição”, destacou o gerente geral de Educação Profissional da SEE, George Bento.

Escolas com projetos aprovados

ETE Ariano  Vilar Suassuna (Garanhuns) - 3 PROJETOS APROVADOS

ETE Nelson Barbalho (Caruaru) - 1 PROJETO APROVADO

ETE Jonas Feitosa da Costa (Arcoverde) - 2 PROJETOS APROVADOS

ETE Professor Agamenon Magalhães (Recife) - 1 PROJETO APROVADO

ETE Professor Antônio Carlos Gomes da Costa (Recife) - 1 PROJETO APROVADO

ETE Cícero Dias (Recife) - 2 PROJETOS APROVADOS

ETE José Joaquim da Silva Filho (Vitória) -  2 PROJETOS APROVADOS

ETE Antônio Arruda de Farias (Surubim) - 1 PROJETO APROVADO

ETEA Soares Dutra (Recife) - 2 PROJETOS APROVADOS

ETE Porto Digital (Recife) - 2 PROJETOS APROVADOS

ETE Ginásio Pernambucano (Recife) - 1 PROJETO APROVADO

ETE DOM BOSCO (Recife) - 3 PROJETOS APROVADOS

ETE Luiz Alves Lacerda (Cabo de Santo Agostinho) - 1 PROJETO APROVADO

EREM Olavo Bilac (Sertânia) - 1 PROJETO APROVADO


Estudante ganha bolsa de intercâmbio para a Índia

07.04.2022

O estudante Rodrigo Borges, da 2° série do Colégio Estadual da Polícia Militar (CEPMG) José Carrilho, no município de Goianésia, ganhou uma bolsa integral de intercâmbio da AFS Global STEM Academies, um programa que representa um sistema de aprendizado específico nas áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática. O intercâmbio, com duração de um mês, tem a Índia como destino e a viagem será realizada no período de 23 de julho à 20 de agosto de 2022.

A participação de Rodrigo no programa, inicialmente, começou por conta própria em agosto de 2021. Assim que tomou conhecimento da proporção do STEM, ele conta que entrou em contato as equipes gestora e pedagógica, que o auxiliaram em todo o processo. A professora de Inglês do CEPMG José Carrilho, Amanda Cristina, foi quem o representou e preencheu a Letter of Recommendation (carta de recomendação) solicitada.

A inscrição do estudante foi realizada em fevereiro de 2022. Em seguida, vieram a entrevista e a application, que foram divididas entre as Línguas Inglesa e Portuguesa, o que não foi uma dificuldade para o jovem que fala fluentemente o idioma.

Segundo a professora, o aluno é brilhante e tem um inglês impecável. Ela explica que Rodrigo se destaca também em outras disciplinas e, além disso, ele é participativo nas atividades propostas. “Ser professora do Rodrigo é uma honra. Eu sempre falo para ele que o mundo é todo dele e não estou exagerando. Com essa conquista, ele já deu o seu primeiro passo e, de agora em diante, muitas outras vitórias virão”, ressalta Amanda.

Novas oportunidades

O estudante do Ensino Médio do CEPMG José Carrilho estudou na rede pública de ensino durante toda a vida. Para ele, saber que a educação continua avançando e criando oportunidades como essa para outros jovens no futuro, é muito gratificante e inspirador.

“Essa viagem para a Índia, além de ser uma conquista enorme, é também a realização de um sonho. Tudo isso só está acontecendo graças a educação que me proporcionaram e aos meus pais que sempre me incentivaram. Eles são a minha base. Sem eles, eu não tinha nem começado”, afirma o intercambista.

Rodrigo diz que sempre teve interesse e facilidade na área das Ciências Exatas, que é o campo da ciência dedicado aos estudos quantificáveis. Entretanto, segundo ele, a profissão que seguirá no futuro ainda não está decidida. A única certeza que o estudante tem, no momento, é de que será dentro dessa área de estudos.

 


Governo do Pará inaugura maior creche do Estado e reforça educação infantil

06.04.2022

O compromisso de zerar o déficit de 30 mil vagas em creches para crianças de até 5 anos, em todo o Pará, está cada vez mais próximo de se tornar realidade. Nesta quarta-feira (6), o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), entregou o Centro de Referência de Educação Infantil (CREI) Prof. Orlando Bitar, em Belém. 

Este é o maior espaço de aprendizagem paraense destinado ao público infantil que vai receber, anualmente, crianças de 2 a 5 anos. O governador Helder Barbalho detalhou mais informações sobre o funcionamento desta nova unidade escolar. 

“Aqui serão disponibilizadas 525 vagas de ensino infantil integral e o processo de matrícula começa a partir da próxima segunda-feira (11). As crianças vão entrar às 7h e sair às 17h, recebendo todas as refeições recomendadas, suporte pedagógico adequado e área para o descanso, com intuito de garantir todo o conforto necessário nesta fase de crescimento dos pequeninos”, detalhou o chefe do Executivo Estadual.

COMPROMISSO

A iniciativa é mais uma política de valorização da educação pública paraense, nas diferentes etapas e modalidades. A nova unidade de ensino dispõe de salas para o maternal I e II, pré-escola I e II, brinquedoteca, enfermaria, biblioteca infantil, sala de dança, dos professores, do soninho, de higienização e multimídia

O local também conta com consultório dentário, escovódromo, refeitório, almoxarifado, além de banheiros feminino e masculino, entre outros equipamentos educacionais. Toda essa infraestrutura vai proporcionar aos pequeninos espaços confortáveis, humanizados, ensino de qualidade e totalmente gratuito.

A secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga, destacou que esta é uma gestão que se preocupa e cuida das pessoas. Hoje, entregamos a primeira unidade do Programa “Creche Por Todo o Pará”, assegurando mais de 500 vagas para crianças em situação de vulnerabilidade. O momento é extremamente festivo e emocionante, pelo fato de sabermos que vamos atender neste lugar, meninos e meninas terão o ambiente adequado, e irá oportunizar aos pais e mães, trabalhar com tranquilidade, sabendo que seus filhos estarão recebendo aprendizado, cuidado e educação de qualidade”, disse a titular da Seduc.

LOCALIZAÇÃO

Uma das características do CREI Orlando Bitar" é a sua localização estratégica, na avenida Governador José Malcher, nº 793, no bairro de Nazaré, em Belém. A unidade permitirá aos pais e mães, que trabalham na região central da capital paraense, a oportunidade de ter um local seguro e acolhedor para seus filhos, enquanto seguem o expediente de trabalho.

A gestora da 4ª Unidade Seduc na Escola (USE), Andréia Libório, destacou o compromisso e a responsabilidade social do Governo do Estado, por meio da Seduc, com a educação pública paraense. “Este é um espaço que vai permitir o atendimento digno às inúmeras famílias que necessitam de vagas em creches na capital paraense. O momento é de muita alegria para todos que acreditam no poder transformador da educação, por ver que aqui, neste local, será um ambiente de referência para a educação infantil e que, com toda certeza, vem para somar e contribuir para a redução do déficit educacional”, afirmou. 

SERVIÇOS

O Centro de Referência de Educação Infantil Prof. Orlando Bitar é a 1ª creche estadual a dispor de consultório odontológico completo. Segundo a coordenadora do Programa “Saúde Bucal Por Todo o Pará”, Alessandra Amaral, diversas ações serão realizadas no local. “Além deste espaço de saúde, temos um escovódromo, local em que vamos realizar palestras educativas com as crianças, mães e os professores. Uma equipe especializada vai mostrar aos pequeninos a maneira correta para cuidar dos dentes, evitando cáries e outras doenças. Tenho certeza que vai ser um momento muito especial e um marco na história educacional do Pará”, enfatizou a dirigente.

Vale destacar que, além de oferecer o serviço essencial de educação à população, o Centro de Referência de Educação Infantil Prof. Orlando Bitar também servirá de local para capacitação dos profissionais que vão atuar nas 149 unidades do Programa “Creches Por Todo o Pará”.

MATRÍCULAS

O processo de matrícula ocorrerá de maneira 100% presencial, a partir da próxima segunda-feira (11), e será acompanhado pela Secretaria de Estado de Assistência Social Trabalho Emprego e Renda (Seaster). Pais, mães ou responsáveis vão passar por um processo de triagem, objetivando garantir o acesso às vagas para aqueles que mais precisam. O início das atividades no “CREI Orlando Bitar” estão previstas para o mês de maio.

Texto: Vinicius Leal (Ascom/Seduc)

Foto:  Rodrigo Pinheiro / Ag.Pará


Estudantes de Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar para Altas Habilidades participam da Olimpíada Canguru de Matemática

06.04.2022

Estudantes do Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar para Altas Habilidades/Superdotação (CEAM/AHS), vinculado à Coordenadoria de Políticas para a Educação Especial (COPESP), participaram da Olimpíada Canguru de Matemática no dia 17 de março.

O Concurso Canguru de Matemática é uma competição anual internacional destinada aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental ao 3ª ano do Ensino Médio, organizados em seis níveis. Entre seus objetivos, o Concurso Canguru de Matemática visa a ampliação e incentivo dos conhecimentos matemáticos, assim como o estudo de maneira interessante e contextualizada, aproximando os alunos do universo da Matemática.

A olimpíada ocorrerá no formato de uma fase única, com provas individuais de até 1h40min de duração, a ser realizada no dia 17 de março (quinta-feira). Os estudantes do CEAM/AHS realizarão a prova sob orientação da professora Elke Penha Benites, do Atendimento Educacional Especializado de Matemática, e da coordenadora Maria Eugênia Bordignon Nachif.

A gerente pedagógica do CEAM/AHS, Eliane de Morais Fraulob afirma sua expectativa pelo sucesso dos estudantes, e reitera a importância da participação dos estudantes nas olimpíadas do conhecimento enquanto parte integrante de sua formação intelectual e cognitiva.

Adersino Junior, SED/MS


Formação sobre componentes curriculares eletivos para educadores da Rede Estadual começa nesta quinta (07)

06.04.2022

Os professores, equipes pedagógicas escolares e formadores da rede estadual podem participar a partir da próxima quinta-feira, 7, do Curso de Formação “Componentes Curriculares Eletivos no Currículo de SC”. O curso será realizado até o dia 8 de julho e pode ser acompanhado neste site. 

O curso tem dois percursos distintos: um para professores que atuam nos componentes curriculares eletivos e equipes pedagógicas escolares, com carga horária total de 30 horas, e outro para formadores (técnicos da Secretaria e das Coordenadorias Regionais de Educação), com carga horária total de 72 horas. Ambos terão certificado emitido pela Secretaria de Estado da Educação (SED).

O curso é oferecido em parceria com o Instituto iungo e faz parte do plano de formação continuada da Secretaria para a implementação do novo Currículo Base do Ensino Médio do Território Catarinense nas escolas estaduais. A formação é composta por conteúdos ministrados por Webconferências, Estudos Orientados e Trilhas de aprendizagem autoinstrucionais. As trilhas são realizadas em formato online na plataforma Nosso Ensino Médio, iniciativa gratuita de formação de educadores elaborada pelo Instituto iungo, Instituto Reúna e Itaú Educação e Trabalho.

WEB 1 - O lugar do Componente Curricular Eletivo no currículo do Ensino Médio

A primeira webconferência do curso será realizada na próxima quinta-feira, 7, das 14h às 16h. O encontro contará com André Fabiano Bertozzo, da SED, e as formadoras do Instituto iungo Marisa Balthasar e Helena Schmid. A transmissão será realizada pelo canal da Gerência do Ensino Médio e Profissional (SED) no YouTube.


Centro Estadual de Educação Especial e Inclusiva participa de reuniões pedagógicas em escolas da rede estadual

06.04.2022

A equipe técnica do Centro Estadual de Educação Especial e Inclusiva (CEESPI), vinculado à Coordenadoria de Políticas para a Educação Especial (COPESP), tiveram participação especial nas reuniões pedagógicas promovidas pelas escolas da Rede Estadual de Ensino (REE) de Campo Grande, no dia 12 de março de 2022, sábado letivo, conforme o calendário escolar vigente.

Dezesseis (16) escolas cederam espaço e tempo para dialogar sobre a educação especial e escola inclusiva: EE Rui Barbosa, EE Ulisses Serra, EE Profº Silvio de Oliveira, EE Marçal de Souza Tupã Y, EE Dolor Ferreira de Andrade, EE Profª Flavina Maria da Silva, EE Profª Alice Nunes Zampiere, EE General Malan, EE Maestro Frederico Liebermann,EE São Francisco, EE Hércules Maymone, CEPEF- Centro de educação profissional Ezequiel Ferreira Lima, CEEP Profª Maria de Lourdes Widal Roma, EE Profª Fausta Garcia Bueno, EE Profº Henrique Ciryllo Correa e EE 26 de Agosto.

Inclusão Escolar

Participaram das reuniões, especialistas em educação especial do CEESPI (28 técnicos), equipe gestora e aproximadamente 583 professores de todos os componentes curriculares. Dentre os temas abordados, evidenciam-se: o público da educação especial, sugestões de estratégias para melhorar o processo de inclusão escolar, orientações sobre o atendimento educacional especializado aos estudantes com deficiência na sala de aula comum, a importância do trabalho colaborativo entre professores do ensino comum e da educação especial, a Lei Federal nº 14.254/2021 que dispõe sobre o acompanhamento integral para educandos com dislexia ou Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) ou outro transtorno de aprendizagem e a Lei Estadual n.º 5.593/2020 que obriga as escolas públicas e privadas, no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul, a disponibilizarem cadeiras em locais determinados aos estudantes com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

A participação da equipe objetivou orientar pedagogicamente a equipe gestora, coordenação escolar e professores regentes, além de reafirmar a relevância do ensino colaborativo entre o professor do ensino comum e da educação especial.

A gerente pedagógica do CEESPI, Ângela Dias relatou que “vamos realizar mais reuniões como essas em todas as unidades escolares da Rede Estadual de Campo Grande até o final de 2022. E para que isso ocorra, contamos sempre com a colaboração, parceria e disponibilização do espaço e tempo da escola, que está sempre aberta em nos receber”. Acrescentou ainda que “o CEESPI, por meio dessa iniciativa, busca aprimorar o processo de inserção escolar, onde a educação especial tenha boa qualidade e sempre numa perspectiva escolar e inclusiva”, finaliza.

Adersino Junior, SED/MS


Estudantes de Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar para Altas Habilidades estão na Olimpíada Brasileira do Saber

06.04.2022

O Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar para Altas Habilidades/Superdotação (CEAM/AHS), vinculado à Coordenadoria de Políticas para a Educação Especial (COPESP), está participando da primeira fase da Olimpíada Brasileira do Saber (OBS), edição de 2022.

A Olimpíada Brasileira do Saber tem como objetivo estimular o interesse por Arte, Matemática, Raciocínio Lógico, Língua Estrangeira, Atualidade, Ciência e Tecnologia de modo a despertar jovens talentos com diferentes aptidões.

Podem participar da OBS os estudantes regularmente matriculados na educação básica, do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Os estudantes do CEAM/AHS realizaram a primeira etapa da Olimpíada no dia 18 de março (sexta-feira) de forma online. Nessa primeira fase, o foco principal é a Matemática, o Raciocínio Lógico, e as Ciências da Natureza (Língua Portuguesa), áreas que serão contempladas em 30 questões objetivas na prova.

A gerente pedagógica do CEAM/AHS, Eliane Morais Fraulob, relata que “a Olimpíada Brasileira do Saber é uma ótima oportunidade para os estudantes se sentirem desafiados e testarem seus conhecimentos dentro de mais de uma área, e ressalta a importância das olimpíadas interdisciplinares como uma ferramenta de motivação para o estudo em todas as áreas do conhecimento. Estudantes, estamos com vocês! ”, finaliza.

Adersino Junior, SED/MS


Educação do Pará leva aulas de reforço escolar para bairros carentes da grande Belém

06.04.2022

Moradores de Marituba agora podem contar com aulas de reforço escolar para estudantes devidamente matriculados no 5º, 6º, 7º, 8º e 9º ano do ensino fundamental da rede pública de ensino. As turmas foram iniciadas nesta terça-feira (05), na Usina da Paz Nova União, e seguirão com cronograma de aulas até o encerramento do ano letivo.

Nós vamos trabalhar aqui com os alunos mais um apoio escolar pensando nesse tempo de pandemia em que eles ficaram longe da escola, então pensando nas lacunas que eles tiveram durante esse período, nós estamos com esse projeto de reforçar e de perceber as dificuldades que eles ainda têm, que adquiriram nesse tempo, nós vamos tentar sanar essas dificuldades o máximo que nós pudermos. Nós procuramos ter um olhar mais cuidadoso com nossos jovens, pensando em realmente formar cidadãos que tenham capacidade, competência para entrar no mercado de trabalho por meio da educação”, explica Tatiana Cavalcante, professora de língua portuguesa.

A iniciativa é mais uma parceria entre a Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), através do Programa Territórios Pela Paz (TerPaz), e a Secretária de Estado de Educação (Seduc). As turmas ocorrerão sempre as terças e quintas-feiras, entre 8h e 11h, de acordo com cada série. A princípio, serão trabalhadas as disciplinas bases da grade curricular como português e matemática, que são as mais demandadas pela população local.

“Ele tem bastante dificuldade em matemática e eu sempre tive vontade de colocar ele numa aula de reforço, mas eu nunca pude pagar. Mas como agora apareceu essa oportunidade aqui na Usina, eu abracei logo”, conta Elciane Teixeira, mães do Mário Henrique Teixeira, de 11 anos, aluno do 6º ano do ensino fundamental.

A dificuldade com cálculos também é compartilhada pela Flávia Silva, jovem de 13 anos e aluna do 8º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Romeu Pires Borges, em Marituba. Para quem tem o sonho de um dia ser advogada e delegada, o reforço escolar certamente será fundamental na jornada. “Tenho muita dificuldade em matemática e português, espero que aqui eu consiga desenrolar melhor e melhorar as minhas notas na escola também”.

Ivete Brabo, coordenadora de projetos da Seduc dentro das Usinas da Paz, reafirma o compromisso desta iniciativa. “O reforço visa fortalecer o aprendizado desses alunos no que se refere as disciplinas ofertadas, beneficiando o aluno matriculado e objetivando criar condições favoráveis de aproximação com o âmbito escolar que, por sua vez, ajuda no combate à evasão escolar”.

“Sinto dificuldade em matemática, eu não sei fazer algumas coisas que os professores passam para mim. Eu fazia uma aula de reforço antes, na rua de casa, mas não senti bons resultados, aí como abriu na Usina da Paz eu vim pra cá”, relata Ruana Souza, de 13 anos, também aluna do 8º ano do fundamental.

Além das turmas de reforço escolar, são ofertadas também turmas de inglês e alfabetização para adultos, todos ainda com vagas para inscrição, que devem ser feitas presencialmente na recepção da UsiPaz. Os interessados devem apresentar documentos como RG, CPF, comprovante de residência e comprovante de matrícula.

 

Por Raiana Coelho (SEAC)

Foto: Ascom/Seac


Escola de Baixo Guandu promove palestra sobre o autismo

06.04.2022

O Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral (CEEMTI) Baixo Guandu, localizado no município de mesmo nome, promoveu, nessa segunda-feira (04), uma palestra com o tema “Lugar de autista é em todo lugar”, em alusão ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, lembrado no dia 02 de abril.

A palestra foi organizada pela professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE) Simone da Penha Pedrosa Palcich, e ministrada por Fabiana Emerick Gonçalves Kruger, mãe de autista. “A nossa palestrante partilhou experiências concretas e reais em torno do autismo na perspectiva dos diálogos inclusivos que integram as ações desenvolvidas no espaço escolar. Na ocasião, o estudante Davi Emanuel Vilaça Correa abrilhantou ainda mais o evento com o seu relato de experiência sobre ser autista”, destacou a professora..

Além da palestra, durante toda esta semana, os professores da área de Códigos e Linguagens estão desenvolvendo diversas atividades em sala de aula, com o objetivo de fomentar nos estudantes o respeito e a empatia para com as pessoas com transtorno do espectro autista (TEA), proporcionando, também, conhecimento sobre o assunto.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata


Estudantes de escola estadual de Cáceres visitam exposição que aborda fauna silvestre

05.04.2022

Para os estudantes do 6° ano da Escola Estadual Dr. José Rodrigues Fontes, a aula de ciências desta quarta-feira (30.03) despertou um olhar diferente sobre a importância da fauna. Orientados pelo professor de Ciências, Jodesmar Muniz, cerca de 51 alunos visitaram a mostra “Projeto Bicho por Dentro”, que apresenta a rica fauna de Mato Grosso. O acervo é composto por esqueletos naturais de várias espécies de animais.

Durante a atividade extraclasse, os estudantes realizaram estudos direcionados sobre as espécies. Foram pesquisas individualizadas, no qual listaram com duplicidades o total 1.057 animais, média de 20 animais por aluno.

Após a reunião dos dados coletados ao longo da visita, foi observado que dos animais listados 657 eram conhecidos pelos alunos, enquanto 400 não faziam parte do conhecimento. Entre os animais expostos encontra-se como capivara, lobo guará, veado catingueiro, tachã, ema, cutia, macaco-aranha, tuiuiú, jacaré-do-Pantanal, gavião real, ouriço-cacheiro, anta, raposa-do-campo, tamanduá-mirim, tamanduá-bandeira e sucuri.

Para a estudante Rayssa Alessandra, a exposição lhe trouxe diversos conhecimentos. “Eu achei interessante, por exemplo, o fato de apesar de alguns bichos serem pequenos eles têm muitos fatos interessantes a serem explorados”, relatou.

Já João Gabriel destaca que interagir com os esqueletos dos animais foi sua parte preferida. “Para mim a coisa mais interessante foram os insetos e os esqueletos porque eles são muitos legais, ainda mais ver os insetos no microscópio. Já os esqueletos eu achei bem interessante por causa do realismo”, disse.


Escola estadual em Juara realiza trabalho de reflexão sobre Transtorno do Espectro Autista

04.04.2022

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo, comemorado em 02 de abril, foi de reflexão na Escola Estadual Comendador José Pedro Dias, em Juara. A unidade escolar promoveu trabalho de sensibilização percorrendo todas as salas abordando sobre o tema.

Com 22 alunos  matriculados na sala de recurso, sendo 10 com laudo de Transtorno do Espectro Autista (TEA) e com mais três com encaminhamento, a escola busca envolver todos os alunos com a realidade do autista.

Como diferencial, uma sala de aula foi inaugurada para intervenções no processo de aprendizagens dos estudantes. Por conta disso, a educadora Eliana Barbosa - com formação em Educação Especial - vem realizado um trabalho de atenção que ganhou notoriedade entre alunos, pais e a comunidade escolar.

“Aproveitamos a data para alertar a sociedade sobre o transtorno de neurodesenvolvimento, a luta contra o preconceito e, principalmente, por mais informação à sociedade. Desde o retorno das aulas presenciais, os profissionais da educação não têm medido esforços para o atendimento de nossas crianças atípicas”, assinala o coordenador pedagógico, Fábio Ricardo Ludke dos Santos.

Segundo ele, a escola aproveitou a data para fortalecer o papel da educação no processo de desenvolvimento das crianças com necessidades especiais, cujo objetivo é ofertar propostas formativas que contemplem suas individualidades e que ajudem no seu desenvolvimento.

“A reflexão de sala em sala foi uma homenagem para as crianças TEA, autistas matriculadas na escola e demais crianças, pois elas que têm nos ensinado o verdadeiro sentido da palavra amor. Em seu entendimento, são crianças que surpreendem todos os dias com suas superações, mesmo sabendo que o TEA ainda apresenta inúmeros desafios. Estamos propiciando para nossas crianças autistas espaços pedagógicos adequados e ações pedagógicas de acordo com a realidade de cada uma”, ressalta.