Edição 1 - Brasília - DF, sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Educação de Minas Gerais lança material de apoio pedagógico para professores

20.05.2022

Para auxiliar os professores da rede estadual de ensino no desenvolvimento de suas aulas e, consequentemente, na qualidade do ensino ofertado aos estudantes, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) lançou, na terça-feira (17/05), o Material de Apoio Pedagógico de Aprendizagem - MAPA-MG. A iniciativa consiste em um conjunto de materiais pedagógicos para apoiar o professor no fortalecimento do processo  ensino-aprendizagem dos estudantes das escolas estaduais mineiras. O seminário de lançamento ocorreu em Belo Horizonte e o encontro segue até quinta-feira (19/5), com uma programação de oficinas com atividades voltadas para a implementação do Currículo Referência de Minas Gerais. 

Emocionada, a secretária de Estado de Educação, Julia Sant’Anna, contou que este é um passo importante para a educação de Minas. “A gente tem a esperança e a expectativa de que o MAPA traga a potência, leveza e segurança que nossos professores precisam ter para conseguir fazer tudo que ele sonha em desenvolver dentro das salas de aula”, revelou Julia.

O Material de Apoio Pedagógico de Aprendizagem (MAPA) foi elaborado pela Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores, da SEE/MG e é um percurso composto pelo Currículo Referência de Minas Gerais, o Plano de Curso, Cadernos Mapa, o jornal Lupa, o Se Liga na Educação e o Plano de Aula do Professor. 

Compilando todo o processo de aprendizagem, o MAPA busca, através do Currículo Referência de Minas Gerais, responder questões sobre o que é preciso ensinar, como planejar e de que forma ensinar nas salas de aula. Seguindo com o percurso da aprendizagem, o projeto ainda visa pensar em outras formas de ensinar, utilizando materiais de apoio, passando pelo plano de aula do professor, até chegar no estudante. 

Todo o processo visa o bem-estar dos alunos. Weynner Lopes, diretor da Escola de Formação, explica que o MAPA- MG visa o desenvolvimento pleno e completo dos nossos estudantes. “Esse percurso apoia o professor no fortalecimento do processo de ensino e aprendizagem. Tudo o que a gente faz, enquanto educador, é para surtir resultado em nossos estudantes, e os resultados são aferidos através de avaliações”, pontuou.

Estas avaliações citadas por Weynner é o processo final de todo o percurso do MAPA, por meio do Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (SIMAVE). Nele, os professores identificaram quais habilidades os estudantes estão com dificuldades e, desta forma, podem rever, em seu percurso, quais aspectos precisam ser aprimorados.

 
O seminário de lançamento do MAPA-MG contou com a participação da subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Izabella Cavalcante; da diretora do Instituto Reúna, Kátia Smole; da coordenadora geral do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Universidade Federal de Juiz de Fora (Caed/UFJF), Lina Kátia Mesquita de Oliveira; além do coordenador geral do Movimento Profissão Docente, Haroldo Corrêa Rocha. O encerramento do evento foi realizado pela secretária adjunta de Estado de Educação, Geniana Faria.

Estavam presentes no auditório cerca de 400 pessoas, dentre eles os superintendentes regionais de ensino, diretores educacionais, analistas e pedagogos. Também participaram equipes da Escola de Formação e da Superintendência de Políticas Pedagógicas da SEE/MG envolvidas com o processo de implementação do Currículo Referência; além de representantes de instituições parceiras, como o Instituto MRV, o Instituto iungo, UNDIME, Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (SINEP), Instituto Unibanco e o ICE (Instituto de Corresponsabilidade pela Educação).

Secretária Julia Sant'Anna apresentou o MAPA elaborado pela equipe da Escola de Formação da SEE/MG. Foto: Matheus Oliveira

Conheça cada um dos componentes do MAPA
 

O Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG) considera as habilidades e especificidades de cada etapa da Educação Básica. Ele foi elaborado respeitando o Conteúdo Básico Comum existente na rede e todas as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (CBC).
 
O Plano de Curso 2022 consiste em um documento orientador, contendo as competências e habilidades estabelecidas no CRMG a serem desenvolvidas na rede estadual de ensino. Ele é estruturado por ano de escolaridade, área de conhecimento e componente curricular, em conformidade com as Matrizes Curriculares vigentes.
 
Já os Cadernos Mapa são livros pedagógicos com sugestões de sequências didáticas das habilidades do CRMG. Eles foram  elaborados a partir das habilidades previstas para cada bimestre, conforme o Plano de Curso, e disponibilizado bimestralmente para todos os anos de escolaridade da Educação Básica.
 
Os Jornais Lupa trazem textos que dialogam com eventos da atualidade. São acompanhados de Cadernos de Atividades para apoio e reforço às habilidades previstas no Plano de Curso, com base no CRMG. Os Jornais LUPA são complementos aos Cadernos MAPA, enfatizando o trabalho com as linguagens em diferentes gêneros e tipologias textuais. Os jornais serão disponibilizados para os educadores a cada 15 dias. 
 
As aulas do programa Se Liga na Educação, também fazem parte do MAPA. Em 2022, o programa passou a ter foco no desenvolvimento de habilidades do CRMG, a partir dos Cadernos Pedagógicos MAPA e dos Jornais LUPA. A programação é realizada diariamente,  na Rede Minas, TV Brasil ou nos canais do YouTube da Rede Minas e do Estúdio Educação MG, com aulas de cada área de conhecimento, contemplando todos os componentes curriculares.

Por fim, o Plano de Aula do Professor é um roteiro elaborado pelo profissional para cada aula. É nele que serão incorporados e reverberados os resultados das formações e o uso dos materiais pedagógicos disponibilizados pela SEE/MG. “Este projeto é um marco na educação mineira. Os cadernos pedagógicos, os jornais Lupa e todos os outros materiais vão contribuir muito para que a desigualdade e defasagem da aprendizagem, principalmente o reflexo da pandemia, seja superado”, destaca Lina Kátia Mesquita de Oliveira, coordenadora geral do Caed/UFJF. 
 
Para a secretária adjunta Geniana Faria, a importância do MAPA é fazer sentido em todo o caminho do ensinamento. “Para ensinar, precisamos saber como se aprende. Sabendo como se aprende, a gente consegue buscar estratégias para ensinar. Então, o que está no currículo (referência), são um conjunto de habilidades que os estudantes precisam aprender. Todos os componentes estão interligados e o nosso objetivo é que eles tenham um significado”, concluiu. 

Todos os materiais do MAPA são disponibilizados no site estudeemcasa.educacao.mg.gov.br/se-liga-na-educacao
 


 


Seminário discute oferta de educação para povos indígenas venezuelanos que residem em Roraima

20.05.2022

Teve início na manhã desta quinta-feira, dia 19, o 'I Seminário de Educação Escolar dos Povos Indígenas Originários da Venezuela no Brasil’. O evento acontece no auditório do Colégio Militar Estadual Derly Luiz Vieira Borges, no bairro Canarinho, até esta sexta-feira, dia 20.

O Seminário é uma ação integrada envolvendo o MPF (Ministério Público Federal), Funai (Fundação Nacional do Índio), Governo de Roraima, Seed (Secretaria de Educação e Desporto), Prefeitura de Pacaraima e Prefeitura de Boa Vista.

O objetivo é definir estratégias e ações para garantir a oferta da educação para aproximadamente 1.700 crianças e adolescentes venezuelanos indígenas em idade escolar os quais vivem em abrigos e que, por algum motivo, ainda não estão matriculados nas escolas, seja das redes municipais ou estadual. 

“Teremos dois dias de evento para ouvir os povos indígenas e discutir a melhor forma de atendê-los. É um dever nosso corrigir alguma deficiência que ainda possa existir na oferta da educação escolar indígena. O Governador Antonio Denarium tem uma preocupação muito grande com os povos indígenas e a determinação é atender da melhor maneira possível”, destacou Raimundo Nonato Mesquita, secretário de Educação e Desporto.

O procurador do MPF Alisson Marugal falou sobre o desafio de garantir a oferta educacional aos povos indígenas venezuelanos que moram no Brasil e destacou sobre o trabalho que vem sendo feito entre as instituições envolvidas.

“O evento de hoje é resultado de um diálogo que o Ministério Público Federal tem mantido com as secretarias de Educação do Estado, de Boa Vista, de Pacaraima e Funai em busca de oferecer uma educação culturalmente diferenciada, o que é um desafio bem significativo. O Seminário propõe discutir como os indígenas desejam essa educação culturalmente diferenciada a partir da legislação brasileira”, explicou o procurador.

Plano de ação será apresentado durante o Seminário

Na programação, haverá exposições de representantes de instituições como o CIR (Conselho Indígena de Roraima), Instituto Insikiran da UFRR (Universidade Federal de Roraima), Sebrae/RR (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Roraima), Amirr (Associação dos Migrantes Indígenas de Roraima), além de apresentações de professores que atuam nas redes de ensino.

A professora Stela Damas, diretora do Ceforr (Centro Estadual de Formação dos Profissionais de Educação de Roraima), explicou que durante o Seminário será apresentado um Plano de Ação. A garantia da matrícula escolar, o estreitamento do diálogo com as famílias dos estudantes, formação continuada de professores estão entre os temas abordados no documento.

“O plano de ação é fruto de uma ação integrada entre Governo do Estado, prefeituras de Boa Vista e Pacaraima, e Funai, acompanhados pelo Ministério Público Federal que apresenta ações estratégicas para que possamos atender essas crianças e adolescentes não apenas com o acesso, mas também com a permanência deles nas escolas”, explicou Stela Damas.

O ‘I Seminário de Educação Escolar dos Povos Indígenas Originários da Venezuela no Brasil’ conta com a parceria da Operação Acolhida, Acnur (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados), Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e Fraternidade.

Escrito por Mágida Azulay Khatab

Foto: ASCOM SEED


Escolas estaduais recebem R$9 milhões para serem aplicados em casos de necessidades emergenciais

20.05.2022

A Secretaria de Estado da Educação (SED) iniciou o pagamento da primeira parcela de 2022 dos Cartões de Pagamento do Estado de Santa Catarina (CPESC), que permite que as escolas da rede estadual e coordenadorias regionais de Educação possam adquirir materiais e realizem pequenos reparos no prédio com mais agilidade em casos de emergência. Nesta primeira parcela, o Governo de Santa Catarina está investindo R$ 9 milhões.

“O CPESC é uma forma ágil e transparente de garantir que as escolas façam os investimentos necessários em caso de urgência. Isso inclui a aquisição de materiais ou mesmo a contratação de empresas para garantir algum tipo de reparo emergencial na estrutura. Assim, o recurso já está disponível, ganhamos tempo e a comunidade escolar é a maior beneficiada”, afirma o secretário Vitor Balthazar.

Os cartões são entregues aos gestores de cada uma das escolas da rede estadual, que têm a possibilidade de adquirir materiais e contratar serviços com agilidade e autonomia em situações de emergência. Os recursos são distribuídos de forma proporcional, de acordo com o número de alunos matriculados em cada unidade escolar.

Neste modelo de investimento, cada escola ou coordenadoria recebe dois cartões que devem ser utilizados de acordo com necessidades emergenciais específicas. Pelo CPESC Material, que pode ser utilizado para a compra de materiais pedagógicos, de expediente, lâmpadas ou tomadas, por exemplo, estão sendo pagos R$ 5 milhões nesta primeira parcela. Os outros R$ 4 milhões são pagos pelo CPESC Serviços, criado para garantir a contratação de serviços de manutenção em casos de urgência, como reparos em portas e em instalações hidráulicas ou elétricas, por exemplo.

Novas regras para a utilização dos cartões

Para 2022, o Governo de Santa Catarina, através da Diretoria do Tesouro Estadual da Secretaria de Estado da Fazenda (SEF), publicou o decreto nº 1.844/2022, que prevê algumas mudanças na utilização do CPESC. Todas estas alterações estão dispostas na Instrução Normativa nº 1185/2022, que inclui também a lista com serviços e materiais que podem ser adquiridos nesta modalidade.

Entre as mudanças, está a impossibilidade de contratação de serviços prestados por microempreendedores individuais (MEI) com o CPESC Serviços. Além disso, o limite para cada transação efetuada com qualquer um dos cartões foi alterado para R$ 1.760,00. A SED seguirá realizando a orientação técnica junto às coordenadorias regionais de Educação para prestar esclarecimentos sobre a utilização dos cartões e os novos regramentos.


Publicada a lista preliminar das 13 equipes que participarão da 1ª Game Jam de Educação Fiscal do Tocantins

20.05.2022

Realizado pelo Governo do Tocantins, por meio das Secretarias de Estado da Educação (Seduc) e da Fazenda (Sefaz), a 1ª Game Jam de Educação Fiscal do Tocantins teve suas inscrições encerradas no último dia 15, com um total de 261 estudantes inscritos da rede estadual de ensino. Desses, foram selecionados 26 estudantes, 2 de cada uma das 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs), que terão a oportunidade de usar a criatividade, adquirir e praticar novas habilidades tecnológicas dentro do universo da programação e do design de games.

As 13 equipes selecionadas, participarão de uma maratona criativa, em que desenvolverão protótipos de aplicativos gamificados inspirados na temática de Educação Fiscal. Os três projetos mais criativos e inovadores serão premiados com mentoria de um ano em programação de jogos digitais, kits tecnológicos, certificados e medalhas. As 3 equipes vencedoras ganharão ainda uma viagem a São Paulo para participar da Brasil Game Show (BGS) 2022, considerada a maior feira de jogos da América Latina.

Neste processo, os cidadãos terão acesso aos games de educação fiscal desenvolvidos pelos estudantes, e passarão a entender melhor de forma lúdica e interativa o papel do Estado na gestão, financiamento e na fiscalização do uso de recursos públicos, compreendendo a função social e econômica dos tributos, assim como os benefícios que podem ser revertidos à sociedade podendo se engajar e atuar de modo cooperativo.

A Game Jam de Educação Fiscal é uma iniciativa do Grupo de Educação Fiscal (Geef-TO), unidade formada por servidores da Sefaz, Seduc e Receita Federal, que tem a missão de promover ações que contribuam com a formação tecnológica dos estudantes e com a sua mentalidade cidadã coletiva por meio da cultura e dos games digitais.

Nova data

Visando uma melhor experiência tecnológica para os estudantes que participarão da competição, a 1ª Game Jam de Educação Fiscal do Tocantins foi reprogramada para os dias 22, 23 e 24 de junho.

 Fábio Almeida/Governo do Tocantins


Competições dos Jogos Escolares da Bahia movimentam estudantes em diferentes modalidades

20.05.2022

As escolas da rede estadual de ensino seguem promovendo as etapas seletivas dos Jogos Escolares da Bahia (JEC), nas quais os estudantes competem em diferentes modalidades esportivas. A ação visa o fortalecimento da cultura corporal percebidos nas práticas realizadas. Em Ilhéus, a etapa escolar do JEB, no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) do Chocolate Nelson Schaun, envolveu a participação de cerca de 600 estudantes, que jogaram nas seguintes modalidades: futebol, baleado, futevôlei, zumba, futebol de mesa, xadrez, dama, dominó e skate.

>> Saiba mais sobre o JEB, no endereço http://estudantes.educacao.ba.gov.br/jeb.

No encontro, houve oficinas de forró e de defesa pessoal para as mulheres e, também, cicloturismo, no qual alunos do curso técnico de nível médio em Guia de Turismo passavam informações históricas em pontos turísticos da cidade para os participantes da atividade.

Para o estudante Walther Danyell Santos, 17, do curso técnico em Guia de Turismo, que participou do cicloturismo, a realização do JEB é fundamental. “Os jogos vêm nos proporcionando atividades esportivas que buscam a integração dos alunos e que mostram que a escola não é somente um lugar para fazer provas, pois, com estas competições, são encontrados alunos com grandes potenciais em diversas áreas do esporte”, disse.

Já a estudante Eliana Souza, 18, do curso técnico de nível médio em Teatro, participou de partidas de baleado e do zumba. “O JEB me fez ter experiências que eu nunca tive na vida e eu amo quando tem esse tipo de evento na escola, porque mergulho de cabeça nas competições”, comentou.

No município de Santaluz, o CEEP do Campo Paulo Freire realizou, no Ginásio de Esportes Otto Alencar, a etapa escolar do JEB intitulada “Copa Paulo Freire”, com competições de futsal masculino e feminino. O estudante Matheus Silva, 17, 3º ano do Ensino Médio, está participando do JEB pela primeira vez. “Eu praticava futsal e futebol de campo fora da escola e, agora, estou tendo a oportunidade de jogar juntamente com outros estudantes e isso é muito bom. Já estou na expectativa da próxima fase”, afirmou.

O JEB também envolveu os estudantes do Colégio Estadual Doutor Manoel, em Ibicuí, como Luis Felipe Silva, 16, 1º ano do Ensino Médio. “Acho os Jogos Escolares da Bahia muito importantes, pois nos deixam mais leves e animados na escola”, destacou. No Instituto Psicopedagógico de Bonfim, em Senhor do Bonfim, teve desfile de abertura do JEB, pelas ruas da cidade. Na unidade, o esporte é utilizado como estratégia de inclusão social e busca ativa.


Quatro professores da Rede Estadual de Ensino ganham Prêmio ‘Inova Professor’

20.05.2022

Quatro projetos desenvolvidos por professores da Rede Estadual de Ensino venceram o Prêmio 'Inova Professor', que reconhece os melhores projetos inovadores desenvolvidos  em escolas públicas da Paraíba. Dos sete melhores projetos apresentados por professores de todo o estado, quatro são da Rede Estadual de Ensino. 

A premiação foi de R$ 50 mil para o primeiro lugar; de R$ 30 mil para o segundo e de R$ 20 mil para o terceiro colocado. A novidade apresentada durante o evento foi a premiação para os projetos classificados no quarto e quinto lugar, na quantia de R$ 10 mil. Além disso, os projetos serão inseridos em um banco de práticas inovadoras. A cerimônia de premiação aconteceu no Cine São José, em Campina Grande, no dia 12 de maio.

A Rede Estadual de Ensino foi contemplada no segundo, terceiro e quinto lugares. O segundo lugar  ficou com o professor Françuarly Santana dos Santos, da Escola Cidadã Integral Técnica José Rocha Sobrinho, da cidade de Bananeiras, com o projeto ‘A Cara da Voz: Dublando, Cantando e Recriando’; o terceiro lugar foi para a Escola Cidadã Integral Técnica José Bronzeado Sobrinho, da cidade de Remígio, com a professora Cristina Aparecida Barbosa de Lima, com o projeto ‘Partilhas Agroecológicas’.

No quinto lugar, duas escolas foram contempladas: a Escola Cidadã Integral Técnica Maria do Socorro Ramalho Quirino, da cidade de Imaculada, com o projeto ‘Sustentabilizart: Um Movimento Artístico e Sustentável no Ambiente Escolar’, do professor George Pereira Brito; e a Escola Estadual de Ensino Fundamental Professora Claudina Mangueira de Moura, da cidade de João Pessoa, com o projeto ‘O Processo Criativo em Língua Portuguesa exige muita leitura, e prática na escrita, dos Gêneros que nos propusermos a produzir’, desenvolvido pelas professoras Danielle Maria da Silva, Renata Henriques da Costa e o Professor Cristian Vasquez Rivera.

Os projetos - Com o objetivo de despertar talentos e atrair os jovens protagonistas na realização de seu projeto de vida, o professor Françuarly Santana, da ECIT José Rocha Sobrinho, criou o projeto ‘A Cara da Voz: Dublando, Cantando e Recriando’. O projeto é realizado na disciplina Eletiva e conta com a participação 30 alunos, como também no Clube de Dublagem, criado pelos próprios estudantes, que junto com o professor escolhem as cenas a serem dubladas: cenas de filmes; desenhos animados; animes e séries sempre na versão original em inglês, espanhol ou japonês. Os estudantes fazem a criação e tradução dos scripts para a dublagem logo após a mixagem de retirada da voz do ator original para fazerem a própria dublagem.

“Pra mim foi uma satisfação receber o segundo lugar do prêmio no valor de 30 mil reais,  pois com esse recurso poderemos ampliar o projeto não só para os nossos alunos como para a comunidade escolar e também os alunos egressos que passaram pelo projeto e amam a dublagem. O Projeto foi desenvolvido com intuito de promover a arte da dublagem, que é a ramificação do trabalho do ator e que visa exercitar a voz como instrumento de comunicação e criação de características vocais para personagens de filmes, séries, animes e desenhos animados”, conta o professor Françualy Santana. 

Já a professora Cristina Aparecida, vencedora do terceiro lugar com o valor de R$ 20 mil, desenvolveu o projeto ‘Partilhas Agroecológicas’. Ela deu início ao projeto de forma online com estudantes do município de Remígio. Durante as aulas remotas, a professora apresentava em vídeo a parte prática da criação de uma horta candeeiro e o acompanhamento da fenologia do feijão. Os estudantes enviavam fotos e vídeos com registros do plantio realizado no terreno dos alunos.

“Os estudantes relatam no ciclo de avaliação que passaram a dar mais valor à agricultura, bem como os seus familiares e se sentem pertencentes aos mais diversos espaços de sobrevivência. Eu fiquei feliz por poder participar de um prêmio que valoriza o professor, em meio a tanta dificuldade que somos submetidos, poder escrever e mostrar uma das minhas práticas é gratificante. Esse prêmio representa a seriedade e o compromisso que temos com a educação pública de qualidade, mostrar que cada pessoa que está dentro do ambiente escolar é capaz”, disse a professora. 

https://paraiba.pb.gov.br/diretas/secretaria-da-educacao-e-da-ciencia-e-tecnologia/noticias/quatro-professores-da-rede-estadual-de-ensino-ganham-premio-2018inova-professor2019


Educação realiza Ciclo de Acompanhamento Formativo de implementação do Novo Ensino Médio no interior

20.05.2022

A Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), realiza o Ciclo de Acompanhamento Formativo de implementação do Novo Ensino Médio em todos os municípios, com cronograma estendido durante o mês de maio, desde o dia 10.

A equipe da Divisão de Ensino Médio está visitando os núcleos da SEE no interior do estado e se reunindo com os coordenadores e assessores pedagógicos, e também com as equipes gestoras das escolas de ensino médio, para apresentar os planos e documentos norteadores da educação no Acre, como o Plano de Implementação (PLI) e o novo currículo aprovado pelo Conselho Estadual de Educação (CEE), bem como os documentos gerais e nacionais.

Além de apresentar a estrutura do novo modelo de ensino médio às equipes gestoras das escolas que contemplam essa modalidade nos municípios, a SEE busca orientar os professores quanto à estratégia de ensino com os novos componentes curriculares, desenvolvendo ações de apoio ao desempenho dos profissionais.

A implementação do novo currículo segue um plano de ação da Divisão de Ensino Médio, começando pelas formações continuadas a partir de 2019.  A segunda ação é o Ciclo de Acompanhamento Formativo, que está em andamento em todo o estado. Por fim, o terceiro ponto será o monitoramento das ações do Plano de Implementação (PLI), do Programa de Ação de Itinerário Formativo (PAIF) e da Proposta de Implementação do Itinerário Formativo (PIF) que toda escola deve fazer.

“Nós estamos apresentando o currículo novo e alguns dos textos introdutórios, que já passaram por revisão e diagramação. Estamos falando como funciona o PAF, desenvolvendo instruções relacionadas ao Programa de Fomento e Custeio”, afirmou a chefe da Divisão de Ensino Médio da SEE, Danielly Franco de Matos.

O ciclo de acompanhamento formativo se estende com a condução da formação continuada, observando, na prática, o que pode ser feito, de que forma está acontecendo, como são ofertadas as eletivas e o projeto de vida, e se os professores utilizam os materiais indicados, considerando que o Novo Ensino Médio está centrado no protagonismo do aluno e na construção de seu projeto de vida, com o objetivo de prepará-lo para ingressar no mercado de trabalho.

Estão sendo analisados, ainda, temas relevantes para o próximo ciclo de formação, observando a logística de implementação, a demanda de professores, os perfis de professores que podem ser indicados para o projeto de vida e eletivas, se a operacionalidade da grade curricular está funcionando, além de analisar os horários de cinco tempos de 60 minutos e suas necessidades e especificidades.

Em Rio Branco, as formações aconteceram durante os meses de março e abril nas escolas que aderiram este ano ao Novo Ensino Médio e não fizeram parte do projeto piloto.

 

Por Clícia Araújo


Aluno do Pará conquista medalha de ouro nos Jogos Escolares Mundiais na França

20.05.2022

A comunidade escolar paraense tem se destacado cada vez mais em iniciativas que envolvam a robótica, a literatura e, também, a prática esportiva. Um desses exemplos é o aluno Elias Oliveira dos Santos, 17 anos, que frequenta a 2ª série do Ensino Médio na Escola Estadual Profª. Izabel Amazonas, em Ulianópolis, e conquistou nesta quinta-feira (19) a medalha de ouro nos Jogos Escolares Mundiais (Gymnasíade 2022), na região da Normandia, na França.

O estudante-atleta venceu na modalidade atletismo - 800 metros rasos - masculino, com a marca histórica de 1’50’’39 e garantiu o melhor tempo da competição. Em parceria com outros três brasileiros, Elias também conseguiu a medalha de bronze no revezamento 100-200-300-100 - masculino, com o tempo de 1’56’’66.

Desde 2019, o paraense já vinha se sobressaindo na categoria, quando ficou entre os dez melhores do Brasil nos Jogos Escolares da Juventude. A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio do Núcleo de Esporte e Lazer (NEL), tem acompanhado a trajetória do adolescente e garantido para ele e outros alunos da rede pública estadual, incentivos que fomentem a prática esportiva e a inclusão social.

RECONHECIMENTO

A secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga, destacou a importância desta conquista para o futuro do esporte educacional. “Quero mandar um abraço ao nosso aluno de Ulianópolis, Elias dos Santos, campeão no atletismo e dizer que você é um grande exemplo para a comunidade escolar. Esporte transforma, esporte é vida, esporte é saúde e tudo isso incentiva que outros estudantes paraenses pratiquem atividades físicas. Sucesso em sua jornada, vamos avante, continue firme nos seus objetivos, ganhando muitas medalhas e muitos prêmios para o nosso querido Pará e o nosso querido Brasil”, enfatizou.

Segundo a coordenadora de Projetos Educacionais do NEL - Seduc, Ana Cláudia Neves, o êxito no torneio é reflexo de anos de preparação e devido ao apoio de múltiplos parceiros. “Houve uma força-tarefa da Federação Paraense de Atletismo, da Seduc, por meio do NEL, para melhorar o treinamento do Elias e, também, fazer com que ele participasse das competições nacionais que poderiam somar em sua trajetória, a fim de que alcançasse o resultado de hoje. É com muita satisfação que seguimos investindo e dando todo o suporte em suas viagens, para que ele cumpra as tarefas nas competições de alto rendimento”, ressaltou.

Elias dos Santos carrega consigo uma representação importante, por ser de um município pequeno da região sudeste paraense, que não possuía a devida estrutura para o seu treinamento. O estudante-atleta usava a praça central da cidade para desenvolver suas habilidades esportivas e, a partir disso, tornou-se referência para a juventude de Ulianópolis. 

Ana Cláudia Neves disse, ainda, que Elias recebeu muito apoio de seus familiares e da Prefeitura Municipal, que se somaram aos suportes fornecidos pelo Governo do Estado, através da Seduc. “Hoje, ele se consagrou campeão nos Jogos Escolares Mundiais. É mais um degrau para que ele chegue brevemente na seleção olímpica brasileira. Tudo isso, claro, com muito trabalho, tempo e empenho, além da parceria com diferentes instituições, pois não se pode criar uma atleta de alto rendimento sem o devido apoio”, complementou a dirigente. 

TRAJETÓRIA

Em junho de 2021, o adolescente viajou para São Paulo (SP) na condição de atleta para participar do Troféu Brasil de Atletismo. Por se tratar de uma competição para adultos, o estudante não teve a possibilidade de ganhar medalhas, no entanto, participou para alcançar o índice que poderia classificá-lo para o Campeonato Pan-Americano de Atletismo Sub-20, em Santiago, no Chile.

Vale lembrar que Elias dos Santos também participou do Campeonato Prevent Senior Sports de Atletismo Sub-20, no Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA), e conquistou a medalha de prata nos 800 metros livres, com o tempo de 1’53’’13. A média foi considerada boa e próxima dos 0’00’’95 milésimos de segundos do índice exigido pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT), para a participação no Pan-Americano.

Texto em colaboração com Yasmin Seraphico (Ascom/Seduc)

Foto: Divulgação

Por Vinícius Leal (SEDUC)


Dia do Pedagogo(a): Ana Patrícia Freitas veste a camisa da educação pública de qualidade

20.05.2022

Na adolescência, Ana Patrícia Freitas descobriu a sua paixão pelo magistério. Nascida e criada numa periferia da Zona Norte do Recife e ex-aluna de escolas públicas, a pedagoga, que atua há 31 anos na área, é a nossa homenageada no Dia do Pedagogo, celebrado nesta sexta-feira (20). A história da professora é de entrega, de busca pelo fortalecimento da escola pública e de justiça social por meio da educação. Bebendo da fonte de Paulo Freire, Ana Patrícia se compromete diariamente em fazer da sala de aula um mecanismo de transformação.

O amor pelo ensino foi descoberto cedo, quando Ana participava de uma igreja católica. Na época, ela foi convidada para ser catequista e trabalhar ensinando crianças. “Ali eu fui feliz de verdade. Tentei aliar essa descoberta com os estudos e optei por terminar a escola com o magistério. Eu tinha me encontrado naquele momento com as crianças. Quando concluí os estudos, fui aprovada num concurso do Estado e fui ensinar na Escola Mardônio Coelho, muito especial por ser fruto de muita luta da comunidade Alto José do Pinho, em Casa Amarela, onde nasci e fui criada”, contou a educadora.

Ana Patrícia concluiu o curso de Pedagogia na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), virou gestora de outra escola estadual, e em 2004 foi chamada para ser formadora de educadores da Gerência Regional de Educação (GRE) Recife Norte, onde atua até os dias atuais. Ela é uma defensora ferrenha da educação pública e acredita que seu empenho faz a diferença. “A minha trajetória foi de muito sucesso e oportunidades. Eu busco muito fortalecer a escola pública porque acredito nela, pois vim dela. No meu espaço, dentro das minhas atribuições, eu tento ofertar o que tenho de melhor, seja coordenando a educação ou executando ela”, ressaltou.

Questionada sobre os desafios da profissão e a bandeira que carrega e defende na área, a pedagoga foi enfática: “eu proponho a equidade de tratamento entre as escolas. As escolas de periferia devem ser tratadas como as demais. O meu sonho é que o jovem da comunidade não precise sair de lá para ter uma educação de qualidade; que as periferias tenham uma escola que promova essa educação para todos. Acredito que a gente precisa parar para refletir e analisar isso.”

Ana Patrícia sonha, também, em rever sua história de sucesso em outros jovens de periferia que dependem da educação para mudar as suas realidades. “Essa ética e esse respeito por sempre oferecer o melhor não rende benefícios somente para a instituição, mas para os nossos estudantes e suas famílias. Se eu consegui estudar, trabalhar e ofertar uma boa educação, eles também conseguirão ir muito longe. Esse é o meu projeto de vida. A escola pública ainda tem muito a conquistar, mas eu também acredito que é possível florir onde você está plantando”, acrescentou.

Foto: Tarciso Augusto - SEE


4ª edição da Campus Party será realizada entre os dias 15 e 19 de junho

20.05.2022

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), e a Campus Party Brasil, promovem, entre os dias 15 e 19 de junho, a 4ª edição da Campus Party Goiás (CP Goiás). A expectativa é receber mais de 76 mil pessoas, entre as áreas Open, Arena e barracas. Toda a estrutura será montada no Passeio das Águas Shopping, Região Noroeste da Capital. 

Este ano, a CP Goiás volta a receber o público presencialmente e será realizada no formato físico e digital. Serão montados cinco palcos, em que o público participará fisicamente ou por meio de transmissões ao vivo. A estrutura também contempla 1,5 mil barracas para os campuseiros. A programação da Campus Party Goiás contempla palestras, workshops, e-Sports, arena de drones e hackathon – um tipo de maratona de programação -, totalizando mais de 400 horas de atividades.

Realizada desde 2019 pelo Governo de Goiás, a Campus Party apresenta estudos científicos de inovação, tecnologia, comunicação e desenvolvimento pessoal, profissional e de projetos. “Nós fomos o único governo que conseguiu trazer a maior feira tecnológica do mundo para Goiás. A Campus Party traz o que há de mais moderno em tecnologias, que estão sendo apresentadas e desenvolvidas por jovens do Brasil todo e de Goiás”, afirma o governador Ronaldo Caiado.

O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, relembra que a primeira edição da Campus Party para Goiás teve recorde de participação entre as edições daquele ano. “Este ano promete ser ainda mais expressivo. Estamos investindo em um cenário de fomento à tecnologia, de modernização do Estado, de qualificação dos nossos jovens, e isso é refletido na ampla aceitação do público pelo evento", reflete o secretário.

O secretário de Desenvolvimento e Inovação, Márcio César Pereira, explica que a parceria entre Governo de Goiás e o Instituto Campus Party resulta em inúmeros benefícios ao estado. “Laboratórios de tecnologia estão sendo implantados nas escolas estaduais para oferecer aulas de robóticas aos estudantes”, conta. “O Bootcamp Low Code mostrou que nossos jovens têm grande potencial para propor soluções para diversos problemas sociais, com o uso de tecnologias. Estamos no caminho certo ao estimular o pensamento computacional", comemora.


Área Open

Na área Open, onde são esperadas mais de 70 mil pessoas, as atividades estão divididas entre Campus Kids, Hoquei de Robôs, Arena Games, campeonatos de e-Sports, simuladores de realidade, arena de drones, espaço de empreendedorismo e Makerspace, que oferece soluções para novas criações, com workshops, impressão 3D e corte a laser.

Na Campus Kids, as crianças terão contato com robótica educativa, gamificação e tecnologias de apoio à gestão da educação como forma de orientar os primeiros passos na tecnologia e despertar o interesse dos pequenos. No Hoquei de Robôs, serão realizados campeonatos com robôs utilizando estratégias e robótica aplicada, durante quatro dias do evento.

Participação inédita de alunos das escolas estaduais
Uma das novidades da Campus Party 2022 é a presença de estudantes de Centros de Ensino em Período Integral (CEPIs) da rede estadual de ensino no Hackathon. Para preparar os alunos para este desafio, eles participaram de duas edições do Bootcamp Low Code. O evento é organizado pelo Governo de Goiás, em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), e possibilita o desenvolvimento de aplicativos que utilizam a linguagem de baixa codificação, “Low Code”.

Arena e Camping

Arena e Camping são espaços exclusivos para inscritos. O Camping é o espaço de descanso dos nossos campuseiros, onde eles se recompõem durante os seus dias do evento. Serão 1.500 barracas, com acomodações individuais ou duplas e toda estrutura necessária. Mais do que um lugar para dormir, este espaço amplifica a experiência dos campuseiros.

A Arena da Campus Party reúne a maior quantidade de conteúdos durante todo o evento. São palestras simultâneas, workshops, painéis e desafios. São cinco palcos que vão gerar mais de 200 horas de conteúdo nos cinco dias de evento, trazendo keynote speakers, pesquisadores e comunidades para construir o futuro. A previsão é receber mais de cinco mil campuseiros neste espaço, que possui bancadas de conexão com internet cabeada para até 20 pessoas em cada mesa, além de abrigar as arenas Disrupção e Freeplay, o Login e o Palco Artemis II. 

Credenciamento 

Os profissionais interessados em participar da cobertura jornalística do evento têm até às 23h59, do dia 7 de junho, para fazer a solicitação no link - https://abre.ai/credenciamentocampusparty2022

Fotos: Edinan Ferreira

Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi) – Governo de Goiás


Governo de Goiás inicia a entrega de notebooks para professores da rede estadual de Educação

20.05.2022

O Governo de Goiás iniciou, nesta quinta-feira (19/5), a entrega de notebooks aos professores da rede pública estadual de ensino. Os primeiros a receberem os equipamentos foram os profissionais dos Centros de Ensino em Período Integral (Cepis) do Estado, que participavam de uma semana de imersão em Integração Curricular em Pirenópolis. 

Nessa primeira entrega, foram distribuídos 529 dos 23 mil notebooks adquiridos pelo Estado. Assim como os chromebooks, entregues aos estudantes de 3ª série do Ensino Médio, os itens são disponibilizados em regime de comodato e poderão ser utilizados fora do ambiente escolar.

Segundo o superintendente de Tecnologia da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Bruno Marques Correia, os equipamentos chegam para auxiliar os professores na execução de suas atividades, permitindo o acesso a equipamentos de qualidade e um maior aproveitamento dos materiais e conteúdos disponibilizados pela Seduc.

“Hoje temos diversos sistemas e portais disponíveis para uso e os professores terão mais liberdade e disponibilidade para executar suas demandas com um equipamento individual e móvel”, explica o superintendente. 

Para o professor Carlos Eduardo Santos da Silva, que atua como coordenador de Integração Curricular no Cepi Polivalente Antônio Carlos Paniago, em Mineiros, os notebooks chegam para somar aos demais investimentos feitos pelo Governo de Goiás na área da Educação. “Apesar de o Governo estar investindo muito nas escolas, em infraestrutura e equipamentos, muitos (professores) ainda não têm o acesso a notebooks e a outros materiais pedagógicos. Vai contribuir muito e, com certeza, a Educação de Goiás está ganhando muito com isso”, ressalta o professor.

Já para a professora Andra Ribeiro, do Cepi Polivalente Professora Antusa, de Campos Belos, os novos equipamentos farão a diferença dentro e fora da sala de aula. “Contribui muito com a formação dos professores, com o processo de formatação das avaliações, o acesso aos nossos alunos e com a nossa motivação também, porque a gente precisa desse tipo de valorização, desse tipo de fomento aos servidores, aos professores e nós estamos muito felizes”, afirma a professora. 

De acordo com Bruno Marques, as próximas entregas ocorrerão por Coordenação Regional de Educação (CRE) e devem ser concluídas até o final do mês de junho.


Projeto de Alfabetização de Adultos do Governo de Goiás terá novas turmas em 2022

20.05.2022

O projeto do Governo de Goiás “Alfabetização e Família”, lançado em 2019 para alfabetizar jovens, adultos e idosos nos 10 municípios mais vulneráveis do Estado, vai abrir novas turmas neste ano. Desta vez, o projeto vai atender pessoas não alfabetizadas de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Senador Canedo, Inhumas e Goianira, podendo alcançar mais de 6 mil goianos.

O objetivo do “Alfabetização e Família” é universalizar a Alfabetização da população com 15 anos ou mais, em conformidade com a meta 7 do Plano Estadual de Educação (PEE). Segundo dados de 2019 do Instituto Mauro Borges (IMB), há 285 mil analfabetos funcionais em Goiás.

O projeto é executado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em parceria com o Gabinete de Políticas Sociais (GPS). Até agora, 421 goianos se formaram no curso do projeto e aprenderam a ler, escrever e fazer cálculos básicos de Matemática. 

A história de superação da tia Cida

No município de Matrinchã, a salgadeira Aparecida Líbano, de 59 anos, também conhecida como tia Cida, aprendeu a soletrar e formar palavras depois de 52 anos sem estudar. Aos 7 anos de idade, ela sofreu maus-tratos na escola em que frequentava, sendo castigada todas as vezes em que não respondia corretamente uma questão do professor. Por cauda disso, nunca mais conseguiu ir para a escola.

“Toda vez que eu chegava na sala de aula eu já passava mal. Então eu não sabia ler. Mas eu nunca tinha reclamado disso, nunca tinha falado nada, porque eu tinha vergonha. Às vezes até chorava de vergonha”, relatou tia Cida, que muitas vezes foi chamada de burra pelos colegas.

“Para mim esse curso foi muito importante. Eu estava tão entusiasmada, que só pensava na escola. Eu me interessei muito porque nunca tinha feito aquilo. Mas fui começando a soletrar, aprendendo a formar as palavras, e eu dava conta! E hoje eu sei que vou conseguir aprender”, contou Aparecida, que quer continuar estudando para melhorar sua leitura e escrita. 

Tia Cida começou a aprender a ler e escrever durante o curso, mas o principal ganho do projeto, para ela, foi a descoberta de seu potencial e a retomada da sua autoconfiança.

Sobre o curso Alfabetização e Família

O curso da “Alfabetização e Família” tem duração de 4 a 6 meses, com 6 horas de aula por semana. O curso é totalmente presencial e gratuito, e inclui a entrega de livros didáticos e materiais escolares como caderno, dicionário, tesoura, cola, lápis de cor e lápis de escrever. 
As próximas aulas devem ser iniciadas na segunda quinzena de julho. Para se inscrever, o cidadão pode entrar em contato com a Gerência de Educação de Jovens e Adultos da Seduc, pelo telefone: (62) 3243-6764.


Aulão presencial do Goiás Bem no Enem será realizado em Silvânia no próximo sábado (21)

20.05.2022

Neste sábado, 21/5, os alunos do Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Professor José Pascoal da Silva, do município de Silvânia, participarão de um aulão presencial do programa Goiás Bem no Enem. O aulão, que começa às 8h30 da manhã, no mesmo horário das transmissões na TV Brasil Central, trará palestras e conteúdos de áreas de conhecimentos diferentes. 

Serão ministradas aulas em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, com a professora Fernanda Serbêto; em Matemática e suas Tecnologias, com o professor Silvio Coelho; e em Linguagem e suas Tecnologias, com o professor Guilherme Cruvinel. 

Além das aulas, a Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc), por meio da Superintendência de Ensino Médio, promoverá duas palestras durante o aulão. A primeira será feita pela coordenadora do Programa Goiás Bem no Enem, professora Siloá de Brito, com o tema “As 10 melhores Técnicas de Estudo”; a outra, com Leonardo Dantas, sobre Inteligência Emocional, é direcionada aos professores que estiverem acompanhando.  

De acordo com a professora Siloá de Brito, as palestras, tanto quanto os aulões, são importantes para o aprendizado dos estudantes. “Cada aluno tem o seu momento, a sua maneira, o seu jeito e a sua forma de estudar, mas, segundo a Psicologia, existem algumas formas que são mais eficazes do que as outras e é isso que queremos mostrar”, explica ela. 

Enem

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 começaram no dia 10 de maio e estarão abertas até o dia 21 (sábado), com isso, é importante ressaltar que os estudantes devem se atentar aos prazos e se preparar para as provas participando das atividades, como os aulões e as aulas televisionadas. 

Para se inscrever, acesse aqui ( https://enem.inep.gov.br/participante/#!/ )


Governo de Goiás entrega quadras esportivas cobertas para dois colégios estaduais

20.05.2022

Alunos e professores de duas instituições de ensino da rede estadual em Hidrolândia finalmente viram um grande sonho ser realizado. Graças aos investimentos do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Educação do Estado, os dois colégios contam agora com a tão sonhada quadra esportiva coberta.

No C. E. Geraldo Batista Oliveira, a espera foi de 40 anos. Já no C. E. Deputado Manoel Mendonça foram cinco décadas aguardando a promessa do poder público ser cumprida. Para concluir as duas obras, o valor do investimento foi de R$ 651.364,80.

As quadras foram oficialmente entregues à comunidade escolar nesta quarta-feira (18/05) durante a inauguração do Vapt Vupt de Hidrolândia. A cerimônia contou com as presenças da secretária Fátima Gavioli; do vice-governador Lincoln Tejota, representando o governador Ronaldo Caiado; do prefeito de Hidrolândia, Zé Délio Júnior; além de outras autoridades.

Construção de muro e quadra

No C. E. Geraldo Batista Oliveira, além da quadra esportiva coberta, os recursos recebidos também foram destinados à construção de um muro, demolição dos pisos danificados, remoção de árvores e dos alambrados velhos. As obras foram iniciadas em setembro do ano passado e custaram R$ 371.744,89.

A unidade escolar fica no povoado de Oloana, funciona em dois turnos e atende 130 alunos em 11 turmas. Wesley Paulo Rosa, gestor do colégio, destaca que a entrega da quadra é a realização de um sonho de mais de 40 anos.

Segundo ele, a instituição de ensino também recebeu recursos dos programas Reformar, Equipar e Conectar. Com as verbas foi possível fazer várias melhorias no colégio, como a construção da sala da Secretaria, a troca de todo o piso do prédio, a reforma dos banheiros e instalação de uma caixa de água, com capacidade para 5 mil litros.

Quadra improvisada

No C. E. Deputado Manoel Mendonça, a quadra esportiva é aguardada há quase 50 anos, segundo a gestora Angelina Maria Pereira Martins. De acordo com ela, a nova quadra substitui a antiga, que havia sido construída de forma improvisada, por meio de mutirão. “Era tudo precário. O piso era de cimento e não havia cobertura”, lembra.

A nova quadra foi iniciada em julho do ano passado e o valor investido para sua construção foi de R$ 279.619,91. “Sou professora de Educação Física e trabalho há 29 anos nesse colégio. Essa quadra é a realização de um grande sonho nosso”, diz a gestora.

O C. E. Deputado Manoel Mendonça tem 903 estudantes matriculados no Ensino Fundamental II, Ensino Médio e na EJA (Educação de Jovens e Adultos). A instituição de ensino funciona nos três turnos e de 2019 até agora, já realizou diversas melhorias com os recursos recebidos dos programas Reformar e Equipar.

Feito histórico

O prefeito Zé Délio Júnior ressaltou a importância do apoio do Governo de Goiás em diferentes áreas, mas especialmente na educação. “Nós temos em nosso município quatro colégios estaduais e todos eles receberam dinheiro do Estado para obras e melhorias. E esses recursos chegaram de forma simultânea. É um feito histórico”, declarou.

O vice-governador Lincoln Tejota lembrou que o governo estadual tem trabalhado incansavelmente para o desenvolvimento do Estado. Segundo ele, as marcas desse governo são o trabalho, o respeito e o compromisso em trazer melhorias para a população.

“Em gestões passadas, os diretores das escolas precisavam se humilhar e implorar por recursos para comprar até o básico, mas nesse governo a realidade é outra. Hoje os gestores das escolas não sabem nem o que fazer com tanto dinheiro que chega”, acrescentou.

Reformar Mais+

Durante a cerimônia de descerramento das placas de inauguração das quadras esportivas, a secretária Fátima Gavioli anunciou também a doação de R$ 150 mil para o município pelo programa Reformar Mais+. O recurso destina-se a ajudar as prefeituras a melhorarem a estrutura física das escolas municipais. “Esse dinheiro é para vocês, prefeitos, realizarem reforma, ampliação ou outra melhoria que seja necessária suas instituições de ensino”, explicou ela.

A titular da Pasta da Educação afirmou ainda que a meta do Governo de Goiás em 2023 é aumentar esse valor, consolidando a parceria entre a Seduc e as Secretarias Municipais de Educação e fortalecendo as ações do programa AlfaMais Goiás.  

Sobre a entrega das quadras, Fátima Gavioli frisou que o tempo pela espera da obra representa quase duas gerações de professores que passaram pelos dois colégios. “Hoje, em qualquer município que nós formos, tem uma obra entregue ou sendo executada e as pessoas sabem que podem confiar nesse governo”.

Autoridades presentes

A cerimônia de inauguração do Vapt Vupt e entrega das quadras foi prestigiada pelo deputado estadual Virmondes Cruvinel; pelo prefeito de Goianira e presidente da Associação Goiana dos Municípios (AGM), Carlão da Fox; e ainda pelo presidente da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), Pedro Sales; entre outros.


Escolas estaduais intensificam preparativos para o Enem 2022

20.05.2022

Com inscrições abertas até o próximo sábado (21) e provas nos dias 13 e 20 de novembro, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está cada dia mais próximo. Na rede estadual de ensino, as escolas começaram a preparar seus alunos para aquele que é a principal porta de acesso ao ensino superior. Além dos kits do Foca no Enem distribuídos pela Secretaria do Estado da Educação (Seduc), as unidades já promovem seus primeiros aulões.
 
É o caso da Escola Estadual Princesa Isabel, que, no último dia 16, realizou seu primeiro aulão preparatório. O evento, realizado na última segunda-feira (16), no auditório da Escola Estadual Moreira e Silva, focou no fortalecimento dos conhecimentos e habilidades dos estudantes para a prova.
 
Na ocasião, professores do Clube do Fera deram dicas sobre redação, literatura e de como se preparar bem para o Enem. Durante o evento, também foram sorteados brindes para os alunos participantes.
 
Oportunidade
 
Presente ao aulão, a estudante Vanessa dos Santos Alves elogiou a iniciativa. “Muitas pessoas não têm condições de pagar um cursinho para o Enem e ter um momento como esse proporcionado pela escola é, para mim, uma grande oportunidade de chegar confiante ao dia da prova”, disse a aluna, que vai disputar uma vaga no curso de Medicina. “Além disso, os kits do Foca no Enem e a ajuda dos professores têm sido muito importantes neste meu processo de preparação”, complementa.
 

 
Seu colega Vitor Hugo Alves compartilha da mesma opinião. “Esses aulões são muito importantes para nós alunos, pois fazem com que a gente se dedique mais. E como muitos não têm acesso à tecnologia, eles abrem portas para quem deseja entrar na universidade”, avalia.
 

 
O professor Thalles Barros disse que os aulões somam na aprendizagem dos estudantes. “Quando a gente consegue proporcionar esse tipo de momento e envolver os alunos de alguma forma, falando da importância do Enem, com certeza ele vai se sentir mais preparado", afirma.
 

 
Ele ainda deu algumas dicas para uma rotina de estudos bem sucedida. “O aluno precisa fazer um planejamento para aprender os conteúdos melhor e identificar em quais disciplinas ele possui dificuldade e em quais ele tem mais facilidade. A partir daí, é colocar a mão na massa”, conclui.
 
Sobre o Exame
 
Criado em 1998, o Enem tem o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica. Podem participar do exame alunos que estão concluindo ou que já concluíram o Ensino Médio em anos anteriores.
 
Os interessados em participar do exame têm até o próximo sábado (21), para fazer a inscrição, habilitando-se para as provas que serão aplicadas nos dias 13 e 20 de novembro.


Escolas estaduais promovem ações de prevenção e combate à violência sexual

19.05.2022

O dia 18 de maio é um dos que marca os eventos do ‘Maio Laranja’, destinado para marcar o combate ao abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes. A data foi institucionalizada pela Lei 9.970 no ano 2000, em memória da menina Araceli Crespo que, aos oito anos de idade, sofreu um sequestro, foi violentada e assassinada em 1973, em Vitória, no Espírito Santo. Apesar da impunidade dos assassinos, a lei veio para que a situação nunca seja esquecida e as crianças sejam melhor protegidas.

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) promove e incentiva as unidades escolares para que debatam essa situação e esclareçam cada vez mais os alunos, para que não sejam vítimas de qualquer espécie de violência. Uma das formas de instrumentalizar as escolas é através das ações do Núcleo de Mediação e Conflitos, ligado à Secretaria Adjunta de Gestão Regional.

O núcleo desenvolveu neste ano um plano de ação, com sugestões de temas a serem trabalhados pelas unidades escolares. O plano foi encaminhado às Diretorias Regionais de Educação (DREs) para que as unidades, com sua autonomia, realizem as ações que acharem pertinentes, adequando os temas a sua realidade. Ao Núcleo de Mediação, cabe oferecer suporte as unidades que solicitam apoio.

“A questão do combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes é um tema constante de discussão, mas é intensificado neste mês, pois é uma temática que precisa ser mais dialogada. Nossos estudantes estão cada vez mais esclarecidos sobre o assunto”, explica Patrícia Carvalho, do Núcleo de Mediação e Conflitos.

Em Nova Lacerda, na Escola Estadual Hermes José da Silva, cerca de 300 alunos do ensino médio se envolveram numa campanha de conscientização contra o abuso e a exploração sexual, com o objetivo de fazer a diferença neste 18 de maio. Por meio da união de alunos, professores e o grêmio estudantil, a comunidade escolar promoveu uma agitação que está contagiado a cidade.

Uma campanha de conscientização para diferenciar e esclarecer os alunos sobre o que é o Assédio, o Estupro e a Importunação Sexual vêm sendo realizada desde o início do mês. Por duas semanas, os professores separaram parte do tempo de aula para debater junto aos alunos esses temas, seja através de informações ou utilizando vídeos. Já o grêmio estudantil, produziu panfletos que foram distribuídos dentro da escola, mas, nesta quarta-feira, eles estarão sendo distribuídos no centro da cidade, a partir das 14h.

“A mobilização da escola foi muito positiva e acabou por atrair a atenção do CRAS, que também promove ações nesta data e acabou se unindo a nós para esta ação de conscientização no centro de Nova Lacerda”, explica o diretor da unidade, Roberto Conceição Nogueira.

Outras ações foram desenvolvidas no Estado. Em Ipiranga do Norte, alunos da Escola Estadual André Antônio Maggi, produziram cartazes alusivos ao dia 18 de maio. Em Diamantino, a Escola Estadual Castro Alves, promoveu uma palestra para toda a comunidade escolar, trabalhando o tema Importunação Sexual. Já no município de Sinop, ações também ocorreram na Escola Estadual Nossa Senhora de Lordes e na Escola Estadual Professor Djalma Guilherme da Silva, que reuniu toda a comunidade escolar para uma palestra.

Na Escola Estadual Élcio Prates, em Guarantã do Norte, o tema do abuso sexual foi trabalhado numa palestra. Já em Água Boa, alunos da Escola Estadual Tiradentes, promoveram uma campanha que chegou até o Instagram da escola, auxiliando também seus seguidores a identificar o que é uma importunação sexual.

Em Cuiabá, a Escola Estadual Francisco Ferreira Mendes, que atende ao Ensino Fundamental e Médio, começou a trabalhar o tema da violência no final do mês de abril. No dia 13 de maio, a escola recebeu o psicólogo Amilton Sandro, da UFMT, para falar sobre o Enfrentamento ao Abuso Sexual. A outra palestra foi proferida pelo doutorando em Enfermagem, Darci Francisco, que falou sobre Assédio Moral e Preconceito Sexual. Todas as palestras são seguidas de debate, para que os alunos possam explorar mais o tema e tirar dúvidas.

Os alunos realizaram outras ações para expressar o que aprenderam, como grafitar a escola e ainda produziram banners que foram disponibilizados na escola, diferenciando o que é Importunação Sexual, Assédio Sexual e Ato Libidinoso. “Essa participação deles foi fundamental e, ainda, temos um grêmio estudantil muito atuante. Todo este mês estamos trabalhando esses temas e finalizamos as ações, participando de um webinar promovido pela Seduc”, detalhou a coordenadora pedagógica, Marli Gouveia de Oliveira.

Texto de Luciana Oliveira.


Profissionais da educação participam de seminário para debater alfabetização na idade certa

19.05.2022

Autoridades, gestores de secretarias estaduais e municipais de educação, diretores de escolas, professores, formadores e pesquisadores de 11 estados brasileiros têm um encontro marcado na terceira edição do Seminário Conectados pela Alfabetização. Com o tema “A Sustentabilidade de Políticas Públicas para Garantir a Alfabetização na Idade Certa”, o evento começou ontem e vai até esta quarta-feira (18.05), de forma online, das 14h às 17h30 (horário de Brasília).

O Seminário é realizado pela Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC), aliança formada pela Associação Bem Comum (ABC), Fundação Lemann, Instituto Natura, e os parceiros B3 Social e Fundação Vale.

As inscrições são gratuitas e abertas para profissionais da educação dos 11 estados integrantes da PARC (AL, AP, ES, GO, MA, MS, MT, PE, PI, RS e SE), pelo link Conectados pela Alfabetização 2022. A organização do evento informa que já superou a marca de 10.000 inscritos até o momento.

O Seminário Conectados pela Alfabetização trata sobre o cenário da educação neste ano eleitoral, a sustentabilidade de políticas públicas educacionais pós-eleições, a consolidação dos Programas de Alfabetização enquanto políticas de Estado, estratégias para recomposição da aprendizagem, o processo de alteração e implementação do ICMS Educação e mesas com gestores de municípios integrantes da PARC discutindo temas como a equidade de raça e gênero.

“O ano de 2022 é muito importante e decisivo para a consolidação de estratégias que garantam a aprendizagem das crianças no retorno presencial às escolas. Para tal, é preciso que políticas públicas que assegurem essas estratégias sejam fortalecidas. Sendo assim, o Conectados pela Alfabetização tem como objetivo mobilizar e conectar os atores envolvidos na implementação dos Programas nos estados em torno da temática da sustentabilidade de políticas públicas para a garantia da alfabetização na idade certa de todas as crianças”, comenta Veveu Arruda, diretor executivo da Associação Bem Comum.

Texto de Rui Matos 


Estudantes do Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar para Altas Habilidades conquistaram medalhas na Olimpíada Canguru de Matemática

19.05.2022

Os Estudantes do Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar para Altas Habilidades/Superdotação (CEAM/AHS), vinculado à Coordenadoria de Políticas para a Educação Especial (COPESP), conquistaram medalhas na Olimpíada Canguru de Matemática.

O Concurso Canguru de Matemática é uma competição anual internacional destinada aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental ao 3ª ano do Ensino Médio, organizados em seis níveis.

Entre seus objetivos, o Concurso Canguru de Matemática visa a ampliação e incentivo dos conhecimentos matemáticos, assim como o estudo de maneira interessante e contextualizada, aproximando os estudantes do universo da Matemática.

O Centro conquistou 12 medalhas na Olimpíada Canguru por intermédio dos estudantes: 03 (três) de ouros, Arthur Pereira Vale, Caio Mendes Cruz de Souza e João Paulo Amaral Nozzella; 01 (um) prata Felipe Carvalho Ferreira; 05 (cinco) bronzes Cássio Queiroz Minozzo, Juan Fernandes G. Filgueiras e Daniel Lima P. de Freitas, Samuel Kiyoshi Tibana Adania e  Cassiano de S. dos Santos e 03 (três) honra ao mérito Pedro Lima Schneider, Lucas Ferreira de Oliveira e Agnes Escobar de Souza.

Os estudantes recebem atendimento educacional especializado (AEE) de Matemática e foram orientados pela professora Elke Penha Benites, sob a coordenação pedagógica de Maria Eugênia Bordignon Nachif.

A gerente pedagógica do CEAM/AHS, Eliane de Morais Fraulob, “congratula os estudantes pelo sucesso na Olimpíada Canguru” e reitera “que essas conquistas são as primeiras de muitas vindouras. Vocês são motivo de muito orgulho para nós! ”.

Adersino Junior, SED/MS


Estudante da Rede Estadual de Ensino é selecionado no programa Jovem Senador para vivenciar experiência no Senado Federal

19.05.2022

O estudante da Rede Estadual de Ensino, Erick Gabriel Ferreira Cordeiro, da terceira série do Ensino Médio da Escola Cidadã Integral Técnica Cônego Francisco Gomes, que fica na cidade de João Pessoa, foi um dos selecionados pelo programa Jovem Senador para participar de uma experiência legislativa no Senado Federal. Erick será o representante da Paraíba em uma comitiva que contará com um aluno representando cada unidade da Federação. 

A viagem acontecerá no próximo dia 27 de julho. O programa selecionou estudantes de escolas públicas de todo o Brasil por meio de um concurso de redação. Ao longo das etapas, os alunos também produziram propostas legislativas que poderão se tornar Projetos de Lei a tramitar no Congresso Nacional.

Erick Gabriel comentou que decidiu participar do programa porque sempre gostou da área de gestão pública. Para o estudante, os projetos voltados à redução da desigualdade social deveriam ser priorizados pelos parlamentares.

“Acredito que nossa nação tem muitas pautas para serem discutidas, são muitos os problemas de nossa nação. Porém, devido às grandes nuances da desigualdade social em nosso país acredito que uma prioridade essencial é a focalização política para o combate desse problema. Acredito que ser político é amar o meio social abdicando dos seus próprios interesses individuais em prol dos anseios da sociedade. Por esse motivo, penso na política como um meio de escape para as gerações vindouras”, revela Erick.

Jovem Senador - O Programa Senado Jovem Brasileiro, criado por meio da Resolução 42/2010, engloba o Projeto Jovem Senador e o Concurso de Redação do Senado Federal.O programa é realizado anualmente e proporciona aos estudantes do ensino médio das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal, de até 19 anos, conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo no Brasil. A cada ano é proposto um tema de redação como forma de ingresso. Os temas sempre abordam tópicos de civismo, questões sociais e convidam à reflexão sobre o exercício da cidadania. Os autores das 27 melhores redações — um de cada estado e do Distrito Federal — são automaticamente selecionados para vivenciar, em Brasília, o processo de discussão e elaboração das leis do país, conforme a atuação dos senadores da República.

https://paraiba.pb.gov.br/diretas/secretaria-da-educacao-e-da-ciencia-e-tecnologia/noticias/estudante-da-rede-estadual-de-ensino-e-selecionado-no-programa-jovem-senador-para-vivenciar-experiencia-no-senado-federal-1


Secretaria de Educação oferta formação para assistentes escolares

19.05.2022

A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE), por meio do Departamento de Formação e Assistência Escolar está ofertando curso de formação continuada para os assistentes escolares da rede urbana de Rio Branco. O segundo encontro acontece nesta quinta-feira, 19, no auditório da Secretaria. O primeiro aconteceu no Instituto de Educação Lourenço Filho (IELF).

São em torno de 220 assistentes escolares que realizam a formação, tanto no período da manhã quanto no período da tarde. De acordo com a chefe do Departamento de Formação, professora Lídia Cavalcante, o curso tem 160 horas de duração e sua conclusão está prevista para o mês de outubro.

Dentro do eixo formativo dos assistentes tem noções básicas de libras, noções de primeiros socorros, práticas escolares, além do eixo sobre as competências sócio-emocionais dos alunos. Além deles, o Departamento pretende dar continuidade à formação de merendeiras, que foi pausado devido a pandemia, para porteiros e também assistentes de bibliotecas.

“Trabalhos com uma metodologia ativa, onde a gente adequa o aprendizado à pratica do profissional e ao nível de ensino que ele possui e, neste segundo momento, estamos relembrando o que eles aprenderam no primeiro encontro, além de exercitar a parte teórica, uma revisita aos eixos trabalhados”, afirma a professora Lídia.

O curso, explica, tem o objetivo de capacitar os assistentes escolares na medida em que eles também são educadores. “Essa formação é para que eles atuem de forma qualificada e que possam atender os nossos estudantes da melhor forma possível e para que os resultados escolares sejam ainda melhores”, disse.

Após a conclusão do curso em Rio Branco, a meta do Departamento, segundo ela, é levar a mesma formação para os profissionais que atuam no interior do Estado. “Por se tratar de um curso presencial, vamos levar também ao interior, não apenas esse, mas outros também”, frisou.

A servidora Graça Pedrosa é uma das alunas do curso. Ela trabalha na Escola Governador José Augusto, localizada no bairro Boa União, na região da Baixada da Sobral. Para ela, os tutores tem dado um incentivo muito grande e o curso tem sido grande valia. “Quanto mais incentivo a gente tiver, melhor”, enfatiza.

Já de acordo com a gestora da escola Almada Brito, localizada na região do Calafate, professora Elane Soares, além de mais felizes, os assistentes retornam para o ambiente escolar mais capacitados. “A equipe da SEE organizou muito bem esse curso porque eles retornam o desejo de compartilhar os saberes”, disse.


Escola estadual Júlia Gonçalves Passarinho realiza II Ciclo de Palestras Jurídicas

19.05.2022

A Escola Estadual Júlia Gonçalves Passarinho, que oferta ensino em Tempo Integral, através do Programa “Escola da Autoria”, em Corumbá, iniciou nesta terça-feira (17.05), o Projeto do Itinerário Formativo Profissional de Serviços Jurídicos "II Ciclo de Palestras Jurídicas JGP", organizado pelo coordenador do Itinerário Formativo Jurídico Harrim Mendez.

O intuito do Ciclo de Palestras é convidar advogados especialistas nas matérias que estão sendo estudadas pelos currículos dos Itinerários da área Jurídica para que possam dar uma aula especial, detalhando tanto a teoria quanto a prática. “Para isso, convidamos especialistas do setor local que visitarão a Escola JGP colaborando com os conhecimentos de casos que possuem", enfatiza Harrim.

Ciclo de Palestras Jurídicas

O Ciclo teve início neste dia 20 e segue até a próxima semana. A primeira convidada foi a Doutora Amanda da Luz, que ministrou aula para as turmas "Atendente Jurídico A e B", sobre o assunto "Dos Crimes contra a Dignidade Sexual".

"É um prazer poder dividir com esse jovens um pouco do conhecimento, mostrar a prática da área jurídica e incentivá-los na carreira", destacou a Drª. Amanda.

Após a palestra, a cientista jurídica recebeu um certificado de "Amiga da Escola JGP", como agradecimento por ter pela segunda vez participado de um evento do setor academico na Escola da Autoria. Desde já a Gestão agradece ao empenho e carinho pelos nossos Protagonistas.

Adersino Junior, SED/MS


Professora da rede estadual do Amazonas leva convidados à sala de aula para mostrar a Matemática em cada profissão

19.05.2022

Para mostrar aos estudantes a importância e a aplicabilidade da Matemática no cotidiano adulto, a professora Cláudia de Freitas, da Escola Estadual José Ribamar da Costa, na zona oeste de Manaus, criou o projeto “Matemática nas profissões”. A iniciativa é desenvolvida com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, da rede pública estadual.  

Estão sendo realizadas palestras educativas com diversos profissionais convidados pela professora, como enfermeiros, dentistas, engenheiros civis, entre outros. Cláudia reforça que a iniciativa foi bem aceita pelos estudantes desde o início, e que o interesse em saber sobre o uso da Matemática no dia a dia está aumentando o interesse na disciplina.

“É importante e interessante mostrar para os alunos essa correlação com a Matemática, mas também mostrar outras profissões para eles, visto que já estão para entrar no Ensino Médio e, assim, pensar sobre o futuro deles”, frisa a professora. 

Nesta quarta-feira (18/05), os estudantes receberam o ex-aluno da escola, Fernando Calderaro, que é product owner na Bemol. Ele disse se sentir honrado em poder mostrar à próxima geração a importância da Matemática.

“A professora Cláudia já foi minha professora no 9º ano também, então ser convidado para ajudar outros alunos é muito bom. Quando entrei no mercado de trabalho eu vi que se eu tivesse dado mais importância para a Matemática algumas coisas teriam sido mais fáceis, então trouxe aos alunos um pouco do meu trabalho, para mostrar como aplicar a disciplina e esperar que eles se esforcem cada vez mais”, comentou Fernando. 

Futuro – O estudante Hilton Gabriel, de 14 anos, tem assistido às palestras dos visitantes. Ele quer estudar a área de programação e acredita que a Matemática é importante para sua formação e que continuará sendo uma das disciplinas mais importantes em seu futuro. 

“A área que eu mais me identifico é essa [a do palestrante] e eu pretendo seguir a área de programação também, então é essencial saber a Matemática, mas também todos deveriam aprender pois ela é a base das profissões do futuro”, avalia Hilton.

Fotos: Eduardo Cavalcante / Seduc


Estudante da rede estadual do Amazonas conquista medalha de ouro em competição nacional de Jiu-jitsu

19.05.2022

Praticante do Jiu-Jitsu desde 2019, a estudante Maria Gabryella Santos, da Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Machado de Assis, conquistou a medalha de ouro no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu, modalidade infantil, no último fim de semana (14 e 15/05). Com apenas 10 anos de idade, a atleta de faixa amarela possui diversas conquistas no esporte. 

Realizado no Ginásio José Corrêa, em São Paulo, no período de 6 a 15 de maio,  a competição contou com modalidades pré-mirim, mirim, infantil, infanto-juvenil e juvenil, com competidores de 4 a 15 anos. Organizado pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ), o evento reuniu atletas de diversas regiões brasileiras. 

Maria já detém mais de 20 medalhas de ouro, prata e bronze em competições regionais, estaduais e nacionais, além de um cinturão de luta casada, uma das modalidades do esporte. 

A mãe da aluna, Jakeline dos Santos, comenta que é um orgulho ter uma filha dedicada e que inspira outras crianças. “É uma emoção inexplicável ver todas as conquistas da minha filha, ela é muito dedicada nos estudos e em tudo que gosta, e ela ama o Jiu-jitsu, então estou muito orgulhosa”, diz a mãe. 


Secretária Raquel Teixeira debate alfabetização com representantes nacionais da Educação

19.05.2022

A secretária estadual da Educação (Seduc) esteve presente, nesta quarta-feira, 18 de maio, no segundo dia do Seminário Conectados pela Alfabetização. A live, promovida pela Associação Bem Comum, no âmbito da Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC), abordou os desafios e possibilidades para a construção da equidade de raça e gênero nas escolas. A transmissão ocorreu pelo hotsite do Seminário.

Também participaram da mesa a pedagoga, historiadora e mestre em Educação, Marcelha Quintiliano; e a secretária municipal da Educação de Vila Bela da Santíssima Trindade, de Minas Gerais, Irlene Renata de Brito.

“A equidade de raça e gênero é um tema muito importante e precisa ser trabalhado em sala de aula. Na Rede Estadual do RS nós temos o Programa Educação Antirracista. O projeto aborda pautas transversais e envolve um conjunto de ações práticas que promovem a valorização da história e da cultura indígena e afrodescendente. O racismo no Brasil é estrutural e isso interfere diretamente no desenvolvimento do país e no nível educacional de crianças e jovens”, destaca a secretária Raquel Teixeira.

Ainda, de acordo com ela, a Educação é a base da desconstrução desta desigualdade.

“Antes mesmo da pandemia nós já tínhamos um cenário em que a questão racial era extremamente pertinente. Agora, isso se agravou profundamente. É preciso fortalecer as políticas públicas e desenvolver ações concretas de combate a esta desigualdade”, reitera.

Seminário Conectados pela Alfabetização

O Seminário Conectados pela Alfabetização tratou sobre o cenário da educação neste ano eleitoral, a sustentabilidade de políticas públicas educacionais pós-eleições, a consolidação dos Programas de Alfabetização enquanto políticas de Estado, estratégias para recomposição da aprendizagem e o processo de alteração e implementação do ICMS Educação. Foram realizadas também mesas com gestores de municípios integrantes da PARC para discutir temas como a equidade de raça e gênero.

Com o tema “A sustentabilidade de políticas públicas para garantir a alfabetização na idade certa”, o evento foi realizado no formato online, nos dias 17 e 18 de maio. A iniciativa é da Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração (Parc), aliança formada pela Associação Bem Comum (ABC), Fundação Lemann, Instituto Natura, e os parceiros B3 Social e Fundação Vale.


Professores participam de Encontro Formativo para Implementação do Documento Curricular de Roraima

19.05.2022

Ao todo, 350 professores da rede estadual de ensino estão participando do Encontro Formativo para Implementação do DCRR (Documento Curricular de Roraima) - Segunda Etapa Boa Vista.

A abertura do evento ocorreu na tarde de quarta-feira, dia 18, no auditório do Palácio da Cultura Nenê Macaggi e contou com a participação do professor João Paulo Cêpa, articulador do Movimento pela Base. E segue com a programação nesta quinta-feira, dia 19.

O secretário de Educação e Desporto, Nonato Mesquita prestigiou a abertura, ao lado do secretário adjunto Semaias Alexandre Silva e da coordenadora da equipe Pró-BNCC em Roraima, Simone Batista.

Voltado para a formação de professores do Ensino Fundamental do 6° ao 9° ano, o Encontro Formativo tem o objetivo de capacitar e ampliar os conhecimentos profissionais e fortalecer a prática docente, para efetivar a implementação do DCRR nas escolas.

Para o professor João Paulo, a implementação da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) é um grande desafio que deve ser enfrentado por todos, com foco na recomposição das aprendizagens, principalmente neste período pós-pandemia.

“Sabemos que estamos em um cenário complexo e é na construção do processo pedagógico da escola e no planejamento que muitas respostas vão aparecer. Mas o desafio, a responsabilidade é de todos, das secretarias, escolas, professores, gestores, sociedade civil. Nosso objetivo é a melhoria da educação brasileira”, destacou João.

PROGRAMAÇÃO DE HOJE

O Encontro Formativo segue durante toda esta quinta-feira, 19. As atividades práticas ocorrem na Escola Estadual Oswaldo Cruz, com a equipe de formadores do Ceforr (Centro Estadual de Formação dos profissionais da Educação de Roraima).

A professora Stela Damas, diretora do Centro de Formação explicou que a capacitação está baseada em três importantes pilares: conhecimento, prática profissional e engajamento.

“Nós fizemos um primeiro momento para que o professor tenha um panorama conceitual do que o DCRR traz, depois propomos a prática, que é a efetivação do planejamento em si, a partir das competências e habilidades que a Base propõe. Por fim, estamos fazendo um trabalho de sensibilização dos professores sobre a importância do documento, pensando então no seu engajamento”, explicou Stela Damas.

A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) é um documento de caráter normativo que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidade da Educação Básica. Sua implementação ocorre em todo o Brasil.

O DCRR foi construído à luz das diretrizes estabelecidas na BNCC e é um instrumento estadual que direciona as políticas públicas educacionais e o currículo a ser ministrado em todas as escolas das redes estadual e municipal, tendo como foco os direitos de aprendizagem e a formação integral do aluno.

“É importante essa formação, pois é uma base comum nacional, isso significa que não só no cenário regional, mas nacional, todos os estudantes terão o mesmo nível de acesso ao conhecimento”, destacou o professor de História Saulo Chaves.

Governo já realizou quatro encontros formativos

Este já é o quarto encontro formativo. O primeiro aconteceu em Boa Vista (primeira etapa), no mês de março com a participação de 400 professores, o segundo em abril foi realizado em Normandia para 400 professores e o terceiro em Uiramutã, na semana passada, que contou com a presença de 420 docentes.

A formação para implementação do DCRR e BNCC ocorre em regime de colaboração entre Estado e municípios, Consed (Conselho Nacional dos Secretários de Educação) e Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação).

Escrito por Mágida Azulay Khatab

Fotos: ASOM SEED


Escola realiza evento sobre Combate ao Abuso e Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes

19.05.2022

Quarta-feira, 18 de maio, é considerado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e a Escola Estadual Euclides da Cunha realizou pela manhã uma programação voltada ao tema com palestras, apresentações e exposições. O evento contou com o apoio da OAB/RR (Ordem dos Advogados do Brasil de Roraima).

Estiveram presentes no evento profissionais da Educação, advogados representantes da OAB/RR, a delegada da Polícia Civil Simone Arruda e o diretor da Faculdade Cathedral, professor Marcos Pereira.

Os profissionais explicaram aos estudantes o motivo desta data, além de esclarecer sobre o que é abuso, exploração sexual, informando sobre os principais sinais que uma pessoa violentada emite e destacaram que todos devem ficar alerta a esses sinais.

Foi reforçado também sobre o papel da escola, que, por sua vez serve como um local seguro, em que os jovens e adolescentes podem pedir ajuda e proteção.

O ‘Maio Laranja’ foi definido também para chamar atenção da sociedade para esse tema tão delicado e busca reforçar a necessidade de um olhar apurado sobre os casos de abuso contra crianças e adolescentes.

ESCOLA QUE PROTEGE

Durante todo o ano, a Escola Estadual Euclides da Cunha, por meio da equipe da Orientação Educacional da escola composta pelas professoras Gabriela Gusmão e Rosiane Oliveira, realiza projetos de sensibilização junto aos mais de 500 estudantes da instituição de ensino sobre combate ao suicídio e ao abuso e violência sexual contra crianças e adolescentes.

“O projeto da escola para o ano de 2022 é: ‘Escola que Protege’. Ao longo do ano haverá diversas ações para que o aluno se sinta acolhido, abrigado emocionalmente e para que retorne os laços neste período pós pandemia. E também para que tenha segurança e conheça seus direitos e deveres”, explicou a gestora da Escola, Flávia Coelho.

A denúncia é uma das principais formas de combater o abuso e a violência sexual. Caso haja suspeitas de alguma criança ou adolescente que esteja sofrendo violação dos seus direitos, é possível fazer uma denúncia por meio do Disque 100.

Escrito por Gabriel Cavalcante

Fotos: ASCOM SEED


Estudantes participam de mobilização para inscrição nos 43 cursos do Educar para Trabalhar

18.05.2022

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) realizou, nesta semana, uma série de atividades para mobilizar os estudantes para as inscrições nos 43 cursos de qualificação profissional ofertados pelo programa Educar para Trabalhar. As inscrições seguem até a próxima segunda-feira (23) e devem ser feitas pelo endereço https://bit.ly/3LpNLYt.  Com palestras, rodas de conversa e mutirão de inscrição, técnicos da secretaria estiveram com os alunos das unidades escolares de Araci, Riachão do Jacuípe, Ribeira do Pombal, Catu, Alagoinhas, Feira de Santana, Sapeaçu e da Região Metropolitana de Salvador para dialogar sobre o programa, que oferece vagas gratuitas, com aulas na modalidade de Educação à Distância.

De acordo com Antônio Pimenta, diretor do Colégio Estadual Ruben Dário, em Salvador, os estudantes têm percebido a importância do programa e os próprios alunos também têm divulgado as vagas. "A mobilização na unidade também está sendo  feita pelo grêmio estudantil e colegiado escolar, por meio das redes sociais, avisos e ficamos à disposição para ajudar estudantes de outras unidades a realizarem as inscrições.  O Educar para Trabalhar é uma excelente iniciativa para oportunizar aos jovens mais uma oportunidade para melhorar a suas vidas e a de seus familiares”.

A estudante Joice Barros, 15, cursa o 1º do Ensino Médio, no Colégio Estadual Ruben Dário, e considera que o programa Educar para Trabalhar aumenta as chances de conquistar um emprego e resolveu falar sobre o assunto com os colegas. “Ao lado de outros estudantes, visitamos as salas e ressaltamos a importância de todos conhecerem as possibilidades ofertadas. Acho a iniciativa bem legal, são cursos que preparam os jovens para entrar no mercado de trabalho e como vivemos um período difícil, precisamos agarrar todas as oportunidades. Quero fazer o curso Desenhista de Construção e confio que terei mais chances de estar no mercado de trabalho”.

O sorteio eletrônico das vagas será no dia 24 de maio. Nesta mesma data será divulgado o resultado parcial da lista de classificados. O prazo para recursos será nos dias 25 e 26 de maio e o resultado final será publicado no dia 27 de maio. A matrícula ocorrerá de 28 de maio a 12 de junho e as aulas serão iniciadas no dia 13 de junho, em parceria com o Sistema S, composto pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC); o Serviço Nacional de Aprendizagem industrial (SENAI); e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), sendo os responsáveis pela prestação dos serviços educacionais.


Estudantes da rede estadual do Amazonas recebem aulas de reforço pelo programa federal ‘Brasil na Escola’

18.05.2022

Com o intuito de fomentar estratégias e inovações para assegurar a permanência, as aprendizagens e a progressão escolar, os estudantes da Escola Estadual Adalberto Vale, na zona sul de Manaus, participam de aulas extras de Matemática e Língua Portuguesa. As disciplinas são ministradas em horário adicional, por professores da própria unidade escolar. 

A iniciativa integra o programa “Brasil na Escola”, criado pelo Ministério da Educação (MEC) por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), com a finalidade de mitigar os danos causados pela pandemia da Covid-19. O Programa Brasil na Escola está estruturado em três eixos: inovação, apoio técnico e financeiro às escolas. 

De acordo com o professor Hélio Monteiro Fialho, que leciona na disciplina de Matemática, o programa oportuniza o reforço em disciplinas em que os alunos possuem mais dificuldades. “Eu já trabalhei em outros projetos de reforço escolar e, sem dúvida, afirmo que, com iniciativas como essas, os alunos melhoram o desempenho escolar e têm a oportunidade de se prepararem para exames externos”, avalia. 

A estudante Ênoli Seixas, no 9º ano, conta que ficou muito feliz em integrar o programa. “A princípio, confesso que eu não estava tão interessada em participar, mas logo depois das primeiras aulas já mudei meu pensamento e, hoje, estou achando ótimo, estou aprendendo bastante”, destacou.

 

Já para Deivison Silva, do 8º ano e, as aulas podem contribuir para a aprovação em instituições de Ensino Médio Técnico. “As aulas estão sendo muito proveitosas e acredito que o reforço vai me ajudar em outras avaliações que eu queira fazer daqui pra frente”, conta a aluna.  

Seleção – A pedagoga da unidade escolar, Patrícia Oliveira, destaca que os estudantes que participam da atividade são selecionados de acordo com o grau de dificuldade. “Cada professor cadastra seus alunos na plataforma, normalmente a gente busca selecionar os estudantes com notas baixas, no intuito de auxiliá-los na melhoria da aprendizagem”, finalizou.

 

Fotos: Eduardo Cavalcante / Seduc


Estudantes da rede estadual do Amazonas criam sistema de rádio em escola na zona sul de Manaus

17.05.2022

Foi iniciado, nesta segunda-feira (16/05), a primeira transmissão radiofônica do projeto “Rádio MRT” de 14 estudantes da rede estadual. Idealizado e implementado pelos estudantes do Grêmio Estudantil da Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Maria Rodrigues Tapajós, localizada na zona centro-oeste de Manaus, a iniciativa ocorrerá toda segunda, quarta e sexta na escola, com apoio e auxílio dos professores e coordenadores escolares.

Criado pelos estudantes da 1ª a 3ª série do Ensino Médio, são 14 discentes a frente do projeto, sendo eles: Davi Almeida Sá, Antony José Printes, Andria Nayane da Costa, Jennifer de Lima Pimentel, Louise dos Santos, Andrezza Alves, Kaylane Silva, Radryne Maraian, Luciola Silva, Carlos Vitor de Souza, Sonia Marialva, Esdras Emanuel, Antônio Vitor Costa e João Paulo Barreto.

O projeto promove a socialização das ações organizadas pelo próprio grêmio estudantil, além de interatividades com demais alunos e dar voz aos jovens da escola, focando também na comunicação de informações gerais escolares, como por exemplo: atividades do calendário acadêmico e cardápio do dia (café da manhã e almoço). 

O estudante, Antônio Vitor Costa, comenta como é participar da experiência de realizar a rádio e que esse seria apenas o primeiro passo do projeto. “Os jovens de hoje gostam de ouvir as opiniões de outros jovens, eu particularmente gosto muito de ouvir podcast, então surgiu a ideia da rádio e é algo muito legal para mim. No futuro, pretendemos montar um podcast nosso, para trabalhar também outras disciplinas da escola e até melhorar a aprendizagem dos estudantes, se possível”, diz o aluno. 

Criação – Os alunos utilizaram o sistema de som já existente na escola, que antes era utilizado apenas como instrumento para comunicar as trocas de tempo e avisos da equipe gestora, para criar a iniciativa da “Rádio MRT” e trazer para o cotidiano escolar maior interatividade com as informações, escolha de temas e músicas que gostariam de ouvir durante os intervalos, além de reforçar temas sociais e lembretes diários, como os vestibulares e inscrição dos discentes no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). 

O coordenador da área de Ciências da Natureza e orientador do projeto, Mauro Melo Costa, conta que o mérito é todo dos estudantes na criação da rádio. 

“Eu fico apenas com a missão de orientar quando solicitado e auxiliar na execução dos projetos, então ver os estudantes terem essa autonomia e como a iniciativa é proveitosa para todo o corpo escolar é muito gratificante, isso contribui no desenvolvimento tanto deles quanto de outros alunos”, diz o coordenador.

Fotos: Arquivo Pessoal


Estudantes do Amazonas selecionados para projeto em parceria com a CBF Social passam por exames médicos

17.05.2022

Os 50 alunos da rede estadual de ensino que foram selecionados para participarem do projeto “Gol do Brasil” – parceria entre o Governo do Amazonas e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) Social – já começaram a se preparar para as atividades. No sábado (14/05), eles passaram por exames médicos e tiveram auxílio para cadastro e documentação. 

O propósito do projeto é auxiliar o desempenho educacional e esportivo dos estudantes. O “Gol do Brasil” é voltado para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, em situação de vulnerabilidade. Ele visa formar cidadãos, manter os jovens afastados das drogas, da violência, e abrir novas oportunidades.

Este primeiro grupo é formado por estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Dariana Correa Lopes e da Escola Estadual Eliana Socorro Pacheco Braga, ambos localizados na zona norte da capital.

Joniferson Silva, titular da Coordenação de Educação Física e Arte (Cefa), reforça que os pilares do projeto ajudam no desenvolvimento educacional e esportivo dos alunos.

“Os pilares que sustentam o projeto estão de acordo com a visão que pretendemos passar para os estudantes dentro da prática do futebol, o que visa formar esses jovens nessa mistura de educação, esporte e cidadania, para serem bons cidadãos”, diz Silva.  

Exames – Todos os alunos participantes do “Gol do Brasil” passaram por avaliações físicas, aferição de pressão, checagem dos pulmões, visão e demais testes para garantir o melhor condicionamento físico durante todo o desenvolvimento do projeto.

Agora, eles vão começar a ter aulas com os professores formados e certificados pela CBF Social, com conteúdos voltados para as técnicas do esporte e habilidades de vida. 

Gol do Brasil – O governador Wilson Lima assinou, no dia 29 de outubro de 2021, um Termo de Cooperação Técnica com a CBF para levar o Projeto Gol do Brasil, que é uma ação social da confederação voltada para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos em situação de vulnerabilidade.

O projeto é norteado pelas dez habilidades de vida preconizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS): autoconhecimento, relação interpessoal, pensamento crítico e criativo, empatia, resolução de problemas, tomada de decisão, lidar com emoções e com o estresse e comunicação eficaz. A meta é desenvolver cidadãos preparados para a vida além dos gramados, por meio do futebol.


Fotos: Arquivo pessoal


Estudantes da rede estadual lançam foguetes de garrafas plásticas para aprender Física e Matemática

17.05.2022

Para colocar em prática os conceitos de Física e Matemática, estudantes da 3ª série do Ensino Médio, do Colégio Amazonense Dom Pedro II, no Centro de Manaus, têm apostado em foguetes fabricados em sala de aula com garrafas plásticas. As atividades também visam a preparação para a 16ª Mostra Brasileira de Foguetes.

A Mostra Brasileira é inteiramente experimental e consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível. Trata-se de um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, previamente cadastradas.

Para praticar, a equipe tem escolhido a Vila Olímpica de Manaus para fazer os lançamentos experimentais. No último sábado (14/05), cerca de 15 estudantes estiveram no local para lançar os protótipos.

Segundo o professor Arnaldo da Silva, o objetivo é despertar o interesse dos alunos na ciência e na tecnologia. “A ideia é estimular os alunos a realizar na prática o que aprenderam na sala de aula, e ainda orientá-los a levar o projeto ainda mais adiante, que é a participação em eventos nacionais”, explicou o educador.

A atividade prática foi realizada como estímulo aos alunos após o aprendizado dos conhecimentos teóricos. O experimento é composto por foguete, base de lançamento e bomba de ar, utilizada em pneus de bicicletas. A base é feita de canos de PVC, e o foguete é construído com duas garrafas PET (corpo e ponta).

A estudante Lia Golvim conta que a sua equipe se dividiu para produzir o foguete. “Nós iniciamos o trabalho focados na teoria, e em seguida passamos a comprar os materiais necessários para construir o foguete. Foram muitos testes até que conseguimos obter um bom resultado, com a possibilidade de apresentá-lo ao nosso professor e aos nossos colegas”, destacou Lia.

Já Isabela Christine Bento explica que a criação do foguete ajudou no seu aprendizado. “A  gente não fazia ideia de como íamos construir o foguete, por isso estudamos bastante para que ele fosse produzido desde o início, realizamos testes e estou muito ansiosa para vê-lo no ar”, declarou a estudante.

FOTOS: Karine Pantoja/Seduc-AM


Escola estadual realiza programação especial no Dia da Família

16.05.2022

Incentivar a participação dos pais e familiares no cotidiano escolar. Foi com esse propósito que a Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Professora Maria Arminda Guimarães de Andrade, localizada na zona leste de Manaus, realizou o “Dia da Família na Escola”, nesta segunda-feira (16/05). A atividade foi uma homenagem ao Dia da Família, celebrado no último domingo, 15 de maio.

A ação contou com bazar de roupas, esmaltação, corte de cabelo e limpeza de pele para a comunidade, além de atrações e atividades com os alunos. A proposta era realizar atividades que contribuíssem para o diálogo e aproximação da família com os estudantes e a escola.

O evento também contou com apresentação dos estudantes em Língua Espanhola – idioma ofertado pela unidade escolar -, e em um número musical em homenagem às famílias. Ao todo, foram 265 estudantes, do 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental, e mais de 350 pais e/ou responsáveis participando do evento.  

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto promove o Dia Família na Escola para integrar alunos e alunas que contam com uma formação familiar diversificada, com avós, tios, padrinhos e outros responsáveis pelo núcleo familiar.

Luciane Castro, gestora da EETI Maria Arminda, conta como a realização do evento é importante para as crianças e o desempenho escolar e familiar de todos. 

“O Dia da Família na Escola surgiu da ideia de trazermos os pais e/ou responsáveis para socializar, tendo em vista que maio é o mês das mães e dia 15 é o dia oficial da família. Nós temos muitas crianças que são criadas por seus avós, tios, tias, só pelo pai, então esse evento é para trabalharmos e darmos ênfase que o ensino-aprendizado de excelência, só é possível quando a parceria escola e família acontece”, diz a gestora. 

Fotos: Eduardo Cavalcante / Seduc


Estudantes da rede estadual do Amazonas se preparam para participar das Paralimpíadas Escolares

16.05.2022

Semanalmente, 15 estudantes paratletas da rede estadual de ensino realizam treinamento na Vila Olímpica de Manaus. O grupo se prepara para a maior competição dedicada a crianças e jovens com deficiência em idade escolar, as Paralimpíadas Escolares, organizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), responsável por revelar grandes nomes do esporte amazonense.

Uma dessas revelações é a estudante Geovana Campos, de 17 anos. A atleta treina há cinco anos e acumula medalhas em competições como os Jogos Escolares do Amazonas (Jeas), o Circuito Brasil Loterias Caixa e as Paralimpíadas Escolares.

Geovana compete na modalidade de atletismo, possui deficiência congênita e atualmente mora no município de Itacoatiara. Ela é uma das 15 estudantes que se prepara para a fase regional, que será realizada em agosto. “Eu estou muito feliz em representar o Amazonas nesta etapa da competição, nos próximos meses vou participar da etapa regional e espero sair selecionada para a fase nacional”, afirmou a estudante.

O jovem Samuel Martins, de 15 anos, estuda no Colégio Amazonense Dom Pedro, em Manaus, possui encurtamento do tendão de Aquiles e vai competir nas modalidades de arremesso de dardo, disco e peso.

Durante o treino, ele contou sobre como o treinador  percebeu a sua habilidade para o esporte. “Eu conheci o professor durante as aulas de natação, aqui mesmo na Vila Olímpica e logo ele me chamou para realizar um treino. Assim, passei a participar da modalidade e com muito esforço ter destaque nas competições”, explicou Samuel.

O estudante se refere ao professor Joaquim Filho, que há mais de 30 anos se dedica a encontrar e treinar  atletas com deficiência.

“Vejo nesses adolescentes uma força e uma habilidade muito grande. A Geovana, quando comecei a treiná-la, ela não conseguia ficar em pé por muito tempo, e hoje é destaque nacional”, aponta o treinador.

Paralimpíadas Escolares – A competição é idealizada e organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2009. Em 2020, o evento não foi realizado devido à pandemia da Covid-19. No ano passado, o evento contou com mais de 900 atletas, de 25 unidades da federação.

Em 2022, as Paralimpíadas Escolares contarão com três fases regionais para quatro modalidades, seguindo as divisões por estados estabelecidas nos regulamentos, a partir do mês de agosto. As quatro modalidades contempladas são atletismo, bocha, goalball e natação.

FOTOS: Drance Jesus/Seduc-AM


Dia da Família na Escola tem feira de profissões e apresentações culturais de estudantes do Amazonas

16.05.2022

A Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Madre Tereza de Calcutá, na zona Sul de Manaus, promoveu uma manhã diferenciada, para estudantes, pais e responsáveis. Isto porque, a unidade escolar realizou o “Dia da Família na Escola”, com o tema profissões.  Como era esperado os pais e responsáveis compareceram e puderam ver de perto a participação dos filhos nas atividades. 

A unidade escolar atende os estudantes das séries iniciais do Ensino Fundamental e, com a programação, busca promover a participação dos familiares, incentivando e apoiando os estudantes a descobrir seus próprios talentos.

Durante a programação, quatro profissionais de diversas áreas estiveram na escola para dialogar sobre as características de suas respectivas atividades. A jornalista Karine Pantoja falou sobre sua  experiência na Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Educação e Desporto.

“Hoje, pude explanar sobre as atividades que desenvolvemos na Ascom da secretaria. Para a gente é muito importante que a comunidade escolar conheça os procedimentos do nosso trabalho e se aproxime dos nossos canais de comunicação, sempre com a intenção de divulgar as ações das escolas estaduais”, destacou.

A professora Viviane Marques, explica que o Dia da Família na escola substituiu o “Dia das Mães” na unidade de ensino. “A gente percebeu que muitos dos nossos alunos não tinham uma “família tradicional”, uma boa parte das crianças tem um núcleo familiar composto por avó, tia, tio e outros, e por isso, buscamos promover esse dia para contemplar todas as famílias”, disse. 

A mãe da pequena Sofia, Railey Santos, contou que esta foi a primeira vez que participou de uma das atividades da escola. “Eu fiquei muito emocionada, por dentro estava quase explodindo de orgulho. Realizar atividades como esta é muito importante para o desenvolvimento dos filhos, e eu espero que este evento se repita muitas e muitas vezes”, concluiu. 

Caleb Cardoso, da 3º ano,  disse ter ficado muito feliz de ter participado do evento. “É a primeira vez que eu estou participando desse evento, e eu fiquei muito feliz de ver a minha família assistindo a minha apresentação, estou adorando esse dia e espero que aconteça outras vezes”, finalizou o aluno.

Fotos: Eduardo Cavalcante / Seduc