Edição 1 - Brasília - DF, sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Secretaria apresenta acesso à Mediação Tecnológica na Educação durante a Rondônia Rural Show Internacional

31.05.2022

A Secretaria de Estado da Educação – Seduc marca presença na 9ª edição do Rondônia Rural Show Internacional – RSSI, em Ji-Paraná, com um estande montado para demonstrar a forma que os estudantes do ensino fundamental e médio que moram nas zonas rurais, tem acesso à Mediação Tecnológica. A organização promoveu aulões, gravações externas, atividades temáticas, tour ecológico em pontos marcados e apresentação de novos projetos.

Além disso, foi lançado o podcast, na forma de entrevistas interativas e animadas, sob temática relacionada à Educação, com os representantes das secretarias de Estado, do Departamento Estadual de Trânsito – Detran, Corpo de Bombeiros Militar, entre outras entidades públicas.

A Seduc atua em várias vertentes da Educação nas zonas rurais e possui um núcleo específico dedicado à área. E há sete anos, lançou o projeto Mediação Tecnológica para atender os estudantes do campo.

Nesta edição, o estande da Seduc contou com a participação de 14 professores – de estúdios que gravaram aulas no local e nas vitrines tecnológicas de agroecologia e zootecnia, em vários estandes da feira. Além disso, os professores criaram jogos envolvendo o tema de agroecologia, zootecnia, inovação tecnológica e ensino para o campo.

Atrás do estande da Seduc, a área chamada “tenda livre” foi o lugar onde aconteceu as oficinas, as palestras e os aulões musicais e apresentação da História de Rondônia. Ainda atividades como Agroecobio, que é uma aula voltada à Ciências da Natureza com base na Biologia, ilustrou a sequência de mostras educativas.

As Coordenadorias Regionais de Educação – CRE foram responsáveis pela seleção das escolas. Os estudantes foram incluídos em gravação de externas e tour ecológico e agropecuário em pontos marcados, como na Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri, Empresa Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater, Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia – Idaron.

Este ano, o espaço foi dobrado e todas as secretarias do Estado e expositores de agronegócio estiveram presentes. Na última edição, que ocorreu em 2019, em torno de 600 estudantes visitaram o estande da Seduc.

ATIVIDADES

Ainda foram expostos o “Revisa Enem” para estudantes do 3° ano e o “Revisa Mais”, que são materiais didáticos exclusivos para reforço. Como também materiais do “Microkids”, com conteúdo relacionado à educação básica e que promete inovação nas escolas.

A secretária de Estado da Educação, Ana Lúcia Pacini, esteve presente na exposição e acompanhou de perto as atividades. Para ela, esse é um momento único e promissor para os estudantes do campo. “A Seduc pôde proporcionar mais conhecimentos aos estudantes, apresentar novas ações, bem como incentivar, por meio das aulas, a preparação para o Enem 2022”, pontuou.

MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA

A Mediação Tecnológica em Rondônia está nos 52 municípios, atendendo cerca de 6 mil estudantes do ensino médio e 318 salas de aulas das escolas da Rede Estadual de Ensino, sendo que na maior parte, em convênio com escolas municipais.

As salas para atender a mediação são equipadas com computadores de mesa, impressora, dentre outros. Parte dos professores já têm seus notebooks.  A mediação segue o Referencial Curricular Básico, mas tem a própria matriz curricular para indígenas e não indígenas, sendo este primeiro com aulas de língua materna e cultura do povo. A maior parte são alunos de sítios, aldeias, quilombos e ribeirinhos.


Governo de Goiás realiza Plano de Ampliação e Recomposição da Aprendizagem em escolas estaduais

31.05.2022

Para atenuar os impactos negativos da pandemia da Covid-19 no processo de ensino-aprendizagem, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação, está executando um Plano de Ampliação e Recomposição da Aprendizagem em todas as escolas públicas estaduais. 

O plano é dividido em 4 períodos, distribuídos ao longo do ano letivo, e tem o objetivo de desenvolver conhecimentos essenciais dos últimos dois anos escolares, nos quais as aulas presenciais foram suspensas. Assim, o plano visa preencher lacunas de aprendizagem deixadas pela pandemia.

Entre os dias 16 e 31 de maio, as escolas de Ensino Fundamental e Ensino Médio estão realizando o 2ª período de recomposição, com atividades de todos os componentes curriculares, especialmente de Língua Portuguesa e Matemática. O primeiro período de recomposição foi aplicado em fevereiro deste ano.

Recomposição X recuperação

Como explicou a gerente de Produção de Material para o Ensino Médio da Seduc, Vanuse Batista, a recomposição de aprendizagem, diferentemente da recuperação, tem o objetivo de desenvolver conhecimentos essenciais dos anos escolares anteriores que o estudante deveria ter, mas não adquiriu na série certa por algum motivo.

“Na pandemia, as redes do Brasil inteiro tiveram que fazer adaptações no currículo, ou seja, priorizar as habilidades mais importantes, porque não tinha como trabalhar tudo”, afirmou Vanuse, referindo-se à dificuldade de acesso às aulas remotas e aproveitamento do conteúdo em regime não presencial.

Com a retomada total das aulas presenciais em 2022, a Secretaria teve de adequar o calendário escolar e incluir períodos de recomposição para possibilitar aos alunos a continuidade dos estudos. “Se o estudante não desenvolver habilidades menos complexas, não adianta o professor trabalhar com ele outras habilidades mais complexas, porque não tem como, do ponto de vista da gradação do conhecimento”, enfatizou a gerente.

Prioridade do momento

Além de combater a evasão escolar, a recomposição de aprendizagem combate desigualdades de aprendizagem entre os estudantes, segundo a gerente de Produção de Material do Ensino Fundamental, Alessandra Oliveira. Para ela, a recomposição de aprendizagem deve ser a ação prioritária das escolas em 2022. “Essa é a ação mais importante da escola neste momento, para que o resultado que a gente tanto espera seja alcançado – a aprendizagem efetiva”, defendeu Alessandra.

Para apoiar os professores, a Seduc produziu e enviou às escolas materiais didáticos complementares para o período de recomposição de aprendizagem. Os alunos resolvem atividades com os conteúdos essenciais dos anos anteriores e também passam por avaliações diagnósticas e aulas de nivelamento.

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Estudantes disputam a fase municipal dos Jogos Escolares de Rondônia

31.05.2022

O esporte e a cultura são importantes para desenvolvimento estudantil, a exemplo disso, as fases municipais dos Jogos Escolares de Rondônia – Joer 2022 já estão acontecendo em boa parte do Estado. As próximas fases serão as regionais e macrorregionais, que serão realizadas no final de maio e junho. As fases estaduais ocorrerão em julho e agosto. Após dois anos, as atividades são retomadas com a realização do Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação – Seduc.

A 34ª edição do Joer será realizada em caráter olímpico para os estudantes matriculados na educação básica do ensino regular, educação de jovens e adultos – EJA e estudantes com necessidades especiais.  A fase municipal conta com o apoio das Coordenadorias Regionais de Educação – CREs e já foi realizada em Ariquemes, Rolim de Moura e Espigão do Oeste, acontece em Novo Horizonte do Oeste, Guajará-Mirim e Nova Mamoré.

Os jogos escolares têm a finalidade de promover, por meio do esporte, a inter-relação social, educacional, além de aumentar a participação nas modalidades esportivas olímpicas e paraolímpicas entre os estudantes de Rondônia.

O estudante de 17 anos, Edglei dos Santos, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Orlando Freire, atleta da modalidade de futsal, comenta que o Joer ajuda a desenvolver habilidades socioesportivas.  Ele também destaca que a expectativa é muito boa e está ansioso para participar pela primeira vez.

Para quem já ganhou, a experiência é melhor ainda, como é o caso do Michael Willian, que estreou como campeão na modalidade futebol, em 2016, pela Escola Estadual de Ensino Médio Major Guapindaia. Para ele, o Joer incentiva os estudantes à pratica esportiva e até mesmo na oportunidade de iniciar profissionalmente no esporte.

Para o titular da Gerência de Educação Física, Esporte e Cultura Escolar – Gefecee, Expedito Ferreira Santana, o Joer é uma excelente oportunidade para os estudantes mostrarem suas habilidades esportivas e ainda promove a socialização e a empatia, trabalha na formação do caráter e proporciona um intercâmbio cultural.

HISTÓRIA DO JOER

O Joer foi instituído oficialmente em 1978, por meio do Decreto nº. 937. A partir dos anos 2000, o Joer foi reformulado com mais nove modalidades esportivas nas categorias Infantil e Juvenil. Em 2009, foi instituído e regulamentado por meio da Lei 2028 de março de 2009, e pelo Decreto 23.345/2018, sendo atualmente disputadas 17 modalidades, nos sexos masculino e feminino, em competições coletivas e individuais. Em 2017 foi instituída a Etapa Paraolímpica que reúne os alunos atletas com deficiência – ACD.

O Joer é disputado em quatro fases no Estado (Interclasse, Municipal, Regional/Macrorregional e Final Estadual). A Fase Nacional, que reúne os campeões estaduais, é organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil – COB – e Confederação Brasileira de Desporto Escolar – CBDE.


Alunos da rede pública do Pará enxergam chance de acesso ao ensino superior com o Polo Metropolitano Pré-Enem

31.05.2022

Com 100% das vagas preenchidas, o Polo Metropolitano Pré-Enem - Prof. Luís Júnior Cunha, reiniciou suas atividades nesta segunda-feira (30), em Belém. Criado pelo Governo do Pará por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), o espaço de aprendizagem busca garantir a competitividade e o conhecimento necessário aos candidatos que não possuem condições de pagar um cursinho preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Devido ao sucesso de aprovações nas principais universidades públicas do país, no ano passado, mais de 8,7 mil alunos concorreram às cerca de 2,6 mil vagas disponibilizadas em 2022. A secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga, ressalta que a Seduc está observando a grande demanda existente e já estuda novas estratégias pedagógicas para que todos os inscritos tenham acesso às quatro áreas do conhecimento exigidas no exame. 

EXPECTATIVA

Frequentando o cursinho pelo segundo ano consecutivo, Victoria Moura, de 18 anos, pretende cursar Publicidade e Propaganda e estava muito empolgada para voltar a estudar. “Estou muito feliz por conseguir estar aqui novamente e quem sabe entrar na sonhada universidade pública. Ano passado confesso que não estava tão focada, mas desta vez sinto que vou conseguir, principalmente com a ajuda desses profissionais experientes e maravilhosos”, frisou. 

Victoria Moura - Foto: Eliseu Dias / Ascom Seduc

O aluno João Paulo Almeida, de 20 anos, afirma que o primeiro dia de aula foi divertido. “Estou conhecendo meus novos colegas de turma, revendo algumas pessoas com quem estudei ano passado, além dos professores maravilhosos que vão nos ensinar ao longo de 2022. Sem dúvidas aqui temos um programa de ensino muito bom, com vários conteúdos e educadores ótimos”.

João Paulo disse, ainda, que vem de família humilde e não teria condições de pagar um cursinho particular. “Eu frequentei o Polo Metropolitano ano passado e foi muito importante para o meu desenvolvimento, já que tive um desempenho incrível na prova, mas infelizmente não consegui devido à grande concorrência. Acredito que desta vez, com ainda mais empenho e dedicação, vou conquistar a minha vaga em Nutrição”, complementa o candidato.

João Paulo Almeida - Foto: Eliseu Dias / Ascom Seduc

“Há dois anos venho tentando entrar no ensino superior e, este ano, estou com grandes expectativas de conseguir uma vaga em Arquitetura e Urbanismo na UFPA, com o apoio do Polo Metropolitano Pré-Enem. Ser uma das selecionadas para estar aqui foi uma sensação de alívio, porque não teria condições de pagar um cursinho particular e agora poderei conquistar meu objetivo”, afirma a estudante Vitória Ribeiro, de 19 anos.

ORIENTAÇÕES

As provas do Enem 2022 nas versões impressa e digital serão realizadas nos dias 13 e 20 de novembro, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Logo no primeiro dia de funcionamento, o cursinho preparatório já estava com a lotação máxima de alunos e o clima repleto de alegria, ansiedade e muita confiança dos próximos desafios que virão. As aulas presenciais serão divididas por grupos e ministradas durante três vezes na semana, conforme escolhido no ato de inscrição:

Módulo I

Dias: Segunda, Quarta e Sexta

Turno da tarde: 13h50 às 18h00

Turno da noite: 18h50 às 22h00

Módulo II

Dias: Terça, Quinta e Sábado

Turno da tarde: 13h50 às 18h00

Turno da noite: 18h50 às 22h00

A Seduc orienta que os classificados levem seu material didático básico, como caneta, caderno e marca-texto. Durante as atividades pedagógicas, os estudantes receberão apostilas com conteúdos para desenvolver e aumentar o rendimento nas provas do Enem.

O coordenador das Ações Enem da Seduc, Diego Maia, destaca que o espaço de aprendizagem está possibilitando ensino gratuito e de qualidade para mais de 2.600 alunos de baixa renda. “A gente está muito feliz porque todas as salas estão lotadas. Vale lembrar que este é apenas o módulo 1, amanhã será o início das aulas para o módulo 2, que é outro grupo de alunos. Portanto, nossas aulas já começaram, os conteúdos pedagógicos estão sendo ministrados pelos professores, tudo isso para fazer com que muitos alunos possam ingressar nas universidades públicas de todo o país”, enfatizou.

O dirigente disse, ainda, que “além das aulas presenciais, os alunos terão acesso à plataforma Enem Pará Digital, desenvolvida em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), que dispõe de mais de 1,2 mil videoaulas, apostilas, materiais didáticos e slides, que podem ser acessados a qualquer hora por meio de um dispositivo com acesso à internet. Dessa forma, são diversas oportunidades que o Governo do Estado assegura para que os candidatos estejam aptos para o Enem”, concluiu Diego Maia. 

 

Por Vinícius Leal (SEDUC)

Foto: Eliseu Dias / Ascom Seduc


Governo de Goiás realiza II Encontro Formativo do programa AlfaMais

31.05.2022

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), vai realizar o II Encontro Formativo para Profissionais do Programa AlfaMais Goiás, de quarta a sexta-feira (1º a 3/6). O encontro vai reunir articuladores e professores formadores de Alfabetização e de Educação Infantil para participarem de oficinas pedagógicas e receberem orientações sobre o programa.

Este é o segundo de quatro encontros formativos previstos para este ano, dentro do Programa em Regime de Colaboração pela Criança Alfabetizada (AlfaMais). Após cada encontro estadual, os articuladores e professores formadores replicam a formação nas equipes regionais, que auxiliam os municípios a implementarem o programa em todas as escolas, em efeito cascata.

O AlfaMais foi criado pelo Governo de Goiás em 2021 por meio da Lei nº 21.071 e prevê a colaboração do Estado com os 245 municípios que aderiram ao programa. O objetivo do AlfaMais é reduzir os índices de alfabetização incompleta e letramento insuficiente entre as crianças matriculadas nas redes públicas e assegurar a alfabetização completa das crianças na idade certa, até o 2º ano do Ensino Fundamental. 

AlfaMais começa a gerar resultados nas escolas

Segundo a superintendente de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Seduc, Giselle Faria, o primeiro ciclo de formação já chegou nas escolas municipais e estaduais de Goiás, onde os resultados começam a aparecer. 

“A gente está vendo o AlfaMais se materializando nas escolas. Hoje a gente vê nas salas de aula uma preocupação muito grande com todo o material pedagógico, todo o processo de escrita e leitura”, contou a superintendente. Giselle também contou que têm recebido vários depoimentos positivos de professores em relação à formação, aos materiais didáticos e à avaliação diagnóstica.

Para a superintendente, um dos maiores ganhos do programa é a consistência do trabalho pedagógico em todo o território goiano. “As escolas municipais e estaduais vão receber esse material, então todo mundo vai trabalhar igual”, afirmou Giselle, lembrando que os livros do AlfaMais foram produzidos de acordo com o Documento Curricular de Goiás Ampliado (DC-GO) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 


Estudantes do Ensino Fundamental criam Clube Juvenil para reciclagem de peças após participarem do Bootcamp Low Code

31.05.2022

Depois de participarem da 1ª edição do Bootcamp Low Code, realizado no final de março, três estudantes do Ensino Fundamental do Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Barão do Rio Branco, do município de Palmeiras de Goiás, decidiram criar um mini Clube Juvenil em sua escola para a reciclagem de peças de computadores já não mais utilizados.  

Os estudantes Kelber Myller, Murilo Henrique Nobre e Vytor Ferreira contaram com a ajuda do professor que ministras aulas de Protagonismo Juvenil, Matheus Nogueira, para orientá-los na criação do Projeto do Mini Clube Juvenil. O interesse em desenvolver o projeto surgiu logo após a participação dos estudantes na primeira formação do Bootcamp Low Code, ocorrida em Caldas Novas.   

De acordo com o professor, o evento foi muito importante para instigar o pensamento inovador nos alunos. “Promover a iniciativa dos estudantes criarem o próprio Clube Juvenil e produzir brinquedos através da reciclagem, vai ajudá-los no protagonismo e na conscientização ambiental. O evento contribuiu para isso”, afirma o professor. 

Interesse em Robótica e Tecnologia

De acordo com o estudante Murilo Henrique, que faz o 7º ano, o grupo foi criado com o intuito de trazer recursos para a escola, visando mais conhecimento na área de mecanismos. Murilo conta que sempre teve interesse em Robótica e Tecnologia, por isso, gostou muito de participar do evento Bootcamp Low Code.

Carrinho elétrico como presente

Aproveitando o programa Seduc Itinerante, uma visita realizada pela Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc), no dia 24 de maio, em Palmeiras de Goiás, os estudantes do Cepi Barão do Rio Branco presentearam a secretária da Educação, Fátima Gavioli, com um carrinho de controle remoto feito na escola.  

O carrinho elétrico foi construído pelos três alunos do mini Clube Juvenil com o auxílio do professor de Protagonismo. Para a criação, foram utilizados dois motores que ainda funcionavam de computadores antigos, sendo um DC, que converte a energia elétrica de corrente contínua em energia mecânica, e outro de DVD, que funciona como gerador caseiro. 

Bootcamp Low Code  

Realizado pelas secretarias da Educação (Seduc) e de Desenvolvimento e Inovação (Sedi) e a Universidade Federal de Goiás (UFG), o Bootcamp Low Code teve a participação de estudantes e professores dos Cepis. Até o momento, já foram realizadas duas edições do programa, tendo sido a primeira em março, no município de Caldas Novas e a segunda, em maio, em Pirenópolis. Voltado à visão empreendedora, a formação tem auxiliado educadores na inserção de competências do pensamento computacional e das habilidades de programação e de empreendedorismo em sala de aula. 


Escola de Goianira realiza projetos de cunho socioemocional e profissional

31.05.2022

Para ajudar os estudantes a superarem os impactos socioemocionais da pandemia, a Escola Estadual Professora Judith Florestina Dias, de Goianira, desenvolveu dois projetos interdisciplinares com os estudantes de 9º ano do Ensino Fundamental neste ano letivo de 2022.

No retorno às aulas presenciais do início do ano, a unidade escolar se deparou com estudantes desanimados e abatidos por conta da pandemia. Afinal, foram dois anos longe da escola, em um período marcado por perdas de entes queridos e de dificuldades econômicas. 

“Quando cheguei na escola, as pessoas estavam desanimadas. Na quarentena muitos alunos sentiram ansiedade”, relatou a estudante Camila Bonfim, de 14 anos, que também ficou apreensiva durante o isolamento. 

Para incentivar os alunos a continuarem estudando, a Escola Estadual Professora Judith Florestina Dias promoveu rodas de conversa entre os estudantes e convidou diversos profissionais para realizarem palestras na unidade. 

Rodas de conversa geram apoio emocional


No primeiro projeto, o “Dois dedos de prosa”, cerca de 140 alunos participaram de bate-papos sobre autoestima, saúde mental e valores pessoais. A escola também organizou reuniões com as famílias para ajudar os estudantes emocionalmente.

“Teve uma roda com minha professora de Inglês. Ela perguntou como a gente estava se sentindo e como foi passar os dois anos longe da escola”, contou Camila. Para a aluna, esse tipo de atividade é muito importante.

“A escola me ajudou muito, porque eu sinto que posso confiar não só nos profissionais da escola, mas também nos meus colegas de sala. Então eu desabafo com eles”, afirmou a estudante.

Escolhas para o futuro

Além das rodas de conversa, a escola está oferecendo palestras com diversos profissionais. No projeto “Judith na trilha do conhecimento”, a escola recebeu, nesta semana, dois professores e um repórter de TV, o jornalista Henrique Ramos.

Os profissionais apresentaram aos alunos as principais atividades de suas rotinas de trabalho, com o objetivo de ajudar os estudantes na escolha de uma carreira no futuro. 

Nos próximos dias, os alunos também vão entrar em contato com médicos, bombeiros, arquitetos e engenheiros. “Está sendo bastante legal. Eu gostei mais da palestra do Henrique Ramos. Eu me identifiquei, estou até pensando em me tornar jornalista”, admitiu Camila. 


Inscrições para o Encceja podem ser feitas até o dia 4 de junho

31.05.2022

Estão abertas as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Para participar, o interessado deve se inscrever no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) até o dia 4 de junho. 

O Encceja é direcionado aos jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino. A participação é voluntária e gratuita, mas existe uma idade mínima exigida. Para certificação de conclusão do Ensino Fundamental é preciso ter 15 anos completos na data de realização do exame. Já para certificação de conclusão do Ensino Médio a idade mínima é de 18 anos de idade.

Confira o Edital completo

No momento da inscrição o participante precisa ficar atento à seleção das áreas de conhecimento. Quem visa o certificado de conclusão dos Ensinos Fundamental ou Médio precisa ter proficiência nas quatro áreas do conhecimento e na redação.

O participante que já tem alguma declaração parcial de proficiência, obtida em edições passadas do Enem (2009 a 2016), Exames Supletivos ou no próprio Encceja, deve selecionar apenas as áreas do conhecimento nas quais deseja realizar a prova. Quem não tem uma declaração parcial de proficiência deve fazer todas as provas do nível de ensino para o qual busca a certificação.

A prova

As provas do Encceja serão aplicadas no dia 28 de agosto (domingo), nos turnos matutino (9h às13h) e vespertino/noturno (15h30 às 20h30).

Em Goiás, o exame será aplicado nos municípios de Águas Lindas de Goiás, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Aragarças, Bela Vista de Goiás, Caldas Novas, Catalão, Cidade Ocidental, Formosa, Goianésia, Goiânia, Goianira, Inhumas, Itumbiara, Jaraguá, Jataí, Luziânia, Mineiros, Morrinhos, Nerópolis, Novo Gama, Planaltina, Rio Verde, Santo Antônio do Descoberto, Senador Canedo, Trindade e Valparaíso de Goiás.

Será certificado apenas o participante que atingir o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e obtiver nota igual ou superior a 5 (cinco) pontos na prova de redação em uma mesma edição do Exame.

 


Governo de Goiás investe R$ 4 milhões em laboratórios de tecnologia das Escolas do Futuro

31.05.2022

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), investiu R$ 4 milhões na readequação e melhoria dos laboratórios das Escolas do Futuro do Estado de Goiás (EFGs) José Luiz Bittencourt, Luiz Rassi e Sarah Kubitscheck, localizadas em Goiânia, Aparecida de Goiânia, e Santo Antônio do Descoberto, respectivamente. Parte da verba, R$ 2 milhões, custeou reparos nos ambientes, enquanto outra foi aplicada na aquisição de equipamentos. 

Os recursos para as intervenções pontuais feitas nos espaços físicos são oriundos do Fundo de Proteção Social do Estado de Goiás (Protege), que tem, entre seus objetivos, a redução de desigualdades e inclusão dos indivíduos. As unidades beneficiadas ficam no Bairro Floresta, na capital; Setor Buriti Sereno, em Aparecida; e em Santo Antônio do Descoberto.  

“A ideia central é aumentar a empregabilidade, renda e expectativas de jovens por meio da educação profissional. Vamos preparar pessoas para carreiras em campos de alta demanda no mercado. O setor de tecnologia remunera 2,4 vezes mais que a média do salário nacional. Sem falar que o setor sofre com déficit de profissionais qualificados”, destaca o titular da Sedi, Marcio Cesar Pereira.

Já a verba para a aquisição de equipamentos, também de R$ 2 milhões, foi obtida junto ao governo federal, por meio de convênio com o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (Mcit), com contrapartida do Estado. Cada EFG da área tecnológica abriga internamente oito laboratórios, além de um ambiente de coworking e outro de pré-incubação.

“Esses reparos eram necessários porque com a criação das EFGs, o perfil pedagógico mudou. Nos antigos Itegos, existiam laboratórios de matemática, química e física. Agora, todas as categorias de cursos oferecidos são vinculadas aos eixos tecnológicos, por isso, esses ambientes foram readequados para laboratórios de robótica, automação, inteligência artificial, entre outros demandados pelo mercado de inovação”, explica a gerente de Gestão das Escolas do Futuro, Mychelly Simões.

As EFGs são vinculadas à Sedi e administradas pela Universidade Federal de Goiás (UFG) desde 2021. Além das unidades José Luiz Bittencourt, Luiz Rassi e Sarah Kubitscheck, há uma em Mineiros (Raul Brandão de Castro), outra em Valparaíso de Goiás (Paulo Renato de Souza), além da EFG Basileu França na capital, que oferece cursos na área de artes. 

Mais recursos
Por meio de parceria firmada com a UFG no ano passado, a instituição de ensino superior se comprometeu a investir mais R$ 36 milhões em equipamentos e R$ 10 milhões em uma reforma ampla das cinco unidades tecnológicas.

Foto: Sedi 


Programa Universidade para Todos inicia atividades com oferta em 200 municípios da Bahia

31.05.2022

O Programa Universidade para Todos (UPT) iniciou, nesta segunda-feira (30), as atividades relacionadas ao fortalecimento das aprendizagens e à preparação dos estudantes concluintes e egressos da rede pública do Estado da Bahia, para os processos seletivos de ingresso no Ensino Superior. As ações envolvem aulas, aulões, seminários temáticos, revisão para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), simulados e orientação profissional do UPT, que serão realizadas em 270 locais de funcionamento, até dezembro.

A iniciativa é desenvolvida pela Secretaria da Educação do Estado (SEC) e realizada em parceria com as quatro universidades estaduais (UNEB, UEFS, UESC e UESB) e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Para 2022, foram ofertadas 15 mil vagas, distribuídas em 200 municípios, nos 27 Territórios de Identidade.  

A coordenadora do UPT na SEC, Patrícia Machado, falou sobre a importância desta nova etapa preparatória. “Estamos iniciando as atividades na modalidade presencial do Programa Universidade para Todos com muita expectativa, após dois anos de pandemia. Será uma semana de acolhida e apresentação do programa, já no ritmo de preparação para os processos seletivos de ingresso ao Ensino Superior”.

Sobre o UPT –  O Programa Universidade para Todos foi instituído enquanto política pública pelo Decreto nº 20.004/2020. Conforme dados oficiais, até o ano vigente, o UPT já proporcionou o ingresso no Ensino Superior de 30.388 mil estudantes concluintes e egressos da rede pública e o exercício à docência a cerca de 29 mil estudantes universitários, que atuam no programa como professor/monitor. Ao longo desses anos, o UPT se consolidou nos 27 Territórios de Identidade do Estado da Bahia, possibilitando aos estudantes da rede pública de ensino o acesso em diversos cursos, majoritariamente em universidades públicas.


Pagamento da Bolsa Estudante de abril começou nesta segunda (30)

31.05.2022

O Governo de Santa Catarina iniciou nesta segunda-feira, 30, o pagamento das parcelas de abril da Bolsa Estudante, iniciativa que cria um auxílio financeiro para combater a evasão escolar entre alunos da rede estadual. Ao longo do dia, o valor está sendo depositado para quem cadastrou contas do Banco do Brasil. A partir de terça-feira, 31, o auxílio será pago para os beneficiários com contas de outros bancos.

Estudantes que ainda não receberam o pagamento podem acessar o painel interativo criado pela Secretaria de Estado da Educação (SED) para conferirem a situação dos seus pagamentos. Para realizar a consulta, é necessário apenas inserir o número de matrícula do aluno beneficiado pelo auxílio. Ao lado, também é exibida uma orientação para cada caso.

Para tirar suas dúvidas sobre os pagamentos, confira abaixo os principais questionamentos sobre o tema. Leia o texto até o final e, em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail bolsaestudante@sed.sc.gov.br.

- Quais parcelas foram pagas até aqui?

No dia 20 de maio começaram a ser pagas as parcelas retroativas aos meses de fevereiro e março. Nesta segunda-feira, 30, teve início o pagamento relativo ao mês de abril. As demais parcelas são pagas sempre até o último dia útil do mês subsequente (a de maio será paga até o último dia útil de junho e assim por diante).

- Não recebi o pagamento. Como consulto minha situação?

Se você não recebeu alguma das parcelas, é possível verificar a justificativa em um painel interativo criado pela SED. Você acessa a ferramenta AQUI. Inserindo o número de matrícula do estudante, é possível verificar a situação de cada mês e receber uma orientação de como proceder em cada caso.

- O painel indicou que há inconsistência nos meus dados bancários. Como proceder?

Neste caso, é necessário conferir novamente os dados da conta apresentada para depósito e procurar a escola para fazer as correções necessárias no cadastro. Se possível, leve o cartão da sua conta e um extrato bancário para auxiliar este processo.

- De acordo com o painel, não tive frequência suficiente. Por que isso acontece?

Para receber o auxílio, é necessário ter frequência mínima de 75% no mês correspondente. Faltas justificadas não são consideradas neste cálculo. Confira seu registro de frequência no portal Estudante Online e procure sua escola para corrigir eventuais inconsistências.

- O painel diz que meu pagamento foi enviado ao banco, mas ele não caiu na minha conta. O que fazer?

É necessário confirmar o extrato da sua conta e, em caso de dúvidas ou eventuais inconsistências, consultar sua agência bancária. Se a sua conta for nova, verifique se ela precisa ser desbloqueada. Também é possível que o depósito tenha retornado por algum problema no cadastramento da conta. Neste caso, é necessário confirmar os dados da conta e corrigir este cadastro na secretaria da escola. Se possível, leve o cartão da sua conta e um extrato bancário para auxiliar este processo.

- Minhas parcelas caíram com um desconto. Qual o motivo?

Isso acontece porque a conta cadastrada não é do Banco do Brasil, por onde são feitos os pagamentos. Neste caso, é descontada uma taxa de movimentação bancária para a instituição da conta cadastrada.

- Ainda posso cadastrar minha conta na escola?

Sim. Cerca de 13 mil alunos que têm direito ao Bolsa Estudante ainda não apresentaram os dados da conta para depósito do auxílio. Para saber se tem direito, acesse o painel de consulta e digite sua matrícula. É possível apresentar estes dados na secretaria da escola ao longo de todo o ano letivo, com garantia do pagamento das parcelas retroativas a partir do mês de fevereiro.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato pelo e-mail bolsaestudante@sed.sc.gov.br.


Protagonistas da Escola Estadual Bonifácia Camargo Gomes visitam Gruta do Lago Azul

31.05.2022

A Escola Estadual Bonifácia Camargo Gomes, carinhosamente conhecida pela comunidade local como “BCG”, que oferta ensino em tempo integral, através do Programa “Escola da Autoria”, em Bonito, realizou com estudantes protagonistas, no dia 24 de maio, visita técnica na Gruta do Lago Azul.

A Gruta do Lago Azul é uma das mais importantes cavernas do patrimônio espeleológico nacional e um dos atrativos turísticos de Mato Grosso do Sul mais visitado, tombada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) como Monumento Natural, desde 1978.

Aula diferente

A aula “diferente” foi viabilizada pela coordenadora pedagógica Marilizi Duarte de Oliveira, com o apoio da diretora adjunta Rose Souza, em parceria com a Prefeitura de Bonito, “ao cursarem a disciplina Aprendendo Cartografia do itinerário formativo em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, buscando desenvolver e preparar os estudantes para observar e organizar informações cartograficas, permitindo a interpretação de mapas como linguagem de comunicação, com a professora Michelle, os estudantes tiveram essa experiência da visita e puderam visualizar a formação geológica de paisagem mundialmente conhecida”, enfatiza coordenadora Marilizi.

“Foi um momento impar para os estudantes, que conduzidos pelos guias de turismo se permitiram articular os conhecimentos apreendidos em sala de aula com a observação direta dos fenômenos espaciais estudados”, finaliza diretora adjunta Rose Souza.

Adersino Junior, SED/MS


Governo de Goiás lança 4 mil novas bolsas do ProBem

31.05.2022

O governador Ronaldo Caiado lançou, nesta sexta-feira (27/05), um novo processo seletivo do Programa Universitário do Bem (ProBem) para a oferta de mais 4 mil bolsas de estudo de formação superior. O edital será publicado pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) na próxima quarta-feira (1º/06), no site www.ovg.org.br. As inscrições poderão ser feitas de 22 de junho a 3 de julho. Os contemplados vão receber o benefício a partir do segundo semestre deste ano. A presidente de honra da OVG e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), primeira-dama Gracinha Caiado, também participou do evento.

“Vamos fazer uma educação com a qual as pessoas saibam que, ao sair dali, elas podem ter todas as condições de exercer sua profissão com seu diploma”, disse Caiado, ao comentar que o atual governo trabalha por uma educação “degrau a degrau”, para que os jovens cheguem à universidade preparados para absorver e aprender o conteúdo repassado.

A abertura de novo processo seletivo foi possível graças à quitação da dívida de quase R$ 76 milhões deixada pelo governo anterior com as instituições de ensino superior referente a valores que não foram repassados pelo extinto Programa Bolsa Universitária. Para não desamparar os estudantes que já possuíam o benefício, em 2019, a atual gestão fez um acordo com as instituições e parcelou a dívida em 36 meses. O valor foi quitado no último dia 10, com um mês de antecedência. Durante a solenidade, o governador entregou um cheque com valor de R$ 75.434.205,44 para simbolizar a quitação.

“Meu agradecimento maior é por terem confiado na minha palavra. Está aí mais um compromisso cumprido, mais uma promessa que saldei, e com um mês de antecedência. Isso alegra enormemente a mim e, até o final do meu mandato, essa é a maneira que eu quero governar Goiás”, disse o governador aos representantes de instituições de ensino e de estudantes universitários.

Em discurso, a primeira-dama Gracinha Caiado destacou que “não foi fácil colocar o programa nos eixos”, mas que hoje o ProBem se tornou referência em todo o País, dando mais dignidade a famílias em situação de vulnerabilidade. “No último dia 10 de maio, o Governo de Goiás fechou, de uma vez por todas, esse triste capítulo da história de Goiás, em que a promessa dada não era cumprida. Esse valor em atraso, que foi quitado, poderia beneficiar cerca de 5 mil estudantes a mais do que atende agora. Seriam jovens que poderiam estar prestes a se formar. Mas com essa dívida paga, agora podemos olhar para o futuro e passar a beneficiar ainda mais jovens em todo o Estado”, explicou Gracinha Caiado.

O programa
Atualmente, o ProBem possui aproximadamente 12 mil bolsistas, com beneficiários em 227 municípios goianos, distribuídos em 92 instituições de ensino, sediadas em 34 cidades. Das novas 4 mil bolsas, serão mil integrais e 3 mil parciais. As bolsas parciais correspondem a 50% do valor da mensalidade e são limitadas a R$ 650. Já as integrais correspondem a 100% do valor da mensalidade e são limitadas a R$ 1,5 mil. Para estudantes de medicina ou odontologia, cursos com mensalidades mais altas, os limites são maiores, de R$ 2,9 mil para parciais e R$ 5,8 mil, para integrais.

Presidente do Sindicato das Entidades de Estabelecimentos de Educação Superior do Estado de Goiás (Semesg), Jorge de Jesus Bernardo observou que as faculdades particulares de Goiás são parceiras há mais de 20 anos do programa de bolsa para estudantes universitários, mas que sempre tiveram valores a receber. “Quando o governador Ronaldo Caiado assumiu a gestão, o momento era terrível. E, hoje, estamos festejando a antecipação do pagamento, estamos em um diferencial muito grande em relação ao tempo passado”.

Bernardo ressaltou que a iniciativa privada de Goiás oferece, graças ao programa, educação não só para a população goiana, mas também para muitos estudantes que vêm de fora. “Entendo que isso aqui é um bem — como o próprio nome já fala, ProBem — que a sociedade precisa, que é educação de qualidade. Recebi informações de que outros Estados vão levar o ProBem para lá. Isso é muito bom, é um programa em que o aluno é beneficiado diretamente. Não tem mais ou menos. Isso é gestão”, completou.

Diretora-geral da OVG, Adryanna Caiado reforçou a importância da quitação do débito para que o Estado possa oferecer aos jovens uma nova perspectiva de vida. “Hoje, os bolsistas têm a tranquilidade para estudar, pois as mensalidades são pagas rigorosamente em dia. As instituições de ensino trabalham com a certeza de que vão receber os recursos na data certa. Isso é comprometimento e responsabilidade”, afirmou.

Participaram também da solenidade a reitora do Centro Universitário de Mineiros e vice-presidente da Associação Goiana das Instituições Municipais de Ensino Superior da Regional Centro-Oeste, Juliene Rezende Cunha; a reitora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Olga Izilda Ronchi; os secretários de Estado de Desenvolvimento Social, Wellington Matos, e de Indústria, Comércio e Serviços, Joel Sant’Anna; o deputado estadual Virmondes Cruvinel; e outras autoridades.


Governo de Goiás realiza segundo Dia D de Vacinação contra influenza e sarampo

31.05.2022

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) em parceria com as prefeituras municipais, realiza neste sábado (28/05) o segundo Dia D de Vacinação contra influenza e sarampo. Durante o Mutirão Governo de Goiás que será realizado no Jardim Ingá, em Luziânia, a primeira-dama, Gracinha Caiado, e o secretário de Estado da Saúde, Sandro Rodrigues, farão a abertura da ação de vacinação que irá ocorrer nos 246 municípios goianos.

A vacinação ocorre até às 17h, simultaneamente em todos os municípios, com o propósito de melhorar os índices de cobertura vacinal das duas doenças, que ainda estão abaixo da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. Durante a quinta reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), realizada entre gerentes de atenção à saúde, vigilância sanitária da SES e Conselho de Secretarias de Saúde dos Municípios em Goiás (Cosems-GO), foram apresentados dados que mostram a necessidade de reforçar a campanha com outro Dia D. 

“Como médico que é, o governador Ronaldo Caiado luta todos os dias para garantir à população saúde de qualidade. Diante dessa missão, a vacinação é algo extremamente relevante, do ponto de vista individual, mas principalmente do coletivo. Precisamos de celeridade quando estamos lidando com vidas e é, por isso, que, com o Dia D, vamos reforçar e fortalecer essa grande corrente do bem em todo o Estado”, destaca a primeira-dama Gracinha Caiado. 

Proteção

A campanha nacional de vacinação contra influenza e sarampo começou dia 04 de abril e segue até o dia 03 de junho. Com relação a influenza, 169.815 pessoas receberam a dose de imunização em Goiás até o final do mês passado. A vacinação contra sarampo contabilizou 46.077 pessoas vacinadas.
 
Mesmo assim, o índice de cobertura está longe da meta de 95%. “Com a queda de temperatura, período em que aumentam as doenças respiratórias, a SES reforça a importância da vacinação para os grupos prioritários, que são os indivíduos que têm o maior risco de adoecer com formas graves, necessitando de hospitalização”, enfatiza Clarice Carvalho, gerente de Imunização da SES. 

Influenza

A vacina trivalente contra a influenza estará disponível nesse Dia D para as pessoas que integram os grupos prioritários. Tais grupos, mais suscetíveis à doença, são compostos por idosos, gestantes, crianças de 6 meses a 4 anos, mulheres que deram à luz há 45 dias, pessoas com deficiência, professores, trabalhadores da saúde, profissionais das forças de salvamento e segurança.

Além desses, também os portadores de doenças crônicas não-transmissíveis, indígenas, caminhoneiros, motoristas e cobradores do transporte coletivo e portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens que cumprem medida socioeducativa e população privada da liberdade devem se vacinar.

Este ano, até o último dia 19, foram registrados 173 casos de influenza contra 229 do ano passado inteiro. Em 2020, foram 64 casos. “É preocupante quando nem os idosos procuraram a vacina contra a gripe como em anos anteriores; a cobertura deles está em 74%. A de gestantes, apenas 21%. A de crianças, 24,7%. Alertamos para a importância da vacina, que pode salvar vidas”, explica Flúvia Amorim, superintendente de Vigilância em Saúde.

Sarampo

A vacina contra o sarampo (tríplice viral) deve ser aplicada, de forma indiscriminada, em crianças de 6 meses a menores de 5 anos e em trabalhadores da saúde, independente da faixa etária. Flúvia Amorim, atribui a ocorrência dos novos casos de sarampo à diminuição gradativa da cobertura vacinal contra a doença. Ela relata que o Brasil recebeu o Certificado de País Livre do Sarampo em 2016. No entanto, desde 2015, os índices de vacinação têm diminuído. 

A cobertura vacinal também tem se mostrado baixa na atual Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo. De acordo com Flúvia Amorim, a meta da atual campanha é vacinar 425 mil crianças de 6 meses a 5 anos, mas durante toda campanha nacional, Goiás ainda não passou de 24,16% de vacinados. Da meta de imunizar 196 mil trabalhadores de saúde, até o momento, apenas 69.459 mil se vacinaram. Para garantir o sucesso da vacinação, 1.860 trabalhadores de saúde estarão envolvidos diretamente.


Reajuste da Gratificação de Dedicação Integral já está no salário do mês de maio, anuncia Governo Estadual

31.05.2022

Professores e servidores dos Centros de Ensino em Período Integral (Cepis) receberão o salário do mês de maio com acréscimos nos valores da Gratificação de Dedicação Plena e Integral (GDPI) a que têm direito por trabalharem com dedicação exclusiva nas escolas de tempo integral. O reajuste desta gratificação será pago retroativamente a janeiro de 2022. 

São mais de 14,7 mil servidores, incluindo, a partir de agora, também aqueles em contrato temporário. Todos foram contemplados: vigias, higienizadores, dinamizadores de Bibliotecas, auxiliares de serviços gerais, intérprete de Libras, professores, coordenadores pedagógicos, coordenadores administrativos, secretários e gestores das escolas públicas estaduais que ofertam o tempo integral passam a ter a GDPI, com valores entre R$ 225 e R$ 3,8 mil. 

A Lei nº 21.316, de maio de 2022, foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado de Goiás e sancionada pelo governador Ronaldo Caiado beneficiando os servidores da Educação em tempo integral da rede pública estadual de ensino. A gratificação estava sem reajuste há mais de uma década. Sobre este assunto, a secretária de Estado da Educação de Goiás, Fátima Gavioli, conversou, na manhã desta quinta-feira (26/5), com os profissionais da Educação, em Live aberta com a rede estadual da Educação. 

Inclusão na Folha de Pagamento  
Mais de R$ 23,2 milhões foram destinados ao pagamento das diferenças resultantes do reajuste da GDPI alcançando, até agora, mais de 8,8 mil GDPIs já estabelecidas e efetivamente prontas a serem pagas agora em maio, com valores reajustados retroativamente a janeiro.

De acordo com o superintendente de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc), Hudson Amarau de Oliveira, a inclusão da GDPI na Folha de Pagamentos, com os cálculos de valores, retroativos ao início do ano e ou ao início do contrato, no caso dos temporários, é feita caso a caso, servidor por servidor, o que poderá retardar uma ou outra inclusão. 

“É importante que cada servidor que tem direito à GDPI, caso tenha dúvida sobre o valor ou não tenha sido incluído ainda em maio, procure a Coordenação Regional de Educação (CRE) à qual seja ligado ou a superintendência de Gestão de Pessoas, para as informações e respostas. Nenhum servidor que tem direito à gratificação terá qualquer prejuízo”, afirmou o superintendente. 

Além de Hudson Amarau, participaram da Live com a secretária da Educação, o gerente de Folha de Pagamento e Registros Funcionais, Márcio Capitelli, e a gerente de Modulação de Servidores, Célia Martins. Na live, os técnicos tiraram dúvidas dos servidores sobre a GDPI e outros assuntos da área de gestão de pessoas da Seduc. 

A secretária da Educação, Fátima Gavioli, aproveitou a reunião on-line para lembrar que o projeto Seduc Itinerante, que tem sido realizado em todo o Estado, é uma boa oportunidade para o servidor resolver suas dúvidas e demandas e melhor se informar sobre as ações que têm impactado a melhoria das condições de trabalho nas escolas públicas estaduais.   

Investimentos para a Educação em tempo integral
Conforme o texto da Lei, que institui, regulamenta e reajusta a GDPI, suas determinações têm o objetivo de fortalecer a execução do Programa Educação Plena e Integral, instituído pelo Governo de Goiás nesta gestão por meio da Seduc, com vistas ao desenvolvimento de políticas públicas direcionadas à melhoria da qualidade da Educação Básica com a implementação efetiva e duradoura da Educação em tempo integral. 

Na atual gestão, a Educação em período integral teve um crescimento significativo. Somente no ano de 2022 foram instaladas mais de 100 novas escolas com funcionamento em tempo integral, aumentando substancialmente o número de Cepis na rede estadual, que hoje alcança a meta do Plano Estadual de Educação estabelecida para 2025. 

Restruturação da política de Educação em tempo integral do estado 
Em 2020 foi sancionada a lei nº 20.917, que ampliou as oportunidades de acesso das crianças e jovens a um ensino público de qualidade, por meio de conteúdos didáticos e pedagógicos alinhados com as demandas do século 21 e vivências dos estudantes. As normas da nova lei estabelecem orientações específicas relacionadas ao currículo, aos recursos humanos e às gratificações concedidas aos servidores dos Cepis. 

Goiânia, 26 de maio de 2022.
Comunicação Setorial da Seduc


Escola de Tocantinópolis promove gincana da Matemática

30.05.2022

A equipe da Escola Estadual Girassol de Tempo Integral XV de Novembro promoveu uma gincana de Matemática denominada II Gincalculando, com o objetivo de motivar aprendizagens sobre questões de matemática e suas competências. 

Participaram das atividades os estudantes do 6º ao 9º do ensino fundamental e  foram convidados representantes da comunidade, da instituição de ensino e da Diretoria Regional de Educação (DRE) de Tocantinópolis para compor o grupo de jurados. Estiveram presentes na ação cerca de 260 pessoas. 

A iniciativa foi realizada com a finalidade de promover momentos de aprendizagens  de forma interativa  utilizando desafios e questões que exigem o raciocínio lógico. 

A gincana da Matemática foi organizada pelos professores Claudir Aguiar de Oliveira, João Batista, Adriana Paixão e a coordenadora pedagógica, Natália Oliveira. “O primeiro Gincalculando aconteceu em 2019 e foi um sucesso. Não poderia ser diferente este ano, já que muitas atividades dessa magnitude não puderam acontecer devido à pandemia da covid-19. Acredito que os estudantes ansiavam por esse momento, por uma atividade na qual eles pudessem interagir de forma lúdica, interativa, por meio de desafios lógicos sobre os principais conceitos de Matemática, envolvendo todos os estudantes e promovendo uma aprendizagem significativa”, explicou o professor Claudir. 

“Essa atividade foi muito divertida, um dia de alegria, com disputas entre equipes e muita diversão. O evento estava bem organizado e as atividades e desafios foram diversificados. Foi uma atividade que envolveu o trabalho em equipe, promoveu entretenimento e aprendizagem. Podemos dizer que essa foi uma das melhores experiências que vivemos na escola neste ano”, comentou a estudante Adriana Danielly Brandão Ferreira, 13 anos.

Josélia de Lima / Governo do Tocantins


Professor do Pará ganha prêmio nacional no festival de robótica em São Paulo

30.05.2022

Chegou ao fim, neste domingo (29), em São Paulo (SP), a 4º edição do Festival SESI de Robótica. O professor Rafael Herdy, do Núcleo Tecnológico Educacional (NTE), da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), recebeu a premiação como o 4° melhor técnico destaque no torneiro. Ele é o único professor de escola pública do Brasil a conquistar a honraria. Ele, juntamente com o professor Petrônio Madeiros, são os técnicos da equipe “Pavulagem”, que representou o Pará na maior competição nacional do setor tecnológico. 

“Eu fiquei muito feliz por ter recebido esse prêmio, como o quarto melhor técnico do Brasil. E o único de escola pública. É uma satisfação muito grande ajudar a educação. É uma sensação de dever cumprido. De ter feito tudo o que eu podia para os meus alunos. Com essa conquista, eu espero incentivar outros professores e alunos a participarem de torneiros como esse, que desenvolvem diversas habilidades na área da ciência e tecnologia, artes e matemática. Nós voltamos ao nosso Estado com uma sensação boa e, sim, avançamos mais uma passo”, enfatizou o professor premiado. 

Foram mais de 20 horas de competição, 2.000 alunos, 70 equipes de 23 Estados brasileiro representados. Entre esses, cinco jovens paraenses, estudantes das escolas estaduais Albanízia de Oliveira Lima e Jarbas Passarinho, levaram na bagagem a conquista de estar entre os melhores do Brasil. Judson Barbosa, Gustavo Veloso, Rodolfo Thiago da Costa, Karen Santos e Emilly Trindade. 

Todos em rotina dupla, um período na escola convencional e outra na Escola Tecnológica educacional da Seduc. “Eu levo muita experiência pra casa. Tudo que a gente passou aqui são aprendizados que a gente leva pra sala de aula, pra sala de robótica e para a nossa vida. Aqui a gente aprendeu a lidar com situações da vida real, que acontecem no mercado de trabalho. Foi extremamente importante a volta do torneio presencial, já que as últimas duas edições foram online, pois o calor humano é diferente. Olhar nos olhos, trocar ideias, tocar nas coisas é diferente do digital”, falou Thiago Nunes, aluno da Escola Albanizia de Oliveira Lima. 

A equipe volta a Belem nesta segunda-feira (30), com seus chapéus coloridos e a bagagem recheada de conhecimento, novas experiências e a certeza que estão no rumo certo. A temática desta edição estava relacionada ao transporte e logística, e desafiou os jovens a descobrir pontes que vão conectar a sociedade ao futuro.

A equipe “Pavulagem” apresentou aos jurados um scanner 3D com capacidade para reconhecer interiores de veículos e embarcações, e assim otimizar o espaço durante o transporte de cargas. O projeto trás economia nos fretes e deixa o preço final do produto mais em conta, atingindo a toda população. O protótipo encantou os jurados, que viram um projeto promissor, principalmente levando em consideração a realidade da Amazonia, onde a maioria sãs mercadorias são transportadas por rios. 

A secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga, disse que esse é um momento de muita alegria para a educação: “A robótica escolar é uma atividade que perpassa por todas múltiplas disciplinas, dentre elas, a ciência, além de estimular a criatividade dos nossos alunos, a conhecerem o novo e para nós isso é muito significante. Ter um dos nosso professores reconhecido é muito gratificante. Saber que os investimentos feitos pelo Governo do Estado estão refletindo de maneira positiva nos dar ânimo para continuar a valorizar a educação em nosso Estado. A toda 'Equipe Pavulagem', meu reconhecimento.”, destacou.

Técnico destaque - O professor Rafael Herdy, do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) Belém, ligado à Seduc, já havia ganhado o prêmio “Tecnico Destaque”, torneio regional de robótica realizado em Belém. Os técnicos selecionados nas etapas regionais, nacional e internacional são os que mais contribuíram para o desenvolvimento das suas equipes de robótica incentivando os estudantes. Dentro desses conceitos, o docente deu autonomia aos alunos, fazendo com que os mesmos resolvessem problemas, buscassem treinar por contra própria e não dependem de terceiros. Diferente do tradicional, os protagonistas são os alunos.

Por Evaldo Júnior (SEDUC)

Foto: Divulgação


Estudantes da rede estadual conhecem obras de artista renomado em excursão na Casa da Cultura Ivan Marrocos

30.05.2022

Nos últimos dias 17 e 18 de maio, os estudantes das Escolas Estaduais Maria Carmosina Pinheiro, Mariana e Jorge Teixeira de Oliveira visitaram as exposições artísticas e culturais educativas na Casa da Cultura Ivan Marrocos. O evento faz parte de uma iniciativa do Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação – Seduc, em parceria com o Serviço Social do Comércio – Sesc.

O intuito da excursão foi levar os estudantes das escolas estaduais mais distantes do centro cultural da cidade para contemplarem as obras. Desta vez a exposição foi do artista plástico Arthur Bispo do Rosário. A programação também incluiu uma visita à Praça das Três Caixas d’Água com curiosidades sobre fatos históricos de Porto Velho.

SOBRE O ARTISTA

Arthur Bispo do Rosário (1909 – 1989) foi um artista plástico brasileiro, nascido em Japaratuba, Sergipe. Destacou-se por ter desenvolvido produções de artes visuais reconhecidas internacionalmente.


Educação do Pará inicia aulas no maior curso preparatório do Estado

30.05.2022

Reforçando o compromisso com a educação paraense, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), inicia nesta segunda-feira (30), às aulas no Polo pré Enem Metropolitano, em Belém. Mais de 2.600 alunos são esperados nos turnos da tarde e noite. A lista com os classificados foi divulgada no último dia 25, após processo seletivo. No total, mais de 8.000 candidatos se inscreveram na seletiva. As pessoas que não foram selecionadas para as aulas presenciais, estão automaticamente matriculadas no Enem Pará Digital. As aulas nesta modalidade on-line iniciarão ainda este mês. Os dois preparatórios são voltados para pessoas de baixa renda, candidatas à prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

“Esse é o início do sonho de muitos candidatos que não tem condições de pagar um cursinho preparatório para o Enem ou até mesmo faculdades particulares. Esse é um investimento do Governo do Estado do Pará, por meio da Seduc, que este ano ofereceu ampliação das vagas. Estamos com mais de 2.600 alunos no formato presencial. Também quero agradecer aos professores que se dedicam diariamente para ensinar o melhor conteúdo a esses candidatos. Em breve estaremos comemorando o sucesso desses alunos”, destacou a secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga. 

CRONOGRAMA

Para os alunos presenciais, as turmas ficam divididas em dois módulos, conforme  escolha no momento do ato da inscrição, na internet; 

MÓDULO I

Dias: Segunda, Quarta e Sexta

Turno tarde: de 13h50 a 18h

Turno noite: de 18h50 a 22h

MÓDULO II

Dias: Terça, Quarta e Sábado

Turno tarde: de 13h50 a 18h

Turno noite: de 18h50 a 22h

“É importante o aluno chegar cedo. Cada sala terá uma lista com o nome do respectivo aluno, que deverá  ir preparado, com seu caderno e caneta, para pegar as instruções. Ressalto que serão dois módulos. Nesta segunda-feira (30), será o início do módulo I é na terça-feira (31) o início do módulo II. Importante ressaltar que essas ações também são ampliadas para as usinas da Paz. Cabanagem, Bengui, Icuí-Guajará e em Marituba. Todos funcionam na perspectiva de módulos. Segunda, quarta e sexta ou terça, quinta e sexta. Já aos sábados, nós realizamos os aulões nas usinas”, completou o coordenador do Polo Metropolitano Enem Pará, Professor Diego Maia. 

Enem Pará Digital - A plataforma digital Enem Pará, produzida pela Seduc em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), também faz parte do Polo Metropolitano Pré-Enem. A iniciativa vai propiciar, pela internet, o acesso a diversos conteúdos preparatórios ao Enem, para todos os candidatos, independentemente da rede de ensino a qual seja vinculado ou tenha frequentado. A plataforma assegura mais de 1,2 mil vídeo-aula e conteúdos preparatórios como apostilas, materiais didáticos, slides, que podem ser acessados a qualquer hora e por meio de qualquer dispositivo com acesso à internet. 

Serviço: Para se inscrever nas aulas preparatórias realizadas nas usinas da Paz, o interessado deve se dirigir até uma das unidades e fazer o cadastro de maneira presencial. O mesmo ir em horário comercial, levando Carteira de identificação com foto, CPF e comprovante de residência para cadastro no sistema. As aulas acontecem por módulo e são totalmente gratuitas.

Por Evaldo Júnior (SEDUC)

Foto: Divulgação


Escolas estaduais de Cacoal recebem aparelhos de ares-condicionados

30.05.2022

Ao todo, 51 centrais de ares-condicionados estão sendo entregues pelo Governo de Rondônia, para atender as escolas estaduais Bernardo Guimarães, Paulo Freire, Honorina Lucas de Brito, Maria Aurora do Nascimento, Carlos Drummond Andrade, Carlos Gomes, Clodoaldo Nunes de Almeida, Frei Caneca e também o Centro de Educação de Jovens e Adultos Aída Fibíger, em Cacoal.

Os aparelhos de 12 mil e até de 48 mil BTUs, foram adquiridos com recursos da Secretaria de Estado da Educação – Seduc, com o objetivo de trazer mais conforto ao ambiente escolar, tanto para os alunos quanto para os professores e demais servidores das escolas estaduais.

“Ao longo dos últimos anos as escolas foram contempladas em diversas oportunidades com uma série de equipamentos e mobiliários adquiridos pelo Governo do Estado. Hoje esses aparelhos continuam chegando para garantir que nenhuma instituição de ensino fique sem climatização e esteja realmente preparada para atender bem a comunidade escolar”, garantiu o coordenador regional de Educação em Cacoal, Severino Bertino Neto.

Entre as instituições contempladas está o Ceeja Aída Fibíger. “Como gestores escolares, nós ficamos muito felizes em poder garantir um maior conforto aos nossos alunos. Nesse sentido, muito nos alegra que o Governo de Rondônia tem sido presente nas escolas, equipando-as e preparando-as para garantir um ensino de qualidade aliado ao conforto que os nossos alunos merecem”, destaca a diretora do Ceeja em Cacoal, Lucilene Gonçalves.


Professor da rede estadual do Pará desenvolve gincana de matemática para motivar alunos

30.05.2022

No primeiro bimestre do ano letivo de 2022, a direção da Escola Estadual Nossa Senhora do Rosário, em Marituba, juntamente com o professor de matemática, Daniel Ribeiro, perceberam que uma competição recreativa poderia ser uma alternativa para incentivar os alunos a se dedicarem aos estudos de exatas, visto que a educação foi um dos setores mais impactados pela pandemia da Covid-19.

Neste sentido, o processo de adaptação ao ensino remoto, em um período tão curto, abriu lacunas que exigem uma reinvenção de alunos, educadores e gestores. Visando melhorar os dados obtidos pelo retorno das aulas presenciais, o professor e a direção da escola lançaram para os alunos a proposta de serem recompensados por seus esforços na disciplina de matemática. 

A comunidade escolar recebeu bem a proposta pedagógica e a nota de diversos estudantes melhoraram consideravelmente em relação às do ano passado. “A dinâmica foi uma experiência bem produtiva para mim. Com certeza, este foi o ano em que mais aprendi e me destaquei na matéria”, revelou o aluno Henderson Júnior.

CONCEPÇÃO

“A ideia do projeto surgiu durante a semana pedagógica da escola, realizada no início deste ano letivo. A partir dos dados que obtivemos com o retorno das aulas presenciais, em agosto de 2021, lancei a proposta da gincana, pois é uma dinâmica de disputa sadia entre eles, com o intuito principal de fomentar o conhecimento, e é claro, a premiação. Portanto, esta é mais uma ferramenta com o propósito de motivar e aproximar os nossos alunos para estudar a matemática”, explicou o professor Daniel Ribeiro.

 

Com a melhora das notas, a direção do espaço de aprendizagem e os demais professores já se mobilizam para promover, no segundo semestre, a “Olimpíada de Matemática” da escola. “A disputa entre estudantes desperta a vontade natural de sempre estar a frente e, consequentemente, isso os faz estudar e também motiva-os a fazer as atividades em sala de aula e a melhorarem suas performances nas operações básicas. É o jogo de quem estuda e se dedica, o qual terá como recompensa medalhas e brindes”, complementa o educador.

Texto em colaboração com Maria Rita Araújo (Ascom/Seduc)

Foto: Divulgação

Por Vinícius Leal (SEDUC)


Educação do Pará implanta projeto de robótica em escola pública no arquipélago do Marajó

30.05.2022

Com o intuito de estimular a educação 4.0 e o pensamento computacional dos seus alunos, a Escola Estadual Gerson Peres, em Breves, no Arquipélago do Marajó, desenvolveu um projeto de ensino científico, digital e tecnológico. Para aprimorar ainda mais a iniciativa, o espaço de aprendizagem recebeu em 21, deste mês, kits de robótica destinados à comunidade escolar, adquiridos por meio de recursos da Proposta de Flexibilização Curricular (PFC) do Novo Ensino Médio e via Conselho Escolar.

Esta é a primeira escola da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), no Arquipélago do Marajó, a implantar um projeto de robótica educacional. A expectativa é que sejam realizadas amostras de ciências, ocasião em que serão expostos os primeiros jogos desenvolvidos pelos alunos e, também, dar início à preparação para futuras competições e olimpíadas de robótica.

A 13ª Unidade Regional de Educação (URE), planeja expandir a iniciativa para outros espaços de aprendizagem, dessa forma, promovendo a mentoria e auxílio para que a robótica educacional seja algo presente nas escolas estaduais marajoaras. 

DIVERSIDADE

Um dos responsáveis pelo projeto, o professor de Física, Fábio Jorge Ferreira, conta que a nova metodologia de ensino está sendo introduzida por meio de algoritmos e da programação. “A partir disso, é possível fazer jogos de computador e até mesmo aplicativos para celular. Essas ferramentas podem incluir outras disciplinas e diferentes componentes curriculares, os quais estão englobados no pensamento computacional. Inclusive, com os estudos dos algoritmos podemos garantir que alunos com deficiência sejam incluídos dentro desse projeto e dessa nova perspectiva”, afirmou.

O espaço de aprendizagem utiliza dois conceitos da robótica, sendo elas a desplugada e a plugada. A primeira corresponde ao trabalho com sucatas eletrônicas e a segunda é referente à utilização de motores eletrônicos, peças de acrílico e placas de arduino, além de ajudar estudantes a participarem de mostras de robôs em torneios e olimpíadas. 

Ainda de acordo com o professor Fábio, essas novas aplicações fazem parte do currículo do Novo Ensino Médio, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a qual aborda essa necessidade em sua competência número cinco, sobre o mundo tecnológico e cultura digital. “A robótica ajuda na formação itinerária e no projeto de vida. O aluno tem contato com as novas tecnologias, com educação 4.0, com a cultura maker e isso prepara ele para o mercado de trabalho, ajudando a formar o estudante em um cidadão para o século 21”, complementou.

Texto em colaboração com Yasmin Seraphico (Ascom/Seduc)

Foto: Divulgação

Por Vinícius Leal (SEDUC)


Alunos do interior do Pará visitam espaços culturais na capital

30.05.2022

Na manhã da última quinta-feira (26), a escola Izidório Francisco de Souza, localizada em Maracanã, município do nordeste do Pará, realizou visitas com alunos do 1⁰ ano do Ensino Médio em três espaços culturais da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e administrado pelo Sistema Integrados de Museus e Memoriais (SIMM). Ao todo, 60 estudantes participaram da ação, onde puderam adquir mais conhecimento histórico e cultural sobre a região paraense.

As visitas ocorreram no Museu de Arte Sacra (MAS), no Espaço Cultural Casa das Onze Janelas e no Forte do Presépio. A atividade educacional iniciou às 9h, tendo fim às 12h. 

 

Para que os estudantes contemplassem melhor os espaços, foi feito uma divisão de quatro grupos formados por 15 pessoas cada.

A visitação pelos espaços foi proposta pela escola para que os alunos se interessem na história regional e possam utilizá-la na sala de aula, afirma Iza Maria Silva, professora de geografia da escola Izidório Francisco de Souza. "Aprimorar o conhecimento deles em sala de aula, desde que a gente crie o diálogo e resgatar tudo o que foi visto e observado e trabalhar dentro das ciências humanas", acrescenta.

Pela segunda vez visitando o Museu de Arte Sacra, o aluno Gabriel Farias Goulart se interessou pelas esculturas existentes no museu e relata que va isita foi interessante e o auxiliou para aprofundar conhecimentos. "É importante para conhecer mais da cultura, não só da nossa cidade, mas da capital [Belém]. É conhecimento daquilo que a gente está aprendendo na sala de aula e ao redor do espaço", destaca.

Fazer visitação escolar aos museus é muito relevante aos estudos e para a formação dos alunos, pois complementa os ensinos de sala de aula, reforça Thiago Leite, assistente administrativo do SIMM. "O acervo dos museus conversa com diversas disciplinas e ajuda a desenvolver outros tipos de conhecimentos, além de prover imagens referentes daquilo que estão aprendendo. É muito importante que os alunos venham aqui e vejam as obras", finaliza.

Texto: Quezia Dias (Ascom Secult)

Foto: Ascom / Secult


Centro de Educação de Tempo Integral Hélio Bessa sedia lançamento do projeto Restaurando a História

30.05.2022

Com o objetivo de mostrar a importância do patrimônio histórico do município de Tefé e do setor de restauro do Amazonas, o Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Francisco Hélio Bezerra Bessa, em Tefé (a 523 quilômetros de Manaus) recebeu, nesta sexta-feira (27/05), o lançamento do projeto “Restaurando a História”. A iniciativa tem a concepção e a produção dos artistas Tácio Melo e Rogério Costa. 

As filmagens e entrevistas do projeto, foram gravadas em pontos históricos da cidade, como o Prédio das Missões (região mais antiga de Tefé), Instituto Mamirauá, Seminário São José (prédio mais antigo da cidade), além de entrevistas feitas com profissionais de restauro do Amazonas, no Palacete Provincial, localizado na cidade de Manaus. 

Para a gestora da unidade escolar, Zélia Figueiredo, é de extrema importância que a história do município seja valorizada. “Recebemos a notícia com uma grata satisfação, será de grande valia para entendermos melhor o valor da história do nosso estado e, consequentemente, do nosso município, uma vez que Tefé está nesse maravilhoso documentário”, explica a educadora. 

Para um dos criadores do projeto, o fotógrafo e artista Tácio Melo, pode conscientizar jovens e adultos sobre a importância de projetos como esse, de valorização da história, é fundamental.

“Pela primeira vez um documentário estará mostrando a importância dos cuidados com o patrimônio histórico de Tefé e com o setor de restauro do Amazonas. Acredito que essa seja uma forma de contribuir para que toda a população possa cuidar, não apenas de prédios ou objetos, mas de algo que faz parte da história daquele lugar”, destacou o artista.

Tácio explica ainda o motivo pelo qual a cidade de Tefé foi escolhida para dar vida à produção audiovisual. “Acreditamos que Tefé tem muitos espaços a serem valorizados e nossa ideia é somar conhecimentos sobre os cuidados com os patrimônios históricos da cidade. O documentário seria uma forma educativa de sensibilizar os alunos do ensino público e pessoas em geral a receberem esse conhecimento”, ressaltou.

O projeto foi contemplado pelo Programa Cultura Criativa – 2020 / Lei Aldir Blanc – Prêmio Encontro das Artes, do Governo do Estado do Amazonas, com o apoio do Governo Federal – Ministério do Turismo – via Secretaria Especial da Cultura – Fundo Nacional de Cultura.

Investimento na educação – A partir do conteúdo que será entregue, a ideia é que professores e profissionais da educação dos municípios possam exibir o trabalho como conteúdo educacional, mostrando a importância da preservação e do restauro para a história. Vale destacar que o expectador poderá aprender bastante e levar o conhecimento para outras gerações.

A produção irá disponibilizar ainda 500 exemplares do documentário “Restaurando a História”, que serão entregues nos municípios de Tefé e Manaus, para acervo bibliográfico.


Fotos: Arquivo pessoal


Alunos da rede estadual participam de oficinas de cinema do projeto Identidade Manauara

30.05.2022

Os estudantes da Escola Estadual Antônio Bittencourt (EE), localizada no bairro Glória, na zona Oeste de Manaus, receberam na sexta-feira (27/05) a certificação pela participação em oficinas do Projeto Identidade Manauara, realizada em março deste ano com 40 alunos do Ensino Médio. A iniciativa busca propiciar, aos participantes, o acesso à produção cinematográfica de diferentes categorias e gêneros, com apoio de material para a prática educativa. 

Além da entrega de certificados, foi realizada ainda, a exibição dos 7 curta-metragens, todos com 1 minuto de duração.

De acordo com o orientador das oficinas, Breno Bigi, os estudantes puderam conhecer alguns conceitos usados na produção de filmes. “Nas nossas oficinas os alunos tiveram contato com a  produção, captação, roteiro e edição e hoje, nós vamos apresentar o resultado final do nosso projeto que será a exibição dos filmes de 1 minuto”  disse.

De acordo com o estudante, Hibson Soares, de 17 anos, as oficinas proporcionaram o conhecimento acerca da produção audiovisual. “Eu aprendi muitas coisas durante as aulas,  uma delas foi a construção de um roteiro e como ele otimiza o trabalho de quem produz vídeos ou filmes”, disse o aluno. As oficinas foram divididas em duas etapas, a teoria e a prática. 

O estudante Alessandro Brandão,  de 15 anos,  explica que as oficinas potencializaram o seu interesse pelo audiovisual.”Eu já faço a dublagem de alguns vídeos junto com meus amigos, e com certeza, o que aprendemos vai ajudar ainda mais na produção do nosso conteúdo”, concluiu o aluno.

O idealizador da iniciativa,  o artista Paulo Moura, conta que o projeto integra o Programa Manaus Faz Cultura. “O programa busca incentivar a formação artística e cultural da população, a fim de suprir a necessidade de fomento cultural que, durante a pandemia do COVID-19, teve suas atividades formativas prejudicadas, principalmente nas áreas periféricas de Manaus”, disse. 

FOTO – Divulgação/Seduc


Obras e melhorias realizadas nas escolas da região Central do Estado foram destacadas durante encontro em Ji-Paraná

30.05.2022

Na terça-feira (24), o Governo de Rondônia oficializou a entrega das obras e melhorias realizadas nas escolas estaduais de Alvorada do Oeste, Ji-Paraná e Presidente Médici. A cerimônia aconteceu no Auditório Leila Barreiros, da Escola José Francisco, em Ji-Paraná.

Entre todas as obras realizadas pelo Executivo Estadual, estão por exemplo: a construção dos auditórios das escolas Monte Alegre, de Alvorada do Oeste, Carlos Drummond de Andrade e Paulo Freire, de Presidente Médici; a construção de um bloco de três salas e a reforma dos banheiros da Escola Apolonia Rossi Javarani, de Presidente Médici; a construção de um bloco de cinco salas da Escola Cora Coralina, de Ji-Paraná; a construção de dois blocos de três salas de aula da Escola Dr. Lourenço Pereira Lima, de Ji-Paraná; a reforma na cobertura e piso da Escola Aluízio Ferreira, de Ji-Paraná e a construção do refeitório da Escola Jovem Gonçalves Vilela, também de Ji-Paraná.

Todos estes investimentos feitos pelo Poder Executivo foram com recursos próprios, oriundos da Fonte 100, por meio do Programa de Apoio Financeiro – Proafi.

“Hoje, estamos oficializando a entrega de diversas obras concluídas em 24 escolas da jurisdição de Ji-Paraná, totalizando R$ 4.280.557,09 (quatro milhões, duzentos e oitenta mil, quinhentos e cinquenta e sete reais e nove centavos)”, destacou a titular da Secretaria de Estado da Educação – Seduc, Ana Lúcia Pacini, durante a solenidade.

A secretária ressaltou acerca de outros investimentos feitos pelo Governo do Estado. “Em três anos, entre 2019 e 2021, foram mais de R$ 1 bilhão de reais investidos na área da Educação; em obras, tecnologia, mobiliário, equipamentos, material pedagógico e veículos. Neste ano, muitos investimentos, continuam sendo feitos pelo Executivo Estadual”, completou.

Em todo o Estado de Rondônia, 407 escolas integram a Rede Estadual de Ensino, destas, em menos de quatro anos, 80% receberam obras de construção, reforma e ampliação. Foram mais de 200 salas de aulas construídas, 40 novos refeitórios, 26 novos auditórios e dezenas de reformas elétricas, dentre outras.

“Hoje, tudo o que precisamos, estamos  tendo. Temos obras em escolas, nós obtivemos mobiliários novos, plataformas de ensino, aumento salarial, as licenças em pecúnias estão sendo pagas, abono, e também a entrega notebooks para os professores. O Governo do Estado tem nos atendido de forma ímpar”, ressaltou a gestora da Coordenadoria Regional de Educação – CRE de Ji-Paraná, Rosangela Marun.


Escolas da rede estadual tem 840 projetos aprovados no Programa Ciência na Escola

30.05.2022

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto teve 840 projetos aprovados para o Programa Ciência na Escola (PCE), que é executado pela Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeam). A lista com os selecionados foi publicada nesta sexta-feira (27/05). Puderam concorrer escolas estaduais do interior e da capital, além de escolas municipais de Manaus.

O programa visa apoiar a participação de professores e estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da 1ª a 3ª série do Ensino Médio. Além de contribuir para o processo de formação continuada dos professores, despertar a vocação científica e incentivar talentos entre os estudantes do ensino público.

Dentre os projetos aprovados, estão o “Avental Pedagógico: uma forma divertida de conhecer o corpo humano”, da Escola Estadual Maria Ivone de Araújo Leite, em Itacoatiara, e “As cores da terra: resgatando a cultura do povo Kokama no Alto Solimões”, da Escola Estadual Indígena Professor Gildo Sampaio Megatanücü, de Benjamin Constant.

A secretária estadual de Educação e Desporto, Kuka Chaves, reforça que as pesquisas são primordiais para a construção do pensamento crítico. “O PCE é um programa que desperta a curiosidade dos alunos e motiva a pesquisa na sala de aula, trazendo inquietações e buscando soluções, o que é fundamental para a formação dos estudantes”, frisa. 

Programa Ciência na Escola – É uma ação criada pela Fapeam direcionada à participação de professores e estudantes de escolas públicas  do Amazonas, estaduais e municipais,  em projetos de pesquisa científica e de inovação tecnológica a serem desenvolvidos nas escolas. 

Fotos: Arquivo pessoal

 


Governo do Amazonas forma indígenas para atuarem como professores na rede estadual

30.05.2022

Dezessete indígenas, do povo Kulina, foram diplomados em Magistério Técnico Indígena. A diplomação aconteceu na última sexta-feira (20/05), no município de Juruá, a 674 quilômetros de Manaus. A formação faz parte do programa de professores indígenas do Governo do Estado do Amazonas, o Pirayawara.

O objetivo principal do curso é formar professores indígenas da comunidade, para que atuem como professores pesquisadores aliadas às suas tradições. O gerente de Educação Escolar Indígena, Alcilei Vale Neto, do Povo Mura, ressalta que a especificidade de Diferença, que é amparada pelas Diretrizes Escolares e Legislação, permite que as escolas indígenas sejam específicas e diferenciadas.

“É uma formação específica porque é de povo para povo e diferenciada porque ela se difere em seu aspecto pedagógico e valor cultural com relação aos 65 povos, que, atualmente, vivem no Amazonas, onde cada um tem sua cultura e forma de pensar.”, enfatiza Alcinei. 

Desde o início, o Pirayawara já certificou indígenas de 38 povos, no municípios de Anamã, Atalaia do Norte, Autazes, Barreirinha, Beruri, Boca do Acre, Borba, Carauari, Careiro da Várzea, Coari, Eirunepé, Fonte Boa, Humaitá, Ipixuna, Itacoatiara, Itamarati, Japurá, Juruá, Jutaí, Lábrea, Manacapuru, Manaquiri, Manicoré, Maraã, Maués, Nhamundá, Parintins, Pauini, Rio Preto da Eva, São Gabriel da Cachoeira, São Paulo de Olivença, Tapauá e Tefé.

Projeto Pirayawara – O curso é aprovado pela resolução nº 4/2014 do Conselho Estadual Educação de 28/08/2014. A formação tem nove etapas, com duração de quatro anos e meio. Ela está apoiada em três princípios básicos: organização, participação e solidariedade, tendo como norteadores a Língua Indígena, a Economia e o Parentesco.

A metodologia do projeto associa a formação do professor indígena à construção do material didático e do Projeto Político Pedagógico Específico da Escola Indígena. Os estágios dos participantes acontecem entre a 6ª e 9ª etapas. Ainda neste ano, os formadores devem voltar a Novo Airão, e nos municípios de Amaturá, Maués, Nova Olinda do Norte, Santa Isabel do Rio Negro, Santo Antônio do Içá e Tonantins, onde 455 professores estão em formação pelo Pirayawara.


Fotos: Arquivo pessoal


Encceja 2022 tem inscrições abertas até 4 de junho

30.05.2022

Estão abertas as inscrições para a edição de 2022 do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). A avaliação é voltada para jovens e adultos que não concluíram o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio e querem obter o certificado de conclusão. Neste ano, as provas do Encceja serão aplicadas no dia 28 de agosto, das 9h às 13h e das 15h30 às 20h30.

Os interessados podem se inscrever gratuitamente até o dia 4 de junho, por meio do site http://enccejanacional.inep.gov.br. Durante a inscrição, o sistema exigirá o CPF e documento de identidade do participante.

O candidato precisa ter 15 anos completos para o Ensino Fundamental e, no mínimo, 18 anos completos no caso do Ensino Médio, na data de realização do exame. Ao preencher os dados, o participante deverá indicar o estado e o município onde deseja fazer as provas, além do nível de ensino para o qual deseja a certificação e as áreas de conhecimento em que quer ser avaliado.

O Encceja também é um exame supletivo, mas não tem ligação ou complementação com o Provão Eletrônico, ofertado pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto.


Mudanças –Neste ano, não há necessidade de justificar a ausência, no caso de quem se inscreveu e faltou ao Encceja 2020, o último realizado. Também não será necessário o pagamento da taxa de ressarcimento para os ausentes no ano passado que vão fazer as provas novamente.

A medida foi tomada tendo em vista o contexto da pandemia de Covid-19, que envolveu a realização da última edição. No entanto, o participante que não comparecer à aplicação de todas as áreas do conhecimento em que se inscrever para o Encceja 2022 deverá justificar a ausência, se quiser fazer nova inscrição na próxima edição do exame.

FOTOS: Euzivaldo Queiroz


Professor vai apresentar a experiência na rede estadual em Congresso Nacional

30.05.2022

O professor de Língua Portuguesa, Gilson Allefy Chaves da Silva, da Escola Estadual Estelita Tapajós, na zona sul de Manaus, teve seu trabalho educacional aceito no XIII Congresso Nacional de Pesquisa em Educação (Coped), que será realizado em Minas Gerais. Com o tema ”Educações em Darcy Ribeiro nas (IN)dependências do Brasil”, o congresso deste ano ocorrerá de 6 a 9 de junho. Apresentando a pesquisa “Formação integral no Ensino Médio: contribuições das práticas de letramento na Escola Estadual Estelita Tapajós”, o professor ampliou sua pesquisa de mestrado, abordando a perspectiva de uma educação multidimensional na rede estadual. O trabalho terá seu texto final publicado nos Anais do Congresso, destacando a teoria e a prática executada na escola. Gilson Allefy diz que está ansioso com a experiência e espera que seu projeto seja uma mudança para a educação. “Estou muito feliz em explorar meus estudos na área da educação e ainda pretendo submeter outros trabalhos em periódicos científicos e eventos de expressão. Acredito que a educação integral é o caminho pelo qual devemos lutar constantemente e agradeço à escola e aos estudantes que abraçam os projetos”, reitera Gilson. O professor irá apresentar seu trabalho de forma remota, em uma videoconferência com a Universidade Estadual de Montes Claros, em Minas Gerais, e terá a oportunidade de entrar em diálogo com outros pesquisadores. Foto: Arquivo pessoal


Governo do Estado reconstrói escola rural em Rio Branco

30.05.2022

“Uma obra que vai entrar para a história”. Dessa maneira, o diretor da escola rural São Pedro I, Marcos Antônio Belo de Oliveira, localizada no ramal da Piçarreira, na região do Benfica, na Vila Acre, define as intervenções de reconstrução do espaço que estão sendo realizadas pelo governo do Estado por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE).

De acordo com o diretor, a obra tem previsão para ser entregue na primeira quinzena de Junho e ela sendo feita desde o alicerce, já que se tratava de uma escola que era de madeira. “Estamos esperando somente ligarem a alta tensão porque até a subestação para receber os condicionadores de ar já foi construída”, informa.

Dentro das intervenções de reconstrução da escola foram feitas oito salas de aula, construídos banheiros com acessibilidade, cozinha e refeitórios novos, biblioteca, além das salas de administração. “Para se ter uma ideia da dimensão do que está sendo essa obra, até análise de solo foi feita pelo governo”, explicou o professor Marcos.

Quando o ano letivo começar, serão 454 estudantes dos ensinos fundamental, anos inicias, fundamental anos finais e médio, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que terão acesso a uma nova escola. “Isso porque a escola estava numa situação precária, por isso tivemos que refazer todo o prédio porque a madeira estava deteriorada”, disse.

Nesse momento, segundo ele, cerca de 98% da obra está concluída e se tratava de intervenções que a comunidade estava precisando. “É uma obra que está ficando padrão, só para se ter uma ideia, foi construída do zero porque a parte de madeira foi demolida e agora e escola está ficando muito bonita”, afirmou o gestor.

“Que a gente possa agora, a partir de meados do mês de junho, iniciar o ano letivo, que está atrasado, mas está valendo a pena porque os alunos irão receber uma escola nova, uma escola bonita, acessível, sem falar que também iremos ofertar o ensino também aos pais que frequentam a EJA à noite, já que trabalham durante o dia”, completou o diretor.

 

Mobiliário e transporte

 

Além de uma reconstrução, a escola São Pedro I recebeu nesta sexta-feira, 27, um mobiliário completamente novo. Carteiras, quadros e escrever, armários, cadeiras, tudo novo para uma escola completamente nova.

O diretor Marcos Antônio Belo também falou sobre a entrega do material. “Hoje temos o prazer de receber esse material novo, que estão sendo guardados numa sala para que possamos instalar assim que a obra for concluída e para que os alunos possa ter melhores condições de estudar”, disse.

Outra demanda importante que segundo ele está sendo atendida pelo governo do Estado é em relação ao transporte. Segundo ele, a escola atende cinco ramais da região, alguns no asfalto, outros no barro. “Sem dúvida, todos os alunos serão bem acolhidos, sobretudo em relação ao transporte escolar”, frisou.

 


Estado festeja chegada do paratleta campeão mundial de Judô na França

30.05.2022

O paratleta campeão mundial escolar de Judô com a medalha em mãos, Danilo Silva, desfilou pelas principais vias de Porto Velho na manhã desta segunda-feira (23). O atleta estudante garantiu o título após vitórias nas lutas durante a Gymnasiade 2022 na França. A homenagem foi uma iniciativa do Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação – Seduc, que tem acompanhado a trajetória do paratleta.

Foram duas recepções calorosas, uma no Aeroporto Internacional Jorge Teixeira e outra em cima do caminhão do Corpo e Bombeiros Militar – CBMRO. Familiares, amigos e atletas do Judô não paravam de gritar “Danilo campeão!” até a chegada na Escola Estadual Marechal Castelo Branco.

A mãe, Cleuzeni Gerônimo, e o sensei (mestre/professor), José Oliveira estiveram ao lado do paratleta na festa pelas ruas da cidade. A comitiva da Seduc acompanhou o caminhão em carreata.

Ao falar sobre a conquista, Danilo Silva demonstra estar bastante orgulhoso da performance após muitos dias de treino e relata como se sente por ter tido uma recepção repleta de carinho. “Eu consegui ganhar experiência e representar Rondônia na França. E ser recebido dessa forma, com muita gente gritando meu nome me traz muita alegria em ser campeão mundial e ter apresentado o meu melhor. O esporte muda até a nossa forma de pensar; é uma grande ferramenta que temos para um mundo melhor”, complementa.

Emocionada, a mãe do atleta estudante, diz estar muito feliz e destaca que o filho é forte e determinado, pois, apesar da sua deficiência visual, foi capaz de dar o seu melhor. “Eu não esperava isso; quando ele falava em ser campeão mundial, para mim, pensava que era algo mais distante. Mas provou o contrário, realizou esse sonho. Tenho muito orgulho dele e agradeço a Deus por ter me escolhido em ser mãe do Danilo”, discorre em lágrimas, Cleuzeni Gerônimo.

Para o sensei, a sensação é a melhor possível e se sente maravilhado por ver um menino que treinou desde a infância atingir o sucesso em um campeonato mundial. Para ele, Danilo Silva é motivo de orgulho para os pais, família do Judô, para o esporte escolar de Rondônia, alunos e todo o sistema educacional. “Um menino que saiu da base e chegou ao topo do mundo. A avaliação do Danilo como campeão mundial é nota dez”, afirma.

O titular da Gerência de Educação Física, Arte, Cultura e Esporte Escolar – Gefacee, Expedito Santana, comenta que a Seduc tem trabalhado para atender o esporte escolar no Estado. “O atleta já participou dos nossos Jogos Escolares de Rondônia – Joer, representa constantemente o Estado em competições nacionais e poder homenagear nosso atleta campeão mundial dessa forma nos envaidece muito”, comenta.


Colégio Estadual Frederico Jayme ganhará nova quadra esportiva

30.05.2022

A professora Raquel Bispo, de 51 anos de idade, leciona Educação Física há 18 anos no Colégio Estadual Frederico Jayme, em Rio Verde, no sudoeste goiano. E depois de 28 anos de profissão, ela diz que este é um dos momentos mais felizes de sua jornada. Segundo Raquel, finalmente, se aproxima a realização de um de seus grandes sonhos: ver construída a nova quadra de esportes do tradicional colégio Frederico. 

“Essa realização é um prêmio do Governo de Goiás para a nossa comunidade escolar, que lutou durante todos esses anos por este benefício”, destaca a professora. De acordo com ela, a prática de atividades esportivas na escola era feita, inicialmente, em área de ‘chão batido’, de onde foram retirados pedregulhos para que as aulas de Educação Física fossem realizadas. 

Raquel Bispo lembra os esforços da escola e da comunidade para a construção de uma quadra. “As gestões escolares contaram com a ajuda de toda a comunidade para construir a atual quadra, sem cobertura, arrecadando recursos vindos de campanhas, como rifas e as famosas ‘galinhadas’, um dos pratos preferidos dos goianos”, afirma a professora. 

Agora, em 2022, Raquel espera entregar seu cargo, porque vai se aposentar, já com a obra inaugurada: “Meu sentimento é de alívio e gratidão, então imagino que a nova quadra pode qualificar ainda mais as atividades esportivas curriculares, além de potencializar a qualidade das nossas equipes de Basquete e Handebol, por exemplo, bastante representativas nas competições escolares em Goiás”. 

Benefício a mais de 700 estudantes
A nova quadra de esportes do Colégio Estadual Frederico Jayme será construída no padrão Seduc Goiás, com cobertura em arco. Os investimentos do Governo de Goiás na obra são de R$ 475 mil, e devem contemplar diretamente mais de 750 alunos.


Escolas estaduais de Cacoal recebem mobiliários para refeitórios

27.05.2022

Jogos completos de móveis para refeitórios estão sendo entregues pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação – Seduc, nesta semana em Cacoal. Entre as instituições de ensino contempladas estão as escolas estaduais Carlos Gomes, Cora Coralina e Graciliano Ramos.

Cada conjunto de mobiliário conta com mesas e cadeiras que vão trazer mais leveza e praticidade aos refeitórios. Com 576 alunos matriculados, a Escola Estadual Graciliano Ramos oferece o ensino fundamental, do 1° ao 9° anos. “O refeitório escolar é um espaço muito importante e que ajuda os alunos a desenvolverem hábitos de higienização. Além disso, é o local apropriado para que o aluno faça suas refeições, estimulando a boa alimentação”, destaca a diretora da escola, Rosecler Alves Santos.

Além de ganhar um novo refeitório e os móveis, a unidade de ensino recebeu uma série de investimentos nos últimos anos, passando por uma revitalização. Foi feita a reforma das passarelas, a pintura e também as obras de reforma de todo o telhado e do forro da instituição. “Hoje, estamos recebendo o mobiliário, que veio para suprir uma necessidade do ambiente, deixando-o ainda mais bonito, agradável e de fácil manuseio”, completa a diretora.

Outra instituição também contemplada com mobiliário para o refeitório foi a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Carlos Gomes, que atende 893 alunos. “O que a gente nota é a qualidade que os alunos vão ter em um ambiente que, para muitos é onde eles vivenciam o momento mais importante do dia”, conta o diretor da escola, Luiz Cesar de Souza Moreira.

“Recentemente foi feita a reforma e reestruturação do refeitório e da cozinha do estabelecimento de ensino, tornando o local mais arejado e amplo. É outra realidade, temos na escola um refeitório todo reformado, com vidro, climatizado e agora receber o mobiliário adequado para esse momento, com certeza vai fazer a diferença na vida de muitas crianças”, reforça o diretor.

Acompanhando a entrega dos mobiliários nas escolas contempladas, o secretário Executivo Regional do Governo em Cacoal, José Moura dos Santos, enaltece a felicidade dos servidores e alunos. “É muito bom ver a alegria da comunidade escolar ao receber todos os materiais. O Governo de Rondônia está trabalhando com afinco para que não falte nada às instituições de ensino e temos acompanhado todo este trabalho”, finalizou.