Natação, artes marciais, quadras esportivas, laboratórios, auditório. Toda a estrutura adequada para o ensino em tempo integral está presente no novo Colégio Estadual de Vila Canária, em Salvador, entregue nesta quinta-feira (30) pelo governador Rui Costa. Com 35 salas de aula, a unidade vai atender 1.400 estudantes e recebeu recursos da ordem dos R$ 22,5 milhões. Além de atividades esportivas e culturais e do ensino tradicional, o novo colégio também oferece ensino profissionalizante. A obra integra um investimento superior a R$ 3,5 bilhões que o Governo do Estado está fazendo, para construir 240 novas escolas estaduais e modernizar e ampliar outras 400 em toda a Bahia. Os projetos estão sendo executados pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder).
A unidade conta com cerca de 120 colaboradores, entre direção, coordenação pedagógica, professores e equipe de apoio. A inauguração contou com apresentações esportivas e artísticas, inclusive do Neojiba. “Esse sonho que está sendo realizado aqui hoje será realizado também em outros locais. A cerca de dois quilômetros daqui está sendo construída outra unidade como essa. Temos ainda outras escolas sendo construídas em Paripe, Lobato, Imbuí, Cabula, além de centenas no interior do estado”, afirmou o governador.
A estudante Larissa de Jesus, 18 anos, participou da inauguração e aprovou a mudança. “Eu sou aluna, estudo aqui. Nosso colégio de antes não era como esse, esse é o colégio dos sonhos. Eu entrei na escola e me apaixonei com os laboratórios, com as quadras, eu adoro natação. Isso aqui é uma maravilha, é amor, é muita felicidade”.
Educação em tempo integral
De acordo com o governador, na escola de Vila Canária, os estudantes vão chegar pela manhã, assistir às aulas, e na hora do almoço serão servidas cerca de 1400 refeições. “Pela tarde, eles poderão fazer um curso profissionalizante, praticar um esporte, uma atividade cultural, e no final da tarde eles receberão outro lanche. Este modelo estará presente nas 240 novas unidades e nas 400 que estão passando por obras, recebendo piscina, ginásio e quadras”.
Rui Costa informou, ainda, que o Colégio Estadual de Vila Canária já vai entrar no circuito do Programa Outras Palavras, de ensino de línguas estrangeiras. “Nós contratamos também 40 mil vagas de curso de língua espanhola, 4 mil para serem preenchidas imediatamente. E estão disponíveis para todos os alunos dessa escola que quiserem fazer o curso de espanhol, pelo Instituto Cervantes. Essa é a primeira escola do Brasil a fazer esse convênio. Até hoje, isso só foi feito com escolas particulares. Vamos oferecer esses cursos também para todos os professores da rede estadual”.
Segundo o secretário da Educação em exercício, Danilo Souza, todas as escolas que estão sendo construídas ou melhoradas e ampliadas já vêm equipadas para oferecer o Ensino em Tempo Integral. O secretário ressaltou que o objetivo não é apenas oferecer belas estruturas, mas é esperado também um reflexo na qualidade do ensino. “Nós vamos, inclusive, aproveitar esse espaço da escola integral para preparar melhor os jovens para o Enem e para os vestibulares. Isso vai refletir também no desempenho deles na prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que é a prova que aponta o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Então, o ensino em tempo integral vai atingir diretamente a base da formação elevando as competências de leitura, de escrita e de cálculo”.
Outras ações
Ainda no bairro de Vila Canária, o governador Rui Costa assinou ordem de serviço para obras de contenção de encosta na Rua Direta do Ypiranga. O trabalho será executado pela Conder, com previsão de investimento da ordem de R$ 2, 8 milhões. O governador também visitou a Feira Cidadã, que está oferecendo exames pré-operatórios, procedimentos médicos e odontológicos, na área do campo do Ypiranga. Promovida pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), a previsão de atendimento é de seis mil pessoas.
Fonte: SECOM BA
A Secretaria de Estado de Educação lançou o programa “Seeduc+ Perto” para levar mais de 50 serviços do órgão a estudantes e servidores da educação. Desde o mês de maio, uma equipe da Seeduc-RJ está percorrendo todas as regiões do estado em uma van para oferecer atendimento à população.
Os servidores podem solicitar os mais diversos serviços e obter informações junto a uma equipe, composta por 12 pessoas da Seeduc, no ponto de atendimento criado dentro da unidade escolar. Essa equipe oferece orientações sobre as novas regras da aposentadoria, previsão de convocações em concursos e contratos temporários, transporte escolar, auxílios e licenças, certificados de conclusão de curso, progressão de carreira entre outros benefícios. O programa evita que as pessoas tenham que se deslocar de outras cidades para obter serviços da secretaria.
“Nossa equipe continua percorrendo o Estado do Rio de Janeiro para levar os serviços aos alunos e servidores que se encontrem mais distantes da capital. A ideia é eliminar distâncias e simplificar as demandas, e graças a esse projeto, estamos conseguindo fazer isso”, disse Alexandre Valle, secretário de Educação.
O programa Seeduc + Perto já esteve em municípios das regiões Norte e Noroeste do estado, na Baixada Fluminense e na Região Serrana.
O secretário de Estado de Educação, Alexandre Valle, recebeu, nesta quarta-feira (29/06), na sede da Seeduc-RJ, no Santo Cristo, o educador e membro da Academia Brasileira de Letras, Arnaldo Niskier, e o reitor do Centro Universitário UniCarioca, Celso Niskier. Na ocasião foi assinado o acordo de cooperação no projeto “Educação para Cidadania através do Trânsito” que vai oferecer curso de extensão com 3 mil vagas gratuitas para alunos da rede estadual de Ensino.
– Com essa iniciativa, nossos estudantes poderão compartilhar novos conhecimentos sobre cidadania e refletir sobre a responsabilidade de cada um deles na sociedade onde vivem, disse o secretário Alexandre Valle.
O "Educação para Cidadania através do Trânsito” visa apoiar a formação de cidadãos éticos, estimulando a capacidade de reflexão sobre a realidade em que vivem, para que atuem como agentes de transformação na construção de uma sociedade melhor e com o trânsito mais seguro. O curso vai oferecer noções de cidadania, apresentar informações gerais de espaços urbanos e de meios de transporte, discutir o cumprimento das regras de trânsito e a importância de preservação do meio ambiente, refletindo sobre as condutas adequadas do cidadão na construção de um trânsito mais seguro.
Além de uma bolsa de estudos integral para cursos de graduação a distância da UniCarioca e certificados com nível de extensão para todos os participantes, os alunos também poderão concorrer a notebooks e smartphones.
O curso terá carga horária de 60 (sessenta) horas e duração de 20 (vinte) semanas equivalentes a 01 (um) semestre letivo, disponibilizado em ambiente virtual de aprendizagem, intuitivo e de fácil navegação, com fornecimento de material didático de apoio (apostila digital) e tutoria pela UniCarioca.
Fotos: Sandra Barros
O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), realizou, nesta segunda-feira (27.06), no auditório da Seduc-MT, em Cuiabá, o Fórum Estadual de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. A proposta é tornar público os mecanismos necessários para efetivação da Política Estadual de Educação Especial, resultado de diversos olhares sobre a temática, por meio de audiência pública e participação popular.
O evento contou com mais de 500 participantes, sendo que parte deles acompanhou a transmissão ao vivo pelo canal da Seduc, no YouTube. Educadores, gestores escolares, pais e estudantes, que já vinham contribuindo de forma direta para se construir uma Educação Especial sem exclusão e mais equitativa, referendaram o texto final desta política e compreenderam os passos que o poder público dará para que, de fato, mude a vida dessas pessoas.
Durante todo o dia, foram pautados temas relacionados às Políticas Públicas de Educação Especial, o Plano Estadual de Educação e o contexto educacional. Uma mesa-redonda específica tratou do Financiamento, Provimento e Infraestrutura, além de interlocuções necessárias para a sua efetivação em Mato Grosso.
O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, enalteceu os fluxos e ações já realizados e a serem executados. “Construímos esta política com ajuda de todos. Tivemos a participação da comunidade escolar, pais, instituições e, sobretudo, do Ministério Público Estadual desde o início das discussões, com consulta popular, audiência pública, live e debates abertos à sociedade”.
Segundo Alan Porto, a Política Estadual de Educação Especial é um grande avanço e será colocada em prática dentro da sala de aula. “Na sala de aula, ela vai garantir uma educação mais inclusiva”, disse.
“A elaboração da política foi construída a partir da necessidade de garantir o direito à educação da pessoa com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades/superdotação, atendendo às especificidades de cada uma delas”, lembra Lélia Brum, secretária adjunta de Gestão Escolar (SAGE).
“Trata-se de uma proposição, que articula igualdade e diferença apresentando diretrizes operacionais para a consolidação de uma educação pública e múltipla no âmbito estadual”.
Lúcia Santos, superintendente de Políticas de Diversidades Educacionais (SUDI), ligada à SAGE, salienta que o evento se tornou um marco na história da educação especial no estado.
“Quando falamos em inclusão, falamos de estudantes, professores e famílias que vivem no universo da educação especial. Finalizamos hoje as diretrizes que irão nortear nossas demandas”, afirmou.
“Além de uma boa política, o estado tem recursos para garantir a sua implementação”, disse a secretária adjunta de Administração Sistêmica, Anne Cristina dos Santos. De acordo com ela, a Seduc reuniu as informações necessárias para avançar com o projeto de implementação, com aporte financeiro para viabilizar a sua execução. “Neste ano foram colocados à disposição mais de R$ 37 milhões no orçamento para implementar a Política Estadual de Educação Inclusiva’’, afirmou.
Durante o evento, outra boa notícia foi dada pelo secretário Alan Porto. Ele anunciou que o Governo do Estado autorizou a liberação de mais R$ 30 milhões para investimentos na Educação Especial, somando ao todo mais de R$ 67 milhões.
Flávia Emanuelle de Souza Soares, secretária adjunta de Gestão de Pessoas, observou que a educação especial requer o movimento de pessoas nas demandas específicas e tem orientado este desafio. “Com esta política definida, a Seduc sabe quais caminhos tomar em todos os sentidos, seja dentro ou fora da sala de aula”.
O próximo passo será a publicação oficial da Política Estadual de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, para que seja implementada de fato, se tornando um documento orientativo.
Texto de Mailson Prado.
Nesta terça-feira, 28, o Centro de Atendimento ao Surdo encerrou a oficina de tradução de música de língua portuguesa para língua brasileira de sinais. O curso teve duração de três semanas e teve como premissa ensinar técnicas de interpretação textual, gestual e facial para falantes de Libras. Ao final da oficina, os participantes fizeram a apresentação de músicas infantis para estudantes do Centro, colocando em prática as técnicas aprendidas durante o curso.
A oficina de tradução de música teve por objetivo ensinar ao participante estratégias de tradução e interpretação de músicas em Libras. As aulas abordaram estratégias tradutórias, com passo a passo da interpretação para Libras de diversas músicas, bem como o aprimoramento de classificadores e do uso do espaço, além de técnicas de interpretação textual, gestual e facial.
Heliton Souza, professor do CAS e um dos palestrantes da oficina, acredita que a ação promove a inclusão de pessoas surdas em atividades musicais, não só dentro da sala de aula, mas em outros campos profissionais ou até mesmo como uma atividade de lazer.
“Não faz parte da comunidade surda ter acesso a música, então quando a gente promove essa oficina, a gente oportuniza que falantes da língua de sinais possam levar a comunidade surda emoções que por muito tempo foi negligenciada a eles”, apontou Heliton.
Um dos participantes da oficina foi o enfermeiro Nelson Freitas, falante da língua de sinais há 1 ano. Além de buscar a profissionalização na área, ele espera que essa oficina possa ajudá-lo na interação com seus pacientes.
“Já tive um paciente surdo e a interação com ele acontecia pelo pai, que o acompanhava, por isso procurei aprender libras. Escolhi participar dessa oficina para melhorar meu desempenho e desenvoltura na linguagem”, disse o enfermeiro.
De acordo com o corpo docente do Centro, essa oficina é oferecida anualmente e aberta a falantes da língua de sinais que queiram se profissionalizar e expandir seus conhecimentos na área.
Por: Bárbara Ribeiro
Como forma de atrair a atenção dos estudantes para a vasta literatura brasileira, a equipe pedagógica e gestora da Escola Estadual Imaculada Conceição, localizada no povoado Mansinha, município de Rio Sono, promoveu o projeto Viajando no mundo da leitura. E durante o semestre letivo foram realizadas ações como leituras, reescritas de histórias, declamação de poesias, leitura coletiva e conversas sobre o universo literário. E para compartilhar essas atividades com a população, a escola realizou duas noites culturais, com a presença da comunidade.
Durante o semestre, foi trabalhado o estudo de obras de autores como José de Alencar, Monteiro Lobato e Graciliano Ramos. E como parte da programação nas noites culturais, alguns estudantes deram vida a personagens literários que foram estudados em sala de aula.
A professora Maria Madalena Batista, coordenadora do projeto de leitura e da área de Linguagens, destacou o êxito da realização das atividades. “Percebemos que estamos no caminho certo, porque a leitura é a principal porta para o conhecimento. E essas ações representaram um diferencial para motivar os estudantes. A leitura funciona como facilitadora do processo de ensino e de aprendizagem e como meio de melhorar os resultados do rendimento escolar, como também, a qualidade de vida das pessoas da comunidade”, ressaltou a educadora Madalena.
A professora Andreia Viera, de Língua Portuguesa, ressaltou o interesse dos alunos em compartilhar o que aprenderam com a comunidade. “Estou muito satisfeita com o resultado que estamos alcançando”, frisou.
O objetivo do projeto Viajando no mundo da leitura é incentivar e estimular o gosto pelos livros e suas escritas e pelos diversos gêneros literários, além de promover o acesso aos livros.
Entre as ações realizadas estão: a preparação do cantinho da leitura, organização das fichas dos alunos, dramatizações, danças, palavras cruzadas e produção de exposição artística.
A Escola Imaculada Conceição atende 115 estudantes e oferta o ensino fundamental do 4º ao 9º ano e o ensino médio.
A estudante Mônica Alves Araújo, 15 anos, aluna da 1ª série do ensino médio destacou a sua participação. “Esse projeto nos motiva a ler mais e a buscar novos conhecimentos. A culminância das apresentações dos trabalhos realizados no arraial literário foi um momento especial, porque realizamos de forma conjunta com a Escola Municipal José de Anchieta e representou um momento de muita interação”, ressaltou Mônica.
Ryan Sales Reis, 14 anos, aluno do 9º ano do ensino fundamental, comentou sobre o projeto de leitura. “Essas atividades nos ajudaram muito a ampliar a capacidade de raciocínio e estimular a criatividade. Gostamos da culminância das ações”, enfatizou.
Joselia de Lima/Governo do Estado
A arte faz parte da cultura de todos os povos, seja ela a música, o teatro, o cinema ou a dança. Pensando nisso, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação – Seduc vai realizar, entre os dias 30 de agosto e 2 de setembro desde ano, o “III Congresso Estadual de Arte e Cultura Escolar: a reflex(Ação) da prática educativa”.
O evento é voltado a professores da rede estadual de ensino e tem como objetivo dar continuidade ao projeto de formação continuada voltada à implementação do referencial curricular de Rondônia.
Segundo a secretária da Seduc, Ana Lúcia Pacini, as edições anteriores foram um sucesso e a expectativa para a terceira edição é ainda maior. “Em 2020 e 2021, recebemos participantes de todo o Brasil e alcançamos êxito. Para este ano, a expectativa é ainda maior tendo em vista que o evento será presencial e vamos atender diretamente os professores de Rondônia. Serão oferecidas palestras, mesas redondas, oficinas, além de atrações artísticas”, destaca a secretária.
A programação completa será disponibilizada em uma data mais próxima do evento. Serão selecionados temas que permitam analisar e redimensionar as ações didáticas e pedagógicas referentes ao componente curricular de arte.
Para esclarecer dúvidas ou entrar em contato com o núcleo, os interessados podem enviar e-mail para o endereço eletrônico culturaescolar@seduc.ro.gov.br e mais informações no site Arte Rondônia Escolar.
Com objetivo de reunir representantes de diferentes áreas do município como educação, saúde, assistência social e planejamento e fortalecer a rede de proteção da agenda do Sistema de Avaliação da Educação Básica – Saeb e do Programa Busca Ativa Escolar – BAE, estiveram reunidos nesta terça-feira, (28) em Guajará-Mirim para a formação continuada e alinhamento junto a Secretaria de Estado da Educação – Seduc.
A professora Roseane Oliveira de Souza, representando a Coordenadoria Regional de Ensino – CRE, esteve presente na abertura do evento reforçando o diálogo intersetorial com o compromisso de apoiar a capacitação dos agentes envolvidos na gestão e execução do programa em Guajará-Mirim e Nova Mamoré.
O objetivo do evento é fazer com que Estado e municípios tenham oportunidade de trabalhar em parceria buscando traçar estratégias para resgatar o aluno evadido. O objetivo é conscientizar a família desses alunos para que retornem para a sala de aula e tenham atenção diferenciada para permanecer estudando.
Segundo o responsável pelo Busca Ativa, da CRE, professor Carlos Alberto dos Santos, os coordenadores do programa professores Kary Jean Falcão e Vânia Sales da Silva realizam um trabalho de excelência para que seja possível monitorar e melhorar os indicadores educacionais.
“As políticas públicas devem ser desenvolvidas da melhor maneira possível para que possamos melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb, que mede a qualidade de ensino”, destacou.
“O busca ativa vem para melhorar a dinâmica de busca por alunos, que por diversos motivos, seja saúde, desestrutura familiar, trabalho infantil, gravidez entre outros não consiga chegar até a escola. A escola possui essa ferramenta e vai alimentando essa plataforma que reúnem Ministério Público – MPRO, Secretaria de Saúde – Sesau, Conselhos Tutelares e outros órgãos que ficam cientes do que está acontecendo com o aluno e tomem as medidas necessárias para que esse aluno retorne para a escola”, ressaltou a professora Roseane.
O trabalho de formação se estendeu aos profissionais do município de Nova Mamoré, na manhã desta quinta-feira (30), nas dependências da Câmara de Vereadores. Leidiane da Silva Ferreira, responsável pelo Busca Ativa no município agradeceu a presença e participação dos representantes das instituições ligadas ao programa. A professora Eunice Oliveira responsável pela Coordenadoria Regional de Ensino – CRE, prestigiou a formação e também enalteceu o trabalho conjunto de todos no combate a evasão escolar.
BUSCA ATIVA
A plataforma Busca Ativa Escolar – BAE é uma ferramenta tecnológica desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância – Unicef, que permite ao poder público identificar crianças e adolescentes que estejam fora da escola e, assim, acionar diferentes áreas como educação, saúde, assistência social, conselho tutelar, entre outros agentes, para garantir que crianças e adolescentes estejam matriculados e frequentando a sala de aula.
Mais de 15 escolas da Rede Estadual de Ensino, foram selecionadas pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação – Seduc, para representar Rondônia no Projeto “A Árvore”. O programa tem como objetivo engajar as crianças na construção do maior desenho colaborativo do mundo e, por meio da arte, promover a sustentabilidade, conhecimento sobre direitos humanos e cidadania entre os estudantes.
A iniciativa, que conta com a participação de mais de 90 mil crianças em 70 países, já está acontecendo nas escolas do estado de Rondônia. A estimativa é que haja a participação de mais de 6 mil estudantes, na construção de uma grande árvore com folhas preparadas por eles.
Essa metodologia participativa tem duas funções principais: transmitir aos alunos um sentimento de pertencimento à humanidade e sensibilizar os estudantes com a leitura e atividades a partir dos livros “Declaração Universal dos Direitos Humanos” e “Azul e Lindo: Planeta Terra Nossa Casa”.
Para a chefe do Núcleo de Arte e Cultura Escolar – Nace, Sabrynne Sena, o Projeto “A Árvore” possibilita às comunidades ribeirinhas, quilombolas, indígenas, escolas dos campos, escolas das cidades, a construção deste projeto a nível mundial que conecta diferentes culturas, lugares e pessoas.
Segundo a titular da Secretaria de Estado da Educação – Seduc, Ana Lúcia Pacini, é importante promover o conhecimento sobre os direitos humanos, além de garantir a cidadania e a promoção da sustentabilidade para os estudantes.
PROGRAMAÇÃO
No encerramento do projeto, em 2025, a proposta é a realização da exposição referida, em data e local a serem definidos, reunindo a produção de todas as crianças participantes.
SOBRE O PROJETO
O projeto “A Árvore”, idealizado pelo Acervo Otávio Roth e realizado com o apoio da Fundação da Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos – Abrinq, é uma instalação de arte interativa, que percorrerá 70 países por meio da linguagem universal do desenho, compondo uma peça única do desenho.
A ação visitará, pelo menos, dez estados brasileiros, engajando 25 mil alunos e 800 professores, sendo mais de 6 mil estudantes e mais de 100 professores em Rondônia.
A ideia foi inaugurada na Escola da Organização das Nações Unidas, em Nova York, em 1990.
Nesta quinta-feira (30), o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação – Seduc entregou notebooks para os professores das escolas estaduais indígenas, na região de Nova Mamoré. Na ocasião, aconteceu o encontro pedagógico “Outros olhares e novos caminhos: planejar, ensinar e avaliar” com os professores beneficiados.
A entrega oficial e o encontro aconteceram no Centro Estadual de Educação Professora Doralice Sales Cavalcante. Nesta semana, o “Caminhão da Felicidade” entregou equipamentos, mobiliários e materiais escolares que vão atender, entre outras, 36 escolas indígenas de Guajará-Mirim e Nova Mamoré.
O professor Francisco Oroi Mon, da Escola Indígena Francisco Meirelles, falou que é a primeira vez que recebe o equipamento e demonstrou agradecimentos pela dedicação do Governo de Rondônia para melhorar a qualidade da educação indígena. “Só tenho que agradecer ao Governo por estar disponibilizando os notebooks; é uma honra e vai ajudar bastante nos nossos trabalhos e dos nossos alunos com apresentação de videoaulas e pesquisas”, pontuou.
A professora Osmarina Vieira Pereira Bonfim, da mesma escola, comenta que o equipamento vai facilitar o trabalho de todos. “É muito gratificante esse reconhecimento e receber esses notebooks. Antes tínhamos que planejar em casa, de forma manual, agora com a tecnologia tudo vai mudar, inclusive o aprendizado dos nossos alunos”, relata.
A gestora da Coordenadora Regional de Educação – CRE de Guajará-Mirim, Eunice Oliveira, dialogou com os professores para conhecer melhor o trabalho de cada um. Além disso, algumas informações técnicas foram repassadas sobre a contratação de pessoas para atender as demandas das escolas.
“É com muita alegria estar vivendo esse momento. Durante a pandemia, as escolas indígenas ficaram dois anos paralisadas, retornando este o ano. E para dar maior desenvolvimento das atividades, o Governo entrega os notebooks aos primeiros professores das escolas indígenas em Nova Mamoré”, comenta a coordenadora da CRE.
Atualmente, há 1800 alunos matriculados nessas unidades de ensino indígenas e as entregas vão dar uma maior qualidade na educação. Além dos notebooks, as escolas vão receber: mesas, cadeiras, ar-condicionado, armários, bebedouros, coleção, multikids, livros, computadores (CPU) com monitor, entre outros.
OBRAS NAS ESCOLAS INDÍGENAS
O Poder Executivo tem investido bastante na educação indígena em todo o Estado, não só com materiais e equipamentos, como também obras e melhorias em sua infraestrutura. Neste ano, em Cacoal, seis escolas foram beneficiadas com construção de salas, de cozinha, refeitório, de área interna de alimentação, depósito, banheiros e de subestação, ramal de ligação, reparos nas instalações elétricas e ampliação dos banheiros e do poço artesiano.
O governador Ronaldo Caiado vistoriou, nesta terça-feira (28/06), a nova sede do Colégio Estadual João Carneiro dos Santos, no Conjunto Morada do Morro, em Senador Canedo. A unidade possui arquitetura padrão século XXI, que contempla estrutura para garantir a permanência dos estudantes com excelência de atendimento. A obra, em fase final de acabamento, recebeu mais de R$ 4,6 milhões em recursos do Governo do Estado.
“O que nós queremos é construir uma escola que seja digna dos alunos”, definiu o governador ao ressaltar os investimentos realizados desde o início da gestão, em respeito aos alunos e famílias que dependem do ensino público. “Nós vamos mostrar para o Brasil que, em Goiás, as nossas escolas vão ser as melhores para tratar com dignidade nossos filhos”, reiterou.
Já a partir do próximo semestre letivo, a nova escola vai atender os estudantes que hoje assistem às aulas em uma estrutura que mescla salas de placas e modulares, em terreno cedido pela Prefeitura de Senador Canedo. “É uma das maiores escolas do Estado de Goiás”, classificou a titular da Secretaria de Estado da Educação, Fátima Gavioli. Mais dois blocos de salas de aulas já estão previstos para serem construídos no local e reforçar ainda mais o número de vagas. A unidade atende 2.145 alunos.
A atual gestão do Governo de Goiás destinou R$14.9 milhões à educação estadual em Senador Canedo. São 6.147 alunos atendidos em cinco escolas no município. Somente para o Colégio Estadual João Carneiro dos Santos foram destinados mais de R$ 7 milhões em recursos para compra de equipamentos e custeio. “Vamos acreditar na educação. É a maior revolução que vamos fazer em Goiás. Aí que nós vamos superar todas as dificuldades”, afirmou o governador.
O prefeito de Senador Canedo, Fernando Pellozo, avalia que o atendimento aos alunos de Senador Canedo tem sido destaque no Estado. “Nossa educação, graças ao governador e a muitas mãos, está se tornando uma das melhores do Estado de Goiás”, defendeu. “Receba o carinho e gratidão do povo de Senador Canedo que cada vez mais te admira e agradece por tudo que tem feito por essa cidade”, frisou.
Padrão de Excelência
O prédio em Senador Canedo possui biblioteca, laboratórios de Ciência e de Informática, bloco administrativo, sala de professores, auditório, cozinha, pátio coberto com refeitório, banheiros, sala de grêmio estudantil e quadra poliesportiva com cobertura e vestiários. A nova unidade terá ainda estacionamento interno e ampla área de convivência. “O que nós queremos dar a vocês é o que tem de melhor”, afirmou Caiado ao vistoriar um dos laboratórios.
“Agradeço pela construção dessa nova escola, pelos laboratórios, por proporcionar novos conhecimentos a todos esses jovens”, agradeceu a estudante Geovana de Jesus. “Nós temos visto que o governador tem entregado materiais para garantir a qualidade do ensino dos nossos filhos”, relatou a mãe da estudante, Neuma Alcântara. Deputado federal por Goiás, José Nelto enfatizou o trabalho contínuo para melhoria do setor educacional com resultados concretos. “A educação de Goiás mudou da água para o vinho. Goiás hoje é o Estado que mais aplica em Educação”, pontuou.
Acompanharam a vistoria o deputado estadual Júlio Pina; a coordenadora regional de Educação, Núbia Farias; o comandante do Ensino da Polícia Militar, tenente coronel Luciano Souza Magalhães; vereadores por Senador Canedo; a prefeita de Caldazinha, Solange Gouveia; secretários municipais; superintendentes e gerentes da Seduc, lideranças comunitárias e comunidade escolar.
Fotos: Wesley Costa
Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás
A Diretoria Regional de Educação (DRE) de Tocantinópolis realizou, nesta semana, para estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Girassol de Tempo Integral XV de Novembro, de Tocantinópolis, equipe escolar, comunidade e convidados da DRE a ação temática do Projeto Político Pedagógico (PPP): “Resgate do Contexto Histórico da Escola Estadual Girassol de Tempo Integral XV de Novembro”, em comemoração aos 85 anos da unidade escolar.
O trabalho teve como objetivo resgatar a história da unidade de ensino por meio de um documentário, exposição de fotos e relatos de servidores que já passaram pela escola, além de funcionários atuais.
A fim de catalogar o presente ano, durante a ação foi produzido um álbum de fotografias das nove turmas existentes juntamente com toda a equipe escolar. Cerca de 240 pessoas entre estudantes, servidores e convidados da escola participaram da atividade. Também foi criado um jornal com as principais ações, projetos e práticas exitosas desenvolvidas durante o primeiro semestre letivo de 2022.
Loislene Moreno, coordenadora pedagógica de ciências humanas da escola, destacou o engajamento de toda a comunidade escolar na construção do projeto. “Todos os professores da área, com auxílio de alguns estudantes protagonistas, realizaram ações para releitura e construção escrita e oral da história da nossa escola. Com o objetivo de acrescentar aos registros históricos mais informações, a equipe fez pesquisas no acervo da biblioteca, além de entrevistas com ex-funcionários, professores, pais e estudantes que tiveram sua formação estudantil na unidade”, informou.
Milena Sousa Dias, 14 anos, estudante do 9º ano do ensino fundamental, ressaltou a importância de contribuir com a ação. “Entrei na unidade escolar em 2021. Sempre foi o meu sonho encontrar uma escola assim, de tempo integral. Aqui encontrei apoio de toda a equipe escolar, sinto como se fosse uma família. Mesmo que eu tenha entrado há pouco tempo, já tenho história para contar sobre a Escola XV de Novembro”, concluiu.
Odenice Rocha/Governo do Tocantins
A partir desta sexta-feira (1º), os estudantes que fizeram o intercâmbio do programa Ganhando o Mundo no Canadá começam a chegar de volta ao Brasil. Um primeiro grupo embarcou na quinta-feira (30), enquanto o último embarcará na próxima terça-feira (5). Os 100 alunos passaram um semestre letivo no país, estudando o equivalente ao ensino médio em escolas locais.
“Como o próprio nome [do programa] já diz, eu de fato ganhei o mundo, um novo lar, tive uma nova família, fiz novos amigos. Foram cinco meses de muitas histórias e aprendizagem. Foi a maior e mais importante etapa da minha vida”, diz Kaio de Souza Santos. O aluno é do município de Andirá e passou o semestre estudando na escola Madill Secondary School, na província de Ontário.
Kaio retorna ao Brasil na próxima segunda-feira (4) animado com as oportunidades que ele terá aqui, depois da experiência no Canadá. “Eu anseio por um futuro brilhante”, diz. “Toda essa bagagem de aprendizado e experiência com certeza vai se refletir no meu futuro e abrir muitas portas.”
A aluna Beatriz Sofia Carrião, que retorna ao Brasil no último grupo, diz ter adquirido e aprimorado diversas competências durante o intercâmbio. “Grande parte do que eu desenvolvi foi o meu inglês, o que me ajudou bastante. Também acho que desenvolvi muitas habilidades sociais e de controle financeiro, porque é a gente que tem que controlar nosso próprio dinheiro. Ganhei muito mais independência”, conta.
As aulas na escola Mitchell District High School, na província de Ontário, foram uma de suas experiências preferidas. “Tive aulas de Ciências Sociais e de Teatro, que eram duas aulas que eu queria muito ter”, relata.
Beatriz está animada para compartilhar tudo o que aprendeu com seus professores e colegas de escola, no município de Campo Largo. “Estou bem esperançosa para poder levar um pouco do conhecimento que eu tive aqui para a minha escola, porque eu acho que só tem o que acrescentar”, diz.
Segunda edição — Os 100 alunos selecionados para a segunda edição do programa Ganhando o Mundo embarcarão para a Nova Zelândia no fim de julho. Nesta semana, eles estiveram em Curitiba para participar de uma experiência imersiva de preparação para o intercâmbio e foram parabenizados pelo governador.
A estudante Giovanna Martins Gomes, do Ensino Médio da Escola Estadual Apolônio Bouret, em Paranatinga, foi eleita representante de Mato Grosso no Programa Jovens Senadores. A posse da Jovem Senadora ocorreu na segunda-feira (27.06), quando visitou o Senado Federal para conhecer um pouco dos trabalhos legislativos, assim como outros 26 estudantes, representantes dos demais Estados e do Distrito Federal.
No mesmo dia da posse, foi realizada a sessão solene para eleição da mesa diretora do Senado Jovem.
Entre 27 de junho e 1º de julho, os estudantes vão vivenciar a rotina legislativa. Os jovens senadores foram selecionados por meio de um concurso de redação. Essa é a 10ª edição do Programa – nos últimos dois anos, foi suspenso por causa da pandemia.
Os estudantes vão eleger uma mesa diretora com três comissões temáticas e nove senadores em cada uma, de acordo com o interesse de cada um. Em cada comissão, os jovens senadores vão escolher um projeto que vai para plenária e votação no último dia de trabalho.
Uma vez aprovados, os projetos vão para a Comissão dos Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado. Os senadores vão avaliar e, se forem válidos, passam a tramitar no Congresso Nacional por meio do Senado Federal, com indicativo que se trata de um projeto do Programa Jovens Senadores.
Professores orientadores
Os professores orientadores possuem agenda diferente dos Jovens Senadores. Enquanto eles realizavam as vivências legislativas, os professores assistiam palestras no Instituto Legislativo do Brasil.
“Tivemos palestra com a mentora Cláudia Nogueira sobre Comunicação Assertiva e Empatia. Em seguida, a ex-secretária geral do Senado Cláudia Lyra nos explicou a importância e a funcionalidade do Senado Federal”, destaca a professora Kelly Duarte de Oliveira que também está em Brasília.
Na segunda-feira, tanto os jovens senadores como os professores entraram pela rampa do Congresso Nacional. Na edição deste ano, eles foram recebidos pelo tapete vermelho que é usado quando os presidentes são empossados. Toda a cerimônia de entrada e posse dos jovens senadores foi transmitida pela TV Senado.
Texto de Adilson Rosa
As estudantes da rede estadual de Mato Grosso Jhenneffer Larine Salvador da Silva e Laís Ribeiro Pereira afivelam as malas. Nesta sexta-feira (01.07), elas embarcam para Washington (EUA), onde participam, em tempo integral, de atividades educacionais e culturais durante três semanas.
As duas fazem parte do Programa Novos Embaixadores, grupo de 50 estudantes brasileiros do Ensino Médio selecionado para o programa. Nos EUA, eles participarão de oficinas sobre liderança e empreendedorismo. Durante o programa, conhecerão representantes do governo americano e poderão visitar escolas e projetos educacionais.
Na quarta-feira (29.06), os novos embaixadores visitaram o Consulado Americano em São Paulo e conheceram o cônsul-geral David Hodge, além de iniciarem uma intensa agenda de orientação quanto aos procedimentos da viagem e costumes daquele país.
Às vésperas da viagem, a expectativa das duas representantes de Mato Grosso é grande. Aluna da Escola Estadual Professor João Batista, em Tangará da Serra (250 km de Cuiabá),Jhenneffer destaca que com o programa irá melhorar o seu nível de proficiência no inglês, além de poder conhecer um dos países mais importantes do mundo.
Já Laís, estudante da Escola Estadual Deputado Francisco Eduardo Rangel Torres, em Rio Branco (336 km de Cuiabá), explica que ficou surpresa ao ver que havia sido selecionada, já que sua tentativa no ano anterior não deu certo. Ela salienta que a oportunidade é a realização de um sonho e que a experiência irá enriquecer sua formação educacional.
Duas representantes - Criado em 2002, é a primeira vez que o estado é representado por dois estudantes. O Jovem Embaixador é um programa voltado para estudantes da Rede Pública de Ensino, que se destacam em sua comunidade com atividades de impacto social, excelente desempenho escolar e fluência na língua inglesa.
Os requisitos para participar também inclui ter nacionalidade brasileira, ter entre 15 e 18 anos, ser aluno do Ensino Médio na rede pública brasileira e jamais ter viajado aos Estados Unidos.
Texto de Adilson Rosa
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) realizou, nos dias 28 e 29 de junho, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá, o 1º Fórum de Educação Escolar Indígena. Organizado pela Secretaria Adjunta de Gestão Educacional (SAGE), Superintendência de Diversidades (SUDI) e Coordenadoria de Educação Escolar Indígena (COEI), teve o propósito de deliberar, junto à comunidade, as necessidades relacionadas a Educação Indígena em Mato Grosso.
O evento contou com representantes das Diretorias Regionais de Educação (DREs), Conselheiros de Educação e diretores escolares da gestão administrativa e pedagógica das escolas indígenas. No encontro, foram deliberadas as ações de Políticas Públicas para a Educação Indígena, que atenda as especificidades das etnias e os seus mais de 12 mil alunos que frequentam as 70 escolas de educação indígena no estado.
Em um dos principais painéis, foi realizada a apresentação e análise de Avaliação Diagnóstica referente a 2021, pelo coordenador de Educação Escolar Indígena, Lucas de Albuquerque Oliveira, e pelo técnico pedagógico da Seduc, Samuel Chaves. Eles debateram os Modelos de Atendimento Educativo para Educação Escolar Indígena e o papel das DREs na Gestão Administrativa e Pedagógica das Escolas Indígenas.
Para Lucas de Oliveira, este é o momento de proposituras da Educação Escolar Indígena. “O Fórum Estadual é um momento ímpar para as nossas escolas, por meio das lideranças e diretores em todo o estado. Eles vieram de longe para trazer a realidade e aperfeiçoar o atendimento da Educação Escolar Indígena’’, pontuou.
O presidente do Conselho Estadual de Educação Escolar Indígena (CEEEI), Filadelfo de Oliveira Neto, da etnia Umutina, do município de Barra do Bugres, falou sobre a importância do Fórum e dos temas a serem pautados em prol da comunidade. “Buscamos dialogar sobre a formação continuada para nossa comunidade escolar e precisamos que nossas crianças tenham acesso a um conhecimento de qualidade. Entendemos que a realização do Fórum é fundamental para o avanço na Educação Escolar Indígena no nosso Estado’’, afirmou.
O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, afirmou que a realização do evento é um ato importante para Educação Pública em Mato Grosso, diante da grande comunidade educacional que engloba. “Estamos realizando o 1º Fórum Estadual de Educação Escolar Indígena para discutir políticas públicas, infraestrutura, tecnologia e, principalmente, a questão pedagógica e a valorização do profissional da Educação’’.
Segundo o secretário, o balanço das ações e investimentos tem sido substancial em relação aos últimos 10 anos, tendo em vista o aumento de mais de 10% em investimentos na qualidade, infraestrutura, tecnologia, materiais e valorização do profissional na comunidade. Além disso, outros valores importantes, e destacados na gestão, são o acesso, permanência e aprendizagem dos alunos, pontos fundamentais para o desenvolvimento.
Para Alan Porto, é importante ouvir cada um dos presentes e permanecer à disposição, respeitando a cultura e o contexto histórico. ‘’Esta gestão trata a Educação Escolar Indígena de forma responsável, com o objetivo de ouvir cada um dos representantes e fazer com que essas políticas tenham representatividade’’, completou.
O diretor da Escola Estadual Indígena Tapirapé, Rael Xakoiapari, disse que o encontro é o momento propício para falar sobre o destino da Educação Indígena, a fim de fortalecer o ensino de acordo com a constituição e todo o amparo necessário. ‘’O momento é ideal para colocar o nosso anseio, dialogar, debater e levar um retorno positivo para nossa comunidade’’, disse em um gesto positivo de apoio.
O superintendente de Assuntos Indígenas da Casa Civil, Agnaldo Santos, ponderou sobre o quão essencial é participar dos debates e escutar a comunidade indígena. “É importante dizer que temos um governador como Mauro Mendes e uma primeira-dama como Virginia Mendes, que realmente têm se dedicado às causas indígenas em Mato Grosso’’, finalizou.
Texto de Mailson Prado.
Começa na sexta-feira, 1°, a primeira fase dos 49° JER’S (Jogos Escolares de Roraima). A etapa Regional I ocorrerá em Normandia, no período de 1° a 4 de julho. A cerimônia de abertura está marcada para as 19h, no Ginásio Estadual de Normandia.
Os JER’S são realizados pelo Governo de Roraima, por meio da Seed (Secretaria de Educação e Desporto). O IDRR (Instituto de Desporto de Roraima) é o setor responsável pela organização do evento.
“Estamos preparando a melhor festa esportiva. É uma determinação do governador Antonio Denarium, após dois anos de pandemia, organizar os melhores Jogos Escolares para nossos estudantes. Será um momento também de reencontro e confraternização entre os atletas e professores”, destacou o secretário de Educação e Desporto, Nonato Mesquita.
A Regional I reunirá 429 alunos-atletas de 14 escolas, sendo cinco localizadas em Normandia, quatro em Bonfim, e cinco no Cantá. As disputas serão realizadas nas modalidades de Futsal e Atletismo.
Normandia será o município sede que irá receber os atletas de Bonfim e Cantá. Os estudantes contarão com transporte, alojamento e alimentação no local durante o período da competição. Na sequência, a Regional II está prevista para ocorrer em Rorainópolis, entre os dias 7 e 10 de julho, para os municípios de Caroebe, São João Baliza e São Luiz.
OS JERS
A 49ª edição dos Jogos Escolares de Roraima ocorrerá em seis fases, sendo quatro fases regionais, fase capital e fase final. A Regional I será em Normandia. A Regional II ocorrerá em Rorainópolis. A Regional III será realizada em Caracaraí, de 13 a 16 de julho, para atender os estudantes dos municípios de Mucajaí e Iracema.
A Regional IV será em Amajari, de 20 a 23 de julho, e contemplará os municípios de Pacaraima, Alto Alegre e Uiramutã. Já a etapa capital será realizada em Boa Vista, de 27 a 30 de julho, atendendo alunos-atletas de escolas da cidade de Boa Vista e da Zona Rural.
A grande fase final, que reunirá as equipes e atletas classificados nas fases regionais e capital, está marcada para ocorrer em Boa Vista, no período de 03 a 10 de agosto.
Os alunos-atletas vão disputar o lugar mais alto do pódio em dez modalidades individuais (atletismo, ciclismo, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei de praia, xadrez e ginástica rítmica) e em quatro coletivas (basquetebol, futsal, handebol e voleibol), nas categorias 12 a 14 anos e 15 a 17 anos, nos naipes masculino e feminino.
No xadrez, somente haverá disputa na categoria 15 a 17 anos e a ginástica rítmica, na categoria 13 a 15 anos, somente no naipe feminino. Já a modalidade de futebol de campo será disputada em um outro evento escolar que será organizado pelo IDRR no segundo semestre deste ano.
A última edição dos Jogos Escolares de Roraima realizada em 2019 reuniu 3.304 alunos-atletas de 127 escolas da capital e do interior.
Por Mágida Azulay Khatab
Foto: Ascom/Seed
O I Dança Tocantins das Escolas Estaduais definiu os campeões da Diretoria Regional de Educação (DRE) de Pedro Afonso nas categorias solo e grupo. Os vencedores da etapa regional vão para a disputa estadual, prevista para ocorrer, presencialmente, no dia 5 de agosto, em Palmas.
A campeã da Regional de Pedro Afonso na categoria solo foi a estudante Jainy Kelly Cavalcante Vieira, 16 anos, do Colégio Estadual de Itacajá. Ela recebeu 1.367 votos on-line. Na categoria grupo, Laura Tavares Miranda e Sofia Tavares Miranda, ambas de 15 anos, representantes do Colégio Estadual de Itacajá, conseguiram um total de 1.404 votos para o grupo Dance Girls. As votações públicas das etapas estaduais são feitas pelos seguidores do perfil oficial do concurso no Instagram @danca.tocantins.
Para a estudante Jainy Kelly participar do I Dança Tocantins foi uma experiência única. “Os dias ensaiando, a expectativa da votação e por fim a notícia de ser a ganhadora da etapa regional deixam qualquer pessoa muito feliz. Contar com a confiança das pessoas por terem votado em mim e estar representando a minha escola é muito gratificante” ressaltou.
O I Dança Tocantins das Escolas Estaduais é uma ação do Governo do Tocantins, promovida pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), cujo objetivo é incentivar a prática desta manifestação artística de expressão corporal e cultural entre os estudantes.
Na etapa estadual os classificados se apresentarão presencial e serão avaliados por uma comissão de jurados. Serão premiados os três primeiros colocados das categorias solo e grupo. Os 1º e 2º colocados receberão aparelhos celulares e o 3º lugar ganhará um tablet. As escolas dos vencedores serão contempladas com um notebook, cada.
Ganhadores Regionais das DREs
As competições regionais iniciaram no mês de março e envolveram estudantes de todas as regiões do Tocantins.
Confira os campeões das 13 Diretorias Regionais que irão disputar o título estadual
Palmas - Solo – Maria Vitória Pereira de Sousa – CEM Castro Alves / Grupo – Isabelle Rodrigues, Yasmim Lima e Fernanda da Luz – Escola Estadual Novo Horizonte
Miracema do Tocantins – Solo Isabella de Abreu Sousa Maranhão – Colégio Tocantins / Grupo – Álvaro Borges, Cecília Mendes, Isabella Silva e Mirelly Barbosa – Colégio Tocantins – 710 votos.
Araguatins – Solo Ingrid Andrade dos Santos – Colégio da Policia Militar - Professora Antônia Milhomem / Grupo – Ariadilar Nascimento, Marcylene Conceição e Kauany Silva – Escola Cícero Gomes de Jesus – Carrasco Bonito
Tocantinópolis – Solo - Stephany Guimarães Carvalho – Centro de ensino Médio Tempo Integral Darcy Marinho / Grupo – Manoela Fernandes, Nicolle Sthephanne, Gessivânia da Conceição e Warlley Dias – Centro de ensino Médio Tempo Integral Darcy Marinho
DRE de Dianópolis – Solo - Bruno Pereira Oliveira – Colégio estadual João D’Abreu / Grupo – Isabela da Silva Figueira Andrade, Hadassa da Silva Figueira Andrade, Ana Caroline Monteiro Freire Mendes e Juliana Leite Rodrigues – Colégio estadual João D’Abreu
Porto Nacional – Solo - Luana José Belém - Colégio Estadual Dr. Quintiliano da Silva - Natividade / Grupo – Maria Eduarda Pereira Barbosa, Maria Cecilia Sousa Negre, Enzo Silva Melo, e Íkaro Gomes Morais – Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Mestra Bela, - Monte do Carmo
Gurupi – Solo Kemilly Victória de Castro Rodrigues, Centro de Ensino Médio Bom Jesus / Grupo – Myllena Rodrigues, Ayná Tanaka, Ayara Tanaka, e Sarah Alves – Colégio Militar Presidente Costa e Silva
Guaraí - Solo Clara Emanuele Vanderlei Guimarães, Centro de Ensino Médio Oquerlina Torres - / Grupo – Sophia Valadares Mota e Layane Sousa – Colégio Estadual Juscelino Kubitschek
Colinas do Tocantins - Solo - Maria Clara Gonçalves de Sousa, Colégio Estadual Ruilon Dias Carneiro / Grupo – Emanuella Galiza Fernandes Ribeiro e Rackel Bispo Araújo – Escola Estadual Antônio Delfino Guimarães
Paraíso do Tocantins - Solo, Isabela Teles da Mota, Colégio Estadual João Dias Sobrinho /Grupo – Ana Clara de Souza Chagas, Ana Karoliny Facundes da silva, João Victor Resende Sardinha e Maria Helena de Matos Lopes – Colégio Estadual de Cristalândia
Araguaína - Solo – Evellyn Gomes Valadão, Colégio Militar do Estado do Tocantins – Jorge Humberto Camargo / Grupo – Adrielli Morais, Lara Lohany, Lucielle Morais e Morgana Sousa, Colégio Militar – Jorge Humberto Camargo
Arraias - Solo, Iago dos Santos Nascimento, Escola Estadual Euclides Bezerra Gerais, Paranã/ Grupo – Reinaldo Moreira Dias e Watson Junior Gonzaga da Silva, Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Agrícola David Aires França, Arraias
Pedro Afonso- Solo – Jainy Kelly Cavalcante Vieira – Colégio Estadual de Itacajá /Grupo – Laura Tavares Miranda e Sofia Tavares Miranda – Colégio Estadual de Itacajá
Odenice Rocha/Governo do Tocantins
“Estou finalizando o curso e junto com meu marido, que, também, é aluno da UAPI, do curso de Administração, abrimos uma franquia de bicicletas elétricas”, disse a futura administradora, Adriana Lopes Ribeiro, de 36 anos, que integra o grupo de piauienses que aproveitam a oferta de vagas em universidades públicas em todo o estado. Como a Adriana, milhares de cidadãos estão sendo incentivados a continuar suas trilhas da educação e, além disso, empreender para gerar renda e desenvolvimento em suas próprias cidades.
Mesmo com a pandemia, que afetou diretamente a educação de todo o país, o Piauí se mantém com a maior da taxa de escolarização líquida do Nordeste com 18,7%, ficando acima da média nacional de 17,8%. Os dados são do Mapa do Ensino Superior, produzido pelo Instituto Semesp, e é reflexo dos investimentos para garantir a Educação Básica e acesso ao Ensino Superior com a Universidade Aberta do Piauí (UAPI), por exemplo.
A Adriana, aluna do polo UAPI de Nova Santa Rita, distante 420 km da capital, é um exemplo da importância de descentralização do Ensino Superior. Ela, que já tem formação em Serviço Social, viu na UAPI uma oportunidade de expandir seus conhecimentos e enxergou, junto com seu marido, Odilon de Araújo Coelho, de 33 anos, a oportunidade de empreender na cidade vizinha a sua. “Esse curso sempre foi o meu sonho e ele me ajudou muito a ter uma outra visão. Eu e meu marido resolvemos empreender e abrimos essa franquia na cidade de São João do Piauí e estamos muito felizes”, disse.
Com os constantes investimentos, o Piauí tem se destacado na universalização do Ensino Superior, ou seja, a oferta de vagas em universidades públicas nos 224 municípios. “Essa presença da Universidade em todo o estado é fruto de uma articulação entre as Instituições e a Secretaria. Temos a Universidade Aberta do Brasil (UAB), que ofertas cursos e vagas, mas que precisam da infraestrutura em cada município presente, e as escolas do estado são esses locais”, explica Lourdes Lopes, Superintendente de Ensino Superior da Seduc.
Além da UAB, o Piauí, ainda, expandiu a oferta universitária por meio da UAPI com cobertura em 183 municípios. De acordo com os dados da pesquisa da Semesp, o curso de Administração em EAD é o segundo mais procurado no estado e é justamente esse o curso ofertado pela UAPI. Com foco no empreendedorismo, a graduação oportuniza os piauienses a cursarem na sua própria cidade sem precisar se deslocarem até a capital para continuarem suas trilhas da educação.
“O estudante matriculado faz a graduação já com um pensamento empreendedor e durante o curso, ele tem acesso aos conteúdos que possam dar um norte quanto ao que ele deseja fazer para ter sua própria renda. Isso se reflete em um item importante proposto pelo governo do Piauí que é o desenvolvimento social e consequentemente as potencialidades que cada cidade ou região possa ter”, disse Ellen Gera, secretário de Educação do Piauí.
PARCERIA GOVERNO DO PIAUÍ E SEBRAE NO PROJETO “MEU PRIMEIRO NEGÓCIO”
Lançado no último dia 28 de junho pela Governadora do Piauí, Regina Sousa, o projeto tem o objetivo de contribuir com os jovens piauienses, de 18 a 29 anos, que estejam cursando o último período da graduação/curso ou formados, a menos de cinco anos, ambos do Ensino Superior e/ou cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio e sonham abrir a primeira empresa logo após a conclusão do seu ensino técnico ou ensino superior.
Os projetos compreendem as atividades econômicas de serviços, comércio e indústrias, e terão direito a linha de crédito especial, enquanto MEI, Micro e Pequena Empresa, de até R$ 21.000,00 através do Fundo Especial de Produção. As 100 iniciativas que serão selecionadas terão o suporte e orientação do Governo do Piauí, com o Piauí Fomento, e Sebrae por meio do programa ‘Meu Primeiro Negócio’. O Sebrae/PI garantirá 20 horas de consultoria financeira a cada um dos 100 empreendedores contemplados com o crédito.
As inscrições podem ser feitas acessando o link: https://portal.pi.gov.br/fomento/inscricao/
OBS :: Para que sua inscrição seja realizada, antes será necessário fazer o curso online “Empreendedor de Sucesso”, com carga horária de 2h de duração, que pode ser acessado através do link no portal do Sebrae: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline/empreendedor-de-sucesso,868ed4cc32926710VgnVCM1000004c00210aRCRD
Os interessados poderão entrar em contato através dos seguintes canais de atendimento:
a) e-mail atendimento@fomento.pi.gov.br,
b) pelos telefones (86) 3216- 6277 e (86) 3221-8177
c) ou ainda presencialmente de segunda a sexta-feira, das 08h às 14h, na Rua Eliseu Martins, n/º 1240, Centro, Teresina-PI.
Gabriel Cesar Luiz Rigolin, de 16 anos, viajou no início desta semana para Brasília acompanhado de sua professora Aparecida Torres dos Santos Barroso para atuar como senador por uma semana. O estudante do Colégio Estadual Cecília Meireles, em Ubiratã, foi selecionado no concurso de redação Jovem Senador 2022, promovido pelo Senado Federal.
O aluno do 3º ano do Ensino Médio e mais 26 estudantes selecionados de todo o país escreveram um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema “200 anos de Independência: lições da história para a construção do amanhã”. Os selecionados iniciaram as atividades no Senado na última segunda (27) e seguem até esta sexta-feira (01).
No primeiro dia de atividades, Gabriel foi eleito vice-presidente do Senado. Nove jovens senadores se candidataram para fazer parte da mesa diretora. Gabriel e a estudante Quéren Hapuque de Araújo Lima, do Amapá, tiveram o mesmo número de votos (6) e a aluna, por ser mais velha, foi eleita presidente da casa.
A professora Aparecida, que leciona Língua Portuguesa e foi orientadora do estudante durante a seleção, conta que está orgulhosa de Gabriel. “Meu desejo era que todos os meus colegas professores e alunos pudessem participar desse momento. Levar o nome do Paraná através da rampa do Senado é algo que me deixou imensamente emocionada”, comenta.
Além das atividades na casa legislativa, o projeto proporcionou passeios guiados pela capital. “É uma experiência muito boa. [Conhecer] a cidade que é a nossa capital e os símbolos nacionais importantes para o nosso país”, comenta Gabriel.
Durante a semana, os jovens senadores elegeram a mesa diretora do Senado, participaram de reuniões e votaram, inclusive, projetos de lei. Gabriel fez parte da Comissão de Meio Ambiente e Saúde e propôs um projeto de lei para incentivar o uso de energias renováveis, “no estado do Paraná, a gente já tem o Renova Paraná. Então a minha ideia é tentar levar esse projeto para o Brasil todo”, comenta.
“A escola pública tem pessoas que fazem o sucesso acontecer, basta que se acredite no potencial tanto do aluno quanto dos educadores”, se emociona a professora.
Comissões - Os jovens senadores foram divididos em três comissões temáticas na casa legislativa: Comissão Nísia Floresta, que tratou de temas sobre meio ambiente e saúde, Comissão Cecília Meireles que discutiu educação e Comissão Sobral Pinto, para tratar de temas relacionados a direitos humanos e cidadania.
Discurso - Antes de ser eleito vice-presidente, Gabriel discursou por cerca de dois minutos no plenário do Senado. O jovem senador falou sobre a sociedade brasileira e a importância da união. “Deixo aqui o meu mais profundo desejo que o meu país seja unido e poderoso para caminharmos rumo ao progresso”, discursou.
Visita prefeito - Nesta quinta-feira (30) o prefeito de Ubiratã, Fábio Oliveira Dalécio, viajou até Brasília para prestigiar Gabriel junto com a vereadora Luciane D’Alécio e a Secretária Municipal de Educação da Ubiratã, Neiva Grigio Gindri.
Definição de propostas que integrarão o Plano Nacional de Educação (PNE) na década 2024-2034 e eleição de 11 delegados regionais marcaram o encerramento da etapa estadual da IV Conferência Nacional de Educação (Conae), nesta quarta-feira, 29. Promovido pelo Fórum Estadual da Educação, o evento reuniu mais 400 educadores e representantes da sociedade civil entre os dias 27 e 29 de junho, no auditório da Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, em Palmas.
A Conae é um espaço democrático articulado entre poder público, sociedade e profissionais da educação para promover melhorias na área educacional brasileira. Nas fases municipais da Conferência no Tocantins, os 210 delegados eleitos elaboraram propostas adequadas aos eixos temáticos pré-definidos.
Esses representantes locais trouxeram suas sugestões para a etapa estadual, onde construíram coletivamente o texto-base que será levado para a Conae nacional, prevista para ocorrer em novembro de 2022, em Brasília-DF. A proposta final do documento será transformada em projeto de Lei do Plano Nacional da Educação (PNE), o qual norteará as políticas públicas na educação durante dez anos em todo o Brasil.
A coordenadora do Fórum Estadual de Educação, Sandra Franklin, explicou que, em geral, as pessoas que estiveram no evento fazem parte de movimentos organizados em suas cidades. “As políticas públicas de educação são construídas por meio de um fórum permanente de debates que existe em níveis local, regional e nacional. Este ano, a mobilização dos participantes foi intensa, o que demostra o engajamento para fortalecer a educação”, afirmou.
Professora da Universidade Federal do Tocantins (UFT/Arraias), Aline Fagner de Carvalho, foi eleita delegada (categoria Educação Superior) para representar o Tocantins na etapa nacional da Conae. “Como delegada, terei a oportunidade de levar as demandas, as pautas e as urgências do Tocantins ao cenário nacional. Será a continuação de um trabalho que vem sendo desenvolvido durante anos”, destacou.
O professor e coordenador o Fórum Municipal de Educação em Gurupi, Ricardo Pereira de Oliveira, também foi eleito como delegado para Conae 2022 (categoria Educação Básica). “Quem faz educação está sempre em busca de melhorias. É lógico que pensamos em avanços para os professores, mas isso se reflete diretamente na qualidade do ensino para os alunos”, esclarece, lembrando que vai atuar para que os interesses da educação básica sejam defendidos e que haja um olhar mais atencioso para este segmento tão importante.
Delegados Eleitos
Os 11 delegados regionais são profissionais vinculados à redes de educação básica, superior e profissionalizante. Os nomes foram escolhidos por meio de votação entre os delegados municipais inscritos na IV Conae regional. Os eleitos participarão da etapa nacional entre os dias 23 e 25 de novembro de 2022. Veja abaixo os nomes dos representantes:
Educação Básica - Sebastião Mendes (Guaraí), Ricardo Pereira (Gurupi), Santana Simão (Filadélfia), Robson Vila Nova Lopes (Palmas), Antônia Rita Monteiro (Xambioá), Márcia Alencar (Paraíso do Tocantins)
Educação Superior - Luciene Alves Pereira (Paraíso), Ariel Elias do Nascimento (Porto Nacional) e Aline Fagner de Carvalho (Arraias)
Educação profissional - Lucinalva Ferreira (Araguatins) e Joana D'arc Alves dos Santos (Palmas)
Cristiano Viana/Governo do Tocantins
As atividades do Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE) Marcia Dias Costa Nunes, em Palmas, estão sendo aprimoradas e ampliadas. O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), entregou na tarde desta quarta-feira, 29, a reforma no espaço, com reparos gerais, revitalização das dependências internas e pintura geral do prédio, com investimento de R$ 364.431,48.
Criado em 2019, o centro conta com uma estrutura de escola com 12 salas no geral, onde várias adequações foram necessárias para adaptação dos atendimentos. Com ações educacionais voltadas para atender as especificidades dos estudantes com deficiência, o CAEE atende, atualmente, mais de 100 pessoas, entre crianças, adolescentes, jovens e adultos, buscando diminuir as barreiras de acessibilidade no contexto educacional.
São realizados atendimentos de musicoterapia, fonoterapia, terapia ocupacional, fisioterapia e educação física. As atividades são destinadas a estudantes com deficiências sensoriais (auditiva e visual), na qual inclui o ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras), da Língua Portuguesa na modalidade escrita como segunda língua; do sistema Braille; Soroban, da orientação e mobilidade; das atividades de vida diária, com autonomia; e da comunicação alternativa.
Comunidade comemora
Cristina Alves, que é surda, foi aluna do centro quando criança e hoje é professora no CAEE. “Foi muito importante esse aprendizado e desenvolvimento intelectual para a minha vida. Sou muito feliz com o trabalho realizado envolvendo os alunos do centro”, ressaltou. “É com muito orgulho que acompanho a evolução do centro que presta um serviço de qualidade e onde as crianças são bem assistidas”, destacou a mãe da professora Cristina, Wédna Cunha Alves, presente no evento.
Daniela Campelo Guimarães, de 11 anos, aluna do CAEE há cinco anos, foi uma das bailarinas a se apresentar durante a solenidade de entrega. “É um ambiente de inclusão em que a gente aprende com as diferenças”, disse a estudante, que tem deficiência auditiva.
A mãe da estudante, Daiz Campelo Guimarães, destacou a importância do espaço para o desenvolvimento de habilidades da filha. “É um espaço de muita interação, com profissionais especializados que fazem a diferença no desenvolvimento da minha filha. Fico feliz de ver a ampliação no atendimento às crianças”, frisou.
Segundo o titular da Seduc, Fábio Vaz, a entrega do espaço é um momento importante para o fortalecimento da educação no Tocantins. “É um novo ambiente que vem de encontro às necessidades dos nossos estudantes. A educação inclusiva é pauta prioritária desta gestão, por isso investimos na estrutura física do espaço, estamos buscando equipamentos e material pedagógico. Além de ampliar as atividades e serviços prestados com parcerias de outras Pastas do Governo, a nossa meta é criar centros como esse em outros municípios e expandir o atendimento no estado”, frisou.
“A ampliação do atendimento se faz necessária. A expansão para outras cidades promoverá uma inclusão e uma acessibilidade com maior autonomia individual, familiar e social da pessoa com deficiência”, destacou a gerente de Educação Especial da Seduc, Paola Regina Martins.
Conforme a diretora do CAEE, Erotildes Soares Corrêa, as melhorias na estrutura do prédio vão assegurar o desenvolvimento das atividades. “A revitalização e adequação do nosso espaço são de grande importância para o atendimento às pessoas que estão na invisibilidade, que não têm condições de custear esse tipo de serviço que oferecemos para ajudar as famílias e as pessoas com deficiências”, enfatizou.
Homenagem
O nome do Centro é uma homenagem à professora concursada da rede estadual de ensino, Márcia Dias Costa Nunes, uma das defensoras da educação especial do Tocantins, que ao longo da sua trajetória lutou pela criação do CAEE.
Alcione Luz/Governo do Tocantins
A liberação da primeira etapa do recurso do Programa de Fortalecimento da Economia e Geração de Emprego foi autorizada pelo Governo do Tocantins, na tarde desta quarta-feira, 29, em uma solenidade no auditório do Palácio Araguaia. As transferências estão sendo realizadas a mais sete municípios, por meio das Secretarias de Estado da Educação (Seduc) e dos Esportes e Juventude (Sejuv).
Para o secretário da Educação, Fábio Vaz, o Estado está oferecendo a oportunidade dos municípios desenvolverem pontos importantes de uma cidade. “Este é mais um momento de entrega da Seduc. É um recurso que chega para enriquecer a qualidade de vida dos tocantinenses. Aos poucos vamos cumprindo essa missão”, afirmou.
São mais 8 convênios que, ao final, somarão R$ 7.314.954,00. Dinheiro que poderá ser investido em equipamentos esportivos, como a construção de complexos poliesportivos, de ginásio poliesportivos, de campos society, reforma e ampliação de campos de futebol e estádios municipais.
Foram beneficiados com esta primeira parcela os municípios de Araguanã, Centenário, Jaú do Tocantins, Monte Santo, Lizarda, Palmas e Tupiratins. Até agora foram liberados recursos para 38 municípios, referentes a 47 convênios, que somam R$ 46.412.339,20 em investimentos. Os valores serão repassados em três etapas, sendo que a segunda e a terceira ocorrem à medida que as obras avançam.
A cidade de Jaú do Tocantins recebeu dois convênios. A prefeita do município, Luciene Lourenço Araújo, explica que será possível reformar o estádio municipal e a quadra de esportes. “Foi um momento muito importante para os moradores de Jaú. A população fica muito agradecida pelo trabalho que vem sendo feito pelo governo do Tocantins”, disse.
Quem também agradeceu pelo recurso foi a prefeita de Tupiratins, Filomena Coelho dos Santos Silva. “Nós poderemos investir na construção da nossa quadra poliesportiva. A cidade, que também é um ponto turístico do Estado, só tem a crescer”, explicou.
Investimento total do Programa
O Programa de Fortalecimento da Economia e Geração de Emprego prevê um investimento total de R$ 278 milhões em obras estruturantes em todos os 139 municípios do Tocantins. Somente por meio da Secretaria da Educação serão contemplados 41 municípios e um total de 53 convênios, que somam R$ 52.597,00 milhões em recursos.
Willian Alves/Governo do Tocantins
Visando ofertar uma educação pública de qualidade para todos os estudantes da rede estadual, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) vem fazendo investimentos no atendimento pedagógico e na estrutura física das unidades escolares. Com esse intuito, a Diretoria Regional de Educação (DRE) de Paraíso, reuniu, nesta quinta-feira, 28, os responsáveis pelos polos da educação indígena para discutir ações relacionadas às melhorias do ensino ofertado.
Na DRE Paraíso são atendidos mais de mil estudantes indígenas em nove escolas, e três extensões: Malua, Kumanã, Krumare, Ereheni, Hery Hawa, Weheria Karajá, Iny Webohona, Wyapri e Irôm Kâm Cô.
Conforme o diretor regional, Neivon Bezerra, a atuação da Educação é um processo contínuo, que sempre poderá ser aperfeiçoado. “Nosso foco é garantir o ensino, respeitando a cultura e fortalecendo os costumes, de acordo com as especificidades dos povos indígenas”, acrescentou.
Wesley Santos Barros, responsável pelo polo educacional indígena, destacou as reformas em execução nas escolas indígenas: Kumanã e Maluá, como importantes avanços para os estudantes.
Já a supervisora da Educação Indígena na DRE Paraíso, Vilma Lopes, enfatizou a relevância da comunicação constante com as unidades de ensino para o sucesso da aprendizagem e a preservação da cultura e dos saberes de cada povo. “Trabalhamos com zelo e compromisso para contribuir com a educação dos indígenas de nossa região”, finalizou. (colaborou Ana Paula Gomes)
Dicom Seduc/Governo do Tocantins
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) torna público o resultado final do processo seletivo para provimento de vaga e cadastro de reserva para a função de Coordenador de Polo de Educação a Distância da Universidade Aberta do Brasil (UAB) no Tocantins. A lista dos selecionados está publicada no site da Seduc e na edição do Diário Oficial do Estado desta quinta-feira, 29.
A convocação será realizada pela Seduc, conforme demanda e normas estabelecidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para funcionamento dos Polos de Educação a Distância da UAB.
O candidato convocado será designado pela Seduc e/ou prefeitura municipal em conformidade com o Acordo de Cooperação Técnica para o polo em que foi aprovado. A validade do processo seletivo será pelo período de até quatro anos.
Confira o resultado.
Núbia Daiana Mota/Governo do Tocantins