Edição 1 - Brasília - DF, sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Educação de Alagoas oferta mais de 57 mil vagas para novatos na pré-matrícula

13.12.2021

A rede estadual de ensino vai disponibilizar 57.957 vagas para alunos novatos na pré-matrícula do ano letivo 2022. O procedimento deve ser feito on-line pelo site www.matriculaonline.al.gov.br a partir de hoje (13) e prossegue até o dia 30 deste mês.

Destas 57.957 vagas, 30.939 são para as escolas de regime parcial (apenas um horário), 12,678  para as unidades de ensino integral e 14.340 para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Neste próximo ano letivo, mais 45 unidades oferecerão ensino integral. Junto com as 62 que já ofertavam a modalidade, Alagoas contabilizará 107 escolas dessa modalidade no estado, tendo a quinta maior cobertura nesse segmento do país. 

“Valorização dos professores, investimentos nunca antes vistos, ações e programas inovadores e benefícios diretos aos estudantes, tudo isso faz parte desse novo momento da educação, que já é realidade para os alunos da rede estadual e será ainda mais nesse ano letivo de 2022. É hora do estudante aproveitar essa oportunidade, estando atento ao cronograma de matrículas para não perder os prazos. Com o apoio e a dedicação do governador Renan Filho, colocamos em prática mais de dez programas que estão alçando a educação pública estadual a um outro patamar. A rede está pronta para atender a todos da melhor forma. Tenho certeza que será uma grande ano letivo para todos os nossos estudantes”, ressalta o secretário de Estado da Educação, Rafael Brito.

As escolas estaduais e as 13 Gerências Regionais de Educação (Gere) funcionarão como ponto de apoio para quem tiver dificuldades de efetuar a matrícula on-line. Será obrigatório que todos os estudantes possuam CPF para a efetivação do cadastro.

Passo a passo

O interessado deve acessar o site  www.matriculaonline.al.gov.br e preencher um formulário eletrônico com seus dados pessoais e série pretendida, além de selecionar três opções de escola onde deseja estudar. Se o candidato à vaga for um estudante com deficiência, é preciso declarar esta informação no ato do cadastro.

Na pré-matrícula on-line são ofertadas vagas para as seguintes turmas: 1º e 6º anos do ensino fundamental; 1ª série do ensino médio; 1º e 5º períodos diurnos e 1º e 6º períodos noturnos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) nível fundamental e 1º período da EJA médio modular. Para a EJA fundamental, a idade mínima de ingresso é de 15 anos, enquanto para a EJA médio é de 18 anos.

Para as demais séries, o interessado deve procurar a escola mais próxima e verificar se a mesma dispõe de vagas. Caso sim, a matrícula deve ser feita presencialmente na instituição.

O resultado da pré-matrícula on-line estará disponível a partir de 24 de janeiro de 2022 e, no período de 24 a 28 de janeiro, o candidato deve comparecer pessoalmente à escola selecionada para entrega de documentação e confirmação da matrícula.

Transferência interna

A partir desta segunda-feira (13), também terá início o período de transferência interna, o qual prossegue até o dia 30.  Este procedimento é exclusivo para alunos que já são da rede estadual e que, em 2022, vão cursar uma série que não é oferecida na escola onde atualmente estudam. Neste caso, a transferência é realizada pela direção da unidade de ensino, mediante disponibilidade de vagas na escola pretendida e autorização dos pais (para estudantes menores de idade).


Educação de Goiás realiza formação com assessores financeiros das regionais de Educação

13.12.2021

Assessores financeiros das 40 regionais de Educação participaram, na última quinta-feira (09/12), em Goiânia, de formação com a equipe de superintendentes da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). O intuito é fornecer as informações necessárias para o aprimoramento e desempenho das rotinas administrativas de todas as Coordenações Regionais de Educação (CREs) do Estado.

Dentro da formação foram abarcados temas que se referem aos processos de aposentadoria em suas especificidades (voluntária, compulsória, por invalidez) e assuntos relacionados à saúde (licenças, reabilitação e readaptação) e segurança (protocolos de biossegurança e campanhas socioeducativas) dos servidores.

Durante a formação, o superintendente de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da Seduc, Hudson Amarau de Oliveira, esclareceu que todos os trâmites processuais que envolve a gestão de pessoas são de extrema importância.

“Essa formação serve para garantir a celeridade às ações administrativas e minimizar os riscos referentes às percepções indevidas e danos ao erário”, afirma o superintendente.

O treinamento contou ainda com a presença da gerente de Segurança e Saúde do Servidor, Jaqueline Rocha; a gerente de Direitos e Vantagens, Taís Gomes; e da Gerente de Acompanhamento e Avaliação do Desempenho do Servidor e Gestores Escolares, Jurisleya Pinheiro.


Secretaria de Educação promove fase Estadual dos Jogos Estudantis de Goiás

13.12.2021

Olhares atentos e ansiosos, corações palpitantes e cheios de expectativas marcaram o início das competições dos Jogos Estudantis de Goiás, na categoria Juvenil (15 a 17 anos).

Os estudantes-atletas classificados nos Jogos Regionais disputam agora a etapa Estadual, que será realizada entre os dias 8 e 12 de dezembro, no Centro de Excelência do Esporte Arquiteto Eurico Godoi e no clube Sesi Ferreira Pacheco, em Goiânia. 

O evento reúne cerca de 2 mil estudantes das redes pública e privada de ensino, que irão competir as seguintes modalidades olímpicas e paralímpicas, individuais e coletivas: Atletismo, Atletismo Paralímpico, Badminton, Ciclismo, Ginástica Rítmica, Judô, Karatê, Natação, Taekwondo, Tênis de Mesa, Vôlei de Praia, Wrestling, Xadrez, Basquetebol, Futsal, Handebol e Voleibol.

Em conformidade com o Manual de Biossegurança do Desporto Educacional, aprovado pelo Centro de Operações de Emergências (COE) em Saúde Pública de Goiás para Enfrentamento ao Coronavírus, os jogos não terão a presença de espectadores. Os jogadores foram divididos em grupos e seguirão uma escala de chegada e partida para evitar aglomerações.  

Durante as premiações de encerramento dos Jogos, que serão realizadas no próximo domingo (12/12), o evento contará com as presenças do governador Ronaldo Caiado e da secretária estadual de Educação, Fátima Gavioli. No local estarão presentes cerca de 300 estudantes.

Sobre os Jogos Estudantis

Os Jogos Estudantis de Goiás são organizados anualmente pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), desde 2011. O objetivo da competição é fomentar a participação dos estudantes em atividades esportivas e identificar novos talentos nas instituições de ensino.


Escolas estaduais são premiadas na Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras

13.12.2021

Duas escolas da rede estadual alagoana foram premiadas em uma das mais importantes competições de matemática do mundo, a Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras (MSF). As escolas estaduais Djalma Barros Siqueira, de Coruripe, e Manoel de Matos, de Santana do Mundaú, conquistaram bronze, prata e uma premiação na competição, que é a seção brasileira da olimpíada internacional Mathématique sans Frontières. Segundo informações da organização do evento, em todo o país, 50 mil estudantes, de 1.162 escolas públicas e privadas de 24 estados brasileiros e do Distrito Federal distribuídos em 3.293 equipes oriundas de 950 escolas participaram da 10ª edição da MSF.

A Escola Estadual Djalma Barros Siqueira participou da competição com três equipes da 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio e conquistou prata na categoria regional e bronze e prata na nacional. O excelente desempenho da escola lhe valeu ainda uma premiação especial dentre as escolas públicas estaduais de todo o Brasil (sendo a única alagoana premiada nesta categoria).

Já a Escola Estadual Manoel Matos conquistou prata na categoria regional e bronze na nacional com equipe de estudantes da 3ª série do ensino médio.

Orgulho

As escolas premiadas celebram o desempenho de suas equipes nas olimpíadas. “Participamos pela primeira vez da Matemática sem Fronteiras e o resultado não poderia ser melhor. Nesta competição, onde os alunos fazem as provas em equipes e não individualmente, participamos com três equipes e tivemos um desempenho esplêndido, conseguindo prata e bronze nos âmbitos regional e nacional. Estamos muito felizes e agradecemos ao apoio da diretora Elda Rocha e de toda equipe gestora e coordenação de nossa escola”, ressalta o professor Antônio Marcos que, junto com os colegas Sidneide Santos e Carlos Henrique, treinou os alunos para a prova.

Stefany Ângelo, líder da equipe da 3ª série da Djalma, destaca a importância da competição. “A Matemática sem Fronteiras foi uma excelente oportunidade de enriquecer nosso conhecimento na área e também nos permitiu praticar para a prova do Enem”, fala a garota, que é multimedalhista em diversas competições.

Orgulho também é o sentimento que define a Escola Manoel de Matos. “Competimos com os estudantes Ariel Góis de Freitas, Saulo Manoel Lourenço Barbosa, Esdras Ferreira Batista da Silva, José Rauan Kewve Ribeiro da Silva, todos sob a orientação do professor Wesley Martins. Esse resultado nos emociona muito e somos gratos a todos os envolvidos”, diz a diretora-geral Quitéria Calado.

Desempenho de Alagoas

Ao todo, Alagoas teve 31 premiados na MSF. Além das escolas Djalma Barros Siqueira e Manoel de Matos, conquistaram medalhas a escolas municipais Liege Gama Rocha (Coruripe) e Ayres Pereira da Costa (Maragogi), Instituto Federal de Alagoas (Ifal) – campus Arapiraca e os colégios Marista, Maria Montessori, Contato, Batista Moriah e Cristo Rei, todos da capital.


Educação divulga resultado do Encceja 2020 nesta segunda (13)

13.12.2021

O resultado do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), que permite aos candidatos a certificação de conclusão dos ensinos fundamental e médio, será divulgado nesta segunda-feira, dia 13 de dezembro. Os candidatos que realizaram a prova podem conferir o resultado no site http://enccejanacional.inep.gov.br acessando a página do participante.

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informa que os aprovados poderão solicitar a Certificação de Conclusão ou Declaração Parcial de Proficiência na Gerência Regional de Educação (GERE), mais próxima ou virtualmente através do e-mail institucional da unidade de locação. Somente na 5ª GERE, o procedimento acontecerá apenas de forma virtual através do e-mail institucional da unidade.

De acordo com Paula Vasconcelos, supervisora de inspeção da Superintendência do Sistema Estadual de Educação (Suse), para solicitar a certificação de conclusão dos ensinos médio e fundamental ou Declaração Parcial de Proficiência, o candidato deverá ter, no mínimo, 15 anos (certificação de conclusão do ensino fundamental) e 18 anos (certificação de conclusão do ensino médio) completos na data de realização do exame e ter obtido pelo menos 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento, além de cinco pontos na redação.

Os aprovados deverão solicitar presencialmente nas Gerências Regionais de Educação (GERE), mais próxima ou virtualmente através dos e-mails institucionais das unidades. Para conferir a listagem completa, clique aqui.


Educação promove cursos de qualificação profissional para reeducandos em Maceió

13.12.2021

Cerca de 20 reeducandos estão participando do Curso de Qualificação Profissional de Pedreiro de Alvenaria ofertados pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).  As aulas começaram nesta segunda-feira (6) e tem por objetivo reforçar e dar novas oportunidade aos alunos, que podem aplicar todo o aprendizado dentro da unidade prisional e durante a vida.

“Existem vários pontos que é importante destacar quando se fala em trazer cursos de qualificação para o sistema prisional. Por meio deles trazemos conhecimento e oportunidade, que nunca é demais, além de benefícios para eles mesmo como redução da pena. Educação é sempre bem-vindo, e com essas noções de construção civil eles podem ter novas oportunidades”, explica Clerisvalda Araújo, coordenadora adjunta administrativa financeira do Pronatec.

O curso, oferecido pelo Pronatec, como parte da ação BF Novos Caminhos Prisional, tem duração de aproximadamente quatro meses e acontece quatro dias na semana. A  capacitação tem o reconhecimento do MEC e o certificado não expõe o local onde os alunos realizaram o curso. Os reeducandos têm direito a bolsa de permanência além de redução da pena. 

Quebrando o estigma e ansioso para novos conhecimentos, Rica Riqueza é uma das alunas contempladas com a capacitação. Na aula inaugural, ela revelou estar feliz com a oportunidade e espera que essa seja a primeira de muitas: “Conhecimento nunca é demais, estamos aqui para aprender assim como qualquer pessoa dentro e fora do sistema prisional, espero poder trazer novos rumos a minha vida e já estou interessada nos próximos cursos do Pronatec”, comemorou.

As aulas vão ter conteúdos teóricos e práticos, onde na teoria será abordado temas sobre segurança do trabalho, noções de alvenaria e das principais ferramentas usadas no ramo da construção civil. Os reeducandos vão ter todos os equipamentos necessários para sua formação dentro do sistema prisional. 

Cursos e oportunidades para 2022

Outros novos cursos de capacitação serão ofertados para o sistema prisional, como o curso de Encanador Instalador Predial com mais 20 vagas para o presídio Baldomero Cavalcante, em Maceió.

Já no Cyridião, também na capital alagoana, os cursos de Pedreiro de Alvenaria, Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão e Pintor de Obras Imobiliárias totalizam 60 vagas. Enquanto o sistema Prisional Feminino Santa Luzia, também oferecerá 60 vagas nos cursos de Maquiagem e Depilação.

Para a penitenciária do Agreste, localizado em Girau do Ponciano, cerca de 80 vagas vão ser disponibilizadas para os cursos técnicos de Gesseiro, Almoxarife de Obras, Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão e Encanador Instalador Predial.

Para os familiares, reeducandos em regime aberto ou semiaberto, egressos, o ano de 2022 reserva cerca de 220 vagas para cursos de Assistente Administrativo, Manicure e Pedicure, Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, Encanador Instalador Predial, Depilador, Mecânico de Refrigeração e Climatização Residencial, Barbeiro, Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, Encanador Instalador Predial. Todos serão feitos de forma presencial. 


Alagoas amplia oferta de ensino integral e tem uma das cinco maiores coberturas do país

13.12.2021

O Governo de Alagoas vai ampliar a oferta do ensino integral da rede pública estadual em 2022: para o próximo ano letivo, 45 unidades serão integradas às 62 instituições que já ofertam a modalidade, totalizando 107 escolas. Com isso, Alagoas passa a ser um dos cinco estados com a maior oferta de ensino integral do país. As novas unidades irão fazer parte do Programa Alagoano de Ensino Integral (pALei), atendendo as turmas de 6º ano do ensino fundamental e 1ª série do ensino médio com jornada diária entre 7h e 9h.

Para o secretário de Estado da Educação, Rafael Brito, essa conquista, que acontece em parceria com o trabalho integrado do Instituto Sonho Grande, é mais um marco desse novo momento vivido pela Educação em Alagoas.

“Colocar Alagoas entre os cinco estados com a maior oferta de ensino integral do país é uma grande conquista. O ensino integral é muito mais do que jornada ampliada de estudos: ele permite o desenvolvimento integral do estudante, trabalhando não só aspectos intelectuais, mas também emocionais, sociais, físicos e culturais e focando no projeto de vida do jovem. Além disso, no sistema integral nossos jovens estarão seguros, terão cinco refeições diárias e um aprendizado mais amplo e que enriquecerá seus currículos na busca pelo primeiro emprego como também os preparará melhor na conquista de uma vaga nas universidades”, pontuou.

Das 45 novas escolas, 39 oferecerão o pALei no ensino médio, 3 no ensino fundamental II e outras 3 nos dois níveis. A expansão abrange unidades em Maceió, Arapiraca, Palmeira dos Índios, Penedo, Porto Real do Colégio, Major Isidoro, Maribondo, Minador do Negrão, Santana do Ipanema, Olho d’Água Grande, Marechal Deodoro, Poço das Trincheiras, Ouro Branco, Olivença, Mata Grande, Piranhas, Coruripe, Barra de São Miguel, Boca da Mata, Viçosa, Chã Preta, Maravilha, Carneiros, Branquinha, Murici, Igreja Nova, Matriz de Camaragibe e Rio Largo (ver lista completa abaixo).

Meta

Brito lembra ainda que, com a expansão da oferta do pAlei, a rede estadual alagoana se aproxima do cumprimento da Meta 6 do Plano Estadual de Educação (PEE), que estipula que, até 2025, pelo menos 50% das escolas públicas ofereçam o ensino integral. “As 107 unidades de ensino que terão o programa em 2022 representam cerca de 35% de toda a rede estadual, que possui, ao todo, 310 escolas”, informa.

Novo Ensino Médio

Outra novidade é que algumas dessas escolas, além do pAlei, ofertarão também o novo ensino médio. No ano letivo 2022, todas as escolas de ensino médio da rede estadual implantarão essa proposta nas turmas de 1ª série.

“No novo ensino médio, trabalharemos não só a formação básica com as 12 disciplinas existentes, mas também focaremos em itinerários formativos que enriquecerão o aprendizado dos alunos e na construção de seu projeto de vida”, explica Erivaldo Valério, supervisor de Ensino Médio da Seduc.

Novas escolas

Estas são as 45 escolas que passam a ofertar o ensino integral em 2022. Caso alguma unidade que não esteja na lista abaixo deseje integrar o pALei, basta entrar em contato com a Superintendência de Rede da Seduc, a Sure. “O ensino integral traz uma série de oportunidades de crescimento pessoal para o estudante e, se for o desejo da comunidade escolar fazer parte do programa, basta nos procurar”, adianta a superintendente Roseane Vasconcelos.

Maceió - Escolas Estaduais Rosalvo Lobo, Benedito Moraes, Ovídio Edgar, Theotonio Vilela Brandão, Pedro Teixeira, Guiomar de Almeida Peixoto, Romeu de Avelar e Centro Aurélio Buarque de Holanda;

Arapiraca - Escolas Estaduais Costa Rego e Professor Moacir Teófilo;

Palmeira dos Índios - Escolas Estaduais José Victorino da Rocha, Egídio Barbosa, Almeida Cavalcanti, Monsenhor Ribeiro Vieira e Nova Jersey;

Santana do Ipanema – Escolas Estaduais Professor Mileno Ferreira e Padre Francisco Correia;

Penedo - Escolas Estaduais Comendador José da Silva Peixoto e Dr. Alcides Andrade;

Porto Real do Colégio – Escolas Estaduais Dona Santa Bulhões e Firmo de Castro;

Mata Grande – Escolas Estaduais Gentil de Albuquerque Malta e Santa Cruz do Deserto;

Piranhas – Escolas Estaduais Xingó I e José Sena Dias;

Marechal Deodoro- Escola Estadual José Correia da Silva Titara;

Major Isidoro – Escola Estadual Deraldo Campos;

Maribondo – Escola Estadual Odete Bonfim;

Minador do Negrão – Escola Estadual Belarmino Vieira Barros;

Poço das Trincheiras- Escola Estadual Professora Ana Maria Teodósio;

Ouro Branco – Escola Estadual Professora Joanita de Melo;

Olivença- Escola Estadual Desembargador Augusto Costa;

Olho d´Água Grande – Escola Estadual Anália Tenório;

Coruripe – Escola Estadual Professor Lima Castro;

Barra de São Miguel – Escola Estadual Misael Gonçalves Ferreira;

Boca da Mata- Escola Estadual Josefa Cavalcante Suruagy;

Viçosa- Escola Estadual Monsenhor Machado;

Chã Preta- Escola Estadual Izidro Teixeira;

Maravilha – Escola Estadual Professor Atanagildo Brandão;

Carneiros – Escola Estadual Dr. Emílio de Maia;

Branquinha – Escola Estadual Juvenal Lopes de Omena;

Murici- Escola Estadual Professor Loureiro;

Igreja Nova – Escola Estadual Professor Pedro Reys;

Matriz de Camaragibe – Escola Estadual Saturnino de Souza;

Rio Largo – Escola Estadual Rosalvo Ribeiro.


Exposição Caminho das Artes é realizada pela Escola Neyder Suelly Costa Viera

13.12.2021

A Escola Estadual Neyder Suelly Costa Viera, que oferta ensino em tempo integral, através do Programa “Escola da Autoria”, em Campo Grande, realizou no dia 07 de dezembro, a Exposição “Caminho das Artes”, na Plataforma Cultural, desenvolvido pelo Clube do Desenho formado por estudantes protagonistas da unidade escolar

Clube de Desenho

O Clube do Desenho partiu da proposta do Programa “Escola da Autoria”, cujo objetivo é uma formação Integral, que atenda tanto ao desenvolvimento das aprendizagens cognitivas quanto das socioemocionais.

Educação Integral se define como o desenvolvimento do estudante na sua totalidade e potencialidade, que vai além da tematização de conteúdos, promove o desenvolvimento de competências para a vida, com autonomia e responsabilidade (Instituto Ayrton Senna).

“Assim, nossa Escola fundamentou o programa durante as aulas remotas, por meio de reuniões via meet com os alunos, no retorno presencial, os alunos puderam desenvolver suas potencialidades protagonistas em grupo de Watsapp e reuniões para troca de ideias, durante os intervalos e hora do almoço”, enfatiza gestor Marcio Wagner de Souza.

A partir de então, o grupo foi crescendo e mostrando diversos estilos de desenhos. “Nossa Escola já tem perfil do dinamismo e a escola da Autoria nos ajudou bastante. Mediados pela professora de Arte, Marta, o qual já vem desenvolvendo o protagonismo há muitos anos na escola, tornando mais fácil a prática com os estudantes”, menciona professora de Artes Marta Mendes de Oliveira, responsável pela Mostra Cultural 'Caminhos Das Artes', produzida pelo Clube Do Desenho, formado por estudantes protagonistas dotados de altas habilidades.

Com participação do Clube do Leitor e Projeto de Música com o professor Maestro Paulo Henrique, o evento contou com apoio da equipe SED- Secretaria de Educação, SECTUR – Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Silvana Valu – Coordenadora do Cordão Valu e convidada especial Erika Pedraza-artista visual, enriquecendo e abrilhantando o evento.

Texto: Adersino Junior – Secretaria de Educação de MS


Língua Pomerana passa a fazer parte da organização curricular da Rede Estadual

13.12.2021

A Secretaria da Educação (Sedu) publicou no Diário Oficial do Estado, dessa quarta-feira (08), a Portaria nº 279-R, que define procedimentos e diretrizes para implementação das organizações curriculares na Rede Escolar Pública Estadual. Entre as novidades está a oferta da Língua Pomerana, nas escolas localizadas em comunidades pomeranas e/ou que atendam estudantes pomeranos.

Saiba mais lendo a Portaria nº 279-R

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata


Alunos de escola da Serra visitam local de gravação do filme ‘Queimado, a luta pela liberdade’

13.12.2021

Alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Antônio Engracio da Silva, localizada no município da Serra, tiveram uma aula de campo, no distrito de Queimado, para aprender sobre a história do Espírito Santo e o movimento de resistência do povo negro.

A visita foi uma premiação aos estudantes vencedores do projeto Concurso de Redação e Desenhos, que participaram de um bate-papo com Rogério Morais, diretor do filme “Queimado, a luta pela liberdade”, bem como com o historiador Clério José Borges. A iniciativa também teve o objetivo de homenagear uma das participantes do filme, que compõe o quadro docente da escola, a professora de Geografia Rose Souza.

A aula de campo, possibilitou aos estudantes a visita ao local das gravações do filme, o acesso e direito de fazer uma trilha e admirar a beleza de Queimado, relacionando esses conhecimentos aos conteúdos aprendidos. Abordada no decorrer de todo ano, a temática étnico-racial foi enfatizada e aprofundada no mês de novembro, para que os estudantes compreendessem melhor o sentido da Semana da Consciência Negra. A aula de campo encerrou o projeto, possibilitando aos alunos a percepção de que a luta do povo negro pela liberdade sempre ocorreu e que, atualmente, é uma luta de todos.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata


Coordenadoria Regional de Educação promove encontro virtual entre escolas que ofertam o Curso de Educação de Jovens e Adultos

13.12.2021

A Coordenadoria Regional de Educação (CRE1) de Aquidauana, realizou, no dia 06 de dezembro, encontro remoto de trocas de experiências pedagógicas das escolas estaduais que ofertam o Curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA) – Conectando Saberes Urbano, sob orientação da assessora escolar da CRE 1, Tânia Maria Pereira da Costa Marques.

O encontro foi realizado pelo aplicativo meet com os técnicos da SED/MS, Coordenadoria Regional de Educação (CRE1), direção, coordenadores pedagógicos da EJA e professores com o objetivo de compartilharmos experiências exitosas do ano de 2021.

De acordo com a coordenadora Gleide Veloso Godoy Gomes Nesse encontro teve participação especial da Professora Pós – doutora Ana Lúcia Gomes da Silva, aposentada pela UFMS, atua como pesquisadora do Ensino e Aprendizagem em Artes Visuais da UFMS e dirigente do grupo de Estudos e Pesquisas em Formação Interdisciplinar de Professores – GEPFIP/UFMS/CPAQ. Membro do Conselho Fiscal do Instituto de Pesquisa da Diversidade Intercultural – IPEDI.

Texto: Adersino Junior – Secretaria de Educação de MS


Mais de 179 mil estudantes são beneficiados com monitoria do Programa Mais Estudo

10.12.2021

Mais de 179 mil estudantes da rede estadual de ensino receberam a monitoria do programa Mais Estudo, neste ano letivo 2020/21 e receberam reforço dos colegas nos estudos e aprendizagens em Língua Portuguesa, Matemática e Educação Científica. Nesta sexta-feira (10), monitores do programa participaram de uma live promovida pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), com o objetivo de apresentar suas experiência. O encontro pode ser conferido aqui. 

Iniciado em 2019, na fase piloto, o Programa Mais Estudo foi instituído pela Lei Estadual nº 14.306, de 12 de fevereiro de 2021. Os monitores recebem bolsa de R$ 100 por mês. Para 2021, foi reservado um orçamento de mais de R$ 10 milhões para o programa, com recursos próprios do Estado, e ofertadas 52 mil vagas. 

O monitor de Matemática, Carsten Santos, 19, 3º ano, do Colégio Polivalente Monsenhor Luiz Ferreira de Brito, em São Sebastião do Passé, falou que o programa tem impactado positivamente na sua vida e na dos colegas. “A monitoria tem que ser algo que dê impacto tanto para quem recebe, quanto para quem ministra as aulas. Eu, por exemplo, consegui ajudar várias pessoas monitoradas e também fui impactado, pois aprendi assuntos novos e revisei outros que não tinha familiaridade, a exemplo de frações e conteúdos de geometria plana”, revelou. 

Já a monitora de Língua Portuguesa, Fernanda Michelly de Jesus, 17, 3º ano, da Escola Família Agrícola José Nunes da Mata, em Angical, afirmou que é gratificante ser monitora e ver o resultado nos colegas. “Vejo a monitoria com uma oportunidade não só de receber uma bolsa, mas de ajudar os colegas que possuem dificuldades nas disciplinas. Eles se sentem confortáveis em encontrar alguém mais próximo, que vai entendê-los e fazer com que compreendam melhor os assuntos”.

Já o estudante João Pedro Ramos, 17, 2º, que atua como monitor de Língua Portuguesa, no Centro Educacional São Sebastião, em Caturama, destacou os assuntos discutidos no encontro e disse que os monitores estarão apostos para contribuir com os colegas até o final do ano letivo. “Tivemos a oportunidade de um diálogo, no qual abordamos sobre o último relatório, sugerindo o que os monitores podem trazer de conteúdo para ajudar os colegas nas provas, além de conselhos para que possam construir mais carga horária nesta reta final”, disse.


Famílias de estudantes recebem novo crédito do Programa Bolsa Presença

10.12.2021

O Governo do Estado disponibilizou, nesta sexta-feira (10), o novo crédito do Programa Bolsa Presença destinado às famílias dos estudantes da rede estadual cadastradas no CadÚnico e em condições de vulnerabilidade socioeconômica.  O Bolsa Presença faz parte do Programa Estado Solidário do Governo da Bahia e tem o objetivo de contribuir para a  permanência dos estudantes nas escolas. Com recursos que chegam a R$ 469 milhões, a previsão é de que o programa, que completou oito parcelas, em 2021, alcance 421.308 famílias e 528.213 estudantes.
 
Thaila Silva Cruz, 29, é uma das beneficiárias do Bolsa Presença. Ela estuda no Colégio Estadual Indígena Xucuru Kariri,  na Educação de Jovens e Adultos (EJA), mora no Povoado Quixaba, no município de Glória, e tem um filho de nove anos. Ela falou sobre a importância da assistência financeira para ela e sua família. “O Bolsa Presença veio na hora certa. Os alimentos estão muito caros, mas consigo comprar o básico como arroz, feijão, açúcar, leite e óleo”. 
 
O estudante Neemias da Cruz dos Santos, 15 anos, faz o 8º ano, no Colégio Estadual Professora Noêmia Rego, em Salvador. Ele mora no bairro da Valéria e também falou como o Bolsa Presença tem beneficiado a sua família. “Estamos em um momento difícil e o programa é uma ajuda muito boa que tem dado um suporte para minha família e outras que estão passando por necessidades. Esse dinheiro serve para comprarmos alimentos e tem ajudado bastante“. 
 
A concessão do Bolsa Presença está vinculada à assiduidade nas aulas ministradas pela unidade escolar onde o aluno esteja matriculado; à participação obrigatória dos alunos nas avaliações de aprendizagem promovidas pela unidade escolar, visando orientar o acompanhamento pedagógico; e à manutenção dos dados cadastrais atualizados na unidade escolar e de sua família no CadÚnico.


Governo do Rio Grande do Sul paga primeira parcela das bolsas de formação para professores do Aprende Mais

10.12.2021

O governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), paga, aos professores de Língua Portuguesa e Matemática, nesta sexta-feira (10/12), a primeira parcela das bolsas de formação do Aprende Mais, programa de recuperação e aceleração da aprendizagem. A ação, que tem um investimento total de R$ 154,7 milhões, é uma iniciativa do Avançar na Educação e visa reconhecer e incentivar o trabalho dos docentes que se empenham em recuperar e acelerar as aprendizagens perdidas no período de pandemia.

Os professores que ainda não concluíram todos os quatro ciclos de formação terão até o dia 17 de dezembro para se inscrever e até 23 de dezembro para concluir a formação do Programa Aprende Mais. As atividades consistem no acompanhamento das lives, exibidas desde 25 de agosto, e que seguem à disposição para quem ainda não assistiu, e atividades disponíveis no Portal da Educação.

São oferecidas as seguintes bolsas:


• R$ 200 por ciclo realizado para a formação, capacitação ou o aperfeiçoamento de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental;

• R$ 300 por ciclo realizado para a formação, a capacitação ou o aperfeiçoamento de professores dos anos finais do Ensino Fundamental

• R$ 300 por ciclo realizado para a formação, a capacitação ou o aperfeiçoamento de professores do Ensino Médio

• R$ 500 por ciclo realizado para formação, capacitação ou aperfeiçoamento dos Supervisores Escolares e/ou Orientadores Escolares.

Avaliação diagnóstica

Com o objetivo de recuperar e acelerar as aprendizagens perdidas no período de pandemia, bem como reforçar os componentes curriculares que mais precisam ser trabalhados com os estudantes, a Seduc implantou o Aprende Mais. A partir da realização do Avaliar é Tri RS e dos dados gerados pelos resultados, desde 25 de agosto são realizadas lives de formação, por meio do canal do Youtube TV Seduc RS, para professores de Língua Portuguesa e Matemática e supervisores da rede estadual de ensino.

A carga horária de Matemática foi ampliada em três horas semanais e a de Língua Portuguesa, em duas horas semanais. Os educadores também são orientados sobre como trabalhar com os resultados da avaliação diagnóstica, de modo a potencializar a recuperação das fragilidades identificadas nos estudantes.

Formação de professores

A formação é organizada por ciclos formativos, são quatro ciclos até dezembro e cada ciclo conta com duas lives (síncronas) quinzenais e um período assíncrono no portal da educação – portal.educacao.rs.gov.br.

Todo o material do ciclo (lives, material fornecido pelos formadores e cadernos do Aprende Mais do professor e do estudante) estão disponíveis na formação no portal.

Avançar na Educação

Com o objetivo de melhorar a infraestrutura física e tecnológica das escolas, assegurar a recuperação da aprendizagem pós-pandemia, qualificar o ensino público gaúcho de forma mais inclusiva e equitativa e capacitar os profissionais envolvidos, o governo do Estado lançou o Avançar na Educação.

O projeto contempla um plano de investimentos de R$ 1,2 bilhão na educação estadual até 2022, entre obras, tecnologia, capacitação e programas para melhorar a aprendizagem. É o maior investimento na educação estadual gaúcha dos últimos 15 anos.


Última live de 2021 do PEAC aborda a Ética Ambiental na próxima quinta-feira (16)

10.12.2021

O Programa de Educação Ambiental Colaborativo (PEAC), elaborado em parceria entre as secretarias estaduais da Educação (Seduc) e do Meio Ambiente (Sema), terá a última live de apresentação de 2021 do ciclo de formação continuada em Educação Ambiental. O Seminário Ética Ambiental será realizado na próxima quinta-feira, 16 de dezembro, a partir das 14h, com transmissão direta pelo canal do YouTube TV Seduc RS. O curso é destinado para professores, gestores escolares e coordenadores pedagógicos das 2,3 mil escolas da Rede Estadual, além do público em geral.

O encontro terá a presença da professora Dra. Rejane Schaefer Kaising, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O professor Renel Prospere, coordenador da Assessoria de Educação Ambiental da SEMA; e Patrícia Mairesse, assessora de Educação Ambiental da Seduc; serão os mediadores.

Ciclo de formação

Ao todo, serão realizados seis encontros com o intuito de capacitar os professores para implementar a educação ambiental formal como uma prática contínua e permanente e colaborar com a reflexão sobre o que é produzido e consumido, buscando inserir novos referenciais teóricos e pedagógicos.

PEAC

A iniciativa da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) foi instituída pelo Decreto n°55.885 de 17 de maio de 2021. O PEAC é coordenado em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e conta com um Comitê Gestor Multidisciplinar composto por nove secretarias estaduais, e três federações.

Como públicos-alvo do programa estão professores, estudantes e funcionários da rede pública, bem como profissionais da área ambiental, das esferas municipal e estadual. Também fazem parte membros dos Comitês de Gerenciamento de Bacias Hidrográficas e dos Conselhos, além de moradores do entorno de Unidades de Conservação (UCs).


Percurso Formativo do componente Mundo do Trabalho tem inscrições prorrogadas até 15 de dezembro

10.12.2021

Com o objetivo de debater as perspectivas diante das mudanças previstas para o Ensino Médio e dar continuidade às formações dos novos componentes curriculares, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), em parceria com o Itaú Educação, promove o percurso formativo Mundo do Trabalho para os professores da Rede Estadual. O curso ocorre em três blocos de desenvolvimento com uma carga horária total de 10 horas. As inscrições foram prorrogadas até o dia 15 de dezembro e devem ser feitas diretamente pelo Portal da Educação.

Mundo do Trabalho

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira estabelece que a educação escolar básica e a superior devem vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social. As diferentes formas de produção do conhecimento, assim como os avanços da ciência e da tecnologia, exigem que os estudantes adquiram e desenvolvam habilidades que os preparem para o mundo do trabalho.

Com a reforma do Ensino Médio, instituída pela Lei 13.415/17, a educação profissional e tecnológica passou a integrar a educação básica de nível médio. Isso representa uma etapa de formação do jovem em que ele tem a possibilidade de articular saberes em contextos diversos e de promover aprendizagens que dialoguem com seus interesses, que os estimulem a permanecer na escola, e a seguir apreendendo ao longo da vida para conquistar seus projetos pessoais e profissionais.

Ensino Médio

A partir da homologação do Referencial Curricular Gaúcho do Ensino Médio, pelo Conselho Estadual de Educação (Ceed), a Seduc tem realizado uma série de encontros e formações com especialistas para debater as principais mudanças, os novos componentes curriculares, os itinerários formativos e as perspectivas para o novo modelo desta etapa de ensino.

Confira abaixo os encontros já realizados pela Seduc:

Seminário Estadual do Ensino Médio

Dia 1 (11/11)

https://www.youtube.com/watch?v=bAqqoWmItI4&t=3686s

Dia 2 (12/11)

https://www.youtube.com/watch?v=MfvTOl-5WxI

Projeto de Vida

A escola, os jovens e seus Projetos de Vida (16/11)

https://www.youtube.com/watch?v=QmikSV5L4jw&t=9s

Projeto de Vida do estudante e do professor: um diálogo potente (7/12)

https://www.youtube.com/watch?v=y1tmC9P37X4

Mundo do Trabalho

Mundo do Trabalho no Ensino Médio Gaúcho

https://www.youtube.com/watch?v=AT62e1I6Ees&t=2s


211 estudantes receberam acompanhamento integral nas Salas de Apoio Pedagógico em 2021

10.12.2021

A Secretaria de Estado de Educação (SED), por intermédio da Coordenadoria de Políticas para a Educação Especial (COPESP) e do Centro Estadual de Educação Especial e Inclusiva (CEESPI), realiza acompanhamento integral de estudantes com Transtornos Específicos das Habilidades Escolares, desde a criação das Salas de Apoio Pedagógico (SAPs), em 2017.

A SED criou as SAPs para que os estudantes com Transtorno de Aprendizagem (dislexia, discalculia, disgrafia e disortografia) e Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Transtorno Opositor Desafiador (TOD), Distúrbio do Processamento Auditivo (DPAC), múltiplas repetências com sinais de Transtornos (no mínimo de dois anos) pudessem ser assistidos em suas especificidades (Resolução/SED nº 3.282/2017).

SAPs

Neste ano, a aprovação e sanção da Lei Ordinária n.º 14.254 “promulgada” em 30 de novembro de 2021, vem confirmar o compromisso e a importância de um atendimento especializado para esses estudantes, pois os transtornos funcionais de aprendizagem causam alterações no desenvolvimento da leitura e da escrita, da matemática, instabilidade atencional e/ou comportamental, prejudicando a aprendizagem e o sucesso escolar dos estudantes.

Em Mato Grosso do Sul, o serviço é assegurado aos estudantes matriculados do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental na Rede Estadual de Ensino, realizado no contra turno do período de escolarização, e ministrado por professores com formação em Pedagogia e especialização em Psicopedagogia e/ou Neuropsicopedagogia.

Embora os estudantes não sejam público da educação especial, o Núcleo da Sala de Apoio Pedagógico é vinculado ao Centro Estadual de Educação Especial e Inclusiva (CEESPI), e à Coordenadoria de Políticas para a Educação Especial que atua em parceria com a Coordenadoria de Políticas para o Ensino Fundamental, com o objetivo de propor, organizar, liderar, monitorar as ações pedagógicas referentes à implementação e acompanhamento do trabalho desenvolvido nas Salas de Apoio Pedagógico.

As Salas de Apoio Pedagógico começaram e ser implantadas no estado em 2017 e hoje somam 22 (vinte e duas) unidades. São 3 (três) SAPs na Capital, nas Escolas Estaduais Arlindo de Sampaio Jorge; Rui Barbosa e no próprio CEESPI, e 19 (dezenove) SAPs nos municípios do interior do estado sendo: Anastácio, Aquidauana, Camapuã, Caarapó, Corumbá, Chapadão do Sul, Cassilândia, Coronel Sapucaia, Corguinho, Coxim, Dourados, Douradina, Jardim, Naviraí, Ponta Porã, Rio Negro, Rochedo, Taquarussu e Três Lagoas. No ano de 2021 foram atendidos aproximadamente 211 (duzentos e onze) estudantes, tendo como instrumento de acompanhamento do desenvolvimento desses o Plano de Apoio Educacional Individualizado.

Considerando o direito à educação preconizado nos principais documentos norteadores do ensino e o compromisso com a inclusão, a escola tem como papel principal o combate a discriminação e exclusão, visando assegurar o direito de aprender e obter sucesso educacional e profissional.

Para a professora Solange Ferreira, técnica do CEESPI e responsável pela coordenação do Núcleo, “a publicação da Lei Ordinária n.º 14.254/2021 vem consolidar uma trabalho já desenvolvido no Estado pela Sala de Apoio Pedagógico desde 2017, e que a equipe envolvida continuará dando o suporte necessário para que os estudantes com transtornos de aprendizagem se desenvolvam de forma eficaz, rompendo com os estereótipos pré concebidos de que não conseguem aprender, pois todos conseguem aprender! Depende da forma como se ensina!” 

Texto: Adersino Junior – Secretaria de Educação de MS      


“Mapa do Tesouro” melhora qualidade do ensino na EE Dona Rosa Pedrossian

10.12.2021

A Escola Estadual Dona Rosa Pedrossian, localizada na rua General Camisão, no centro de Miranda, durante o segundo semestre de 2021, na volta das aulas presenciais, desenvolveu estratégia para minimizar os danos na aprendizagem causados com a pandemia.

Trata-se de um plano e intervenção pedagógica para recomposição da aprendizagem, com plano de estudo individualizado: “Mapa do Tesouro”, para melhorar a qualidade do ensino, combater a evasão escolar, aprimorar o ensino híbrido, garantir um retorno presencial seguro a escola e assegurar o bem-estar emocional dos estudantes.

Mapa do Tesouro

Com o “Mapa do Tesouro” diagnosticou a perda no componente curricular e colocou cada aluno em um caminho rápido de volta ao nível da série em que está. Esta aceleração se concentra em preencher apenas as lacunas mais críticas, no momento adequado, por meio de trabalhos apropriados à série atual.

Para o diretor Eder Baiaroski Lopes é preciso oportunidade, acolhimento, e oferecer estrutura para recuperar esses estudantes e garantir que eles estejam aprendendo. “Só é possível recuperar o tempo perdido com mais tempo. Vamos ter que investir mais em tempo qualificado para o processo de ensino aprendizagem, e isso envolve um investimento muito forte na Educação Integral e no acolhimento a toda a comunidade escolar”, menciona o gestor.

Texto: Adersino Junior – Secretaria de Educação de MS


Escola Estadual João Vitorino Marques realiza I Feira do Protagonismo

10.12.2021

A Escola Estadual João Vitorino Marques, que oferta ensino em tempo integral, através do programa “Escola da Autoria”, localizada no município de Aral Moreira, realizou no dia 03 de dezembro a I Feira do Protagonismo,

A Feira apresentou os trabalhos dos estudantes, realizados nas diversas disciplinas, entre elas as disciplinas de Eletivas de 6º ao 9º ano no Ensino Fundamental, que oportunizam aos estudantes dedicação em seus estudos e vivências com algo que parte de seus anseios e proposições, fazendo da escola uma instituição que ofereça condições e vazão aos seus sonhos, desde que, esses não se desvinculem de princípios sustentáveis, o que promova o protagonismo, às necessidades de socialização, e à consciência e prática cidadã.

Unidades curriculares

As unidades curriculares dos itinerários formativos no Ensino Médio possibilitam ao estudante aprofundar conhecimentos para o prosseguimento de estudos e para o mundo do trabalho, de forma a contribuir para a construção de soluções de problemas específicos da sociedade.

As disciplinas do núcleo integrador, como o Projeto de Vida se articulam de forma integrada e permeiam por todas as áreas de conhecimento e possibilitam o desenvolvimento de competências e habilidades específicas da BNCC e dos itinerários formativos, através de metodologias ativas que foram pensadas para garantir a formação integral de cada estudante

Além das atividades desenvolvidas pelos professores de Práticas de Convivência e Socialização que tem como objetivo oferecer experiências agradáveis aos estudantes nos momentos destinados ao intervalo do almoço, que os envolvam em situações de convivência mútua e aprendizagem lúdica e pelos Clubes de Protagonismo que é o espaço que tem como objetivo fomentar a atuação protagonista do estudante por meio de práticas e vivências e desenvolver sua autonomia.

Protagonismo

Nesta Feira, podemos reconhecer o protagonismo dos nossos estudantes em cada detalhe desde a proposta apresentada até o resultado final dos trabalhos aqui expostos como pinturas em telas, maquetes, experimentos, podcast, músicas, declamação de poemas e danças apresentados que poderão ser prestigiados por todos.

Estimular o protagonismo do estudante é também estimular sua criatividade para auxiliar no desenvolvimento do pensamento crítico e inovador. Os eventos escolares são momentos divertidos, ideais para ampliar os temas trabalhados pelos estudantes ao longo do ano letivo e fortalecer o aprendizado. “Ao colocar a mão na massa, os estudantes têm a oportunidade de dar asas à imaginação e deixar a criatividade fluir, exercitando os conteúdos em atividades dinâmicas e que fogem da rotina”, enfatiza o diretor Djalma Santos.

Texto: Adersino Junior – Secretari de Educação de MS