Edição 1 - Brasília - DF, sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Governo de Mato Grosso investe R$251 milhões na modernização da infraestrutura escolar de 48 municípios

13.01.2022

Escolas estaduais de 48 municípios de várias regiões de Mato Grosso contarão com investimentos de R$ 251 milhões para a realização de obras de manutenção e construção de novas unidades a partir de 2022. O total de 80 convênios foi firmado  pelo governador Mauro Mendes, o secretário de Educação, Alan Porto, e prefeitos das cidades beneficiadas. Os recursos também vão auxiliar na construção de quadras poliesportivas e adequação de banheiros.

“Este ato é uma demonstração clara de como deve se trabalhar e de como é correto para produzir o melhor resultado à população. Estamos nos unindo para que juntos possamos fazer obras de qualidade nestes municípios e trabalhar com a certeza de que esses recursos que assinamos sejam empenhados até o dia 30 de dezembro, sejam depositados na conta das prefeituras, ou seja, nenhuma obra vai ficar parada por falta de recurso”, afirmou o governador Mauro Mendes.

De acordo com o secretário de Educação, Alan Porto, o ensino público no Estado vem passando por uma revolução, pois além dos investimentos em ensino de qualidade e infraestrutura escolar, a meta é ficar entre os 10 melhores índices do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

“Neste último ano trabalhamos muito para ter condições de chegar onde estamos hoje e fazer estas assinaturas que resultam em melhorias e grandes investimentos, tanto na parte estrutural, como na parte pedagógica. Estamos mudando o jeito de fazer educação e, tenho certeza que 2022 vai ser o melhor ano da educação e que conseguiremos muitos resultados positivos”, ressaltou Alan Porto.

Representando os municípios, o prefeito de Querência, Fernando Gorgen, destaca que as obras são resultado de muita organização por parte do Governo do Estado. As obras serão realizadas com recursos do programa Mais MT.

“O governador teve muita sabedoria de se reunir com o poder legislativo para desenvolver uma boa forma de gestão – gastando menos e fazendo mais, ouvindo as demandas, priorizando de acordo com a necessidade e aprovando o que tinha que ser aprovado, e hoje estamos desfrutando de tudo isso”, disse o prefeito.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Max Russi, salientou o planejamento da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) na condução das obras e foco em propor educação de qualidade projetando um futuro melhor.

“Esses convênios têm valor recorde e mostram o planejamento da Secretaria de Educação. Não tenho dúvida de que Mato Grosso, com os gestores compromissados, com o nosso governo compromissado e apoio da Assembleia Legislativa vamos construir um estado de oportunidades, um estado que melhora a qualidade de vida do seu povo”.

Também participaram da solenidade deputados estaduais, federais, senadores e vereadores dos 48 municípios que tiveram os convênios assinados. “Após um período difícil de pandemia, estamos retomando a economia e focando também na educação, no retorno seguro dos alunos, professores e estamos conseguindo investir os recursos necessários para que se tornem protagonistas deste processo de transformação na educação”, pontuou o senador Wellington Fagundes.


Novo ensino médio para turmas de 1ª série tem início neste ano letivo de 2022

13.01.2022

O ano letivo 2022 traz muitas novidades para o aluno da rede estadual: a principal delas será a implementação do Novo Ensino Médio para os  estudantes que ingressarão nas turmas de 1ª série. Neste sistema, a formação geral básica estará integrada aos itinerários formativos, onde os jovens poderão aprofundar conhecimentos nas áreas em que desejam seguir, inclusive profissionalmente, bem como trabalhar seus projetos de vida.

No estado, a implantação do Novo Ensino Médio será gradativa, abrangendo, inicialmente, as turmas da 1ª série. Até 2024, todas as três séries letivas desta etapa estarão no novo formato.

Para o secretário de Estado da Educação, Rafael Brito, a implantação do novo ensino médio trará novas possibilidades aos alunos da rede estadual. “Nós vamos expandir o conhecimento e as práticas proporcionando aos nossos alunos uma formação cada mais completa e abrangente. A rede pública do estado já vinha, gradativamente, implementando ações inovadoras que trabalham as potencialidades que são propostas também pelo novo ensino médio, com programas como o Professor Mentor e o Educação Para o Emprego, por exemplo. Com o nosso ensino médio aliado aos nossos programas, vamos transformar a formação de nossos estudantes, entregando à sociedade jovens mais capacitados e preparados não só para o mercado de trabalho, mas com projetos de vida e objetivos definidos”, explica. 

Inovações

O Novo Ensino Médio traz uma nova arquitetura curricular para esta etapa educacional: oferta da formação geral básica aliada a itinerários formativos e uma proposta de aprendizagem interdisciplinar, onde as disciplinas afins estarão agrupadas em áreas de conhecimento e que tem como foco o estudante, buscando seu desenvolvimento integral e formação para a vida no século XXI.

“Teremos uma escola que vai ser mais acolhedora, que vai observar a juventude. Projetos como o Professor Mentor, que trabalhará o projeto de vida com seus alunos, já contribuem para a implementação da modalidade”, destaca o superintendente de Políticas Educacionais da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Ricardo Lisboa.

Os itinerários formativos, onde os alunos aprofundarão seus conhecimentos nas áreas de seu interesse, deverão estar inseridos nessas cinco áreas de estudo: Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Formação Técnica e Profissional. Nos itinerários formativos, serão desenvolvidas atividades que incluem desde a oferta de disciplinas eletivas e a construção do projeto de vida.

Alagoas preparada

Desde a instituição do Novo Ensino Médio, em 2017, Alagoas vem se preparando para a implementação deste modelo. Na rede estadual de ensino, por exemplo, a carga horária já era de 1000 horas anuais.

“No ensino médio parcial, já tínhamos as três mil horas de carga horária determinada para as três séries [mil em cada série]. Já no ensino médio integral, os alunos cumpriam 5.400 horas distribuídas nas três séries. Então, no nosso caso, não sofremos muitas alterações em nossa carga horária, apenas teremos que organizar a que já possuímos, distribuindo-a entre formação geral básica e itinerários”, explica o supervisor de Ensino Médio da Seduc, Erivaldo Valério.

As escolas do Programa Alagoano de Ensino Integral (pALei), por sinal, já vivenciavam prática similar aos itinerários formativos por meio de uma série de atividades complementares, a exemplo de disciplinas eletivas, projetos integradores, estudos orientados e clubes juvenis. “O pALei da rede estadual alagoana já estava dentro do que preconiza o  Novo Ensino Médio, especialmente no que diz respeito à formação integral dos estudantes”, observa Erivaldo.

Outras duas iniciativas importantes para a implementação desse modelo incluem ainda a assinatura de convênio entre o Estado e o Sistema S para a oferta de cursos de qualificação para os estudantes da rede estadual e a implantação do programa Professor Mentor, onde os educadores atuarão no desenvolvimento de ações para a melhoria da aprendizagem e construção do projeto de vida dos jovens.


Governo de Roraima inicia abastecimento de alimentos para o ano letivo 2022

13.01.2022

O Governo de Roraima iniciou nesta semana a distribuição dos gêneros alimentícios para abastecer as escolas e atender os estudantes com a alimentação escolar no ano letivo 2022, previsto para iniciar no próximo dia 7 de fevereiro.

“Nossa gestão tem proporcionado além de um espaço de aprendizagem adequado com investimentos em reformas, revitalizações e entrega de mobiliários, uma alimentação escolar de qualidade. Acreditamos que ações como essas, contribuem para que o aluno tenha um pleno desenvolvimento e sucesso escolar”, ressaltou o governador Antonio Denarium.

O abastecimento das escolas ocorre de forma periódica. A cada 20 dias são entregues os alimentos não perecíveis, enquanto que os itens perecíveis são distribuídos a cada 10 dias.

As escolas estão recebendo produtos como macarrão, feijão, arroz, sardinha em conserva, peixe, carne bovina, achocolatado, leite em pó, biscoitos, açúcar, suco e entre outros. Foram investidos R$ 6.372.624,97, com recursos do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar).

“Agradeço em nome de toda a escola pelo compromisso do Governo do Estado que está antecipando a entrega da merenda escolar. Atitudes como essa, tem fortalecido a nossa confiança no Governo, pois são coisas que não aconteciam em gestões anteriores. Houve momentos que começavamos as aulas e os alimentos não tinham sido entregues. Mas isso ficou no passado”, relembra José Adilson dos Santos, gestor da Escola Estadual Vereador Francisco Pereira Lima, localizada no munícipio de Mucajaí, que já está com a dispensa devidamente abastecida.

As escolas também vão receber gêneros da agricultura familiar

Segundo Naicon Rodrigues, diretor do DAE (Departamento de Apoio ao Educando) da Seed (Secretaria de Educação e Desporto), setor responsável pela distribuição dos gêneros alimentícios, ao longo do ano serão realizadas outras aquisições de alimentos, incluindo produtos da agricultura familiar.

“Iniciamos as entregas pelas escolas do sul do Estado. Depois vamos distribuir para as unidades escolares indígenas e as localizadas nos demais municípios do interior. Todas também vão receber gás de cozinha”, destacou Naicon.

 Escolas localizadas em áreas de difícil acesso, ou seja, em áreas em que só é possível chegar por via aérea, também vão receber os produtos para o preparo da merenda. Há sete anos não chegava a alimentação nessas localidades.

“Em 2021, o Governo de Roraima contratou horas de voo e a Seed realizou entrega de alimentos nestas escolas, garantindo aos estudantes o direito educacional básico da merenda escolar”, explicou Naicon.

Governo contrata merendeiros e equipa copas e cozinhas das escolas

Para garantir a oferta de uma merenda escolar de qualidade, o Governo do Estado está contratando 521 profissionais de copa e cozinha (merendeiros), sendo 248 para atender escolas da capital e interior, (já contratados e lotados) e outros 273 para as escolas indígenas, que estão assinando contrato nesta semana.

Após a lotação, os merendeiros vão passar por capacitação para melhor atender os estudantes na manipulação e no preparo da alimentação escolar. Além disso, o Governo também iniciou a distribuição de novos eletrodomésticos que não chegavam há mais de 15 anos nas escolas.

Estão sendo entregues fogões, freezers, geladeiras, liquidificadores, além de bebedouros e kits refeitório. Os equipamentos vão otimizar as atividades de rotina nas cozinhas das unidades educacionais e garantir um melhor armazenamento dos produtos.  

Por Francis Silva e Mágida Azulay Khatab


Confirmação de transferência interna entre alunos da rede estadual começa nesta quinta-feira (13)

13.01.2022

Estudantes da rede estadual de ensino e seus responsáveis legais têm até sexta-feira (14) para confirmarem sua transferência interna para outra escola estadual. O resultado do procedimento está disponível no site www.matriculaonline.al.gov.br a partir desta quinta-feira (13) e pode ser acessado por meio do protocolo gerado durante a solicitação. Quem não tiver acesso à internet, pode consultar o resultado nas Gerências Regionais de Educação (Gere) ou na sua escola de origem, de ontem partiu o pedido de transferência.

A transferência interna é um procedimento exclusivo para alunos que já são da rede estadual e que, este ano, vão cursar uma série que não é oferecida na escola onde estudaram em 2021 – como é o caso, por exemplo, de estudantes que eram do 5º ano e passaram para o 6º ou de alunos que irão do 9º ano para a 1ª série do ensino médio. No ato da solicitação da mudança foi gerado um protocolo que servirá para acessar o resultado.

Após conferir o resultado, o estudante ou seu responsável legal deve se dirigir à nova escola munido da documentação necessária (ver abaixo) para garantir a sua vaga na unidade de ensino.

Documentação

Confira abaixo a documentação necessária para ser entregue nas escolas neste período de transferência interna:

a) Comprovante de resultado da pré-matrícula do Sistema (https://www.sageal.caedufjf.net/);

b) Certidão de Nascimento/Casamento ou RG (original e cópia);

c) CPF do estudante (original e cópia);

d) Histórico Escolar (original) ou Declaração de Conclusão/Transferência (original) da última Unidade de Ensino em que estudou, emitida num prazo máximo de 30 (trinta) dias;

e) RG e CPF (original e cópia) do responsável legal, no caso de candidato (a) menor de 18 anos;

f) Laudo comprobatório de deficiências declaradas (se for o caso);

g)Comprovante de residência atualizado (original e cópia da conta de energia com o código único da Equatorial e CEP);

h) 02 fotos 3x4;

i) Cartão de vacinação atualizado, para os estudantes do 1º ao 5º ano;

j) Parecer descritivo individual sobre o desenvolvimento afetivo, psicomotor e cognitivo dos estudantes do 1º, 2º e 4º ano do Ensino Fundamental;

k) Cartão do Programa Bolsa Família (original e cópia), caso o candidato seja beneficiário;

l) Cartão do Sistema Único de Saúde – SUS (original e cópia);

m) Histórico Médico Escolar, conforme Lei nº 7.788 de 22 de janeiro de 2016. Anexo I da portaria da matrícula;

n) Termo de ciência do cumprimento do horário de funcionamento da escola que oferta Ensino Integral, matutino e vespertino, assinado pelo estudante ou seu responsável legal. Anexo II da portaria da matrícula;

o) Termo de autorização do uso da imagem do estudante assinado (para estudante menor de 18 anos o termo deverá ser assinado pelo responsável legal). Anexo III da portaria da matrícula.

Próximas etapas

Passado o período de transferência interna, é chegado o momento da divulgação do resultado e confirmação da pré-matrícula online de novatos na rede estadual. De 24 a 28 de janeiro, o estudante ou seu responsável legal devem consultar o site www.matriculaonline.al.gov.br para saber em que escola foram alocados e dirigir-se a mesma dotados de toda a documentação necessária para garantir a vaga na instituição.


Governo de Alagoas realiza ações e cria programas para valorização de profissionais da rede estadual de ensino

13.01.2022

O ano de 2021 trouxe muitas conquistas para a Educação Pública de Alagoas. Além de uma gama de investimentos nunca vista antes, o Governo de Alagoas empreendeu uma série de ações que propiciaram uma valorização profissional há muito tempo esperada pelos servidores da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Isso inclui um novo Plano de Cargos e Carreiras (PCC), pagamento de processos de progressão funcional e o concurso com a maior oferta de vagas da história da pasta.

“Com o empenho do governador Renan Filho conseguimos conquistar grandes vitórias para a educação, em especial na valorização dos professores e servidores. O PCC e o concurso eram duas reivindicações antigas da categoria que nós conseguimos, com muito esforço, tornar realidade. Agora os professores alagoanos passaram a ter um dos cinco maiores salários do país. Professor valorizado é mais qualidade da educação dos nossos alunos e uma nova realidade em toda a rede pública estadual de Alagoas”, ressalta o secretário de Estado da Educação, Rafael Brito. 

Plano e progressões

Promulgada em 28 de outubro e publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) do dia 29, a Lei Nº 8.533 estabeleceu o novo PCC do Magistério Público Estadual. Uma conquista que pôs fim a uma espera de mais de 20 anos e que proporcionou um aumento de 40% para ativos e inativos, colocando o salário do professor da rede estadual de Alagoas entre os cinco melhores do país. Outras novidades da lei incluem a inclusão da categoria dos secretários escolares na carreira do magistério estadual e a adição de duas letras ao plano, alongando a carreira.

E mesmo antes da promulgação do novo PCC, os servidores também tiveram melhorias em seus salários com a implantação de progressões funcionais. Ao todo, foram pagos R$14 milhões em aproximadamente quatro mil processos que estavam parados por muito tempo (alguns há quase duas décadas) e que foram analisados e implantados graças a uma força-tarefa de técnicos da Seduc e a Secretaria de Estado do Planejamento (Seplag).

Além disso, a Seduc anunciou que, a partir do início do ano letivo 2022, os professores efetivos com 20h terão a possibilidade de ampliar sua carga horária para 30h. Para isso, deverá ser publicado um edital específico que contemplará quatro mil professores nesta condição.

Programas e formação

Mas a melhoria salarial e valorização profissional não se deram apenas pela implantação de progressões, PCC e aumento de carga horária. Os programas lançados pelo Governo de Alagoas este ano ofertam bolsas e ajuda de custo para que os professores exerçam suas atividades da melhor forma possível.

Em um investimento que soma R$156 milhões, os programas Vem que dá Tempo e Professor Mentor ofertam bolsas de R$ 1.500 mensais aos professores que atuarão para resgatar alagoanos que estavam afastados da aula (ajudando-os a obter a certificação de conclusão do ensino fundamental) e no desenvolvimento de projetos para a melhoria da aprendizagem e construção do projeto de vida do aluno.

E, além destas bolsas, os professores da rede estadual receberam uma ajuda de custo para o planejamento de suas atividades extraclasse com o programa Conecta Professor, onde eles recebem R$ 5 mil para compra de notebook e contratação de internet.

Também não faltaram investimentos em formação profissional. No decorrer do ano, a Seduc promoveu diversas formações remotas tendo como parceiros o Google, Instituto Auschwitz, Tribunal de Justiça de Alagoas, Fundação Telefônica Vivo e Fundação Lemann. Recentemente, foi anunciada também uma parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) para a oferta de cursos de especialização para os professores da rede.

Concurso

E, claro, não se pode falar da Educação em 2021 sem mencionar o maior concurso da história, com mais de três mil vagas e que, pela primeira vez, priorizou também a Educação Especial e as escolas indígenas. A previsão é que os  novos concursados sejam nomeados em fevereiro de 2022.

O concurso foi uma das ações do programa Mais Professor, que abrangeu ainda a realização de quatro processos seletivos para contratação temporária e composição de banco de dados para motoristas escolares, agentes educacionais, professores/auxiliares de sala de escolas indígenas e professores das demais unidades da rede estadual de ensino.

Conquista conjunta

Amigos desde os 12 anos de idade, os professores Adonias Gomes da Silva e Deives Cidrim já passaram por muita coisa juntos: estudaram os ensinos fundamental e médio na Escola Estadual Salete de Gusmão, cursaram Matemática na Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e entraram na rede estadual de ensino como professores contratados. Mas, a partir de 2022, um novo capítulo começa a ser escrito nesta história de amizade: eles estão entre os três mil novos concursados que serão empossados para atuarem nas escolas estaduais.

Animados para o próximo ano letivo, os amigos falam das conquistas que tiveram em 2021 e dos benefícios que os programas lançados pela Seduc trouxeram para os professores.

“Minhas raízes estão na rede estadual e, para mim, é uma alegria e um privilégio ser aprovado como efetivo já neste novo PCC, que foi um grande avanço para a nossa classe. Ao longo deste ano, vimos os investimentos sendo feitos e tenho certeza que a educação de Alagoas vai crescer muito. O Professor Mentor, por exemplo, proporcionará um desenvolvimento ainda maior aos nossos estudantes”, diz Adonias, que leciona nas escolas estaduais Margarez Lacet e Benedita de Castro Lima.

Para Deives, o vínculo com a escola faz com que a aprovação seja ainda mais especial. “Como fui aluno de escola e universidade pública, acredito que tenho muito a contribuir com a Educação de nosso estado. Estou pronto para concretizar meus planos e projetos para melhorar ainda mais esse ensino. E o que me motiva mais é esse PCC, o qual duplica a minha felicidade. Fora isso, programas como o Professor Mentor possibilitarão incrementar ainda mais a aprendizagem e o potencial de meus estudantes”, afirma Deives, atualmente professor das escolas estaduais Moreira e Silva e Adeilza Maria.


Governo de Alagoas libera cronograma de pagamento das bolsas do Cartão Escola 10 para alunos da rede estadual

13.01.2022

O maior programa de combate à evasão escolar do país, o Cartão Escola 10, promovido pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), apenas nas últimas duas semanas já beneficiou mais de 50 mil estudantes do Ensino Médio de toda a rede pública estadual. Para isso, foram estabelecidos dois cronogramas de pagamento, que acontecem em momentos diferentes: um para quem possui a conta Caixa Tem e outro para quem ainda precisa abrir a conta.  

No primeiro fluxo, iniciado no último dia 27 de dezembro, cerca de 55 mil estudantes - dos 116 mil ativos no sistema SAGEAL - tiveram suas contas identificadas automaticamente pela instituição financeira, com nomes publicados no site da Educação, e estão recebendo de acordo com o mês do seu nascimento até o próximo dia 13 de janeiro.

Já o segundo fluxo é para todos os alunos que ainda não tinham conta ou não tiveram seus dados encontrados pela Caixa e agora estão realizando seu registro mediante preenchimento, por intermédio dos professores mentores e gestores das unidades de ensino, de planilha para abertura de contas em lote. Neste caso, o calendário de pagamento vai do dia 27 de janeiro até 15 de fevereiro, de acordo também com o mês de nascimento.

À frente da iniciativa, idealizada pelo governador Renan Filho, o secretário da Educação, Rafael Brito, reforça que, independente do cronograma em que o aluno está inserido, não é necessário que eles procurem as agências da Caixa Econômica. A atualização dos dados e a abertura das contas são realizadas junto com os professores mentores de cada turma das unidades de ensino em todo o estado, em parceria com a Seduc.

Secretário de Estado da Educação, Rafael Brito, reforça: "Todos os estudantes que têm direito aos benefícios, irão receber"
“Em virtude da quantidade de alunos e do tempo para que cada um destes trâmites acontecerem foi preciso criar dois cronogramas diferentes de pagamento. Peço que os alunos busquem as informações por meio das nossas redes sociais, do nosso site e da nossa central de atendimento para que todas as dúvidas sejam sanadas. Esse é o maior programa de repasse financeiro direto ao estudante do país e da história de Alagoas e, sob determinação do governador Renan Filho, estamos beneficiando milhares de alunos de todo o estado. Todos os estudantes que têm direito aos benefícios, irão receber”, assegura o secretário Rafael Brito.

O gestor explica ainda que, como os benefícios são cumulativos, eles podem entrar em dias diferentes na conta dos alunos. “Caso chegue o dia de pagamento correspondente e o aluno não receba todas as bolsas a que tem direito, isso acontece porque as informações como frequência e conclusão, por exemplo, ainda não estão lançadas no sistema. Assim que as informações chegam, o estudante recebe no dia subsequente de pagamento. O trabalho tem sido árduo, mas todos os alunos irão receber todos os benefícios que tiverem direito”, ressalta o gestor.

Confira o cronograma completo: 

Para os alunos que já possuíam conta Caixa Tem:

27/12/21 - Nascidos nos meses de janeiro e fevereiro 

29/12/21 - Nascidos nos meses de março e abril

04/01/22 - Nascidos nos meses de maio e junho

06/01/22 - Nascidos nos meses de julho e agosto

11/01/22 - Nascidos nos meses de setembro e outubro

13/01/22 - Nascidos nos meses de novembro e dezembro

Para os alunos que ainda não possuem conta Caixa Tem:

27/01/22 - Nascidos nos meses de janeiro e fevereiro 

01/02/22 - Nascidos nos meses de março e abril

03/02/22 - Nascidos nos meses de maio e junho

08/02/22 - Nascidos nos meses de julho e agosto

10/02/22 - Nascidos nos meses de setembro e outubro

15/02/22 - Nascidos nos meses de novembro e dezembro

Conheça os benefícios

O Cartão Escola 10 é um marco na Educação pública, ofertando bolsas a todos os estudantes do ensino médio regular e da EJA (Educação de Jovens e Adultos) da rede pública estadual de ensino que tenham frequência mínima de 80% nas aulas, recebendo um um valor mensal de R$ 100. Já aqueles que retornaram às aulas presenciais recebem R$ 500 e os concluintes do ensino médio são beneficiados com uma bolsa de pagamento único no valor de R$ 2 mil. Os benefícios podem ser cumulativos. 

Canais de esclarecimento

Para mais informações sobre o Cartão Escola 10, o interessado pode buscar esclarecimento pelo site http://cartaoescola10.educacao.al.gov.br, pelo e-mail cartaoescola10@educ.al.gov.br e pelos números de whatsapp (82) 99968-2643 e 99968-2623.

Texto de Thiago Tarelli


Site registra picos de mais de 1,9 mil transferências por minuto na madrugada desta quarta (12)

12.01.2022

No primeiro dia do processo de transferência nas unidades de ensino das redes públicas do Estado e dos municípios de Manaus, Iranduba e Manacapuru, 87% das solicitações foram feitas pela internet, via site matriculas.am.gov.br. Até o meio-dia desta quarta-feira (12/01), foram realizadas 37.809 solicitações. Os dados são da empresa Processamento de Dados Amazonas S/A (Prodam).

Do total de transferências, 22.148 foram solicitadas para a rede estadual de ensino e 15.402 para as escolas municipais de Manaus. Também foram reservadas 29 vagas para escolas municipais de Iranduba, e 230 para as de Manacapuru.

Segundo o diretor técnico da Prodam, Maurício Mizobe, no momento em que o sistema foi liberado, à zero hora desta quarta-feira, mais de 35 mil pessoas estavam conectadas no site matriculas.am.gov.br.

“Nos primeiros 10 minutos após a liberação do sistema, chegamos a registrar mais de mil reservas por vagas, chegando ao pico de 1.958, logo no segundo minuto de liberação do sistema. Nossa infraestrutura suportou a alta demanda, e em nenhum momento houve instabilidade ou queda do site", explicou Mizobe.

A secretária estadual de Educação e Desporto, Kuka Chaves, avalia que a parceria entre as secretarias de Educação e a Prodam tem sido positiva e ajudado os processos a serem mais rápidos.

“Estamos todos trabalhando com afinco na divulgação do Calendário de Matrículas e tirando dúvidas dos responsáveis pelas nossas redes sociais e pelo Seduc Atende, nossa Central de Atendimento, o que tem facilitado que todos compreendam cada processo e estejam atentos às datas, como das transferências e, posteriormente, das matrículas de novos alunos”, destaca a secretária.

Ocorrência – De acordo com a Prodam, responsável pela manutenção do site, logo nos primeiros minutos da operação de transferências foi detectado uma ocorrência envolvendo a 1ª série do Novo Ensino Médio que impedia a reserva de vagas para essas turmas. À 1h40, as reservas para essas turmas foram liberadas.

Calendário – O período de transferência para as unidades de ensino da rede pública segue até a sexta-feira (14/01). E, à zero hora de segunda-feira (17/01), terá início a matrícula para novos alunos.

FOTOS: Euzivaldo Queiroz/Seduc-AM


Governo construiu 16 novas escolas estaduais e reformou outras 18 em Mato Grosso

12.01.2022

Nos últimos três anos o Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), construiu 16 novas escolas e reformou outras 18 da rede estadual de ensino. Entre elas, 8 escolas militares que foram implantadas nos municípios de Barra do Garças, Cáceres, Sinop, Tangará da Serra, Várzea Grande, Vila Rica e Rondonópolis. Também foram construídas e entregues 15 quadras poliesportivas. 

Os investimentos são de R$110.053.909,67 com recursos do programa Mais MT. Para 2022, já estão em processo de licitação a construção nove escolas e outras oito se encontram em execução de obras. No caso de reforma, estão em licitação nove e em execução de obra outras três escolas. A climatização também deve ser feita em 106 escolas este ano. 

Além disso, com a assinatura de 80 convênios firmados pelo governador Mauro Mendes, o secretário de Educação, Alan Porto, e as prefeituras, no mês de dezembro, escolas estaduais de 48 municípios de várias regiões de Mato Grosso garantirão o investimento de R$ 251 milhões para a realização de obras de manutenção e construção de novas unidades.

Os recursos também vão auxiliar na construção de quadras poliesportivas e adequação de banheiros.

“Continuamos firmes na condução desse novo jeito de fazer educação em Mato Grosso e muitas mudanças estão acontecendo - as escolas estão com uma estrutura nova, de qualidade e se tornando cada vez mais atrativas para os nossos professores e estudantes”, pontuou o secretário estadual de Educação, Alan Porto.

“Para o nosso município está prevista a construção de uma escola nova com 16 salas para atender a demanda do Residencial Universitário I e II, que tem cerca de 800 famílias. Mais de mil crianças serão beneficiadas por essa escola referência e que até hoje não tínhamos em Cáceres uma neste modelo. Estamos muito felizes e considero um presente, pois sabemos que a educação é uma das prioridades do nosso governo”, destacou a prefeita do município, Eliene Liberato, durante assinatura dos convênios, no Palácio Paiaguás.
 
Entre as escolas reformadas e construídas pela atual gestão estão a Escola Estadual Mário de Castro, no bairro Pedra 90, em Cuiabá (construção), Escola Estadual Bromildo Lawisch, em Itanhangá (ampliação),  Escola Estadual Professora Arlete Maria da Silva (construção), Escola Estadual Hermelinda de Figueiredo, em Cuiabá (reforma e construção de refeitório), Escola Estadual Marechal Dutra, em Rondonópolis (reforma e ampliação), Escola Estadual Militar Tiradentes CB PM Vanilson Silva Carvalho, em Barra do Garças (construção), Escola Estadual Militar Tiradentes SD PM Antônio Eustáquio de Paula, em Vila Rica (construção), entre outras. 

Escolas Militares

Para 2022, vão entrar em funcionamento escolas militares em Nova Xavantina, Pontes e Lacerda, Agua Boa e Cuiabá. Estão em processo de migração para escola militar as escolas estaduais dos municípios de Juína, Rondonópolis, Diamantino, Peixoto de Azevedo.

Infraestrutura Escolar

Conforme levantamento da Secretaria Adjunta de Gestão Educacional (Sage), somente em obras de reformas, manutenção, mobiliário e construção de novas escolas estaduais, em 2021, o Governo de Mato Grosso investiu R$ 469 milhões. Este número representa uma diferença e aumento de mais de R$ 300 milhões em relação ao ano de 2011 quando o número de investimentos foi de R$ 115,28 milhões, ou seja, um dos maiores investimentos realizados nos últimos 10 anos em infraestrutura escolar.

Texto de Evelyn Ribeiro


Escolas estaduais são postos de atendimentos para pais e responsáveis sem internet que queiram realizar transferências

12.01.2022

Pais e responsáveis por alunos da rede estadual de ensino que tenham alguma dificuldade para realizar o procedimento de transferências on-line podem ir até as unidades escolares da capital e do interior, no horário das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. O período de transferências teve início nesta quarta-feira (12/01) e está disponível para todas as modalidades de ensino, até sexta-feira (14/01).

Neste período, é possível fazer a transferência de todos os alunos, inclusive os que foram reordenados no dia 5 de janeiro, no caso em que a escola selecionada para o reordenamento não seja a desejada. O procedimento também pode ser realizado pelo site matriculas.am.gov.br.

De acordo com a coordenadora de matrículas da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, Irlanda Araújo, a medida visa auxiliar pais e responsáveis que estejam com dificuldades para solicitar a transferência.

“Em caso presencial, os responsáveis poderão procurar qualquer escola estadual ou municipal de Manaus, das 8h às 17h, para solicitar a reserva de vaga e, em seguida, ir até a unidade de ensino escolhida para entregar os documentos do aluno e concluir o processo de matrícula”, disse a coordenadora.

A reserva de vaga feita via internet ou presencial tem validade de três dias. A matrícula será considerada efetiva após confirmação na escola feita pelo responsável legal ou pelo aluno maior de 18 anos, com a apresentação da documentação obrigatória.

Os documentos solicitados para transferência são:

• comprovante de escolaridade original;

• guia de transferência (caso o candidato venha da rede particular, federal, de outro estado ou de município do interior do estado);

• histórico escolar ou declaração de transferência com validade de 30 dias;

• certidão de nascimento (original e cópia);

• CPF e RG (original e cópia) do responsável pelo aluno menor de 18 anos;

• para os alunos maiores de 18 anos, de qualquer modalidade de ensino, será obrigatória a apresentação de comprovante de residência (cópia do último mês que anteceder a matrícula);

• cartão de vacinação (cópia); e

• duas fotos 3x4 recentes do aluno e documento de identificação com foto (original e cópia) do responsável pela matrícula.

FOTOS: Eduardo Cavalcante/Seduc-AM


Professores indígenas de Novo Airão recebem formação do projeto ‘Pirayawara’

12.01.2022

Quarenta professores indígenas de Novo Airão, na Região Metropolitana de Manaus, participaram da segunda etapa de formação do projeto Pirayawara, da Secretaria de Estado de Educação e Desporto. A formação foi realizada na terça-feira (11/01), por professores da Gerência de Educação Escolar Indígena da pasta. O investimento na educação é um dos pilares da gestão do governador Wilson Lima.

O “Pirayawara” visa formar professores indígenas no Ensino Médio Técnico, para atuar nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, em suas comunidades, como professores-pesquisadores de seu próprio universo cultural. A formação dá condições para que eles possam gerir seus processos de aprendizagem, fortalecendo a identidade étnica. Desde o início do projeto, em 1998, 47 municípios foram atendidos e 1,1 mil professores foram formados.

O gerente de Educação Escolar Indígena, Alcilei Vale Neto, do Povo Mura, diz que a formação vai além do preparo pedagógico. “O curso não forma somente a parte pedagógica, mas forma também lideranças indígenas, pessoas que possam assumir cargos públicos no municípios, no estado, nos conselhos, e isso é muito importante”, avalia.

Desde o início, o “Pirayawara” já certificou indígenas de 38 povos, no municípios de Anamã, Atalaia do Norte, Autazes, Barreirinha, Beruri, Boca do Acre, Borba, Carauari, Careiro da Várzea, Coari, Eirunepé, Fonte Boa, Humaitá, Ipixuna, Itacoatiara, Itamarati, Japurá, Juruá, Jutaí, Lábrea, Manacapuru, Manaquiri, Manicoré, Maraã, Maués, Nhamundá, Parintins, Pauini, Rio Preto da Eva, São Gabriel da Cachoeira, São Paulo de Olivença, Tapauá e Tefé.

A formação tem nove etapas, com duração de quatro anos e meio. Ela está apoiada em três princípios básicos: organização, participação e solidariedade, tendo como norteadores a Língua Indígena, a Economia e o Parentesco.

A metodologia do projeto associa a formação do professor indígena à construção do material didático e do Projeto Político Pedagógico Específico da Escola Indígena. Os estágios dos participantes acontecem entre a 6ª e 9ª etapas.

Ainda neste ano, os formadores devem voltar a Novo Airão, e aos municípios de Amaturá, Maués, Nova Olinda do Norte, Santa Isabel do Rio Negro, Santo Antônio do Içá e Tonantins, onde 455 professores estão em formação pelo “Pirayawara”.

A diretora do Departamento de Política e Programas Educacionais, Adriana Antonaccio, participou da formação em Novo Airão e ficou feliz em ver o envolvimento dos cursistas.

“Tive a oportunidade de ver, presencialmente, estes estudantes acreditando no respeito do governador Wilson Lima pela formação acadêmica dos professores indígenas. Durante gerações, estes povos tiveram sua cultura e identidade sublimadas pela imposição da educação do branco. Através do ‘Pirayawara’, o Governo do Estado e a Secretaria de Educação corrigem essa dívida histórica e dão ao índio a oportunidade de ele falar por si mesmo e transmitir os saberes das diferentes etnias aos seus povos, através da Educação Escolar Indígena”, frisa a diretora.

FOTOS: Arquivo Pessoal


Programa Mais MT Muxirum deve atender mais de 28 mil alunos em 2022

12.01.2022

A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) estima que o Programa Mais MT Muxirum terá um número recorde de inscritos este ano. A previsão é de que sejam efetuadas mais de 28 mil inscrições de alunos com idade acima de 15 anos, com a novidade de que os 92 municípios selecionados desenvolvam o programa em 2022.

A iniciativa visa erradicar o analfabetismo em Mato Grosso até 2025. As aulas, neste ano, estão previstas para iniciar em abril. O investimento será de R$ 14,7 milhões ao ano. Desenvolvido em 2017, com 4.727 inscritos, o Programa Mais MT Muxirum foi retomado pelo Governo de Mato Grosso em 2021 e já alfabetizou mais de 10 mil pessoas. O programa atende jovens e adultos, tanto da zona urbana como da zona rural.

“Devido à pandemia da Covid-19, tivemos que interromper a programação em 2020, mas, no ano passado, colocamos novamente em prática com total apoio do governador Mauro Mendes e uma meta audaciosa, porém, que é possível de ser alcançada justamente pelos esforços do Governo do Estado em mudar a história da educação de Mato Grosso”, destacou o secretário de Educação, Alan Porto.

Em 2021, o município de Nossa Senhora do Livramento formou 38 turmas, com o total de 320 estudantes. Já em Nova Brasilândia, entre os 120 estudantes matriculados no município, uma turma foi montada em um asilo da cidade. As classes são formadas por estudantes com diversas idades, na comunidade quilombola Vãozinho, no município de Barra do Bugres, o estudante mais velho tinha 81 anos.

O Mais MT Muxirum é desenvolvido por meio do regime de colaboração entre o Governo do Estado e município, com atendimento flexibilizado quanto ao local – pode ocorrer em centros comunitários, igrejas, escolas – e com turma reduzida, de 10 a 14 estudantes no máximo. O governo executa o apoio técnico e pedagógico, realizando a formação de profissionais, avaliações externas, premiação de escolas e acompanhamento das ações.

 “Nossas expectativas para 2022 são as melhores possíveis! O programa está recebendo alta procura e vários municípios estão manifestando interesse em aderi-lo. Acreditamos que vamos alcançar a meta dos 28 mil”, afirmou o responsável pelo projeto, Manoel Silveira. 

Texto de Rebeca Cruz (sob supervisão de Evelyn Ribeiro)


Educação do Acre e Ministério Público Federal dialogam sobre alimentação escolar dos povos tradicionais

12.01.2022

A secretária de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), membros da Comissão de Alimentos Tradicionais dos Povos do Acre (Catrapoacre) e do Ministério Público Federal (MPF) se reuniram nesta terça, 11, para tratar da implementação do projeto piloto para aquisição da alimentação escolar indígena e de comunidades tradicionais.

O projeto já vem sendo implementado em outros estados, como no Amazonas, e é voltado para o autoconsumo, que engloba desde a produção até o consumo final.

Atendendo uma recomendação do MPF, a Catrapoacre foi criada em setembro de 2021, pelo Decreto n° 10.123 do governador Gladson Cameli, e é presidida pela SEE.

“Recebemos, acatamos e estamos buscando cumprir a recomendação do Ministério Público Federal de criar esse projeto, pois entendemos a importância de regionalizarmos as merendas escolares das escolas indígenas e rurais”, explica a secretária de Educação, Socorro Neri.

O Acre é o quarto estado a implementar a Comissão de Alimentos Tradicionais. Ainda de acordo com a secretária, a equipe da SEE está focada para que o projeto piloto seja executado em breve nas primeiras comunidades.

Durante a reunião, o procurador da República, Lucas Dias, falou sobre a complexidade da implementação de um projeto desse porte e parabenizou a SEE pelo avanço nos planejamentos: “Eu fiquei impressionado com a quantidade de pautas que nós já temos”.

Foto: Márcia Moreira


Governo de Roraima inicia distribuição de equipamentos de copa e cozinha para escolas

12.01.2022

Como forma de garantir espaços adequados para o armazenamento de alimentos e otimizar as atividades das copas e cozinhas das escolas da rede estadual, o Governo de Roraima iniciou a distribuição de novos equipamentos para as unidades.

No ano passado, foram adquiridos por meio da Seed (Secretaria de Educação e Desporto), 300 fogões, 405 freezers, 300 geladeiras, 400 liquidificadores além de 800 conjuntos de refeitório e 310 bebedouros. As escolas não recebiam esse tipo de material há 15 anos.

“Com a proximidade do início das aulas, estamos preparando nossas escolas para receber os alunos que vão encontrar unidades  equipadas e mais estruturadas a fim de garantir um aprendizado com qualidade”, destacou o governador Antonio Denarium.

A Escola Estadual Ulysses Guimarães, no bairro Silvio Botelho, já recebeu os eletrodomésticos. A escola atende hoje 800 alunos do Ensino Fundamental.

“Agradecemos ao Governo pelo olhar diferenciado com a Educação do Estado. Recebemos novos equipamentos de cozinha para garantir que o ano letivo 2022 seja iniciado sem nenhuma dificuldade de material, favorecendo o bem-estar de alunos e professores, como jamais vimos nesta instituição de ensino”, disse Isane Soares Pedrosa, gestora da escola.

A Escola 13 de Setembro e Colégio Estadual Militarizado Irmã Maria Tereza Parodi, no bairro Vila Jardim, devem receber os eletrodomésticos ainda nesta semana. A distribuição seguirá conforme cronograma de atendimento organizado pela Seed. Serão contempladas escolas da Capital e interior.

Escolas também receberão novos mobiliários e materiais para sala de aula

Os investimentos do Governo do Estado não param por aí. Além da copa e cozinha, as escolas também vão receber outros mobiliários e equipamentos que vão fazer a diferença nos demais ambientes escolares.

Foram adquiridos 3.550 quadros brancos, 8.220 pinceis e 500 conjuntos de mesa e cadeira para professor, a fim de proporcionar mais conforto aos docentes em sala de aula.

“Esta é uma gestão que se preocupa em transformar os espaços escolares, com aquisição de materiais que vão favorecer a melhoria do processo de ensino e também das atividades de rotina da escola, que  contribuem para a formação integral do aluno”, disse a secretária de Educação e Desporto, Leila Perussolo.

O Governo também adquiriu para as escolas, 300 TVs Smart, 500 quadros de feltro, 750 armários de aço, 500 mesas para computadores, 500 poltronas e 1.650 estantes, além de mesas para computadores, cadeiras, e projetores multimídia. Os investimentos na reestruturação das escolas da rede são do Tesouro Estadual, na ordem de R$ 27 milhões.

Por Mágida Azulay Khatab


Governo de Mato Grosso repassou mais de R$47 milhões para manutenção das escolas

12.01.2022

Muito foi feito pela educação em 2021, tendo o maior investimento na infraestrutura escolar nos últimos 10 anos. A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) realizou o repasse de R$ 47.680.789,43 para escolas da rede estadual de ensino, por meio do recurso descentralizado, destinado às intervenções físicas preventivas e corretivas na infraestrutura dos imóveis. 

Ao longo do ano, 415 unidades escolares foram beneficiadas com o recurso, garantindo um ambiente de qualidade aos estudantes. Entre as beneficiadas, 61 estão localizadas em Cuiabá.

Com o recurso descentralizado, a Escola Estadual Professora Stela Maris Valeriano da Silva, em Rondonópolis, realizou a pintura interna e externa de toda unidade. O diretor da escola, Valdinei Caes,  relata que recebeu R$ 99.476, 75 e com esse valor conseguiu realizar a pintura interna e externa de toda a escola, pintar a quadra poliesportiva e consertar o hidrante da unidade.

Ele destaca que o recurso sendo administrado pela gestão escolar torna o processo de reparos e reformas mais prático. Ademais, salienta que as restaurações contribuem de diferentes formas com o processo do ensino e fortalecimento da relação entre a escola e os estudantes.

“A escola faz muito mais com esse recurso em mãos. Não temos como dissociar ensino e aprendizagem da estética, então, quando o estudante entra na sala e ele vê esse ambiente organizado, climatizado, ele tem naturalmente uma disposição melhor para aprender, igualmente o corpo docente. Acredito que os ganhos pedagógicos irão refletir a médio e a longo prazo”.

Valdinei pretende solicitar o recurso novamente para exercer mais alguns ajustes prediais. Por meio do recurso descentralizado, o diretor da Escola Estadual Coronel Jeronimo Gomes Silva, localizada em Araguaiana, Wellyngton Rocha Figueira, desempenhou uma reforma na secretaria da escola, a pintura interna e reparos na cozinha. O diretor relatou que em 2022 planeja fazer intervenções na quadra poliesportiva, pintura dos banheiros, fazer a manutenção do telhado e a compra de suportes para os ares-condicionados.

“São melhorias que a gente tem hoje na educação do Estado de Mato Grosso, que proporcionam uma qualidade de ambiente para o estudante e toda a comunidade escolar. Para mim, a gestão do secretário Alan Porto, junto com o governador Mauro Mendes, está sendo a melhor”, salienta Wellynton. 

Recurso descentralizado

O recurso descentralizado é uma verba destinada para manutenções preventivas e corretivas, como a manutenção de banheiros e cozinhas, as chamadas áreas molhadas, revitalização da pintura, troca de pisos e telhas, reparos pontuais na parte elétrica e hidráulica, em cercas, em muros, entre outros serviços.

Em 2021, o Governo do Estado de Mato Grosso publicou a Instrução Normativa Nº 006/2021, que reajustou o valor do recurso, congelado há nove anos, de R$ 33 mil para R$ 100 mil, facilitando o processo para efetuar as intervenções na infraestrutura das unidades.

Cada escola da rede estadual de ensino tem direito de solicitar o recurso duas vezes ao ano, o valor máximo de cada parcela é de R$ 100 mil. Para liberação dos recursos, as próprias escolas devem fazer o pedido à Seduc via sistema SigEduca módulo de Gestão de Estrutura Escolar (GEE), no site da Seduc (www.seduc.mt.gov.br), e ficam responsáveis pelas intervenções.

A escola precisa enviar um requerimento apontando os motivos e justificativa pelos quais necessita do recurso, com fotos e outras determinações que comprovem o mesmo. São necessários três orçamentos dos materiais e ou serviços a serem realizados.

(com supervisão de texto de Evelyn Ribeiro).


Escolas estaduais servem de abrigo e oferecem acolhimento para famílias afetadas pelas chuvas em Minas Gerais

12.01.2022

Diante da grave situação em decorrência das chuvas dos últimos dias, que deixou cerca de 17 mil pessoas desalojadas ou desabrigadas em Minas Gerais, escolas da rede estadual estão sendo utilizadas como abrigo ou ponto de apoio na ajuda humanitária aos mais afetados. Os gestores escolares têm auxiliado nesse trabalho, atuando no acolhimento dessas pessoas e recebimento de doações.

“Em um momento tão delicado é de suma importância que nossas escolas, que são parte da comunidade, estejam próximas e abertas para acolher as famílias impactadas pelas chuvas”, afirma o sub-secretário de Articulação Educacional da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG),  Igor de Alvarenga.

Na Escola Estadual José Mateus de Vasconcelos, no município de Guaraciaba, os cadernos, mochilas e carteiras deram lugar aos colchões, geladeiras, roupas e outros móveis e utensílios que as pessoas conseguiram salvar quando perceberam que estavam correndo risco. “É uma realidade muito triste. Vim de madrugada para abrir a escola para receber as famílias. Elas chegaram debaixo de chuva e trazendo o pouco que ainda tinham. Estamos aqui para apoiar”, conta a diretora Fabrícia Moreira Reis.

 

Entre os abrigados na unidade de ensino estão famílias de alunos, como é o caso da Cilmara Patrocínio de Sales, que tem uma filha que estuda na escola. “Acho muito importante a escola abrir as portas nesse momento para abrigar as famílias.  Antes minha filha vinha para estudar, agora a escola virou uma morada provisória para minha família”.

Na Escola Estadual Senador Bernardo Monteiro, em Santa Luzia, a maioria dos abrigados também são da comunidade escolar. É a segunda vez que a unidade de ensino recebe famílias que tiveram de sair de suas casas às pressas por causa da chuva. Segundo a gestora, Lucimara Lopes dos Santos, a escola está fazendo seu papel. “Estamos exercendo nossa função social. Nossa escola é pequena, mas está de portas abertas e sempre que tem qualquer problema a comunidade sabe que pode recorrer a ela”, afirma.

Na Escola Estadual Diocesano, em Governador Valadares, nem mesmo as obras de manutenção predial pela qual a unidade de ensino está passando impediu que as portas fossem abertas para a comunidade. “Na situação em que estamos é importante ser solidário é estender as mãos para quem precisa. Mesmo estando em obra, as necessidades das famílias vêm em primeiro lugar”, destaca a diretora, Flávia Fernanda Santos. A escola recebe cerca de 20 famílias, acomodadas nas salas de aula. São adultos, crianças e até animais.

No estado também há escolas que estão servindo como ponto de apoio. São nelas que as comunidades podem entregar, por exemplo, doações para serem distribuídas para as pessoas que tiveram perdas materiais por causa das chuvas. No município de Sabará, a Escola Estadual Professor Zoroastro Vianna Passos desempenha essa função. “Começamos recebendo alimentos, colchões e água, mas com a necessidade também estamos servindo de abrigo”, conta o diretor, Leonardo de Souza Lima.

Mesmo servindo de abrigo ou ponto de apoio para as comunidades, os setores administrativos das escolas estaduais continuam funcionando normalmente.


PARAIBATEC abre 1.360 vagas em cursos de férias para alunos da Rede Estadual de Ensino

11.01.2022

A Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT-PB), por meio do programa PARAÍBATEC está oferecendo 1.360 vagas em cursos de férias para estudantes da Rede Estadual de Ensino. As inscrições podem ser feitas a partir desta terça-feira (11) e o início das aulas está previsto para a próxima segunda-feira (17). Os interessados devem realizar a matrícula por meio do site https://pbeduca.see.pb.gov.br/. 

Cursos - Os cursos serão realizados pela plataforma Google Classroom. Os estudantes podem acessar  por meio do e-mail institucional do aluno, e as turmas serão fechadas a partir do cadastramento de 40 alunos ativos. Os cursos terão carga horária de 30h ou 45h e foram organizados nas seguintes categorias: Desenvolvimento; Desenvolvimento Pessoal; Design; Ensino e Estudo Acadêmico; Finanças e Contabilidade; Marketing e Negócios; Tecnologia da Informação e Software.

PARAIBATEC - O PARAIBATEC foi estabelecido em regime de colaboração, ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC, com finalidade de formar gestores, professores e monitores das redes públicas ampliando a oferta de educação profissional e tecnológica na rede de ensino do Governo do Estado da Paraíba. Contribuindo e propiciando a interação entre as escolas da rede estadual de educação básica com a comunidade e os arranjos produtivos locais, por meio de ações articuladas de educação profissional e tecnológica.

https://paraiba.pb.gov.br/diretas/secretaria-da-educacao-e-da-ciencia-e-tecnologia/noticias/paraibatec-abre-1-360-vagas-em-cursos-de-ferias-para-alunos-da-rede-estadual-de-ensino


Governo anuncia expansão de ensino integral técnico e destaca que a Paraíba oferta maior número de matrículas em ECIs

10.01.2022

O governador João Azevêdo anunciou, nesta segunda-feira (10), em seu programa semanal Conversa com o Governador, que 25 Escolas Cidadãs Integrais (ECIs) se tornarão técnicas em 2022, ou seja, oferecerão cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, com cursos implantados nas áreas de Turismo; Hospitalidade e Lazer; Recursos Naturais; Gestão e Negócios; Informação e Comunicação; Controle e Processos Industriais. O chefe do Executivo ressaltou que essa expansão de escolas torna a Paraíba o primeiro estado do Brasil em oferta de Ensino Médio em Tempo Integral. Em 2022, ao todo serão ofertadas 75 mil vagas nas ECIs.

Durante o Conversa com o Governador, transmitido em cadeia estadual de rádio, João Azevêdo recordou que em 2018 a Paraíba tinha 100 Escolas em Tempo Integral, já em 2019 o número foi ampliado para 153 escolas neste modelo, em 2020 eram 229 escolas e em 2021 chegou ao patamar de 302 Escolas Integrais na Paraíba, com investimentos de mais de R$ 20 milhões. “Nós triplicamos o número de Escolas Cidadãs Integrais no estado. Em 2018, eram 100 e em 2021 tinham 302 escolas, sendo 175 integrais e 127 técnicas. Trabalhamos fortemente com a proposta de que a universalização das escolas integrais teria que chegar a todos os municípios. E conseguimos realizar, ou seja, todas as 223 cidades paraibanas possuem, pelo menos, uma escola em Tempo Integral. Queremos agora que 50% dessas escolas integrais sejam escolas Técnicas Integrais. Iremos preparar a nossa juventude para que ela dispute o mercado de trabalho”, observou o governador.

João Azevêdo ainda ressaltou que essa expansão de escolas fez com que a Paraíba se tornasse o primeiro estado do Brasil em oferta de Ensino Médio em Tempo Integral. “E vamos ampliar ainda mais esse número. Serão mais 25 escolas nesse modelo que farão a diferença na vida de muitos jovens. Fico muito feliz por termos nos tornado o estado brasileiro com maior número de escolas de Ensino Médio em Tempo Integral”, comemorou. 

E o governador também comentou sobre a convocação de professores para a Rede Estadual de Ensino. “É bom lembrar que estamos chamando agora mais 65 professores aprovados naquele concurso de 2019. Eles vão ocupar cargos efetivos em 13 Regionais de Ensino. Professores fiquem atentos que no Diário Oficial do dia 29 de janeiro será publicada essa convocação”, afirmou.

Para o secretário da Educação Claudio Furtado, “transformar a Rede Estadual de Ensino na maior rede de ensino integral, é fruto dos investimentos do Governador na Educação. Hoje, ao compararmos com outros estados, temos o maior percentual de matrículas do Ensino Médio em tempo integral do Brasil, um resultado que dá oportunidade aos estudantes de se desenvolverem em currículo acadêmico diferenciado, despertando as habilidades para o mundo profissional”, disse. 

O Modelo - O Programa Escola Cidadã Integral é um novo modelo de escola pública que tem a proposta de organização e funcionamento em tempo único (integral). É uma política pública e está inserida no Plano Nacional de Educação, de acordo com a meta 6: “Oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% dos (as) alunos (as) da educação básica” e também no Plano Estadual de Educação.

O programa tem como foco a formação dos jovens por meio de um desenho curricular diferenciado e com metodologias específicas, que apresentam aos estudantes do Ensino Médio possibilidades de se sentirem integrantes do seu projeto de vida. Essas escolas são organizadas com salas temáticas, laboratórios de informática e ciências, e outros espaços de vivências, onde os jovens podem transitar, a partir do seu projeto de vida, em suas competências cognitivas e socioemocionais, de forma a desenvolver as suas potencialidades, sempre apoiado no protagonismo juvenil.

Escolas Cidadãs Integrais Técnicas - Dentro dessa proposta, existem também as Escolas Cidadãs Integrais Técnicas. Elas seguem o mesmo modelo que a Escola Cidadã Integral, mas têm como diferencial os cursos técnicos, que visam à formação dos jovens para atuarem no mercado de trabalho. Ambas têm como foco proporcionar aos jovens se reconhecerem como protagonistas em seus locais de atuação.

O Programa de Educação Integral tem um currículo diversificado e com organização curricular flexível. O currículo escolar conta com as disciplinas obrigatórias da base, parte diversificada, componentes integradores e também as disciplinas eletivas que são elencadas a partir da escolha dos estudantes de acordo com seu interesse na aptidão.

https://paraiba.pb.gov.br/diretas/secretaria-da-educacao-e-da-ciencia-e-tecnologia/noticias/joao-azevedo-anuncia-expansao-de-ensino-integral-e-destaca-que-a-paraiba-oferta-maior-numero-de-matriculas-em-ecis