O calendário do ano letivo de 2022 começa no dia 21 de fevereiro na Rede Estadual de Ensino. Como novidade, ocorre a implementação do Ensino Médio Gaúcho, em seu novo formato, em todas as turmas de 1º ano. A iniciativa abrange cerca de 1.100 escolas e mais de 100 mil alunos.
Em 2022, pela proposta, a carga horária total é de 1.000 horas. O novo modelo contempla 800 horas de Formação Geral Básica e mais 200 horas dos componentes obrigatórios que fazem parte dos itinerários formativos.
Nessa etapa, o aluno tem as disciplinas de formação geral: Língua Portuguesa, Matemática, Inglês, Artes, entre outras, além de carga horária destinada a seu Projeto de Vida, sua relação com o Mundo do Trabalho e com a Cultura e Tecnologias Digitais.
No segundo ano, que iniciará em 2023, depois de o aluno trabalhar seu Projeto de Vida, ele poderá optar por Itinerários Formativos que contemplem seus interesses e anseios profissionais.
A secretária Raquel Teixeira enaltece as principais mudanças no novo modelo de Ensino Médio que já está sendo implementado na maior parte dos Estados brasileiros.
“A reforma do Ensino Médio talvez seja a mais profunda que eu já vivi em toda minha trajetória de educadora. Esse movimento que criou a nova BNCC e propôs estas mudanças nesta etapa de ensino é fantástico. É um avanço. A legislação mudou porque havia uma demanda e uma insatisfação com a escola que tínhamos. A escola do século 18 com foco no professor e no ensino não cabe mais no mundo. A escola do século 21, com foco no aluno e na aprendizagem, é a grande transformação da educação brasileira”, destaca.
A partir da homologação do Referencial Curricular Gaúcho do Ensino Médio, pelo Conselho Estadual de Educação (Ceed), em outubro de 2021, a Seduc tem realizado uma série de encontros e formações com especialistas para debater as principais mudanças, os novos componentes curriculares, os itinerários formativos e as perspectivas para o novo modelo desta etapa de ensino.
Com a reforma do Ensino Médio, instituída pela Lei 13.415/17, a educação profissional e tecnológica passou a integrar a educação básica de nível médio. Isso representa uma etapa de formação do jovem em que ele tem a possibilidade de articular saberes em contextos diversos e de promover aprendizagens que dialoguem com seus interesses, que os estimulem a permanecer na escola, e a seguir aprendendo ao longo da vida para conquistar seus projetos pessoais e profissionais.
Ensino Médio Gaúcho
A Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul conta, atualmente, com 299 escolas-piloto do projeto de implantação do Novo Ensino Médio, as quais iniciaram suas atividades em 2019. Como parte da construção do projeto-piloto, foram realizados 299 hackathons com os professores da rede estadual, por meio dos quais definiu-se as temáticas dos itinerários formativos a serem ofertados.
O Ensino Médio Gaúcho, em seu novo formato, surgiu como uma proposta para a renovação de oferta de educação aos jovens brasileiros e visa aproximar as escolas da realidade dos estudantes, com a atualização da etapa por parte das novas demandas e complexidades dos dias atuais. Entre seus objetivos, estão o protagonismo do estudante e a permanência escolar por meio de aprendizagens significativas.
O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), deu início ao processo licitatório para aquisição do kit de uniforme completo para todos os estudantes da rede estadual de ensino. A ata foi publicada no Diário Oficial e a previsão é de que os uniformes sejam entregues até março de 2022.
O pregão eletrônico para registro de preço está marcado para o dia 26 de janeiro. O kit de uniforme escolar é individual e contém duas camisetas, duas bermudas, uma calça, um casaco, e um par de tênis. Serão entregues todos de uma vez para cada aluno matriculado. A aquisição beneficiará em torno de 380 mil estudantes de 727 escolas regulares no Estado, além de salas anexas do sistema penitenciário da rede pública de ensino estadual.
Segundo o secretário de Educação, Alan Porto, a meta da Seduc é oferecer aos estudantes de Mato Grosso um ensino de qualidade, dispondo de todas as condições necessárias para que a participação seja frequente nas aulas. “Estamos investindo não só na parte física, como em todo o setor pedagógico. Com esse kit, somado ao kit de material escolar, nossos estudantes se sentirão reconhecidos, valorizados e, principalmente, motivados a estudar”.
Texto de Adilson Rosa
A educação de Alagoas vive um novo momento, marcado pelo maior investimento da história na rede estadual de ensino e leva investimentos e ações para mais uma edição do Governo Presente. A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promoveu a assinatura de ordens de serviços para novas creches CRIA, entrega de ônibus escolares, caminhões frigoríficos e a 5ª edição do Avança Escola 10, em Arapiraca.
À frente da pasta, o secretário Rafael Brito, conta que esse novo momento vai chegar para mais municípios do Agreste e Sul e fazem parte do conjunto de ações que estão transformando a rede pública de ensino de Alagoas do ensino infantil até o ensino médio do litoral ao sertão.
“Vamos levar para mais cidades ações de nossos programas que estão fazendo uma verdadeira transformação na educação de Alagoas. Por determinação do governador Renan Filho, iremos assinar novas ordens de serviços para a construção de novas creches CRIA, nesta ação que nos coloca como o estado que oferta, de uma vez só, o maior número de vagas em unidades de educação infantil do país. Além disso, iremos entregar novos ônibus para transporte dos alunos na região e novos caminhões frigoríficos, em mais uma ação do programa Mais Merenda, que triplicou o valor da merenda em toda a rede pública estadual. Isso sem falar do Avança Escola 10 onde iremos explicar melhor o funcionamento do programa Cartão Escola 10 e trazer muitas novidades e ações para os nossos alunos. Tenho certeza que será mais um grande momento para educação alagoana”, ressalta Rafael Brito.
Avança Escola 10
Arapiraca, a segunda maior cidade em população do estado, será a sede da 5 ° edição do Avança Escola 10, na Escola Estadual Izaura Antônio de Lisboa. O evento reúne alunos e professores da rede pública para troca de experiências e conhecimentos com feira de ciências, palestras e um leque de atividades bem diversificado.
Com uma dinâmica de seis espaços diferentes distribuídos pela unidade de ensino, a abertura será feita com a palestra Projeto de Vida: Reflexões no contexto das juventudes do Ensino Médio com o professor e psicólogo, Daniel Melo Macedo. Sob a apresentação de Fernando Perón, o encontro traz ainda a palestra sobre empreendedorismo com o Careca, empresário de uma das maiores redes de sanduíches de Alagoas. Ainda haverá palestras sobre os programas Cartão Escola 10, Vem Que Dá Tempo e Professor Mentor.
Estimulando o protagonismo dos alunos, haverá também shows de talentos, no espaço lounge, nos intervalos das palestras e, além disso, os estudantes poderão aproveitar os jogos montados no espaço interativo e cine educativo. A programação também contempla palestras e workshops voltados para os servidores da educação com tira dúvidas sobre assuntos como valorização de pessoas, regime de colaboração e orientação nutricional, por exemplo.