As aulas da rede estadual de ensino no ano letivo de 2022 ocorrem de forma 100% presencial, sem revezamento e começam nesta segunda-feira (21/2), conforme a Portaria 300/2021. Para a retomada das atividades, todas as orientações sanitárias de prevenção à Covid-19 destinadas à rede estadual de educação do Rio Grande do Sul estão disponíveis no site coronavirus.rs.gov.br/ensino. A modalidade de ensino remoto ficará restrita apenas aos alunos que tiverem as devidas e expressas indicações médicas.
Entre as orientações, estão a obrigatoriedade do uso de máscara nas instituições de ensino, ambientes ventilados e higienização constante das mãos, além da recomendação de distanciamento social quando possível.
O ano letivo de 2022 será dividido em quatro bimestres. Este formato permitirá que o planejamento pedagógico tenha uma organização mais efetiva, com maior capacidade de resposta neste momento de recuperação das aprendizagens.
O recesso escolar ocorrerá de 25 a 31 de julho, o início do segundo semestre está marcado para 1º de agosto e o ano letivo terminará em 16 de dezembro.
Carga horária
A carga horária mínima necessária para cumprimento do ano letivo e da matriz curricular específica de cada etapa e respectivas modalidades de ensino será de:
Ensino Fundamental – Anos Iniciais: 800 horas
Ensino Fundamental – Anos Finais: 833 horas
Ensino Médio Diurno e Noturno: 1.000 horas
Escolas em Tempo Integral: 1.400 horas
Modalidades Semestrais de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Curso Normal Aproveitamento de Estudos: 400 horas
Ensino Médio Gaúcho
Como novidade para o ano letivo de 2022, ocorre a implementação do Ensino Médio Gaúcho, em seu novo formato, em todas as turmas de 1º ano. A iniciativa abrange cerca de 1.100 escolas e em torno de 100 mil alunos.
Em 2022, pela proposta, a carga horária total é de 1.000 horas. O novo modelo contempla 800 horas de Formação Geral Básica e mais 200 horas dos componentes obrigatórios que fazem parte dos itinerários formativos.
Nessa etapa, o aluno tem as disciplinas de formação geral: Língua Portuguesa, Matemática, Inglês, Artes, entre outras, além de carga horária destinada a seu Projeto de Vida, sua relação com o Mundo do Trabalho e com a Cultura e Tecnologias Digitais.
No segundo ano, que iniciará em 2023, depois de o aluno trabalhar seu Projeto de Vida, ele poderá optar por Itinerários Formativos que contemplem seus interesses e anseios profissionais.
O Ensino Médio Gaúcho, em seu novo formato, surgiu como uma proposta para a renovação de oferta de educação aos jovens brasileiros e visa aproximar as escolas da realidade dos estudantes, com a atualização da etapa por parte das novas demandas e complexidades dos dias atuais. Entre seus objetivos, estão o protagonismo do estudante e a permanência escolar por meio de aprendizagens significativas.
Dando continuidade ao investimento do Governo do Estado para implementação da robótica em escolas públicas, começaram na última quarta-feira, dia 16, os cursos de capacitação para professores das escolas do Interior contempladas com os kits de robótica, entregues em janeiro pelo governador Antonio Denarium.
As primeiras escolas são o Colégio Estadual Militarizado Maria Mariselma de Oliveira Cruz, no município de Mucajaí, e o Colégio Estadual Militarizado Desembargador Sadoc Pereira, na cidade de Alto Alegre. Com carga horária de 25 horas, o curso acontece entre os dias 16 e 18 de fevereiro.
No CEM Maria Mariselma, 29 docentes participam do curso com o objetivo de melhorar o desenvolvimento educacional por meio da tecnologia. A escola que atende 570 alunos, sendo 221 do Ensino Médio (alunos alvos do projeto), recebeu 11 kits e 11 tablets.
“Considero de extrema importância essa capacitação relacionada ao projeto de robótica, pois os professores serão preparados para que possam utilizar os equipamentos. E a expectativa é que melhore cada vez mais o ensino e isso nós vamos ver lá na frente, em relação a provas de vestibulares e Enem, veremos resultados melhores com os alunos de nossa escola”, declarou o gestor do Colégio Maria Mariselma, capitão Carlos Augusto Pereira.
Já para o Professor Damião Peres, docente da disciplina de Física, o projeto vem para somar ao ensino das Ciências Exatas nas escolas. “Para mim o projeto é muito benéfico, pois facilitará o entendimento dos alunos em muitas disciplinas, principalmente na Física e na Matemática, uma vez que eles poderão aprender por meio robótico, conceitos como mecânica, cinética dentre outros”, completou o docente.
“A capacitação dos professores garante que todos possuam conhecimento tanto da parte teórica quanto da parte prática da robótica, e que apliquem dentro da sala de aula, de acordo com as competências que constam na BNCC (Base Nacional Comum Curricular)”, esclareceu Helen Feijó, orientadora educacional de robótica da Seed (Secretaria de Educação e Desporto).
Os profissionais dos municípios de Bonfim e Amajari serão os próximos a receberem a capacitação, agendada para o período de 21 a 23 de fevereiro. No início do mês de março, entre os dias 7 a 9, será a vez de Caracaraí. Iracema e Cantá, nos dias 14 a 16 de março. São Luiz e Uiramutã, nos dias 22 a 25 de março.
Governo distribuiu mais de 160 kits de robótica
O Governo de Roraima entregou no dia 10 de janeiro, 165 kits de robótica para 15 escolas (capital e interior). Cada escola recebeu 11 kits, sendo dez para os alunos e um para uso do professor. Um investimento na ordem de R$ 4.371.305,16. Destes, R$ 3.162.905,16 recursos do Tesouro Estadual e outros R$ 1.208.400,00 de emendar parlamentar destinada pela Deputada Estadual Betânia Almeida.
Os kits de robótica contêm materiais paradidáticos, kit tecnológico, dispositivo portátil para o acesso, plataforma digital integrada para aplicação do modelo híbrido de aula (presencial e on line), prestação de serviços de capacitação docente e assessoria técnica pedagógica.
Por meio da Plataforma SimRobótica, o Governo de Roraima busca revolucionar o processo de ensino aprendizagem nas escolas estaduais. Utilizando a tecnologia a favor da educação, o objetivo é promover aulas dinâmicas e atrativas melhorando, assim, qualidade e interatividade dos estudantes nas aulas, facilitando o aprendizado.
Por Gabriel Cavalcante
Foto: Ascom
Mais uma unidade educacional de Ensino Médio foi inaugurada pelo Governo do Ceará. Nesta sexta-feira (18), foi a vez da nova sede da Escola Deputado Manoel Rodrigues, fundada em 1976, ser entregue à comunidade estudantil. Localizado em Fortaleza, no bairro Vicente Pinzón, o equipamento recebeu um investimento de R$ 7,8 milhões, oriundos do Estado e da União. A escola, que atende até 540 alunos por turno, possui três pavimentos, 12 salas de aula, auditório, biblioteca, laboratórios de Informática, Física, Química, Biologia e de Matemática, além de ginásio poliesportivo.
Entusiasta da educação pública como mecanismo de transformação da sociedade, o governador Camilo Santana disse que investir na área significa justiça social. “Somos de uma geração que acredita que para construir um sociedade melhor não tem outro caminho a não ser através da educação. Ela liberta as pessoas, dá oportunidade iguais”, enfatizou.
De acordo com o gestor estadual, em um passado recente somente filhos de famílias com melhores condições financeiras estudavam em escolas de boa qualidade, mas que isso tem mudado. “Nossa geração diz que a coisa pública tem que ser a melhor. Essa escola aqui não deixa a desejar a nenhuma escola particular de Fortaleza, do estado ou do Brasil. Esse é o papel do Estado: dar oportunidades iguais às pessoas. Eu e a Izolda (Cela) temos uma alegria muito grande quando entregamos um equipamento da educação, porque sabemos que estamos construindo o futuro do Ceará”, completou o governador.
Além das atividades curriculares, os alunos da Escola Deputado Manoel Rodrigues têm a oportunidade de participar dos projetos Consciência Negra, Pracinha Literária, MotivAção Enem, Maratona Enem, Hora do Enem, Castanholeira Literária, Quiz do Conhecimento, Falta Zero, Liderança em Foco e Café com Livros.
Conhecida por ter dado o pontapé na revolução que a educação cearense passou, em meados dos anos 2000, a vice-governadora Izolda Cela deixou um recado aos alunos. “Aproveitem muito bem todo o empenho dos seus professores. Vocês podem aproveitar isso para organizar os seus projetos de vida. O sonho que vocês têm em conseguir realizar, os estudos têm um papel importante nisso. Estudar exige esforço. E, finalmente, a importância de vocês também desenvolverem valores no sentido de solidariedade para ajudar quem precisa. Isso é muito importante para que a gente dê valor ao que tem valor, e a educação é um deles. A gente precisa da boa educação para transformar a sociedade”, afirmou Izolda Cela.
A secretária da Educação, Eliana Estrela, ressaltou que todo o trabalho da pasta visa garantir a estrutura física e educacional para que os alunos se desenvolvam. “A escola é para vocês, jovens. Que vocês possam construir o conhecimento por meio da interação, com responsabilidade, solidariedade e amor. É para vocês tudo que nos fazemos e estamos entregando hoje”.
Já na 3ª série do Ensino Médio, Samuel Barros, 17 anos, está aproveitando a nova estrutura para se preparar para entrar em um curso superior. O estudante pretende estudar Arquitetura e acredita que o serviço ofertado pelo Estado na escola vai ajudar a alcançar seu objetivo. “Acho a estrutura muito boa. Os laboratórios têm equipamentos ótimos e a qualidade da escola é ótima. Os professores são bons, com boa comunicação. Então, penso que isso vai me ajudar bastante”, revela o adolescente.
Ana Luiza também é aluna da 3ª série e relatou a importância da comunidade escolar na vida dos alunos. “Hoje estamos realizando o sonho em ter uma escola como essa, uma escola bonita, com essa estrutura. A escola é nossa segunda casa. No fim do ano estarei concluindo o meu Ensino Médio e já estou imaginando quanta saudade sentirei da minha escola, dos meus colegas e dos meus professores”, disse a estudante.
A EEM Manoel Rodrigues integra a Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor) 2, com mais de 30 mil estudantes matriculados em 56 escolas, sendo 27 de Ensino Médio Regular, 7 de Educação Profissional, 21 de Ensino Médio em Tempo Integral, além da Escola Justiniano de Serpa. Também integram essa rede escolar dois Centros Cearenses de Idiomas (RioMar Fortaleza e Via Sul). No total, a rede pública estadual cearense passou a contar, em 2022, com 746 escolas, que ofertam matrícula superior a 400 mil alunos.
Prestigiaram também a inauguração da escola o prefeito José Sarto, o deputado federal Idilvan Alencar, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Evandro Leitão, os deputados estaduais Acrísio Sena e Osmar Baquit, além dos vereadores Erivaldo Xavier, Guilherme Sampaio, Léo Couto e John Monteiro.
Fhilipe Augusto - Comunicação Institucional Casa Civil - Texto
Tiago Stille - Fotos
As estudantes da rede estadual de ensino, Tainá Nascimento e Júlya Pires, ambas com 18 anos, que concluíram os estudos em 2021, no Colégio Estadual João Vilas Boas, localizado no município de Livramento de Nossa Senhora, estão representando a Bahia na MILSET Expo-Sciences Asia 2022, iniciada neste domingo (20) e que segue até 25 de fevereiro, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Trata-se de um dos maiores eventos científico do mundo, realizado pelo Movimento Internacional para o Recreio Científico (MILSET), onde se apresentam participantes vindos de mais de 30 países.
As jovens cientistas, que viajaram juntamente com a orientadora Ana Paula da Rocha, estão apresentando o projeto “Lima-da-pérsia como solução alternativa e natural para a desinfecção da água”, desenvolvido por meio do Programa Ciência na Escola, promovido pela Secretaria da Educação do Estado (SEC). Com o projeto, elas conquistaram o 1º lugar na área de Meio Ambiente na 16ª edição da Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia (FENECIT), ocorrida em 2020, em Recife, no Estado de Pernambuco. Como premiação, elas receberam credenciais para participar da Milset Expo-Sciences Ásia 2022.
Com o mesmo projeto, também em 2020, as estudantes ganharam três prêmios na 18ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), realizada de forma virtual. O projeto também foi apresentado na Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (FECIBA), em 2019, na qual conquistou o 3º lugar.
A estudante Júlya Pires explicou sobre a pesquisa. “Fizemos o projeto no intuito de procurar um meio natural para desinfecção da água. O método mais usado é o cloro que, quando usado excessivamente, traz prejuízos à nossa saúde. Fizemos pesquisas baseadas em estudos da John Hopkins School e chegamos à conclusão de que 15 ml por litro associado ao método Solar Water Disinfection (SODIS) consegue matar as bactérias, assim como o cloro. Esta é uma forma natural e sustentável, como também de fácil acesso a comunidades carentes”.
Tainá Nascimento falou da experiência de participar do evento internacional. “É uma oportunidade de crescimento, porque a partir do momento que vamos para outro país, ampliamos a nossa network, através do contato com pessoas de outras culturas e que têm ideais parecidos com os nossos. Além disso, conhecemos outros projetos, realidades e perspectivas. Voltamos para casa recheados de informações que poderemos aplicar ao longo de nossas vidas”.
Segundo a orientadora Ana Paula da Rocha, a participação no evento impactará diretamente no aprendizado das jovens cientistas. “Somos do sertão da Bahia e jamais imaginaríamos participar de um evento de extrema importância como este. É uma experiência imensurável no currículo das alunas e que marcará a história do colégio e minha na Educação da Bahia”, comentou.
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), adquiriu novos computadores para uso dos servidores administrativos da Educação. Ao todo, 2.250 equipamentos, sendo 2 mil computadores do tipo desktop e 250 notebooks foram comprados nessa ação.
De acordo com o superintendente de Tecnologia da Seduc, Bruno Marques, a aquisição visa atender a uma demanda dos servidores em relação aos antigos processadores, em especial, dos lotados nas superintendências de Infraestrutura e de Tecnologia.
“Os antigos computadores datavam de mais de cinco anos e já apresentavam tanto perda de performance para atendimento aos trabalhos internos, como também perda das questões relacionadas à garantia, reposição. Diante disso, nós precisávamos de equipamentos atualizados e que pudessem atender demandas, inclusive, específicas e que incluem o uso de aplicativos mais pesados”, relata o superintendente.
Apesar da substituição, peças dos antigos computadores continuam sendo utilizadas nas áreas administrativas. Os monitores, por exemplo, passaram a ser aplicados como uma segunda tela, o que aumenta a área de trabalho útil e permite a abertura de múltiplos softwares ao mesmo tempo. “E isso aumenta também a performance de trabalho e a produtividade”, destaca Bruno.
Além dos servidores da Seduc, os profissionais lotados nas Coordenações Regionais de Educação (CREs) também serão beneficiados pela ação. O investimento total do Governo de Goiás foi de R$ 13 milhões.
Notebooks
Além dos novos desktops, a Seduc comprou 250 notebooks. Esses equipamentos foram destinados aos superintendentes e gerentes da secretaria, de modo a auxiliar na realização de trabalhos externos.
“Esses notebooks foram destinados a todos os superintendentes e gerentes da Seduc para auxiliar no trabalho remoto e dar essa mobilidade para a execução do trabalho”, conclui o superintendente de Tecnologia.
O corpo docente, direção e coordenação da Escola Estadual Júlia Gonçalves Passarinho, que oferta ensino em tempo integral, através do Programa “Escola da Autoria”, em Corumbá, foram recepcionados, no dia 17 de fevereiro (quinta-feira), com muita energia positiva, música animada, bombom e palmas, pelo grupo de estudantes acolhedores JGP. A data deu início a Jornada Pedagógica de orientações e formações dos profissionais da Educação da Rede Estadual de Ensino (REE).
“É uma satisfação para nós, estudantes acolhedores JGP recepcionarmos a equipe de profissionais da nossa escola, pois todos precisam ser acolhidos e esse é o nosso papel de protagonistas, dividir as ações de nossa unidade. Hoje é mais satisfatório ainda eu estar aqui, pois terminei o Ensino Médio no ano passado, neste ano minha irmã inicia seus estudos aqui e me sinto pertencente à Escola da Autoria JGP, no que puder, estarei sempre presente e ajudando nas ações Protagonistas”, frisou a estudante egressa, Paula Vitória.
Boas-vindas
Os jovens protagonistas deram boas-vindas aos docentes, realizaram dinâmica de apresentação e pertencimento à pedagogia da presença. Foi uma manhã de muita interação e planejamentos.
A acolhida dos profissionais da educação que iniciam as atividades pedagógicas do ano letivo de 2022 visa preparar as unidades escolares, as equipes da REE contarão com materiais elaborados pela Secretaria de Estado de Educação (SED), por intermédio da Coordenadoria de Formação Continuada (CFOR).
“Com muita alegria destacamos a participação de nossos protagonistas nesta manhã de início das atividades pedagógicas 2022. Os estudantes protagonistas já aguardam o começo de ano letivo para planejarem as atividades de acolhimento de toda equipe, desde direção até estudantes. São jovens que cultivam o pertencimento à unidade escolar onde se formaram e estão se formando. A JGP é realmente a casa desses estudantes”, concluiu o diretor adjunto João Paulo Santana.
De acordo com calendário da Secretaria de Estado de Educação, a Jornada ocorre entre os dias 17 e 25 de fevereiro, com foco em questões como o Novo Ensino Médio, Recomposição das Aprendizagens e também, na biossegurança dos estudantes que retornam às escolas no próximo dia 03 de março. A manhã de retorno às atividades foram encerradas com lanche no pátio da Escola da Autoria JGP.
Adersino Junior, SED/MS
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio do Diário Oficial do Estado (DOE), divulgou nesta sexta-feira (17) a portaria das eleições para conselho escolar. O órgão é formado por toda comunidade escolar, com funcionários da unidade de ensino, pais ou responsáveis e alunos. A posse dos eleitos está prevista para o dia 21 de março.
Os conselheiros são responsáveis pelas decisões tomadas no que se diz respeito à gestão da escola e questões internas da unidade escolar. O processo eleitoral já começou, as chapas já estão formadas e as candidaturas serão feitas nos dias 21 e 22 deste mês, as campanhas iniciam no dia 03 de março e seguem até o dia o próximo dia 07.
As eleições serão realizadas em datas diferentes em cada gerência regional e acontecem em março. No dia 8 nas 2°, 4°, 7° e 12° Geres; no dia 09 na 3°, 5° e 9° Geres; dia 10 nas 6°, 8° e 11° Geres e no dia 11 na 1°, 10° e 13° Geres.
Confira o cronograma completo das eleições:
21 e 22/02 - Inscrição dos candidatos
Até 24/02 - Homologação das candidaturas
03 à 07/003 - Campanha dos candidatos
08/03 à 11/03 - Eleições
21/03 - Posse
A rede estadual de Alagoas começou o ano letivo 2022 no último dia 07 com muitas novidades. Uma das principais é a ampliação da oferta do ensino integral de 62 para 107 unidades de ensino - o que representa 45 escolas a mais e uma expansão de 72,5% do Programa Alagoano de Ensino Integral (pALei), colocando o estado como uma das cinco maiores coberturas da oferta da modalidade no país.
“Colocar Alagoas entre os cinco estados com a maior oferta de ensino integral do país é uma grande conquista e isso foi possível graças ao empenho do governador Renan Filho, que sempre foi um grande incentivador deste modelo, e ao trabalho integrado com o Instituto Sonho Grande”, celebrou o secretário de Estado da Educação, Rafael Brito. “Esta modalidade permite o desenvolvimento integral do estudante, focando também no seu projeto de vida. Além disso, nossos jovens estão seguros, tendo cinco refeições diárias e um aprendizado mais amplo que enriquecerá seus currículos na busca pelo primeiro emprego como também os preparará melhor na conquista de uma vaga nas universidades”, complementou o secretário.
Brito lembra ainda que, com a expansão da oferta do pALei, a rede estadual alagoana se aproxima do cumprimento da Meta 6 do Plano Estadual de Educação (PEE), que estipula que, até 2025, pelo menos 50% das escolas públicas ofereçam o ensino integral. “As 107 unidades de ensino que terão o programa em 2022 representam cerca de 35% de toda a rede estadual, que possui, ao todo, 310 escolas”, informou.
Oferta
Das 45 novas escolas, 39 oferecerão o pALei no ensino médio, 3 no ensino fundamental II e outras 3 nos dois níveis. Em 2022, a modalidade chega a mais 15 municípios: Porto Real do Colégio, Igreja Nova, Mata Grande, Maribondo, Minador do Negrão, Poço das Trincheiras, Ouro Branco, Olivença, Olho d’Água Grande, Barra de São Miguel, Boca da Mata, Chã Preta, Maravilha, Carneiros e Branquinha. Já outros expandem a oferta já existente – como é o caso de Maceió, que ganha mais oito escolas (chegando a 33 instituições) e Palmeira dos Índios, que passa de duas para sete unidades.
Este ano, a novidade é que há dois tipos de jornada de estudos para o pALei: uma de 9h, que já estava em voga nas escolas, e a de 7h de atividades, que teve início este ano. A lista completa das escolas do Palei pode ser encontrada no site da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
Como funciona
No ensino integral, o estudante tem uma aprendizagem mais ampla e diversificada, onde a formação curricular básica é acrescida de uma série de atividades que fortalecem a aprendizagem e enriquecem o currículo do aluno: cursos técnicos, disciplinas eletivas, clubes juvenis (onde os jovens participam e organizam atividades de sua preferência) e os Projetos Integradores (ações em prol da comunidade local) são algumas delas. Além disso, ele conta com até cinco refeições diárias – no caso das escolas com jornada de 9h, as de 7h contam com três.
Erivaldo Valério supervisor do Ensino Médio da Seduc lembra ainda que, as turmas de 1ª série do médio terão, além do ensino integral, a oferta do novo ensino médio. “O pALei e o novo ensino médio trarão mais oportunidades de escolha para nossos alunos e que estarão de acordo com o seu projeto de vida, com o que é significativo para este jovem”, observou.
Depois de dois anos afetados pela pandemia, onde a maioria das aulas aconteceram de forma remota, a rede pública de ensino iniciou um novo ano letivo 100% presencial no último dia 07. Para celebrar essa retomada, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promoveu um grande encontro de boas-vindas para mais de mil alunos do ensino médio da rede do estado no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió, na manhã da última quinta-feira (17).
“É emocionante para todos nós que fazemos a educação todos os dias, poder recepcionar nossos alunos calouros para o primeiro ano letivo 100% presencial depois de dois anos de pandemia. Os nossos estudantes, professores e servidores de toda a comunidade escolar foram verdadeiros guerreiros durante esse período que nos impôs uma série de dificuldades. Trabalhamos com muito afinco para tornar o ambiente escolar preparado e seguro para recebê-los. Agora, renovados, vacinados e cheios de energia, vamos construir um grande ano para educação dos alagoanos”, ressaltou o secretário de Estado da Educação, Rafael Brito.
Em um bate-papo descontraído que reuniu o secretário Rafael Brito e os 13 alunos destaque das 13 gerências regionais de educação do estado, os estudantes enfatizaram a importância dos programas e políticas implementados na educação pública que fizeram a diferença na vida desses jovens.
“O dinheiro do Cartão Escola 10 fez a diferença na minha vida, veio numa hora excelente. Investi em cursos que vão me ajudar ainda mais na minha formação. Esse período de pandemia foi difícil para todos nós, mas principalmente para nós que tivemos dificuldades com as aulas online. Mas que bom que esse período passou e nós vencemos com o apoio de todos os professores”, contou José Raí Belo, aluno monitor do ensino médio no Colégio Estadual Rocha Cavalcante, de União dos Palmares, vencedor da Olimpíada de Língua Portuguesa.
Ao homenagear os alunos destaque com uma medalha de honra, o secretário Rafael Brito também reafirmou o compromisso com uma gestão da educação comprometida com a promoção de políticas que fazem a diferença na vida das pessoas. “Quero dizer a vocês que na minha vida, talvez a experiência mais bacana de todas tenha sido ser secretário de Educação. Só quem vive isso aqui todo dia sabe o prazer que é poder contribuir de alguma forma para que tantos jovens possam realizar o sonho da sua vida. Espero muito que no futuro, vocês tenham a oportunidade de ajudar a transformar a vida de outras pessoas. Essa, sem dúvidas, é a nossa maior recompensa e hoje foi mais um dia daqueles pra guardar na memória”, concluiu.
Programação
A programação de boas-vindas ainda contou ainda com palestras dinâmicas sobre os programas Vem Que Dá Tempo, Cartão Escola 10 e o novo ensino médio, que entrou em vigência neste ano letivo para as primeiras séries. O encerramento do encontro ficou por conta da psicóloga, professora, pesquisadora e técnica da Seduc, Cristiane Souza, que comandou o bate-papo “Cheguei no Ensino Médio, e agora?”, com dinâmicas para esclarecer dúvidas dos alunos.
Isabella Vicente, aluno da 2º série do ensino médio na Escola Estadual Ernâni Mero, de Penedo, ressaltou que o evento trouxe mais motivação para mais um ano letivo. “Eu achei o evento ótimo, a parte que eu mais gostei foi quando os alunos subiram no palco e foram homenageados, foi um incentivo para nós que estávamos assistindo. Eu tirei 920 na redação do enem, mas já estou me preparando para o próximo, com o auxílio do Cartão Escola 10 comprei um notebook para estudar melhor e conseguir uma vaga no curso de enfermagem ou fonoaudiologia”, celebrou a estudante.
Tornou-se público, nessa quinta-feira (17), o resultado provisório na análise da documentação referente ao desempate de notas do certame da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), promovido pelo Governo de Alagoas. A publicação está disponível e pode ser acessada neste site.
Os candidatos têm entre os dias 18 e 21 de fevereiro para recorrer aos resultados provisórios através do Sistema Eletrônico de Interposição de Recursos da banca. Os recursos devem ser apresentados de forma on-line, em cumprimento incisivo do prazo estabelecido.
Segundo o edital, a data prevista para a divulgação do resultado final do desempate é em 25 de fevereiro, também através do site do Cebraspe, logo após o processo de avaliação dos recursos interpostos.
Desenvolvido pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), o processo seletivo para a Educação é o maior do Ciclo de Concursos do Governo de Alagoas, com uma oferta de 3 mil vagas.
Motoristas, auxiliares de cozinha e a equipe de serviços gerais da Secretaria de Educação do Estado de Goiás (Seduc) receberam neste sábado (19/01) uniformes de trabalho. O benefício foi entregue pela secretária de Educação, Fátima Gavioli, durante cerimônia realizada no refeitório da Seduc Goiás.
A solenidade contou com uma apresentação especial da Orquestra de Violeiros de Goiás, que também foi agraciada com um conjunto de calça e camisa para cada um de seus integrantes.
O uniforme para os violeiros foi uma promessa feita pela secretária de Educação, logo após uma das apresentações do grupo na Secretaria. “Nesse dia, eles estavam vestidos com umas roupas já bem usadas e a ideia de presenteá-los com o uniforme foi uma forma de demonstrar o nosso carinho por eles e reconhecer a importância que eles têm dentro da cultura goiana”, explicou a subsecretária de Execução da Política Educacional, Helena Bezerra.
Sobre os uniformes entregues aos motoristas, Helena Bezerra afirmou que se tratava de um “sonho” da secretária Fátima Gavioli. “Todos nós reconhecemos o quanto esses servidores são essenciais para o bom andamento do trabalho na Secretaria, pois são eles que transportam diariamente centenas de vidas”, completou a subsecretária.
Francelino Borges Alcovias, gerente de Transporte Escolar, Logística e Serviços da Seduc Goiás, destacou que os uniformes são muito importantes porque os motoristas são aqueles que “representam a Seduc Goiás por onde vão”.
Segundo ele, a entrega dos uniformes foi uma grande surpresa para os motoristas, que não sabiam da novidade. “A nossa equipe ficou muito feliz por ganhar as camisas padronizadas. Tenho certeza de que cada um aqui se sente honrado em receber esse presente e em poder contribuir com o trabalho dessa gestão”, acrescentou Francelino.
A secretária Fátima Gavioli comentou que a entrega dos uniformes é uma das maneiras de retribuir o carinho e a dedicação de cada motorista. “Nós queremos que vocês, em qualquer lugar que forem, sejam reconhecidos como os motoristas da Secretaria de Educação. Vocês são os nossos anjos do asfalto. São vocês que dirigem durante o dia ou à noite e nos trazem de volta para casa com todo carinho e segurança. Vocês cuidam e zelam pelas nossas vidas e fazem a Secretaria funcionar. Cada um aqui é muito especial para mim e eu os levarei para sempre no meu coração”, pontuou ela.
A secretária também apresentou aos servidores outra surpresa, que foi o projeto arquitetônico da Casa dos Motoristas. De acordo com ela, as obras terão início no próximo mês. O espaço de descanso e lazer dos motoristas foi uma das promessas de Fátima Gavioli no início de sua gestão.
Ao entregar o conjunto de camisas para o motorista Laércio do Carmo Pereira, que representou os colegas na ocasião, a secretária ressaltou que os uniformes reforçam o sentido de organização e também vão representar maior economia, uma vez que os motoristas não precisarão mais gastar os salários com a compra de roupas para trabalhar.
Em relação à Orquestra de Violeiros, Fátima Gavioli fez questão de dizer que é apaixonada pelo trabalho que o grupo realiza. “Eu cresci ouvindo essas músicas junto com meu pai, que trabalhava na roça. Essas músicas fazem parte das minhas memórias afetivas e vocês são fundamentais no sentido de resgatarem a verdadeira música caipira”, salientou.
Para o motorista Cláudio Dias Luz, que trabalha há seis anos nessa função, a distribuição dos uniformes foi uma ótima iniciativa porque eles viajam muito e, onde forem, serão identificados com facilidade. Conforme ele, os uniformes também deixarão os motoristas mais elegantes e apresentáveis.
Cláudio acrescenta que a iniciativa vai de encontro a uma das marcas da atual gestão, que é dar cada vez mais condições de trabalho e qualidade de vida para os servidores. “Sempre fomos invisíveis, mas agora, pela primeira vez, estamos tendo o carinho e o respeito que merecemos. É muito bom saber que temos uma secretária que olha por nós como nenhuma outra olhou até agora”.
Há três anos e meio como motorista na Seduc, Cley Dias Luz agradeceu os uniformes em nome dos demais colegas. “Nós estamos muito emocionados com essa iniciativa. Para nós, isso representa o carinho, o cuidado e o respeito que a senhora [Fátima Gavioli] tem pelos servidores que trabalham aqui”.
O motorista Renato Ismar também considerou a iniciativa dos uniformes excelente. Além da economia, as camisas padronizadas com a logo da Seduc e do Governo de Goiás vão agregar mais respeito aos profissionais e dar visibilidade à categoria. Ele também diz que é a primeira vez que os motoristas recebem uniformes gratuitamente. “Antes, a gente tinha que pagar pelas camisas”, afirma.
Renato Ismar lembra a importância dos motoristas dentro da estrutura da Secretaria de Educação. “Nós transportamos vidas e isso é uma responsabilidade muito grande. Então é bom saber que onde chegarmos, seremos reconhecidos e identificados. Levaremos literalmente a Seduc no peito”, brinca ele.
O coordenador do Protocolo e Arquivo Setorial da Seduc Goiás, Francisco Carvalho de Araújo, mais conhecido como ‘Chiquinho’, destacou que o uniforme é essencial para passar à sociedade a percepção de seriedade e organização. “Eu tenho mais de 30 anos aqui dentro e essa é a primeira vez que vejo isso. A recepção sempre usou uniforme, mas as roupas serem foram pagas pelas servidoras. Essa ação é um gesto nobre, de carinho e respeito muito grande. Estou muito emocionado com tudo isso e em poder ver a Seduc cada dia mais bonita, organizada, limpa e acolhedora”, completou.
O governador Ronaldo Caiado anunciou, nesta quinta-feira (17/02), que o Estado de Goiás vai pagar o reajuste do piso salarial dos professores para 2022, na rede pública estadual de ensino. O comunicado foi feito em vídeo divulgado nas redes sociais. Com a medida, 26.305 servidores, entre ativos e aposentados, terão reajuste e os vencimentos serão de R$ 3.845,63 para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais. Outros 35.674 profissionais da educação, entre ativos e aposentados, já recebem acima do piso nacional e terão reajuste salarial com índices de 7,43% (Professor III) e 5,30% (Professor IV).
“Nenhum professor da rede estadual vai receber menos do que o piso nacional da categoria”, assegurou o governador Ronaldo Caiado durante o anúncio, que dá continuidade à política de valorização profissional da categoria. “Nós continuaremos investindo pesado nesse setor que é o único capaz de transformar a vida de crianças e jovens do nosso país. É assim que vamos construir um futuro melhor para os goianos”, defendeu o governador.
Necessidade de debate em âmbito nacional
Embora já consolidado aos servidores do Estado, de acordo com Ronaldo Caiado, o tema requer debate em âmbito nacional, já que a capacidade de pagamento para muitos municípios é limitada. “É muito importante que se discuta profundamente, até porque nós sabemos que muitas prefeituras não têm condições de arcar com o aumento que foi proposto de 33%”, ponderou. Em Goiás, o assunto tem demandado constante diálogo entre o governador e prefeitos, por meio da Associação Goiana de Municípios (AGM) e Federação Goiana dos Municípios (FGM).
Impacto na folha de pagamento
O impacto na folha de pagamento do Estado, incluindo ativos e aposentados, é de R$ 41,2 milhões por mês e R$ 494,4 milhões ao ano. Entre os profissionais que receberão o piso, serão contemplados 189 efetivos, 16.089 com contratos temporários e 10.027 aposentados. Os demais docentes ligados à Secretaria de Estado da Educação (Seduc) já receberam mais que o salário inicial da categoria e também terão os salários reajustados conforme anunciado.
Para a secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, o aumento é fruto da gestão de recursos proposta por Caiado. “A gente teve de fazer escolhas. Escolhemos fazer a valorização da carreira”, declarou ao ressaltar que a medida foi tomada apesar de impor dificuldades financeiras e orçamentárias ao Estado. Para regulamentação dos aumentos salariais, um projeto de lei com a nova tabela de vencimentos será encaminhado à Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
O reajuste de 33,24% do piso nacional foi anunciado no fim de janeiro pelo governo federal. Na sequência, o Governo de Goiás instaurou uma comissão para averiguar a viabilidade da adoção do reajuste. A comissão foi composta por equipes das Secretarias de Estado da Educação, da Economia e de Administração (Sead) e da Procuradoria-Geral do Estado (PGE).
Secretaria de Comunicação - Governo de Goiás
O governador Ronaldo Caiado anunciou, nesta quinta-feira (17/02), o pagamento do novo piso salarial e reajuste a todos os professores da rede estadual de Educação de Goiás. A medida incrementa a política iniciada na atual gestão, a partir de 2019, com foco na valorização de servidores e servidoras da área. “Pegamos uma pesada herança de dívida e corrupção, mas enfrentamos tudo com vigor e, hoje, Goiás tem condição de arcar com este valor”, anunciou o chefe do Executivo, ressaltando ainda que números foram obtidos por meio de “muito esforço” e “sacrifícios” após ajustes na Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
O reajuste é novo, mas não é o primeiro da atual gestão. No ano passado, mesmo sem a revisão no piso salarial nacional do magistério, o Estado concedeu reajuste, englobando ainda os servidores administrativos da Educação. Professores P-I e P-II incluídos no quadro transitório e com contratos temporários tiveram aumento de 4,52% em seus vencimentos. Já para professores P-III e P-IV e integrantes da administração, o acréscimo foi de 7,20%.
Ainda em 2021, uma ajuda de custo foi disponibilizada para profissionais da Educação de Goiás, sendo de R$ 1.637,50 para quem trabalha 20 horas semanais, R$ 2.456,25 para quem faz 30 horas na semana e R$ 3.275,00 para quem atende por 40 horas por semana. Também foi concedido o novo Auxílio-Aprimoramento Continuado, no valor de R$ 500, para cobrir despesas como aquisição de livros, manuais e revistas, ou ainda o custeio para participações em cursos, seminários, palestras, workshops, simpósios e congressos.
Em 2020, ano do início da pandemia de Covid-19, o governo estadual deu prioridade aos profissionais da Educação. Em dezembro, uma outra ajuda de custo, proporcional aos meses trabalhados e à carga horária de cada servidor ou servidora, foi repassada, visando auxiliar e incentivar integrantes da área em Goiás que precisaram, por exemplo, adquirir equipamentos para o regime especial de aulas não presenciais.
No mesmo ano, o Governo de Goiás publicou a Lei número 20.936, que já fazia cumprir o piso nacional dos professores. À época, a medida aumentou em 12,84% os salários dos cargos de professor (P-I, P-II e Quadro Permanente) e de professor assistente (PAA, PAB, PAC e PAD, do Quadro Transitório), igualando os vencimentos de servidores e servidoras que ganhavam abaixo do piso.
Em 2019, no primeiro ano de gestão, o governador Ronaldo Caiado acresceu em 4,17% o valor salarial de professores e professoras do quadro efetivo do magistério goiano que ainda recebiam abaixo do piso nacional. Logo após assumir o mandato, fez ainda a restituição do pagamento de auxílio-alimentação para todos os servidores da Educação em Goiás. "O governo não deixou, em nenhum ano, de conceder alguma coisa importante. Para nós, é muito importante esse anúncio do governador, colocando Goiás como Estado cumpridor da legislação, onde nenhum professor vai ganhar menos do que o piso. O importante é a valorização", reforça a titular da Seduc, Fátima Gavioli.
“Temos hoje a melhor Educação do Brasil. Tenho um orgulho enorme de ser o governador que, realmente, pode apresentar ao Brasil este padrão. Nós continuaremos investindo pesado neste setor, que é o único capaz de transformar a vida das crianças e jovens. É assim que vamos construir um futuro melhor para todos os goianos”, garante Caiado.
Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás
A Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc), em parceria com o Instituto Unibanco, inicia nesta quinta-feira, 17/2, a formação “Gestão Educacional para o Avanço Contínuo”, destinada a gestores, coordenadores pedagógicos e tutores educacionais da rede pública estadual de ensino.
A capacitação se propõe a abordar, principalmente, a pactuação de metas e demais temas relacionados ao planejamento das escolas. O objetivo é oportunizar conhecimento do método de gestão, que visa orientar, organizar e sistematizar os principais recursos e procedimentos das escolas, contribuindo para a melhoria da oferta da Educação.
O curso é realizado na modalidade semipresencial, com carga horária de 80 horas, sendo 28h presenciais e 52h a distância. A etapa presencial segue o cronograma de realização, sendo dividida por polos de formação.
Nessa semana, quatro municípios recebem a formação: Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis e Silvania. Na próxima semana serão convocados profissionais de mais oito polos.
Participação
No decorrer dos módulos, a participação dos profissionais possibilitar o acesso à informações importantes sobre as diretrizes da Secretaria, além de diagnósticos e levantamentos de demandas das regionais de Educação sobre a elaboração de mapas de ação e plano de ação.
Durante o curso, os participantes terão acesso a palestras e oficinas sobre os conteúdos e terão a oportunidade de realizar de trabalhos individuais e ou em grupo. Ao final, além das atividades objetivas, os cursistas deverão cumprir tarefas com o objetivo de gerar reflexão sobre os conteúdos.
A Secretaria da Educação promoveu nesta quinta-feira, 10, uma live sobre o Retorno Presencial e Biossegurança e contou com a presença de gestores escolares, técnicos das Diretorias Regionais de Educação e professores. As aulas presenciais na Rede Estadual terão início na próxima segunda-feira, 14, nas 496 escolas. A live promoveu conversas entre os gestores da Seduc, da Secretaria de Estado da Saúde, da Fundação Universidade do Tocantins (Unitins) e técnicos da saúde, como médico, enfermeira e assistente social.
A live teve o objetivo de ser mais uma ferramenta de orientação para todos os servidores das escolas para que o início do ano letivo aconteça de forma tranquila e com mais segurança em relação à pandemia da Covid 19.
O secretário da Educação, Fábio Pereira Vaz, destacou a importância desse momento. “Estamos felizes com esse início das aulas presenciais. Precisamos abrir as escolas para receber todos os estudantes. As nossas escolas representam a base da sociedade que ajuda a despertar o desenvolvimento intelectual e humano das crianças e jovens. E o que observamos é que esses dois anos de aulas não presenciais por causa da pandemia, aumentou o distanciamento entre os estudantes vulneráveis e os que têm mais condições financeiras”, esclareceu.
Fábio Vaz falou da relevância do trabalho das pessoas que estão atuando nas unidades escolares. “Este é o momento de cada servidor que está na escola fazer a diferença na segunda-feira, vencer os medos, trabalhar os protocolos e o plano de comunicação com os alunos e seus familiares. Na próxima segunda-feira abriremos as nossas escolas com todos os protocolos necessários oferecendo um ambiente com mais segurança e propício para a aprendizagem”, enfatizou o secretário Fábio Vaz.
O reitor da Fundação Universidade do Tocantins Augusto Rezende destacou o trabalho coletivo que está sendo realizado pela Seduc, Sesau e Unitins com o objetivo de apresentar um alinhamento das ações do governo para que as aulas aconteçam com segurança. “Essas ações integradas são um exemplo. Percebemos que é um anseio dos estudantes o retorno das aulas presenciais. Temos certeza que este recomeço representa uma chama de esperança para toda a sociedade e para a valorização do ensino”, frisou.
O secretário de Saúde, Afonso Piva lembrou a necessidade de observarem e cumprirem com as normas dos protocolos de biossegurança. “A educação é essencial para a população. Acredito que estamos superando os momentos mais críticos da pandemia e com os cuidados necessários é possível retomar as atividades presenciais”, comentou. O secretário Afonso ressaltou a importância da população se vacinar, como forma de prevenção, principalmente, dos casos mais graves da Covid 19.
Markes Cristiana Oliveira dos Santos, superintendente de Educação Básica da Seduc, destacou esse momento significativo para as escolas. “O Tocantins está sendo um dos últimos estados a retomar as aulas presenciais. Agora, precisamos unir forças para superar os desafios e assumirmos o compromisso com a educação de nosso Estado”, frisou.
Saúde
Robson José da Silva, assistente social e diretor de Monitoramento, Avaliação e Regulação do Trabalho na Saúde e mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, falou das estratégias de proteção, segurança e saúde dos trabalhadores da educação. “Nesse plano de retomada das aulas presenciais é necessário discutir com as pessoas que trabalham na recepção e na segurança das instituições de ensino, para que todos estejam em sintonia com relação ao monitoramento das normas de biossegurança”, contou Robson.
Ele falou dos cinco eixos que são: Estrutura e qualificação dos trabalhadores; saúde e segurança dos trabalhadores; vigilância em saúde; gestão das condições e relações de trabalho e gestão da informação dos alunos e trabalhadores da unidade de ensino.
“Precisamos ter cuidado com o trabalho na unidade de ensino, porque no dia a dia, costuma-se esquecer das normas. É importante que os alunos sentem no mesmo local sempre, para facilitar esse monitoramento. E se algum estudante ou profissional da educação apresentar sintomas de síndrome gripal ou de síndrome respiratória e tenha que ir para casa, que tenha uma pessoa na escola, que seja responsável para ligar para esse aluno ou servidor para saber como está. Isso é uma forma de acolher, de mostrar que nos importamos um com o outro”, aconselhou Robson.
Diego Noleto, médico da família e comunidade que ajudou na revisão dos protocolos de Biossegurança que serão aplicados nas escolas, fez algumas recomendações. “O ambiente escolar precisa ser um ambiente controlado. Nessa volta às aulas não devemos abaixar a guarda com relação aos protocolos de biossegurança. Dentro do contexto, temos a consciência de que o vírus se espalha por meio do aerossol de micropartículas que ficam no ar, por isso, continua sendo necessário usar a máscara, principalmente, em ambientes fechados. Participarmos da elaboração da portaria com as normas de biossegurança, com recomendações criteriosas para que esse retorno das aulas aconteça de forma mais tranquila”, comentou.
Arlete Lopes da Cunha Otoni, enfermeira e coordenadora do Centro de Informações, Estratégias de Vigilância em Saúde e do Centro de Operações de Emergência da Secretaria de Estado da Saúde, mais uma vez, reforçou a necessidade de manter as recomendações do protocolo de biossegurança. “Precisamos manter o distanciamento físico, o uso das máscaras e essas medidas são fáceis de aplicarmos quando conhecemos. O que precisamos fazer é ler o protocolo de biossegurança e intensificar essas medidas de prevenção e de controle entre os estudantes e comunidade. A disponibilidade do álcool 70%, o uso das máscaras e outros cuidados devem fazer parte do nosso dia a dia”, reforçou Arlete.
Ela disse que é importante o compartilhamento das informações com os órgãos de saúde do município. “As escolas podem convidar as secretarias municipais de saúde, os órgãos de vigilância epidemiológica para estarem mais presentes nas escolas, seja com orientações, na ajuda com o monitoramento ou com palestras”, completou Arlete.
O Colégio Estadual São José, de Palmas, é uma dos cincos finalistas do IV Prêmio Ibero-Americano de Educação em Direitos, promovido pela Organização dos Estados Ibero-Americanos para Educação, Ciência e Cultura (OEI) e a Fundação SM “Oscar Arnufo Romero”. A unidade escolar concorre na categoria nacional, para crianças e adolescente de 3 a 18 anos, e também na categoria intencional.
A unidade de ensino foi premiada com o Projeto “Meninas protagonistas: separadas somos pétalas, juntas somos rosas", desenvolvido desde 2018, pela professora e coordenadora Zoélia Tavares de Castro para alunas com idade entre 15 e 18 anos, das 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio, atualmente tendo a participação de 32 meninas.
Segundo Zoélia Tavares de Castro o projeto meninas protagonistas “nasceu da necessidade da construção de mais espaços de discussão e promoção aos estudos e inserção de obras de autoria feminina na biblioteca de nossa escola, para atender meninas e mulheres de localidades periféricas”, disse.
Sobre o Prêmio
A iniciativa tem como objetivo reconhecer o trabalho de instituições educacionais e organizações da sociedade civil que desenvolvem programas destinados a garantir o direito à educação de crianças e jovens, bem como a inclusão, a paz, a consciência da importância da educação em valores e direitos humanos, entre outras.
Além disso, Prêmio Ibero-Americano dá destaque a projetos que foquem no papel das escolas e organizações para assegurar o direito à saúde, e a superação de novos desafios educacionais diante da pandemia da Covid-19.
Resultados
Os vencedores serão divulgados em cerimônia com data e local a ser definido. As experiências nacionais vencedoras por categoria participarão da convocatória ibero-americana e irão ao IV Seminário Internacional de Educação em Direitos Humanos, que será realizado em uma cidade e data ainda a ser determinada, onde serão decididos os quatro vencedores Ibero-americanos (dois por categoria).
A premiação é um cheque no valor de 5 mil dólares, para cada ganhador por categoria. Serão premiadas quatro experiências. Os selecionados em nível nacional receberão uma menção honrosa.
Depois de três anos de dedicação intensa, a estudante Ana Júlia Gluch Silva, da EEM Almirante Lamego, em Laguna, pode celebrar a aprovação no curso de Odontologia no Centro Universitário Univinte (Fucap). Ela alcançou 960 pontos na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O tema da redação do exame em 2021 foi "Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil". Os participantes precisaram escrever um texto dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas, a partir dos textos motivadores e dos conhecimentos construídos ao longo de sua formação.
Quando leu o tema Ana Júlia sentiu um pouco de ansiedade, mas conseguiu superar: “Eu li e escrevi tantas redações ao longo do Ensino Médio que, mesmo que não tenha tido contato anterior com o tema, quando precisei, eu sabia o que escrever pois tinha vocabulário e sabia que precisava citar referências de direitos humanos”.
Ainda no 1º ano do Ensino Médio ela separava uma tarde por semana para ler as redações nota mil. “Eu lia e escrevia uma redação por semana. Durante o ano foram cerca de 40 redações”. Na visão dela, é essencial ler redações de edições anteriores e notícias da atualidade para ficar por dentro dos assuntos, pois o Enem sempre escolhe temas sociais e atuais para a dissertação.
Leitura e análise de redações nota mil
A bagagem de leitura também ajudou o jovem Arthur Carrer Medeiros na hora de escrever a redação. Ele se formou na EEB Toneza Cascaes, em Orleans e tirou 940 pontos na redação.
Ele destaca que a professora de português e redação da escola o ajudou muito, mas que ia além: “Analisei as redações nota mil, via vídeos de redação todo dia e uma vez por mês eu escrevia uma redação, mas toda semana eu ia descontruindo a redação que já tinha escrito para ver o que podia melhorar”.
2021 foi um ano de muitos estudos para o aluno, pois além dos estudos, ele atuou como Jovem Aprendiz em uma indústria de plásticos: “Precisei me esforçar muito, mas, consegui manter o foco e a dedicação e fui aprovado para o curso de Sistemas de Informação na Unibave”.
Agenda intensa de estudos
Outra aluna que também tirou 940 pontos na redação foi Maria Eduarda Brunetto, da EEB João Roberto Moreira, do município de São Domingos, no Oeste do Estado. Com a nota do Enem ela foi aprovada em Farmácia, na Unoesc de Xanxerê, mas ainda aguarda o resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (Prouni).
“Sempre estudei em escola pública e fui incentivada pelos professores a estudar para além da sala de aula. Esse foi o diferencial”, pontua ela.
Com o distanciamento social pela pandemia ela criou uma agenda de estudos para poder suprir a falta de interação com os professores e passou a estudar ainda mais intensamente. Nesse período ela treinou diversas redações, mas considera o tema do último ENEM muito diferente do que já havia escrito: “Apesar de ter sido desafiador, os textos de apoio de certa forma me deram um norte. As ideias foram surgindo e eu consegui expor tudo que pensava a respeito, lembrando da estrutura da dissertação”.
Ela está feliz com o resultado: “Me sinto orgulhosa do meu próprio esforço e de não ter desistido, pois foram vários meses de preparação, medos, incertezas e ansiedade. Os professores da escola João Roberto Moreira estiveram sempre apoiando e incentivando a buscarmos mais aprendizados, principalmente para além do tempo das aulas, e foi isso que eu fiz”, finaliza.
Entenda a avaliação
As redações do Enem são avaliadas de acordo com cinco competências. A nota pode chegar a 1000 pontos, mas há critérios que conferem nota zero, como fuga ao tema, extensão total de até sete linhas, trecho deliberadamente desconectado do tema proposto, não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa e desrespeito à seriedade do exame.
A Secretaria de Estado de Educação (SED), através da Superintendência de Planejamento e Apoio Institucional (SUPAI), juntamente com Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, estão realizando a emissão do certificado e declaração de proficiência do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) de 2020.
Entre os estudantes que receberam o certificado do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos está Iracy Rego Gomes, de 71 anos, que aos 09 anos de idade estudou, durante 6 meses, em uma fazenda e aprendeu a ler e escrever. Aos 49 anos de idade retornou aos estudos, fez o supletivo e concluiu até a 4ª série do Ensino Fundamental e, devido a várias questões familiares, voltou a estudar em 2021 e realizou pela primeira vez a prova do ENCCEJA, sendo aprovada na conclusão do Ensino Médio.
Irreverência
A Secretária de Estado de Educação Cecilia Motta recebeu, na manhã desta sexta-feira (18.02) a senhora Iracy Rego Gomes, juntamente com suas 03 filhas, que são professoras, Gláucia Fátima Gomes Laranjeiras, Gleucimara Gomes Fonseca, Janilce Meire Gomes Muniz, já, o irmão Clóvis Ecônomo Gomes Júnior não participou por residir em Aquidauana. Secretária fez questão de entregar o certificado e declaração de proficiência do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA)
“Irreverente para a época, me identifico com Iracy, pelo seu pioneirismo, quebra de paradigmas, na minha cidade fui a primeira mulher a pilotar uma moto, quando chegava na escola em uma moto era um alvoroço, poucos tinha um veículo, imagina uma mulher”, lembra secretária.
Iracy não é diferente, pioneira em sua cidade, pilotou uma moto por mais de 50 anos nas ruas de Aquidauana, veículo preferido para ir trabalhar. A profissão também foi pioneira na “cidade natureza”, trabalhou por 40 anos como locutora de radiodifusão, sendo 31 anos da Rádio Difusora de Aquidauana, 08 anos na Rádio FM Pan e 06 meses na Rádio Independente.
“Baianinha” sempre foi inquieta, este era seu nome artístico da dupla sertaneja com formou, de 1966 a 1970, conhecidos na região pantaneira como “Curioso & Baianinha”, apelido adquirido devido a sua cidade natal Barreiras-BA, de onde veio para o então Mato Grosso com 02 anos de idade.
Iracy há dois anos atrás mudou de ares, saiu de Aquidauana e está morando em Campo Grande, não teve dificuldades para mudança, por não se apegar, mas o único desapego que foi mais complicado, foi deixar de pilotar sua moto, “ aqui em Campo Grande o reflexo do trânsito é mais complicado”, brinca.
Aos 71 anos Iracy continua ativa, trabalha como líder de excursão com mais de 30 anos de experiência, com destinos em cidades turísticas nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás, Bahia e Paraná. O layout de suas excursões é produção sua, onde divulga nas suas redes sociais. Nada complicado para uma mulher que tem carteira de motorista com a letra “D” habilitada para dirigir, de moto a caminhão, e, aos 71 anos renova seus ensinamentos, passando na prova e sendo proficiente ao término do Ensino Médio na Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul (REE/MS). Hoje o foco da “baianinha” é ingressar no Ensino Superior e cursar Gestão de Turismo.
ENCCEJA
O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) é realizado periodicamente para jovens e adultos que não concluíram o Ensino Fundamental ou Ensino Médio na idade adequada.
O ENCCEJA é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), mas a emissão do certificado e declaração de proficiência é responsabilidade das Secretarias Estaduais de Educação e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.
Em Mato Grosso do Sul, dos estudantes que fizeram a prova no Ensino Médio, 1.331 pediram a certificação pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul e 825 foram aprovados parcialmente. Já no
Ensino Fundamental, 679 estudantes foram certificados pela Secretaria de Estado de Educação e 528 foram aprovados parcialmente.
Adersino Junior, SED/MS
Mais um avanço para a Educação de Roraima e valorização para os servidores. O Governador Antonio Denarium assinou o novo PCCR (Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações) dos técnicos administrativos da Educação. Há cerca de oito anos, a categoria de trabalhadores tão essenciais para a rotina escolar, lutava por essa conquista.
“Há anos esquecidos pelas gestões anteriores, o Governo de Roraima agora vem reconhecer os servidores administrativos que trabalham nas escolas, porque todos merecem respeito e valorização, desde o porteiro, merendeiro, assistente de alunos, professor até o gestor escolar. Também estamos pagando progressões, concedendo reposição salarial de 11% e fazendo o pagamento de salários em dia. Tudo isso demonstra a valorização do meu governo à todos os servidores do Estado de Roraima”, destacou Denarium.
O documento foi assinado em solenidade realizada no Centro Profissionalizante Professor Antonio de Pinho Lima, no bairro Caranã e contou com a presença dos técnicos educacionais que atuam em escolas da capital, interior do Estado.
O PCRR é voltado para servidores como merendeiros, assistentes alunos e secretários de escola, profissionais que contribuem para a formação integral dos estudantes.
Antonio Moura é assistente de aluno na Escola Estadual Antonia Tavares em Rorainópolis e veio à Boa Vista para acompanhar a assinatura do PCCR. Para ele, hoje é um dia histórico.
“Estamos nos sentindo valorizados. Sempre existimos na Educação do Estado, mas não éramos vistos. Vivemos um momento histórico onde o governador Denarium nos reconhece como técnicos educacionais do Estado de Roraima. Eu falo como representante do interior e em nome de todos os técnicos, agradeço a todas as equipes que se empenharam para que esse momento chegasse”, disse.
Entre as novidades do PCCR, a previsão de cargos de nível superior
O PCCR foi elaborado por uma comissão formada por técnicos da Seed (Secretaria de Educação e Desporto), Segad (Secretaria de Gestão, Estratégia e Administração) e Sinter (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Roraima). A comissão atuou nos estudos e na revisão do PCRR durante o segundo semestre de 2021.
Além de dispor sobre benefícios como adicional de interiorização, adicional de qualificação, ajudas de custo, qualificações profissionais, progressões verticais e horizontais, o novo PCCR dos técnicos administrativos da Educação também prevê a criação de cargos de nível superior como nutricionistas, psicólogos e assistentes sociais, profissionais necessários no atendimento educacional.
“Era um plano que as gestões anteriores não tinham preocupação e sequer abriam diálogo com a categoria. O novo PCCR traz um ganho muito grande ao trazer a carreira de nutricionista, uma demanda cobrada pelo FNDE há anos, além da carreira de assistente social, em cumprimento a uma lei já existente e a carreira de psicólogo”, explicou a secretária de Educação, Leila Perussolo.
O Sinter também comemorou a assinatura do documento. Leonilde Lima Cavalcante, da Diretoria dos Técnicos Educacionais do Sinter falou sobre o sentimento da categoria.
“Passaram vários governos e ninguém quis abraçar nossa causa. Queríamos mostrar que existíamos na escola. Na pandemia atuamos na linha de frente. Hoje só temos a agradecer ao governador Denarium e a secretária Leila, pois estamos saindo daqui já nos sentindo muito valorizados, de fato e de direito”, disse Leonilde.
Agora o PCCR segue para análise e apreciação da ALE/RR (Assembleia Legislativa do Estado de Roraima) e o governador Denarium disse que pedirá à Casa Legislativa celeridade na apreciação do documento.
SECOM RORAIMA
JORNALISTA: Mágida Azulay Khatab
FOTOGRAFIA: Fernando Oliveira
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) publicou no Diário Oficial do Estado de Alagoas (DOE) na edição desta quinta feira (17), a Portaria nº 7.837/2021 com a 5ª convocação do Processo Seletivo Simplificado - PSS para motorista do transporte escolar, com atuação nos municípios de Maceió, Rio Largo e Arapiraca. Os convocados deverão se apresentar nos próximos dias 18 e 21 de fevereiro, munidos de seus documentos pessoais, como também da documentação comprobatória de aptidão para o exercício da atividade.
“Estamos trabalhando com afinco para dar celeridade aos processos internos para promovermos um transporte escolar de qualidade a todos os alunos da rede estadual de ensino. O sucesso dos programas de combate à evasão escolar, como o Cartão Escola 10 e o Vem Que Dá Tempo, por exemplo, fez com que o número de alunos crescesse cerca de 30%, isso reflete diretamente na questão dos transportes. Por isso, também estamos entregando mais de 400 novos ônibus em todo o estado, todos devidamente equipados para atuar com a segurança necessária”, explica o secretário de Estado da Educação, Rafael Brito.
Para atuação em Maceió e Rio Largo, os candidatos inscritos deverão comparecer à 13ª Gerência Regional - localizada na Av. Fernandes Lima, s/nº, CEPA, na capital. Já os candidatos para atuação em Arapiraca, deverão comparecer a 5ª Gerência Regional, localizada na rua Antônio Marroquim, s/ nº, Baixão, no mesmo município. Após a realização do cadastro, toda a documentação será analisada e os selecionados devem ser submetidos a um treinamento de integração, num curto período, para que a partir disso seja possível o início imediato da função.
“É exigência do edital que todos os candidatos já tenham a formação apropriada, mas a gente tem o cuidado de fazer um treinamento, para esses motoristas novatos se habituarem à rotina do transporte escolar. Trabalhamos com crianças e jovens, então só colocamos o motorista para atuar, quando sentimos segurança na capacidade dele como condutor do veículo,” destacou George de Souza, Presidente da Comissão Especial de Transporte Escolar da Seduc.
Para mais informações sobre a portaria e o processo seletivo, o candidato deve acessar o site do http://sigepro.educacao.al.gov.br/selecao/ ou conferir a edição de 17 de fevereiro, do Diário Oficial de Alagoas, em https://www.imprensaoficial.al.gov.br/diario-oficial .
Meu transporte Novo
Com a contratação desses novos motoristas escolares, a Secretaria deve entregar mais de 50 novos ônibus, dos 200 que foram adquiridos na segunda etapa do programa Meu Transporte Novo. Ao todo são 400 novos ônibus que visam reforçar a frota do transporte escolar em Alagoas, bem como, atender a crescente demanda de alunos na rede pública estadual.
“Nós já temos os ônibus, agora estamos convocando os motoristas para atender a demanda que aumentou. Aguardamos que esses candidatos se apresentem, para realizarmos a contratação e o treinamento de integração, para que assim, possamos colocar esses veículos para circular ainda em fevereiro,” acrescentou George, presidente da Comissão.
Os estudantes da Rede Pública Estadual que concluíram o ensino médio em 2021, e realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), já podem se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para concorrer a uma vaga nas instituições públicas de ensino superior de Alagoas e de todo o Brasil. O processo de inscrição é realizado online, através do site sisu.mec.gov.br até o dia 18 de fevereiro, com resultado da chamada regular previsto para o dia 22 do mesmo mês.
Em algumas unidades de ensino da rede estadual é oferecida assistência para os estudantes no ato das inscrições, tanto para o Enem, quanto para o Sisu. Ambas as seleções têm cadastramento realizado de forma virtual, no portal do Ministério da Educação (MEC), o que pode ser uma dificuldade para os alunos em situação de vulnerabilidade social, que não possuem acesso à internet em casa. Por isso, algumas escolas cedem seus laboratórios de informática, e dão auxílio para que seus estudantes consigam fazer as inscrições e o acompanhamento do processo.
Essa prática acontece na Escola Estadual Pedro Joaquim de Jesus, localizada no município de Teotônio Vilela, onde todos os anos, a direção disponibiliza os computadores da escola para os alunos realizarem suas inscrições. “A escola sempre dá essa ajuda. Assim que as inscrições começam nós fazemos a divulgação do prazo, para que os alunos que precisarem de um suporte venham até a escola, para que possamos dar essa assistência. Temos dez computadores em nossa biblioteca e eles sempre ficam disponíveis para essa finalidade,” contou o gestor da unidade, Eliano da Rocha.
Em Alagoas, o Sisu é a porta de entrada para diversas universidades, somente nas entidades públicas são mais de 5 mil vagas destinadas para 149 opções de cursos distribuídos entre os campi da Ufal, Uneal, Ifal e Uncisal por todo o Estado.
Mobilização da Rede Estadual
Em 2021, mais de 69 mil alagoanos realizaram a última edição do Enem, após uma grande mobilização da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para a recuperação da aprendizagem e preparação dos estudantes para o exame. Dentre as ações das escolas estaduais, se destacaram os aulões temáticos, gincanas, simulados, roda de conversa com universitários e roteiro de estudos personalizados para o Enem, assim como recursos digitais oferecidos pela Seduc por meio do portal Escola Web. Além de ações pedagógicas, a Secretaria também instituiu o programa Cartão Escola 10, que oferece bolsas como incentivos para combate à evasão escolar e prêmio de conclusão dos estudos.
“Com o Cartão Escola 10, os nossos alunos que finalizam o terceiro ano do ensino médio, ganham uma bolsa de R$ 2 mil para usar como quiserem. Inclusive, para muitos deles, esse dinheiro é a oportunidade para investir numa preparação para o ingresso no ensino superior. Com o empenho do governador Renan Filho, seguiremos beneficiando mais de cem mil jovens neste ano letivo de 2022”, pontuou o secretário de Estado da Educação, Rafael Brito.
Demais processos
Outras seleções para ingresso no ensino superior também são oferecidas pelo Ministério da Educação. O Prouni (Programa Universidade para Todos) promove o acesso às universidades privadas para estudantes de baixa renda, através de bolsas de estudos parciais ou integrais. Já o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), é um programa destinado a financiar a graduação dos estudantes matriculados em instituições privadas. Para mais informações sobre os programas e suas seleções acesse www.gov.br/mec.