Edição 1 - Brasília - DF, sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Estudantes da etnia Xavante participam de aula inaugural do Projeto de Nucleação Indígena em Mato Grosso

25.02.2022

Estudantes de 12 aldeias da etnia Xavante participaram, nesta segunda-feira (21.02), da aula inaugural do Projeto de Nucleação Indígena. A atividade dá início ao ano letivo de 2022 na Aldeia São Pedro, localizada no município de Campinápolis (658 km a leste de Cuiabá).

O projeto piloto será realizado em quatro aldeias polos, por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e a Prefeitura Municipal. A nucleação consiste na concentração de turmas, que antes funcionavam em salas anexas, muitas delas em estruturas de palha nas próprias aldeias, para um único polo educacional.

Serão atendidos cerca de mil alunos de 33 aldeias da região, dos quais 350 alunos da aldeia São Pedro. A data oficial de início das aulas  do projeto será 3 de março nos polos São Felipe (4 aldeias), Campo Belo (9 aldeias), Baixão (8 aldeias) e São Pedro (12 aldeias).

A proposta desse projeto é oferecer melhores condições de ensino e infraestrutura. Além de disponibilizar transporte escolar para os estudantes chegarem aos polos, eles receberão refeições e terão acesso às apostilas Sistema Estruturado de Ensino.

“Temos uma meta audaciosa para transformar também a educação e o acesso ao conhecimento aos povos indígenas, mas, para isso, precisamos dinamizar as escolas indígenas. O primeiro passo é propor a qualidade na infraestrutura, na área pedagógica e oferecer alimentação escolar com todas as condições que eles merecem”, destacou o coordenador de Educação Escolar Indígena, Lucas Oliveira.

Para a superintende de Diversidades da Seduc, Lucia Santos, a nucleação pode ser considerada como a realização de um sonho. “Estamos vivendo um momento único e transformador, mais do que dar condições dignas para os alunos, essa ação vai melhorar a qualidade de vida dos xavantes”.

No polo São Pedro, foram disponibilizadas 11 salas de aula para atender estudantes indígenas matriculados no ensino das séries iniciais, ensino fundamental e médio, nos períodos matutino e vespertino.

“Agradeço a equipe da Seduc e o Governo de Mato Grosso por tudo que estão fazendo por nós. Essa nova geração contará com muitos ensinamentos que podem ajudar na história nosso povo. A partir desse projeto, acreditamos que os nossos filhos poderão fazer parte do mercado de trabalho, tornando-se médicos, professores e advogados”, relatou o cacique Saturnino Wapodowe.

Para este ano, a nucleação indígena também será implementada em outras aldeias de Mato Grosso. A estrutura de nucleação foi elaborada de forma que contribua na melhoria da qualidade do ensino/ aprendizagem, formação pedagógica efetiva para os professores, continuidade dos estudantes em séries/ anos mais avançadas do sistema de ensino e em turmas unisseriadas, melhoria da proficiência, espaço físico adequado e melhor logística na distribuição de materiais didáticos e alimentação.

“Esse é o dia em que começamos a mudar a história da educação indígena de Campinápolis. Tudo isso aconteceu também por iniciativa deles e vamos colocar em prática o sonho de uma educação pública de qualidade para este público, com profissionais qualificados e equidade de aprendizagem dos estudantes”, afirmou o secretário de Educação, Alan Porto.

O prefeito de Campinápolis, José Bueno, disse que incialmente foi necessário vencer inúmeras dificuldades para colocar o projeto em prática. “Agora nossos alunos indígenas vão ter um estudo de qualidade, é uma transformação importante e muito esperada”.

Também participaram da aula inaugural a gestora da Diretoria Regional de Educação (DRE), de Barra do Garças, Silvia Figueiredo, diretores escolares, professores, secretários municipais, vereadores e lideranças indígenas.


Gestores adquirem EPIs e outros produtos para reforçar a segurança nas escolas em Roraima

24.02.2022

Os gestores das escolas que receberam o Cartão de Gestão Escolar já estão adquirindo EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e outros insumos, para reforçar os protocolos de biossegurança no retorno das atividades presenciais da rede estadual de ensino.

Os Cartões de Gestão Escolar, com valor de R$ 5 mil cada um, foram entregues no último dia 7 de fevereiro para 113 escolas, sendo 61 da Capital e 52 do Interior. Os gestores das instituições de ensino estão sendo responsáveis pelo uso do cartão e deverão prestar contas dos valores utilizados junto à Seed (Secretaria de Educação e Desporto).

“Estamos dando suporte às escolas para o enfrentamento da Covid-19 neste retorno de aulas presenciais A intenção é garantir que todos sintam-se seguros no ambiente escolar” destacou o governador Antonio Denarium.

A Escola Estadual Euclides da Cunha, situada no Centro de Boa Vista, foi uma das unidades contempladas com a iniciativa. A escola atende 520 estudantes do Ensino Fundamental (6° ao 9°) e tem como gestora Flávia Coelho, que diz que o cartão é a concretização de um sonho.

“Com o Cartão Gestão Escolar as escolas têm mais autonomia financeira e agimos com muita responsabilidade e compromisso com o recurso público. Conseguimos comprar materiais de EPIs para assegurar um retorno seguro das atividades presenciais. Só tenho a agradecer ao governador Antonio Denarium por esse olhar focado à saúde dos nossos alunos, professores e demais servidores nesse momento pandêmico”, enfatizou Flávia.

 

Outra escola que está adquirindo os itens é a Fagundes Varela, localizada no município de Rorainópolis. Segundo a gestora da instituição, Marly Alves, os produtos foram comprados no próprio município, resultando no aquecimento da economia local.

“Esse cartão foi de grande valia e chegou na hora certa, pois está suprindo as necessidades da escola nesse início das aulas presenciais. Compramos luvas de proteção, água sanitária, álcool em gel, medidores de temperatura, protetores faciais e entre outros ``, ressaltou Marly.

Foram investidos na iniciativa R$ 660 mil, sendo R$ 610 mil em recursos do Tesouro Estadual e um complemento de R$ 50 mil de emenda parlamentar destinado pela deputada estadual Betânia Almeida. Em breve, outras escolas da rede serão atendidas.

Por Francis Silva

Fotografia: Ascom/Seed/RR


Santa Catarina lança Programa de Educação Financeira em parceria com o Ministério da Educação

24.02.2022

O secretário de Estado da Educação, Luiz Fernando Vampiro, participou nesta terça-feira, 22, do lançamento do Programa de Educação Financeira do Estado de Santa Catarina, ao lado do ministro da Educação, Milton Ribeiro. Resultado de uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o programa tem como objetivo promover a abordagem do tema junto aos estudantes catarinenses.

“A educação financeira é uma das trilhas de aprofundamento do Novo Ensino Médio, um avanço que permite que o aluno opte por estudar assuntos com os quais ele tenha familiaridade, algo que ajude a construir sua vida profissional no futuro. Neste tema, ele aprende sobre a matemática aplicada ao mundo financeiro, mas também relaciona o dinheiro e felicidade, entende a importância de se ter um planejamento de gastos. O programa com certeza tem muito a somar”, disse o secretário Vampiro.

O programa foi lançado em Tubarão, município que é considerado pelos idealizadores da iniciativa como um núcleo de referência em educação financeira no país. Durante o evento, foram apresentados o Caderno Economia do Guia dos Temas Contemporâneos transversais, material que aborda a educação financeira de forma interdisciplinar, conectada à realidade dos estudantes, seguindo as premissas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Após o lançamento oficial, o ministro Milton Ribeiro fez elogios à condução da educação em Santa Catarina e comentou sobre a implantação do programa. “Estou muito contente com este projeto. Tenho certeza que Tubarão vai dar um andamento tão bom que poucas mudanças serão necessárias para que ele seja compreendido. O MEC está à disposição” conclui.

O Programa de Educação Financeira e Fiscal de Tubarão, iniciativa que pretende conscientizar estudantes do município sobre a arrecadação de impostos e controle dos gastos públicos, também foi lançado durante o evento. Estiveram presentes na agenda ainda o senador Jorginho Mello; o deputado federal Daniel Freitas; o prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli; o presidente da CVM, Marcelo Barbosa; o vice-presidente do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina, Felipe Felisbino; a presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação em Santa Catarina, Patrícia Lueders; o Secretário da Fazenda do município de Tubarão, Rafael Bianchini; e o reitor da Unisul, Mauri Luiz Heerdt.

Como se inscrever no Programa Educação Financeira na Escola

Lançado para todo o Brasil em agosto de 2021, o Programa Educação Financeira na Escola é uma iniciativa voltada à professores das redes pública e privada de ensino, que tem como objetivo prepará-los para abordar o tema da educação financeira em sala de aula. As inscrições nas formações são gratuitas e devem ser feitas neste site.

Educação Financeira em Santa Catarina

Em Santa Catarina, o Currículo Base do Território Catarinense, apoiado no princípio da educação integral, tem como objetivo garantir desenvolvimento pleno aos estudantes, do ponto de vista da cidadania, emancipação e liberdade. Nesta perspectiva, entre os temas abordados estão a economia, o trabalho, a educação financeira e a educação fiscal.

No Novo Ensino Médio, este tema é abordado por meio dos componentes curriculares eletivos de Matemática Financeira e Educação Fiscal. Nestas aulas, os estudantes têm acesso a conteúdos como a história das relações financeiras, matemática aplicada às finanças, a importância de um controle de gastos e investimentos e conhecimentos sobre o funcionamento das instituições financeiras.

Em 2021, das 120 escolas-piloto que já trabalhavam com o Novo Ensino Médio em Santa Catarina, 37 ofereceram este componente curricular eletivo a mais de 2,2 mil estudantes - o Novo Ensino Médio está sendo implementado oficialmente em 711 escolas da rede estadual em 2022. Além disso, cinco Centros de Educação Profissional (CEDUPs) ofertaram os conteúdos como parte do currículo de cursos técnicos oferecidos pelo Governo de Santa Catarina.


Acre promove a primeira formação do programa Caminhos da Educação do Campo

24.02.2022

A Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE) promove a primeira formação do programa Caminhos da Educação do Campo: Ciclos de Aprendizagem, para o ano letivo 2022, durante o período de 22 a 25 de fevereiro, em formato online.

A solenidade de abertura foi realizada na manhã desta terça-feira, 22, e contou com a presença da secretária de Educação, Socorro Neri; da diretora de Ensino, Gleicicleia Gonçalves de Souza; e da chefe do Departamento de Educação do Campo, Maria de Nazaré Pereira Rodrigues.

O público-alvo são os profissionais dos núcleos de representação da SEE nos 21 municípios onde ocorre o programa, que, posteriormente, reaplicarão os conteúdos, com foco nas equipes gestoras, professores responsáveis e professores regentes.

“É a Secretaria de Educação garantindo aos municípios do estado do Acre a universalização da Educação Básica, com qualidade, para a população rural”, afirmou a chefe do Departamento de Educação do Campo, Maria de Nazaré Rodrigues.

A formação aborda a organização estrutural e pedagógica do programa Caminhos da Educação do Campo, que atende aos alunos do ensino fundamental, anos iniciais e finais, como também alunos do ensino médio das escolas de difícil acesso, localizadas na zona rural do estado, com formação de turmas multiseriadas.

Os materiais pedagógicos que foram construídos para a formação serão adaptados de acordo com a realidade de cada localidade e serão utilizados nos encontros presencias com os professores.

A qualificação presencial das equipes das escolas de Rio Branco ocorrerá nos dias  3, 4, 9 e 10 de março, na Escola José Ribamar Batista, localizada no bairro Aeroporto Velho. Nos demais municípios, será realizada nos dias 14, 15, 16, 17 e 18 de março. Cada município definirá seu local de formação.


Mato Grosso investe R$10 milhões na construção de novas escolas estaduais em Sorriso

24.02.2022

O Governo de Mato Grosso está investindo cerca de R$ 10 milhões na construção de duas novas escolas estaduais em Sorriso (420 km ao norte de Cuiabá). Além de se tratar de sedes novas, as unidades vão aumentar a oferta de atendimento para alunos do ensino fundamental e médio da região.

Com capacidade para atender 500 alunos por turno (matutino e vespertino e noturno), a Escola Estadual Mário Raiter está sendo construída com investimentos de R$ 5,4 milhões, dos quais R$ 108.737,78 mil de contrapartida da Prefeitura Municipal.

A unidade fica localizada em uma área com 1.200 casas onde não há nenhuma unidade escolar nas proximidades. A construção está com 30% das obras realizadas e se encontra na fase de assentamento dos blocos.  A próxima etapa compreende a colocação de cobertura e revestimento do piso. O prédio terá 16 salas de aula, refeitório, banheiros, biblioteca, laboratórios, dependências administrativas, cozinha e quadra poliesportiva coberta.

Na Escola Estadual da Polícia Militar Tiradentes Cabo Antônio da Silva Amaral, localizada no bairro Portal Kaiabi, as obras foram iniciadas no ano passado e estão 45% executadas. Atualmente, está sendo feito o reboco dos blocos. A próxima etapa será a colocação de cobertura e instalação hidráulica.

O prédio também contará com 16 salas de aula, refeitório, banheiros, biblioteca, laboratórios, dependências administrativas, cozinha e quadra poliesportiva coberta.  Os recursos aplicados são de R$ 5,1 milhões. Os alunos da unidade são atendidos hoje em uma estrutura compartilhada com uma universidade privada, após uma parceria com o município.

“O ambiente é um aspecto extremamente importante no trabalho de gestão escolar e qualidade para o trabalho dos professores e aprendizado dos estudantes. Com um prédio próprio, não precisaremos ficar mudando o local das aulas e isso também é uma forma de deixar os alunos seguros e empolgados com o novo espaço. Atualmente, atendemos 1.100 alunos e, com a com nova sede, poderemos ter até 500 novas vagas”, ressaltou diretor da escola militar, o tenente coronel Ilton Botelho da Costa.

A previsão da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) é que a escola entre em funcionamento em 2023. “Temos o compromisso de cumprir o cronograma das obras e acredito que a escola estará em funcionamento ainda no início de 2023.  Quem ganha com as obras são os nossos profissionais da educação e, principalmente, os nossos estudantes”, destacou o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, durante a vistoria das obras.


Governador Ronaldo Caiado entrega mais de R$1,5 milhão em benefícios para educação e vistoria construção de colégio

24.02.2022

Em agenda de inaugurações e anúncios de obras em Trindade, na Região Metropolitana de Goiânia, nesta segunda-feira (21/2), o governador Ronaldo Caiado entregou, no Colégio Estadual Padre Pelágio, a reforma da Coordenação Regional de Educação (CRE) e do Colégio Estadual Homero Honorato, além de quadras poliesportivas em outras duas instituições. Houve ainda visita à unidade da Polícia Militar (CEPMG) Professor José dos Reis Mendes e vistoria da construção do Colégio Estadual São Bernardo II, que recebeu R$ 3,1 milhões em recursos dos cofres do Estado.

A CRE de Trindade foi reformada e ampliada. A unidade recebeu novo bloco, cobertura, instalações elétricas, central de gás, adequações de acessibilidade e combate a incêndio, avaliados em R$ 530 mil. Já o Colégio Estadual Homero Honorato passou por pintura geral, troca do piso e reforma dos banheiros, cozinha, despensa, passarela e central de gás. Com investimento de R$ 114 mil, ganhou ainda reparos na parte elétrica e hidráulica, além de adaptações de acessibilidade e combate a incêndio. 

“O objetivo do nosso governo é um só: quero chegar até a casa de vocês e melhorar a vida de cada um”, disse o governador, que também ressaltou uma série de investimentos na educação que ultrapassam mais R$ 3,2 bilhões em todo o Estado. “Vocês vão ver muitos pais tirando aluno de colégio particular e colocar na rede pública porque damos dignidade às nossas crianças. Isso é o que mais me encanta”, sublinhou. 

“O governador, com toda serenidade e humildade, faz cumprir tudo que prometeu”, assegurou o diretor Lucas Henrique Coelho, que detalhou investimentos de R$ 600 mil por parte da gestão estadual. Em discurso, a aluna do 1º ano do Ensino Médio, Gabrielly Vitória, disse ter orgulho de fazer parte da rede pública. “Nunca vi uma pessoa que se preocupa tanto com a educação quanto o governador Ronaldo Caiado. O que o senhor faz é um feito marcante”, testemunhou. 

No evento, foram inauguradas as quadras poliesportivas dos colégios estaduais Professor Helon Gomide e Padre Pelágio. Na primeira escola, foram investidos R$ 300 mil do Tesouro Estadual. Na segunda unidade, R$ 628 mil do governo federal em convênio com o Governo de Goiás. O prefeito de Trindade, Marden Júnior, indicou que as gestões municipal e estadual caminham em sintonia “com o que o cidadão necessita: lançando obras e tomando iniciativas que há muito tempo eram aguardadas”.

O governador vistoriou também as instalações do Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás (CEPMG) Professor José dos Reis Mendes. No local está sendo construída uma quadra coberta, com investimento de R$ 319 mil. Por último, esteve nas obras do Colégio Estadual São Bernardo II. O valor total da construção é R$ 3,1 milhões e a previsão é de que seja concluída no primeiro semestre de 2023.

Ações sociais


A programação no município incluiu, ainda, distribuição de cartões dos programas Mães de Goiás, e Pra Ter Onde Morar - Aluguel Social, além de materiais de outras duas iniciativas: Construindo Campeões e Aprendiz do Futuro. A Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) também marcou presença com a entrega, aos moradores, de enxovais para bebês, leite nutricional, fraldas, cadeiras de rodas e colchões. 

Foram distribuídos 100 cartões com R$ 350 mensais para locação de imóvel, do programa Pra Ter Onde Morar - Aluguel Social, e outros 100 do Mães de Goiás. No total, 1.667 mulheres do município de Trindade vão ser contempladas com a iniciativa. Foram entregues, ainda, 100 kimonos do programa Construindo Campeões e 39 kits do Aprendiz do Futuro.   

Participaram da agenda a deputada federal Flávia Morais; o deputado estadual Dr. Antônio; o secretário estadual da Retomada, César Moura; além de vereadores, ex-prefeitos, lideranças regionais e a comunidade escolar de Trindade. 


Secretária Fátima Gavioli conhece as melhorias feitas com recursos do Governo de Goiás

24.02.2022

Como parte da programação do projeto Seduc Itinerante desta terça-feira (22/02), em Porangatu, a secretária de Educação Fátima Gavioli e parte de sua equipe estiveram em duas instituições de ensino da rede pública estadual na cidade.

A primeira unidade escolar visitada foi o Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Dona Gercina Borges Teixeira, que de 2019 até agora já recebeu R$ 1,3 milhão do Governo de Goiás para execução de obras de reforma, ampliação e adequação do prédio, bem como na aquisição de novos equipamentos para uso didático, pedagógico e administrativo.

O Cepi atende 183 estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, no período das 7h30 às 17 horas. Durante conversa com os professores, a secretária Fátima Gavioli frisou o quanto é importante ter um governo que compreenda a necessidade de se investir na educação. E esses investimentos, segundo ela, têm sido direcionados tanto para a valorização dos servidores quanto para melhorias na infraestrutura das escolas.

Na opinião da secretária, o governador Ronaldo Caiado vai deixar um legado cujo destaque serão grandes mudanças na educação. “E dentro em breve, estaremos anunciando o maior volume de ordens de serviços para acabar de vez com as escolas de placas na rede pública estadual”, adiantou ela. 

Presidente Kennedy

A segunda instituição de ensino visitada pela secretária de Educação foi o Colégio Estadual Presidente Kennedy, que funciona nos três turnos e possui 400 alunos matriculados em turmas do Ensino Fundamental, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e na EJATec.

Recepcionada por alunos, professores e a equipe gestora, Fátima Gavioli conheceu as instalações da escola, visitou a nova sala de AEE (Atendimento Educacional Especializado) e também o espaço onde está sendo montado o laboratório do projeto Include, que está sendo implantado em parceria com o Instituto Campus Party e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi).

Com foco nas crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, o projeto Include tem como objetivo capacitar os estudantes por meio de atividades nas áreas de tecnologia, robótica, programação, eletrônica, sensores e mecânica.

Segundo o diretor Washington Francisco Pires, o colégio também ganhará em breve a tão sonhada quadra poliesportiva coberta. “Os recursos já estão na conta do Conselho Escolar”, conta ele. O valor da obra é de R$ 500 mil.

Reformar e Equipar

Além de outros recursos, o C. E. Presidente Kennedy recebeu R$ 100 mil pelo programa Reformar e R$ 155 mil por meio do programa Equipar. De acordo com o gestor, com o dinheiro do Reformar foram executados diversos serviços, entre eles pintura e restauração de paredes e muros, reforma do reservatório de água, restauração dos quadros nas salas de aula, reforma dos banheiros e da cantina e substituição de parte das tubulações.

Já a verba do Equipar foi destinada à aquisição de equipamentos para a melhor atendimento aos alunos. “Compramos bebedouros com filtragem dupla, refrigerador industrial, geladeira, aparelho de micro-ondas, forno industrial, batedeira industrial, aparelhos de ar-condicionado, aparelhos de som e projetor digital para cada sala de aula, computadores, notebooks e ainda mesas e cadeiras para a sala dos professores e secretaria”, informa Washington.


Está aberto o período de inscrições para formação de professores do Programa Aprende Mais 2022

23.02.2022

Os professores das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, e os supervisores escolares podem confirmar sua inscrição para o curso de formação do Aprende Mais 2022 entre os dias 21 de fevereiro e 3 de março. O processo é realizado online por meio do site do Portal Educação RS portal.educacao.rs.gov.br.

A formação acontece entre os meses de março e novembro, ao longo de quatro ciclos, e é dividida entre momentos síncronos e assíncronos. Serão realizadas três transmissões ao vivo por ciclo no canal do YouTube TV Seduc RS. Os professores que não puderem assistir simultaneamente poderão ver depois no canal.

As primeiras lives acontecerão nos dias 2 e 3 de março e serão destinadas para os professores do Ensino Médio de Língua Portuguesa e Matemática, respectivamente. A primeira rodada de transmissões ocorrerá das 19h às 20h30. O cronograma segue na segunda semana de março para professores dos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental.

Bolsas de Formação

Além de um certificado, após a conclusão dos quatro ciclos, o professor recebe, também, a Bolsa Formação, instituída pelo Decreto nº 56.137, de 14/10/2021, e a Portaria nº 261/2021.

I - R$ 200,00 (duzentos reais) por ciclo realizado para a formação, a capacitação ou o aperfeiçoamento de professores dos anos inicias do Ensino Fundamental; 

II - R$ 300,00 (trezentos reais) por ciclo realizado para a formação, a capacitação ou o aperfeiçoamento de professores dos anos finais do Ensino Fundamental; 

III - R$ 300,00 (trezentos reais) por ciclo realizado para a formação, a capacitação ou o aperfeiçoamento de professores do Ensino Médio; e 

IV - R$ 500,00 (quinhentos reais) por ciclo realizado para a formação, a capacitação ou o aperfeiçoamento dos Supervisores Escolares. 

Aprende Mais

O Programa Aprende mais tem o objetivo de recuperar e promover a aceleração da aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática dos estudantes da Rede Estadual, proporcionando oportunidades para que desenvolvam as habilidades essenciais e avancem com sucesso em sua trajetória escolar.

Avançar na Educação

Com o objetivo de melhorar a infraestrutura física e tecnológica das escolas, assegurar a recuperação da aprendizagem pós-pandemia, qualificar o ensino público gaúcho de forma mais inclusiva e equitativa e capacitar os profissionais envolvidos, o governo do Estado lançou o Avançar na Educação.

O projeto contempla um plano de investimentos de R$ 1,2 bilhão na educação estadual até 2022, entre obras, tecnologia, capacitação e programas para melhorar a aprendizagem. É o maior investimento na educação estadual gaúcha dos últimos 15 anos.

A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) informa que a redução anual do número de matrículas se deve a diminuição das taxas de natalidade. Fenômeno que ocorre no Rio Grande do Sul e em todo o país.

Em 2012, a Rede Estadual contava com 1.083.873 alunos. Em 2017 eram 930 mil estudantes. Agora, em 2022, a Rede possui 750 mil alunos matriculados.

A Seduc ressalta ainda que, mesmo com a redução da taxa de natalidade, existem regiões do Estado que apresentam uma maior densidade populacional, principalmente na região metropolitana de Porto Alegre, o que faz com algumas localidades tenham maior demanda e procura por vagas do que outras.


Governador Eduardo Leite e secretária Raquel Teixeira dão início ao ano letivo da Rede Estadual

23.02.2022

A manhã desta segunda-feira (21/2) foi marcada pelo retorno das aulas da rede estadual de ensino em todo o Rio Grande do Sul. Em visita a Rio Pardo, o governador Eduardo Leite e a secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira, participaram do ato de início do ano letivo, no Instituto Ernesto Alves. 

“Valorizamos muito essa retomada das aulas, depois de dois anos muito difíceis em função da pandemia. Hoje iniciamos o ano letivo conhecendo melhor os cuidados para evitar a doença, também temos a vacinação que está em andamento”, afirmou o governador. Ainda em sua fala, deixou um recado aos alunos. “Tenho certeza que cada aluno que está aqui levará boas lembranças desta escola. Valorizem os professores, que estão aqui para dar a vocês a formação necessária para o mundo lá fora. Não é um mundo fácil, exige cada vez mais capacidade e conhecimento para que vocês conquistem seu lugar”, disse.

A secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira, analisou o atual momento da Educação e destacou as novidades para o ano letivo de 2022:

"Estamos vivendo um momento de grande revolução tecnológica e uso de inteligência artificial na Educação. Por isso, nós temos tudo pra sair da pandemia com uma escola melhor. Aprendemos, evoluímos, crescemos e estamos virando a chave. Vamos iniciar o ano com novos Chromebooks, com protagonismo juvenil, com metodologias ativas e uma serie de iniciativas que propiciam a evolução e a aprendizagem. Viva o ano letivo de 2022, que ele seja positivo e feliz", afirmou. 

Durante o evento, foram entregues 30 Chromebooks para uso dos alunos da instituição. A iniciativa busca qualificar o ambiente digital da comunidade escolar e fortalecer a inserção da tecnologia nas instituições de ensino. Ao todo, o governo do Estado adquiriu 90 mil aparelhos – investimento de R$ 165 milhões, para beneficiar 2.376 escolas estaduais. Em 2021, foram distribuídos 50 mil chromebooks para docentes regentes de classe e coordenadores pedagógicos, com valor investido de R$ 83,6 milhões.

Projetos direcionados à educação para mulheres apenadas

Em visita à casa prisional de Rio Pardo, o governador conheceu a estrutura bicentenária que, após reforma, receberá mulheres apenadas. A unidade será referência de recolhimento feminino na região, com incentivo a projetos direcionados à educação, à qualificação profissional e políticas públicas voltadas à igualdade de gênero.

Acompanharam as agendas em Rio Pardo o vice-governador Ranolfo Vieira Júnior, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Edson Brum, e o prefeito de Rio Pardo, Edivilson Brum.


Educadores da área rural de Acrelândia recebem orientações sobre Novo Ensino Médio

23.02.2022

As equipes gestoras das escolas da área rural de Acrelândia, localizado a 108Km da capital do Acre, participaram de uma capacitação sobre o Novo Ensino Médio, que será implementado em todo o país este ano. 

De acordo com a coordenadora de Ensino da representação da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre (SEE) no município, Wildna Schumacher, o objetivo é manter as equipes das escolas alinhadas para que se cumpra o que é regulamentado pela Base Nacional Comum Curricular. “A intenção é encontrar a melhor maneira de ofertar as novas disciplinas para que os alunos se adaptem às mudanças”, explica. 

A implementação se dará de forma gradual, começando pelas primeiras séries do ensino médio. Em 2023, serão incluídas as segundas séries e em 2024 o ciclo será fechado com a inclusão das terceiras séries. 

No Acre, o currículo do Novo Ensino Médio foi aprovado em dezembro de 2021 e tem como principais mudanças a implementação do Projeto de Vida, que será o ponto de partida da formação do aluno, com o qual ele tem a possibilidade de planejar o melhor caminho para uma formação que atenda seus anseios profissionais e pessoais; a escolha dos Itinerários Formativos, pelos quais o aluno poderá escolher o caminho de aprofundamento de estudo, conforme as possibilidades ofertadas pela escola e que atenda ao seu Projeto de Vida; e o aumento da carga horária. 

É importante entender que os Itinerários Formativos das escolas acreanas são compostos por Língua Espanhola, Disciplinas Eletivas, o Projeto de Vida do Estudante e as Rotas de Aprofundamento. Já no primeiro ano do ensino médio, o estudante deve escolher um itinerário para seguir, conforme o seu Projeto de Vida.

As disciplinas que antes formavam o currículo do antigo Ensino Médio dão lugar às áreas de conhecimento: Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias ou Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, além da formação técnica e profissional. 

Por: Dayana Soares


Preuni Seduc alcança jovens de diferentes cenários sociais e garante acesso ao Ensino Superior

23.02.2022

O Pré-Universitário, curso preparatório do Governo de Sergipe para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), coordenado pela Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), é uma importante ferramenta de apoio à inserção dos jovens sergipanos no Ensino Superior. Com 44 polos espalhados em todo o território de Sergipe, o Preuni atendeu em 2021 mais de 5 mil jovens e a primeira parcial do resultado do Sistema de Seleção Unificada (SISU) é de mais de 425 estudantes aprovados. As classificações tendem a aumentar o resultado geral, conforme seja computado o resultado de todos os polos e das próximas chamadas.

No município de Lagarto, território Centro-sul, a aprovação no Ensino Superior veio em dose dupla e alegra uma família pautada por muita luta. Raimunda Renildes dos Santos Xisto é a mãe dos alunos Kauan Santos Xisto e Kaylan Santos Xisto, do Colégio Estadual Sílvio Romero. Eles acabam de concluir o Ensino Médio e durante o ano passado complementavam as aulas no polo Abelardo Romero Dantas, também em Lagarto. 

Kauan foi aprovado em Letras/Francês e Kaylan no curso de Design, ambos na Universidade Federal de Sergipe. Raimunda Renildes, como professora da Educação Básica e consciente da transformação que a educação gera na vida das pessoas, mora com os filhos e o restante da família no povoado Quilombo, zona rural de Lagarto. Ela conta que os meninos passaram praticamente o Ensino Médio inteiro longe da escola em função da pandemia de covid-19. 

“Sempre acompanhei de perto o incentivo de toda direção e professores do Silvio Romero de muito compromisso com a Educação Pública. Tivemos a sorte de além de estarem fazendo o Ensino Médio de qualidade, foram sorteados para fazer o cursinho do Preuni que inicialmente foi online. Meus filhos passavam praticamente o dia inteiro e boa parte da noite na tela do celular estudando. Quando iniciou as aulas presenciais ficou ainda mais difícil, pois estudavam pela manhã no Ensino Médio, pegando transporte escolar às 6h e chegava em casa quase 13h, tendo que voltar às 18h para o Preuni a noite. Chegava tarde da noite em casa, mas sempre muito focados nos estudos”, relatou Raimunda Renildes.

É do Centro-sul do estado que também perpassa a trajetória de Angélica de Santana Santos, 28 anos, cega, moradora do povoado Salobra, no município de Simão Dias. No ano passado ela estudou o Ensino Médio no Centro de Referência de Educação de Jovens e Adultos Marcos Ferreira concomitante às aulas no polo do Pré-Universitário. Angélica foi aprovada em 1º lugar no curso de História pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). 

Com um aparelho celular adaptado, Angélica conseguiu acompanhar as aulas no formato online a partir da tecnologia de leitura de documentos do tipo PDF. “Como a maior parte do tempo as aulas foram online eu não tive muita dificuldade porque os conteúdos eram disponibilizados em PDF e o leitor de tela do celular conseguia ler para mim. Já no Pré-Universitário a maioria das aulas eram por vídeo, então eu escutava e depois estudava com o livro digital que também disponibilizavam. Eu tenho muito a agradecer aos professores e toda equipe tanto do Preuni quanto do Ensino Médio, pois sempre me trataram muito bem, agradeço a eles por essa aprovação. Todos eles foram maravilhosos”, concluiu Angélica Santana. 

De Canindé do São Francisco, no Alto Sertão sergipano, Laércio Vicente Nobre é outro jovem que começa a galgar os passos em direção a uma trajetória acadêmica no estado vizinho. Estudante do polo do Preuni sediado no Centro de Excelência Dom Juvêncio Britto, ele conquistou a primeira colocação no curso de História da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Com o apoio e incentivo da professora Carla Silveira, Laércio entendeu que essa era a maneira de aumentar as chances de passar no Sisu e conquistar uma vaga no Ensino Superior. 

“A professora Carla Silveira foi quem me convidou para participar do Pré-Universitário porque estudar lá ajudaria com as minhas notas e eu teria mais chances de passar na faculdade para fazer um curso que eu gosto e foi isso que aconteceu. As aulas foram ótimas, me ajudaram bastante, também pude perceber que minhas notas do último Enem não eram tão boas, tão altas quanto o que eu tirei agora. Graças ao Preuni, as dicas que os professores me deram, as aulas, a motivação, quando chegou na hora do Enem eu peguei o conhecimento que eu tinha, todas as informações e decidi aplicar lá na prova”, contou Laércio. 

Também foram aprovados Thaís kamilly Araújo Camões, em Engenharia de Alimentos, na Universidade Federal do Mato Grosso, aluna do Polo Glorita Portugal (São Cristóvão); Lys Lainne Carvalho Santos, em Design na Universidade Federal de Sergipe (UFS), aluna do Polo Ulisses Guimarães (Umbaúba); Ana Gabriela Bispo dos Santos, em Química pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), aluna do Polo Murilo Braga (Itabaiana); Alan Araujo Gomes, Ciências Contábeis (UFS), aluno do Polo Ulisses Guimarães (Umbaúba); José Magno Monte Joaquim, Jornalismo (UFS), aluno do Polo Japaratuba; Mislaine Pereira de Souza, Engenharia Ambiental (UFS), aluna do Polo Lourival Baptista; Vitória Karolaine Santos Tanázio, Química industrial (UFS), aluna do Polo Coelho e Campos; dentre vários outros.

 


Estudantes da rede estadual ganham destaque com aprovação em universidades

23.02.2022

O resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o primeiro semestre de 2022 foi divulgado pelo Inep nesta terça-feira, 22, e as escolas da rede estadual de ensino já estão contabilizando os números de aprovados. Até o momento, muitos estudantes da rede têm se destacado nas primeiras colocações em diversos cursos, tanto na Universidade Federal de Sergipe (UFS), quanto em outras universidades pelo país.

O aluno Filipe Nunes Rezende, do Colégio Estadual Professor Nestor Carvalho Lima, em Itabaiana, foi o 2º colocado geral entre as escolas públicas e privadas e primeiro colocado em Medicina na UFS, independente de renda. Ele foi um jovem de grande destaque por ter acertado todas as questões de matemática do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2021), alcançando a nota 953.1, média máxima da edição, sendo ele o único estudante da rede pública de ensino de todo o Brasil a gabaritar as 44 questões válidas da prova de matemática.

Filipe nasceu, e se criou no povoado Caraíbas, Zona Rural de Itabaiana. Ele fez o primário na escola municipal do seu povoado e depois ingressou no Colégio Estadual Nestor Carvalho Lima, onde tomou gosto pela matemática. “Sou grato pela escola e por todos os professores que passaram em minha vida. Fico feliz em servir de exemplo de que, com esforço e dedicação, é possível chegar onde quiser”, disse.

O aluno Gabriel Mota de Oliveira, de 18 anos, passou todo o ensino médio no Colégio Estadual Djenal Tavares de Queiroz, em Moita Bonita. Ele foi aprovado em 1º lugar em Medicina (D2), e conta que sempre teve o sonho de estudar em um curso voltado para a área da saúde. Para ele, a preparação que recebeu no colégio foi essencial para a sua aprovação. “O Djenal Tavares de Queiroz foi um colégio que me auxiliou bastante no desenvolvimento emocional durante todo o processo do vestibular, mas também conferiu grande parte do conhecimento que me fez ser aprovado. Tenho um apreço enorme pela equipe pedagógica. Sem ela, eu não teria obtido esse resultado”, disse. Da mesma escola, destacou-se Alan Souza de Jesus, aprovado em 7º lugar em Engenharia Civil. Ele explica que, inicialmente, sua intenção era fazer medicina. “Quando vi engenharia civil como opção, acabei ficando interessado, pesquisei mais sobre o curso e a profissão e acabei gostando dela. Durante todo esse tempo, tive um bom suporte da escola pública”, afirmou.

Outro exemplo de destaque foi Lívia Andrade Santos, do Colégio Estadual Dr. Jessé Fontes, aprovada também em 1º lugar em Medicina (D3). Exemplo de superação, Elida Santos de Oliveira, de 18 anos, é uma jovem mãe de dois filhos: o pequeno Bryan Murillo, de três anos, e a Maria Elisa, de dois anos. Elida estuda desde 2019 no Centro de Excelência Doutor Edelzio Vieira de Melo, em Santa Rosa de Lima, e agora foi aprovada em 3º lugar no curso de Engenharia de Produção. Ela conta que, apesar das dificuldades naturais, a maternidade não foi um obstáculo para atingir o seu sonho de ingressar no ensino superior. “Foi bem difícil ter que conciliar todas essas coisas, mas com o apoio da escola, da família e de amigos, isso facilitou um pouco”, disse.

Exemplo desse auxílio foi o fato de o Centro de Excelência Doutor Edelzio Vieira de Melo ter implementado o projeto “Bebê a Bordo”, que envolveu a criação de uma brinquedoteca para as estudantes deixarem os seus filhos enquanto estão na aula. A jovem Elida lembra que o curso de Engenharia de Produção não era exatamente o curso com que ela sonhava desde cedo, mas que no meio do ano de 2021, passou a ser uma das suas opções. Então ela resolveu fazer. Com o objetivo de se preparar para o Enem, ela contou com o auxílio imprescindível dos professores e equipe diretiva da unidade de ensino.

“Durante esses anos o colégio sempre preparou os alunos com simulados, com sábados letivos direcionados principalmente para a prova do Enem, e isso ajudou bastante para que eu pudesse obter esse resultado”, explicou ela, que se emocionou bastante ao ver que havia passado. “Assim que consultei o resultado do Enem, eu gritei, pulei e chorei de alegria”, afirmou.

Pedro Yago de Aragão Vieira, de 17 anos, ficou em 5° lugar no curso de Medicina da UFS. Aluno do Colégio Estadual Alcebíades Paes, em Cumbe, desde o 1° ano do ensino médio, ele estudou a vida toda em escola pública. Pedro mora com os pais e um irmão, e conta que todos se sentiram muito felizes ao ver o resultado. “Eu passei a sonhar com a medicina quando comecei a pesquisar mais sobre o curso e acabei me identificando. Desde então, eu mantive a decisão de que isso era o que queria para mim. A escola pública foi a minha base para estudar os assuntos mais específicos e relacionados ao que eu precisava. Foi uma felicidade enorme, tanto minha quanto da minha família, que estava por perto desde quando saiu a nota até agora quando foi divulgado o resultado”, declarou. Também do Alcebíades se destacaram os alunos Marcelo Henrique, aprovado em Engenharia Eletrônica, e Mirian Nascimento, aprovada em Direito.

Tradicional comemoração

Como acontece todos os anos, no Centro de Excelência Atheneu Sergipense, alunos e professores festejaram as aprovações. Até a tarde desta terça-feira, 22, cerca de 30 estudantes já tinham sido identificados como aprovados. E a lista tende a aumentar, à medida que a contagem vai sendo feita.

Alex Melo passou em 1º lugar em Ciência da Computação. Para ele, o Atheneu ofereceu uma preparação para o Enem, mas também uma formação para a vida, preparando para o mercado de trabalho e para a vida em sociedade. “Aqui eu descobri que gostava muito de programação. Vi que no curso de Engenharia da Computação eu iria me encaixar. Foquei bastante para passar nele. Para mim foi uma surpresa, pois não esperava passar logo em primeiro lugar, e fiquei extremamente feliz por ter conquistado essa vaga”, declarou.

A sua colega Beatriz Lima Freitas passou em 1º lugar em Secretariado Executivo. Foram dois anos de estudos bem complicados, mas foi uma grande surpresa para mim e para minha família. O Atheneu nos deu um suporte maravilhoso. A equipe sempre me apoiou, me incentivou, e os professores são maravilhosos. Como é ensino médio em tempo integral, eu passava mais tempo no colégio estudando e aprendendo”, disse.

Mais destaques

O Centro de Excelência 28 de Janeiro, em Monte Alegre de Sergipe, também rendeu bastantes destaques em aprovações no Sisu, entre eles os alunos: Kaelly (1º lugar em Geografia na UFS), Maria Luíza (1º lugar em Zootecnia na UFS), Josyelle (3º lugar em Matemática na UFS), Kauã (3º lugar em Letras Português/Inglês na UFS), Maria Izabel (5º lugar em Letras Português na UFAL), Alessandra (Física/IFAL), Aparecido (Matemática/UFS), e Clesiane (Engenharia Agronômica/UFS).

A diretora Thaise Muller ressalta que as aprovações de destaque foram na licenciatura. “Isso nos enche de orgulho, porque a gente conquistou os estudantes para que eles tivessem nossa profissão de educador. Planejamos desde o início do ano o que poderíamos fazer de diferente com as turmas do 3º ano e ajudar os estudantes em seus Projetos de Vida. E hoje estamos em festa, vamos às ruas comemorar as conquistas dos nossos estudantes”, declarou.

Kauan Santos Xisto e Kaylan Santos Xisto acabam de concluir o Ensino Médio e durante o ano passado complementavam as aulas no polo Abelardo Romero Dantas, também em Lagarto. Kauan foi aprovado em Letras/Francês e Kaylan no curso de Design, ambos na Universidade Federal de Sergipe. Raimunda Renildes, como professora da Educação Básica e consciente da transformação que a educação gera na vida das pessoas, mora com os filhos e o restante da família no povoado Quilombo. Ela conta que os meninos passaram praticamente o Ensino Médio inteiro longe da escola em função da pandemia de covid-19.

“Sempre acompanhei de perto o incentivo de toda a direção e professores do Silvio Romero de muito compromisso com a Educação Pública. Tivemos a sorte de além de estarem fazendo o Ensino Médio de qualidade, foram sorteados para fazer o cursinho do Preuni que inicialmente foi online. Meus filhos passavam praticamente o dia inteiro e boa parte da noite na tela do celular estudando. Quando iniciaram as aulas presenciais ficou ainda mais difícil, pois estudavam pela manhã no Ensino Médio, pegando transporte escolar às 6h, e chegavam em casa quase às 13h, tendo que voltar às 18h para o Preuni à noite. Chegava tarde da noite em casa, mas sempre muito focados nos estudos”, relatou Raimunda Renildes.