11ª Semana do Surdo fortalece avanço da Política Estadual da Educação Especial

Secretaria de Estado da Educação do ES

12.09.2019

A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) participa da 11ª Semana do Surdo, no Centro de Atendimento ao Surdo, em Vitória, que teve início nesta quarta (11) e segue até a próxima sexta-feira (14).  A programação conta com palestras de profissionais da Sedu e da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), apresentações de curta-metragem do Cineclube Vendo Vozes e realização da Gincana das Cores. A abertura contou com a participação da gerente de Educação, Juventude e Diversidade da Sedu, Sandra Renata, e a subgerente de Educação Especial da Sedu, Sumika Soares de Freitas.

“Essa semana fortalece a formação em articulação com a sociedade civil, instituições formadoras e a comunidade surda capixaba quanto ao avanço da Política Estadual da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva. Hoje, na abertura, especialmente, apresentamos a discussão da Inclusão Escolar e o Direito à Educação”, disse Sumika.

A 11ª Semana do Surdo continua na quinta-feira (12), a partir das 08h30, com o Curta-Metragem Cineclube Vendo Vozes. Logo em seguida, será ministrada palestra com a professora Drª Arlene Batista da Silva, sobre o tema “Literatura Surda”. A programação também conta com a palestra “Intérprete Educacional”, com a professora Ms. Kelly Xavier Simões Silva (Ufes); e “Formas possíveis de ser na política linguística da Educação de Surdos”, com o professor Dr. Pedro Henrique Witchis (Ufes).

Já na sexta-feira (13), também a partir das 08h30, começa a palestra “A criança surda na Educação Infantil”, com a professora Drª Keila Cardoso Teixeira (Ufes). Em seguida, será abordado o tema “Letramento na Educação de Surdos”, com professor Ms. Leonardo Vieira Machado (Ufes). Logo depois, será realizada a palestra com tema “A visualidade dos sujeitos surdos no contexto da Educação Audiovisual”, com a professora Ms. Ericler Oliveira Gutierez (Ufes).