136 mil estudantes de Goiás farão provas do Saego

20.10.2011


A Secretaria de Educação de Goiás (Seduc-GO) realiza na próxima quarta-feira, 26/10, a avaliação externa dos estudantes matriculados nas escolas estaduais no 2º, 5º e 9º ano do Ensino Fundamental, no 3º ano do Ensino Médio e no 6º período do Ensino Médio Ressignificado. O resultado desse exame, junto com os resultados das avaliações diagnósticas bimestrais, irá compor o Sistema de Avaliação da Educação no Estado de Goiás (Saego). Nesta primeira edição, 136.080 estudantes farão as provas.




A avaliação externa realizada pela Seduc-GO também irá subsidiar as escolas no planejamento pedagógico de 2012. Ela será feita uma vez por ano e irá indicar com maior precisão a situação do ensino em cada uma das unidades escolares da rede estadual. Além disto, será referência para os programas de estímulo da secretaria, como o Prêmio Escola, a Poupança Aluno e o Educadores do Ano, entre outros, instituídos no âmbito da reforma educacional em curso. Além do Saego e das avaliações diagnósticas, a Seduc-GO irá definir outros referenciais para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica no Estado de Goiás (Idego).


Aplicação


Os estudantes farão a avaliação durante a aula, logo após a chegada à escola. Os matriculados no 2º ano do Ensino Fundamental só farão prova de Língua Portuguesa, com 22 questões. Eles não terão que marcar cartão de respostas, pois o objetivo é apenas medir a capacidade de leitura e interpretação.




Os demais farão provas de Língua Portuguesa e Matemática. Cada exame terá 22 questões para as turmas de 5º ano, 26 questões para as provas de 9º ano e 40 para os estudantes de Ensino Médio.  Além das provas, esses estudantes irão responder a um questionário socioeconômico.


Não haverá dispensa de estudantes antes do horário de término normal de aulas. O objetivo é que, aos poucos, as escolas incorporem uma cultura de avaliações no seu cotidiano, sem produzir tensão ou quaisquer outros possíveis desconfortos aos estudantes.


As avaliações foram preparadas pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com base nas diretrizes curriculares da rede estadual de Goiás e nas diretrizes nacionais, tendo sido observadas, também, as diretrizes do Saeb/Prova Brasil para o Ensino Fundamental e as diretrizes do Enem para o Ensino Médio.


Em cada uma das 38 Subsecretarias Regionais de Educação a Seduc-GO  preparou coordenadores regionais e ainda os coordenadores de cada município para atuarem na aplicação da avaliação externa do Saego. Os resultados serão divulgados no mês de dezembro. Cada escola receberá um caderno com todas as notas e as análises detalhadas dos resultados.


Visite o site da Seduc-GO


Ascom/Seduc-GO