19ª CRE entrega Chromebooks em formato drive thru

Educação

21.01.2021

Visando garantir a segurança dos servidores das escolas estaduais da região, a 19ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) fez a entrega dos Chromebooks para os professores da Escola Julio de Castilhos em formato drive thru nesta terça-feira, 19 de janeiro, em Sant’Ana do Livramento. O evento foi realizado em frente à sede da regional.

Para a coordenadora da 19ª CRE, Ana Alice Campagnaro, o equipamento eletrônico possibilita ao docente a aquisição de novos conhecimentos. “Isso o capacita cada vez mais para atender às exigências da atualidade, que se modificam com o passar do tempo, tendo, então, o educador que estar constantemente atualizado”, destaca.

A implantação da plataforma Google Classroom foi uma das metodologias adotadas pela Rede Estadual de Ensino para dar sequência ao processo de ensino-aprendizagem no ano letivo 2020. O uso de ferramentas digitais facilitou e contribuiu neste processo de aulas remotas, de todos aqueles que possuíam acesso.

Chromebooks

Com um investimento inicial de R$ 83,6 milhões, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), entregará até 8 de março data de início do ano letivo de 2021, 50 mil Chromebooks para professores regentes de classe e coordenadores pedagógicos das 2,4 mil escolas da Rede Estadual de Ensino. Com esta remessa, serão atendidos todos os docentes que atuam em sala de aula. Ao longo de 2021, está prevista também a aquisição de mais 70 mil Chromebooks. Estes serão para uso compartilhado dos alunos para acesso das Aulas Remotas.

O Chromebook é um notebook concebido pela empresa Google e conta com o sistema operacional Chrome OS. Mais leve, rápido e com recursos simplificados para acessar a internet, o computador conta com um sistema de login integrado com as contas educacionais de professores e alunos e são para uso específico para as Aulas Remotas na Rede Estadual de Ensino. Depois de fazer o login, é possível acessar os serviços online de todas as ferramentas da plataforma Google Sala de Aula e das ferramentas do Google for Education.

Os Chromebooks vêm equipados com entrada USB e drive óptico. Assim, é possível utilizar dispositivos de armazenamento, como pendrives e HDs externos, bem como reproduzir CDs e DVDs. Os aparelhos têm telas entre 11 e 15 polegadas.