1º Festival de Inovação e Criatividade reúne projetos com foco na aprendizagem mais efetiva

Alagoas

13.12.2022

Atitudes inovadoras aliadas a ações pedagógicas que fomentam o ensino e o aprendizado dos alunos da rede pública estadual nortearam professores e alunos de todo o estado para apresentação dos projetos no 1º Festival de Inovação e Criatividade  (FIC) de Alagoas.

Realizado na última quarta-feira (7), no Centro de Ciência e Tecnologia da Educação (Cecite), do Cepa, em Maceió, o evento, gratuito e aberto ao público, reuniu os estudantes da rede estadual em um momento de socialização de práticas pedagógicas, elaboradas por meio da aprendizagem criativa. O Festival contou ainda com oficinas de programação Scratch e Octo Play, além de técnicas da animação Stop Motion, incentivando a interação com visitantes. 

Durante o evento, diversos projetos e ideias inovadoras foram expostos em estandes montados por escolas de todas as Gerências Regionais de ensino do estado. Na oportunidade, alunos e professores, vindos de todos os cantos de Alagoas, puderam apresentar suas iniciativas criativas propostas com o objetivo de dinamizar o ensino-aprendizagem dentro da sala de aula.

“O objetivo da gente em criar esse festival foi estimular os professores e alunos a trabalharem ações inovadoras, que usem recursos tecnológicos, como robótica, entre outros, tornando as aulas mais atrativas e criativas. Tivemos uma adesão massiva da comunidade escolar, com belíssimos trabalhos de todo o estado. Isso só mostra a grande capacidade dos nossos estudantes e profissionais que compõem a rede estadual de ensino em Alagoas. Esse é só o primeiro festival, faremos muito mais como este no futuro”, prometeu a secretária de Estado da Educação, professora Roseane Vasconcelos.

Uma das unidades de ensino que participou foi a Escola Estadual Padre Aurélio Góis, do município de Junqueiro, que levou para o festival seu projeto ExpoMat, cujo objetivo é mostrar que a matemática está presente no cotidiano das pessoas. De forma criativa, a iniciativa propõe a prática da robótica de forma sustentável, fazendo a reutilização de materiais que poderiam ser considerados lixo eletrônico. Além disso, outra ideia inovadora produzida pela escola é o uso do origami nas aulas de matemática, para tornar o ensino da geometria espacial mais prático e interativo. 

A estudante e expositora da escola, Maria Jamile, ressaltou como o projeto contribuiu para uma nova perspectiva dos alunos diante da disciplina. “O projeto da ExpoMat foi muito importante porque ele mostrou para as pessoas que a matemática está em tudo, diante dos nossos olhos todos os dias. Já os origamis ajudam muito na sala de aula, pois, através de uma oficina o professor consegue mostrar para o aluno toda a formação de uma figura, com os vértices, as arestas e faces. Isso pode ajudar muito no conhecimento prático do aluno e em sua percepção do que está sendo ensinado”, afirmou Maria. 

Outra proposta apresentada na FIC foi o experimento da Escola Estadual Professor Silvério Lins, do município de Mar Vermelho, que representa visualmente os fenômenos da termodinâmica, assunto do currículo da disciplina de física. Com o auxílio de lâmpadas e um termômetro, a proposta é facilitar a compreensão dos alunos por meio da experimentação científica.

Melanie Lins, estudante da escola, relata que o sentimento de poder compartilhar o projeto com outros estudantes é de gratidão. “É sempre bom enriquecer o nosso conhecimento e fazer esse momento de troca que pra gente é fundamental. Então é um sentimento muito gratificante, de estar aqui levando a nossa escola para outros lugares e falar sobre o que a gente tem feito com o objetivo de facilitar a aprendizagem e torná-la mais interessante”, pontuou a estudante. 

O Festival 

Realizado pela primeira vez em Alagoas, o FIC é uma iniciativa da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC), que trabalha junto às secretarias estaduais da educação na implementação da Aprendizagem Criativa nas escolas em todo o país. A proposta do evento é celebrar as inovações desenvolvidas pelas unidades de ensino de forma mais criativa, lúdica e relevante, para o processo de aprendizagem. 

Joyce Andrea* / Ascom Seduc