Coordenadoria Regional de Educação entrega 25 impressoras 3D para uso da robótica educacional e beneficia mais de 20 mil estudantes

Rio Grande do Sul

23.11.2021

A 27ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), de Canoas, e o seu Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) entregaram, na tarde da última quinta-feira, 18 de novembro, em uma solenidade que ocorreu na Escola Marechal Rondon, de Canoas, 25 impressoras 3D que serão distribuídas para 22 escolas da regional, da 7ª CRE (Passo Fundo); da 24ª CRE (Cachoeira do Sul); e para a sede da Seduc. Ao todo, o investimento de R$ 43 mil beneficiará mais de 20 mil estudantes da Rede Estadual e é resultado do projeto “Fábrica Criativa: Projetando a escola inovadora, criativa e empreendedora”, que ocorre em parceria com o Consulado dos EUA de Porto Alegre e o Instituto Cultural Norte Americano. A aquisição dos novos equipamentos visa oferecer um recurso pedagógico inovador para o desenvolvimento de projetos na área de Robótica Educacional.

“Sabemos que atravessamos um momento difícil com a pandemia, mas ninguém desistiu e nós fomos em frente com essa parceria com o Consulado dos EUA de Porto Alegre e o Instituto Cultural Norte Americano. Estamos diante de um momento muito importante nessa solenidade que é a entrega das impressoras 3D aos nossos alunos e às demais regiões que participaram do curso Fábrica Criativa”, destaca a coordenadora da 27ª CRE, Mara Maria Valandro.

Conforme a coordenadora do NTE da 27ª CRE, Eliane Soares, a ação beneficiará escolas com espaços maker e vai possibilitar, inclusive, a impressão de peças de robótica. “Este é um grande projeto que inclui formação de professores, cursos de Língua Inglesa e entrega destes equipamentos inovadores para a prática pedagógica. Nós, docentes de robótica, sempre buscamos o melhor para nossas escolas e acredito que essa parceria vai contribuir muito para o desenvolvimento tecnológico na nossa região”, explica.

O professor André Peres, docente de computação do IFRS e parceiro do NTE de Canoas, destaca a importância das impressoras 3D. “Tu programa o que tu queres que ela faça. A impressora fabrica o que tu imaginar. Ela transforma as nossas ideias em átomos. Os alunos têm a possibilidade de materializar aquilo que imaginam fazer. Será um ganho enorme para todos”, relata.

Durante a solenidade de entrega, a cônsul para assuntos de Educação, Cultura e Imprensa do Consulado Geral dos EUA em Porto Alegre, Sara Borenstein, falou sobre a necessidade dos novos conhecimentos para a formação do aluno do século 21. “Quero agradecer primeiramente à 27ª CRE por este belo trabalho que está sendo realizado. Creio que seja fundamental esta qualificação para professores e alunos, estes novos equipamentos contribuirão ainda mais nesse processo”, afirma.

A professora e representante do Instituto Cultural Brasileiro Norte Americano, Natália Matte, entende que este projeto é uma oportunidade de criar e cocriar porque incentiva a criatividade dos jovens. “Sem a criatividade nós não somos nada e este trabalho vai possibilitar que alunos e professores possam, a partir da concretização desta parceria, abrir novas portas e a realização de novos sonhos”, conclui.

Além das 22 escolas de Canoas, a 7ª CRE, de Passo Fundo, e a 24ª CRE, de Cachoeira do Sul, tiveram seus Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs) contemplados.  Isso ocorre em razão de que ambas participaram do curso Fábricas Criativas ao longo de 2021.

A coordenadora da 7ª CRE, Carina Weber, explica que o NTE é um espaço não só de orientação, mas de inspiração para as escolas. “É um espaço de formação que precisa ser desejado para que os nossos colegas professores possam pensar em novas experiências e possibilidades de aprendizagem. Então, este presente nos honra muito e, a partir deste movimento inspirador, acreditamos que as instituições de ensino vão buscar adquirir através de programas ou projetos uma impressora 3D”, ressalta.

 Para a titular da 24ª CRE, Elaine Dalcin, este é um momento especial para a regional. “Estamos muito felizes de fazer parte deste grupo contemplado com as impressoras 3D que contribuirão muito com nossos estudantes e nossos docentes da região. Muito obrigada”, enaltece.