7 mil estudantes da Paraíba devem tirar do título de eleitor por meio de ação entre Secretaria de Estado da Educação e TRE-PB

Paraíba

25.09.2025

Estudantes da ECIT Professor Raul Córdula participaram nesta quarta-feira (24), da abertura do alistamento para tirar o documento Título de Eleitor. Essa é a segunda parte do projeto PoliTEENzando "Jovem que vota, muda a rota", promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) em parceria com a Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB). Ao todo 7 mil estudantes de 15 escolas vão fazer o documento na ECIT Raul Córdula durante as próximas semanas.

Da ECIT Raul Córdula 109 estudantes estão aptos para retirar o documento, e a escola será sede do alistamento eleitoral das outras escolas de João Pessoa e região metropolitana. A ação garante que os estudantes de até 17 anos tenham a oportunidade de fazer o Título de Eleitor e possam escolher se querem ou não participar do processo político no próximo ano, já que nessa idade não é obrigatório participar das eleições.

“E eu queria agradecer muito ao Tribunal Regional Eleitoral essa ação começou por iniciativa do presidente Osvaldo, que tinha a visão de aumentar o número de jovens no primeiro voto. A participação dos jovens no processo eleitoral é muito importante para que o processo tenha cada vez resultados mais representativos. Nós já  fizemos o evento de debate e agora o alistamento para retirar o documento. As duas ações também serão realizadas nas cidade de Campina Grande e Patos. Com título na mão, os jovens que não são obrigados a votar, podem decidir se vão votar ou não”, disse o secretário de Estado da Educação, Wilson Filho.

De acordo com o presidente do TRE-PB, o desembargador Oswaldo Trigueiro, a Paraíba tem 95,6% de seus eleitores biometrizados e dos 4,5% que faltam fazer esse cadastro são em sua grande maioria jovens.

“É uma satisfação trazer um pouco da nossa casa para a escola, essa ação de hoje é um retorno da iniciativa que a gente fez lá no Espaço Cultural, aquele grande encontro que reunimos mil estudantes para debater sobre diversos temas. A política está em tudo na nossa vida. E aqui essa oportunidade, eu agradeço, aqui é o secretário Wilson, que tem uma mente abençoada porque a gente não estaria fazendo isso aqui se não fosse evidentemente a chancela e a parceria acima de tudo da Secretaria da Educação”, comentou.

O TRE-PB instalou três estações de trabalho para cadastramento, captura das digitais e foto para compor o documento que é impresso no mesmo momento que foi retirado. A equipe vai ficar na escola até finalizar todas as 15 escolas.

O estudante da 2ª série do Ensino Médio, Rodrigo Santos, tem 17 anos de idade e foi o primeiro aluno da ECIT a tirar o documento. "Eu estava precisando, por causa da minha idade. Achei o serviço aqui muito bom porque o pessoal vai ter o acesso mais rápido. Algumas pessoas não sabem onde tirar o título, então ter essa oportunidade na nossa própria escola é ótimo. E espero que esse serviço continue em outros anos para novos estudantes. No próximo ano eu já vou votar obrigatoriamente porque eu já vou completar 18 e isso facilitou não ter quer ir no TRE marca para fazer esse processo", relatou o estudante, que saiu da sala com seu título na mão.

Também estiveram presentes na solenidade de abertura do cadastramento eleitoral dos estudantes, o juiz da 70ª Zona Eleitoral e responsável pela Central de Atendimento ao Eleitor, Alexandre Targino, o secretário executivo de Gestão Pedagógica, José Edilson de Amorim, a gerente das Escolas Cidadãs Integrais, Wennia Figueiredo e o diretor da ECIT Raul Córdula, Igor Machado.