Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos está com inscrições abertas

Consed

31.05.2017

Está lançada a 5ª edição do Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos. A coordenação deste Prêmio está a cargo da OEI- Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura, em conjunto com o Ministério da Educação e o Ministério dos Direitos Humanos.

O Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos é patrocinado pela Fundação SM e conta com apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação – CONSED e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – UNDIME para sua realização.

Voltado para a reflexão sobre os resultados obtidos com os projetos de Educação em Direitos Humanos, o Prêmio visa promover projetos que ajudem a construir uma nova percepção de mundo, com respeito à diversidade, à convivência pacífica e ao exercício da liberdade. Neste ano, apresentamos uma grande novidade! O Prêmio será a etapa brasileira para a segunda edição do Prêmio Ibero-americano de Educação em Direitos Humanos “Óscar Arnulfo Romero”, uma iniciativa da Fundação SM em parceria com a OEI. O Prêmio Ibero-americano de Educação em Direitos Humanos reconhece o trabalho de instituições que participam ativamente na defesa e na promoção dos Direitos Humanos por meio da educação e da pedagogia. São considerados trabalhos que atuam nas seguintes linhas:

Programas em favor da convivência na escola, direito à educação, direito de infância, comunidade e/ou sociedade;

Programas em favor da paz;

Programas em favor da liberdade de pensamento, consciência, religião, opinião e expressão;

Programas em favor do bem-estar social e cultural;

Programas para acabar com a discriminação a outros grupos culturais, minorias e pessoas com deficiência;

Programas de sensibilização e conhecimento dos Direitos Humanos.

É a celebração e o reforço da importância do ensino dos Direitos Humanos como ferramenta de formação de uma sociedade mais justa e igual e uma oportunidade excelente de troca de experiências e conhecimentos entre os participantes, que conhecerão as diversas abordagens do tema na Península Ibérica e América Latina.

As quatro experiências ganhadoras serão conhecidas durante o II Seminário Internacional sobre Educação em Direitos Humanos, que acontece na Colômbia, no fim de 2017.

Para se inscrever, acesse o site http://www.educacaoemdireitoshumanos.org.br/