“A educação me completou como ser humano”, diz professora Maria Luiza Pelufo ao celebrar 25 anos de dedicação à rede estadual

Mato Grosso

05.11.2025

Claryssa Amorim | Seduc-MT

A professora Maria Luiza Pelufo, de 70 anos, tornou-se o rosto mais simbólico da cerimônia realizada pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) na noite desta terça-feira (04.11), em Cuiabá. O evento reuniu cerca de mil profissionais que completaram 25 anos de serviço público na Rede Estadual de Ensino, em uma celebração de vidas dedicadas à educação.

Com o tema “25 anos de dedicação: celebrando trajetórias na educação”, a solenidade homenageou quem ajudou a construir a história da educação pública mato-grossense. Mas foi na vivência de Maria Luiza, representando os demais servidores homenageados, que o sentido dessa trajetória ganhou emoção e humanidade.

Morando na cidade de Denise, Maria Luiza compartilhou sua história com a Cia Vida EnCena, responsável pela apresentação teatral “Vida em Cena”, que dramatizou, em formato de psicodrama, relatos reais de professores e técnicos. O grupo escolheu a narrativa da docente para representar o ato simbólico de transformar desafios pessoais em vocação.

“Eu era casada, tinha três filhos, uma vida tranquila... mas sentia um vazio no coração. Foi quando decidi estudar e prestar concurso público. Passei em primeiro lugar”, contou, emocionada, enquanto o público acompanhava a encenação de sua jornada.

No dia da prova, um episódio marcou a lembrança que até hoje ela conta com humor: “O dia estava uma correria, cuidando de casa e filhos. No meio do caminho para a prova, percebi que havia esquecido a carteira com os documentos. Foi uma correria danada para voltar em casa e chegar a tempo para a prova em outra cidade, em Tangará da Serra. Mas valeu cada segundo daquele dia”, relembrou entre risos.

A história de Maria Luiza emocionou colegas e autoridades presentes. Para muitos, ela representa a essência de milhares de profissionais que escolheram ensinar por amor.

 


Durante a cerimônia, o vice-governador Otaviano Pivetta destacou que os profissionais da educação que celebram, neste ano, os 25 anos são pilares da educação de Mato Grosso e agradeceu a cada um pela dedicação e amor pela profissão.

“Cada um contribuiu para transformar a escola pública em um espaço de aprendizado, cidadania e oportunidades. O Governo do Estado tem orgulho de reconhecer essas trajetórias que representam o compromisso, a responsabilidade e a paixão de quem escolheu dedicar a vida para formar pessoas e construir um futuro melhor para nosso estado”, afirmou Pivetta.

Ao final, a Cia Vida EnCena resumiu a trajetória da professora Maria Luiza com uma declaração feita por ela mesma: “A educação me completou como ser humano. Eu sou feliz com o que faço e, se pudesse, começaria tudo outra vez”.

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, destacou que histórias como a dela dão sentido à rede estadual. “Cada servidor homenageado carrega uma narrativa única, mas todas se unem pela mesma razão, que é o amor à educação. Maria Luiza representa o espírito de entrega, superação e compromisso que move a nossa rede pública de educação”.

Alan reforçou, ainda, a importância dos educadores que dedicam a vida ao ensino público. “São pessoas como ela que transformam escolas em espaços de cidadania e oportunidade. São os pilares da educação de Mato Grosso. Com 25 anos de sala de aula e incontáveis histórias de afeto, Maria Luiza Pelufo não apenas ensina, ela nos inspira”.

Durante a cerimônia, os homenageados receberam bottons e troféus simbólicos. O teatro, as homenagens e os depoimentos transformaram a noite em um ato coletivo de gratidão.