A Rede Estadual de Pernambuco comemora Dia Mundial da Educação com bons resultados

Pernambuco

28.04.2018

Garantir que a educação chegue a todas as pessoas do mundo até 2015 foi o objetivo de um acordo firmado por representantes de 180 países durante o Fórum Mundial da Educação, realizado em 28 de abril de 2000, instituindo, assim, o Dia Mundial da Educação. Em Pernambuco, a Secretaria Estadual de Educação (SEE) não mede esforços para garantir este direito, e comemora os bons resultados nas avaliações do setor no país. O Estado conta com uma equipe de educadores e diversos outros profissionais dedicados a contribuir para a evolução da humanidade por meio da educação.

A pasta é composta por secretarias executivas, que coordenam as ações realizadas pelas superintendências e gerências, responsáveis por dialogar diretamente com as 16 Gerências Regionais de Educação (GRE). Estas, por sua vez, administram as 1.056 escolas da Rede por meio de atividades gerenciais que vão desde formações para professores a atendimento de necessidades estruturais dos seus respectivos prédios. Do total de unidades de ensino, 146 são indígenas e 2 quilombolas.

Toda essa cadeia produtiva de educação atende a mais de 600 mil estudantes e já conquistou índices positivos nas avaliações educacionais Brasil. Atualmente, Pernambuco é o primeiro lugar do Brasil no ensino médio no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB, dado medido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação, a cada dois anos. Entre 2007 e 2015, a rede estadual subiu do 21º para o 1º lugar no ranking do IDEB, saindo do índice 2,7 (em 2007) para o 3,9 (em 2015).

Temos, hoje, a maior rede estadual em tempo integral do Brasil. São 387 Escolas de Referência em Ensino Médio (EREM); e 42 Escolas Técnicas Estaduais (ETE). Os números apontam que 51% dos estudantes que ingressam no ensino médio em nossa rede estão matriculados em escolas em tempo integral, superando a meta do Plano Nacional de Educação para 2024.

A Secretaria de Educação criou seu próprio índice, que é medido a cada ano, nos mesmos moldes e pelo mesmo instituto que realiza o IDEB: o Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco – Idepe, que também vem apresentando crescimento: 58% de 2008 a 2016 no ensino médio.

Além de tudo isso, Pernambuco tem, desde 2014, a menor taxa de abandono escolar no Ensino Médio entre todos os Estados brasileiros. Atualmente apenas 1,7% dos estudantes regularmente matriculados deixam de frequentar a escola no Ensino Médio. Em 2007, Pernambuco era o penúltimo em taxa de abandono (um dos piores) com 29% de taxa no Ensino Médio. Em 2016, o Estado alcançou também a menor taxa de abandono escolar nos Anos Finais do Ensino Fundamental, com apenas 1% de abandono nesta etapa. Esses dados fazem da escola pública estadual pernambucana a mais atrativa do país.

“Desde que a educação foi colocada como prioridade pelo governo, em 2007, diversas ações foram implementadas com bons frutos, tanto no rendimento dos estudantes, como no desenvolvimento integral deles e até na estrutura física das nossas escolas. Analisamos que, sendo prioridade, as coisas acontecem”, declara Ana Selva, secretária executiva de Desenvolvimento da Educação da Secretaria de Educação do Estado. Para ela, comemorar é tão importante quanto manter a consciência de que há muito trabalho para se fazer. “Percebemos grandes avanços na formação desses jovens, nas escolas, na educação cidadã e inclusiva na nossa Rede, mas temos muito trabalho pela frente. Queremos e vamos avançar sempre mais”.