Escolas estaduais do Amazonas intensificam práticas preparatórias para o Saeb

Amazonas

27.09.2023

A 30 dias da realização das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), uma das avaliações que permite ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizar um diagnóstico da Educação Básica brasileira, as unidades de ensino, da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, têm intensificado práticas pedagógicas que envolvem diferentes disciplinas e incentivam a criatividade dos alunos com foco nos bons resultados. 

Em 2023, alunos de todo país, do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental, e 3ª série do Ensino Médio, realizarão as provas do Saeb, entre 23 de outubro e 10 de novembro. A avaliação nacional compõe a nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Entre as atividades pedagógicas desenvolvidas nas 33 escolas da zona oeste, área de atuação da Coordenadoria Distrital de Educação 4 (CDE 4), esteve a mobilização para produzir um mascote chamado “#Partiu Saeb”. Ao fim do concurso, o “Lápis de Ouro”, da Escola Estadual (EE) Waldemiro Lustoza foi o escolhido, após mais de 3,5 mil votos, para visitar as unidades escolares da coordenadoria e incentivar os estudantes a obterem um melhor desempenho na avaliação. 

A secretária adjunta executiva da Capital, Rute Lima, contou que o eleito foi finalista com outros cinco mascotes: Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Liberalina Weill, EE Benjamin Magalhães Brandão, EE Amélia Bittencourt Cardinale, EETI Irmã Adonai Politi e EE Duque de Caxias.

“Ele saiu das telas, do virtual e chegou para ser conhecido por todos. Agora, o ‘Lápis de Ouro’ está visitando todas as escolas da CDE 4 para incentivar nossas crianças e jovens aos estudos e à frequência nas aulas, para que juntos alcancemos as metas do Saeb 2023”, disse a secretária Rute Lima.

“Super Saebinho”

Inspirados na iniciativa da CDE 4, a EE Isaac Benayon produziu o “Super Saebinho”, um super herói que auxilia os estudantes a entender melhor os assuntos que serão aplicados no exame. 

A gestora, Regilene Oliveira, explicou que a unidade procura desenvolver uma série de atividades que estimulam os estudantes, como Minuto Saeb, Gincana Saeb e Jogos Cooperativos com foco na resolução de tarefas e desafios com a participação de todos.

"Nós procuramos incentivar as nossas crianças a realizar a  prova, tudo de maneira lúdica e com muita diversão. Toda semana, o nosso ‘Super Saebinho' traz um assunto diferente para apresentar aos alunos, que recebem as atividades com empolgação”, contou. 

Café Literário

Entre as práticas pedagógicas criativas, na CDE 1, está o “Café Literário” da EE Barão do Rio Branco, no Centro. Embaixo de uma árvore, em frente à escola, os estudantes, semanalmente, se reúnem para dialogar sobre gêneros literários, sempre com a participação de um convidado especial. A diretora, Glades Lima, explicou que o projeto estimula os estudantes a trabalharem assuntos que constarão na avaliação.

“Com o Café Literário, os nossos alunos praticam a interpretação de texto, leitura e outras habilidades que serão avaliadas no Saeb. É uma iniciativa muito bem recebida pelos estudantes, pois é algo criativo e diferente, que aguça a curiosidade dos alunos e desperta o interesse na Literatura e na Língua Portuguesa”, explicou a diretora. 

Gincana de preparação para o Saeb 

Na CDE 3, os alunos da 3ª série do Ensino Médio, da EETI Senador Petrônio Portella, no bairro D. Pedro II, zona centro-oeste, participaram de uma gincana de perguntas com foco nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. A atividade integra as ações da unidade de ensino, em preparação para o Saeb e para vestibulares.

Após as rodadas de perguntas, as turmas com melhores rendimentos receberam certificados de honra ao mérito. Os alunos que alcançaram nota 10 no primeiro simulado de Língua Portuguesa e Matemática também receberam a homenagem.

A Gincana de Perguntas e Respostas reuniu 30 perguntas, sendo 15 de Língua Portuguesa e 15 Matemática, cada uma valendo 10 pontos. Critérios como melhor grito de guerra, doações, 100% de frequência nas aulas também foram avaliados e os alunos foram recompensados com pontos de participação nas disciplinas.

Sobre o Saeb

O Saeb tem como objetivo de avaliar a qualidade da educação Básica no Brasil, até o Ensino Médio. As médias de desempenho dos estudantes, apuradas na avaliação, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). 

FOTOS: Euzivaldo Queiroz e Eduardo Cavalcante/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar