“A valorização dos educadores é o caminho para reduzir as desigualdades”, afirma Ministro

Prêmios

09.01.2015

O Ministério da Educação e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República realizaram no dia 24, a cerimônia de entrega do Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos, que está na quarta edição. Foram escritos 260 trabalhos e foram selecionados nove em quatro categorias e uma menção honrosa. O primeiro colocado por categoria receberá R$ 15 mil e o segundo, R$ 5 mil.

Participaram da solenidade o Ministro da Educação, Henrique Paim; a Ministra Chefe da Secretaria de Direitos Humanos, Ideli Salvatti; o secretário-executivo do MEC, Luiz Claúdio Costa; a diretora da OEI, Ivana de Siqueira; o deputado federal Jean Wyllys; a secretária da SECADI, Macaé Evaristo, o secretário de Estado de  Educação do Distrito Federal Marcelo Aguiar, que representou o Consed; a secretária executiva da Undime, Vivian Melcop; gerente de relações institucionais da Fundação SM, Mariana Franco e a secretária executiva do Consed, Nilce Rosa da Costa.

O Ministro da Educação destacou o papel do professor na construção de uma cultura de respeito à diversidade e de promoção da paz “Reconhecer o que já foi feito e trabalhar pela valorização dos educadores é o caminho para reduzir as desigualdades educacionais”, falou Henrique Paim

O secretário de Educação do DF, Marcelo Aguiar, que representou o Consed no evento, falou sobre a  importância dessa parceria, que “sinaliza o compromisso do MEC e os secretários estaduais de Educação com as políticas de direitos humanos”, o secretário também ressaltou  a necessidade de “incentivar ações que reconheçam esse tema na educação do País.”

As categorias do concurso eram: Secretarias de Educação na Construção da Educação em Direitos Humanos; Menção Honrosa; Educação em Direitos Humanos na Escola; A Formação; a Pesquisa e a Extensão em Educação em Direitos Humanos e Sociedade na Educação em Direitos Humanos.

O Prêmio está na quarta edição e foram contemplados projetos e experiências da Bahia, do Ceará, do Distrito Federal, de Minas Gerais, de Pernambuco, do Rio Grande do Sul, de Rondônia e de São Paulo.

Para conhecer a página do Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos acesse.

Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos - O concurso, realizado a cada dois anos desde 2008, é uma promoção do MEC e da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, sob a coordenação da OEI no Brasil, em parceria com o Consed e a Undime. Ele tem como objetivo identificar, reconhecer e estimular experiências educacionais desenvolvidas no país que promovam a cultura dos direitos humanos.