Abertas inscrições para a Olimpíada Brasileira de Matemática

OBMEP

26.02.2016

Professores e diretores de escolas públicas fiquem atentos! Foi aberto esta semana o prazo para inscrições na 12ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, exclusivamente pelo site www.obmep.org.br. As provas da primeira fase serão realizadas em 7 de junho.

Realizada pelo Ministério da Educação, por meio do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), a Obmep é voltada para alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio e visa estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área, além de contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica.

Citando a importância da parceria com a Secretaria de Estado da Educação (seduc) para mobilização nas escolas, o coordenador da Olimpíada no Estado e professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Adelailson Peixoto da Silva, destaca os benefícios aos medalhistas, como acesso à bolsa no Programa de Iniciação Científica (PIC), formação oferecida pela Ufal e, após o ingresso na Universidade, nova bolsa,  desta vez de graduação ao doutorado, caso opte pela carreira acadêmica. 

"A Seduc, por meio de seus  gerências regionais, tem tido um papel fundamental no crescente sucesso da Olimpíada. Esperamos manter esta parceria e mobilizar ainda mais escolas, inclusive as das redes municipais. Em breve estaremos disponibilizando cartazes e outros materiais de divulgação".

Para auxiliar professores e alunos, os organizadores da Obmep prepararam e disponibilizaram, no site oficial, alguns links de portais e programas de preparação para as provas: portal da Matemática, com aplicativos e videoaulas; banco de questões de provas antigas; portal Clubes de Matemática, com desafios semanais; Polos Olímpicos de Treinamento Intensivo (Poti); e o programa Obmep na escola, com oferta de atividades extraclasse.

Premiações 2015 – Na última edição, segundo Adelailson, foram cerca de 360 mil alunos de 800 escolas, incluindo todas as redes, na primeira fase. Alagoas tem conseguido obter bons desempenhos na Olimpíada. Como resultado, foram 64 medalhistas e mais de 400 estudantes receberam menção honrosa.